Análise de especificações: O Projeto Scarlett pode realmente fornecer o maior salto geracional do Xbox?
E se o desempenho bruto não for o divisor de águas desta vez?
https://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2019-project-scarlett-spec-analysis
Depois de uma apresentação bem coreografada e bem coreografada do Xbox One X em 2016, esperavam que a Microsoft pudesse repetir o truque para a revelação crucial do Projeto Scarlett na E3 deste ano. Novos detalhes foram de fato revelados, grandes reclamações foram feitas - mas a Microsoft confundiu um pouco as mensagens que ainda nos deixam pouco claras sobre o que a nova caixa é realmente, quão poderosa ela é e qual é a visão que a separa do próximo PlayStation 5 da Sony. , construído a partir dos mesmos blocos de construção tecnológicos.
Vamos confirmar o que está definitivamente na mesa - pontos específicos que, com uma exceção, são ponto-a-ponto da mesma forma que o anúncio recente da próxima geração da Sony. Para começar, ambas as caixas usam o novo núcleo de CPU Zen 2 da AMD - a base dos produtos Ryzen 3000 que chegarão aos usuários de PC no mês que vem. Enquanto isso, a Microsoft também revelou que a nova tecnologia Navi da AMD, baseada em RDNA, oferece a força gráfica para a Scarlett - assim como para o próximo PlayStation. O detentor da plataforma também anunciou o suporte a ray tracing para sua nova máquina, um recurso que também é encontrado no PS5 - embora a Sony tenha sido reticente em confirmar explicitamente a aceleração de hardware real para o trabalho (nosso dinheiro é afirmativamente).
Depois, há o SSD - outro ponto de hardware que a Sony revelou primeiro, com a Microsoft seguindo o exemplo. Outro aspecto que une os anúncios de próxima geração de ambos os detentores de plataformas é a falta de informações sobre o núcleo gráfico. Além disso, há alguns fatos curiosos na revelação da Microsoft que precisam de algum esclarecimento. Scarlett foi definida como o maior salto geracional em tecnologia de console que a empresa forneceu - mas eu acho que é difícil ver o salto computacional do OG Xbox para o Xbox 360 sendo melhorado. Enquanto isso, é altamente improvável que o aumento de 16x na alocação de RAM visto do Xbox 360 para o Xbox One seja superado. Então há a noção de Scarlett dando um salto de 4x em 'performance de processamento' sobre o Xbox One X. Do lado da CPU,
Baseado em nossa própria informação, junto com as provocações reveladas no trailer do anúncio de Scarlett, aqui estão os meus pensamentos sobre a configuração da caixa - bem, um deles pelo menos. Curiosamente, a Microsoft está usando uma linguagem PR muito estranha para evitar a questão da caixa de menor vazamento, codinome Lockhart. Outro aspecto interessante é que enquanto a revelação do Xbox One X nos dizia efetivamente a alocação de RAM, tamanho de SoC, contagem de teraflop e até mesmo nos informava sobre o cooler, a Microsoft está sendo muito mais tímida desta vez e pode até haver alguns detalhes nos ativos desta vez.
CPU: arquitetura AMD Zen 2
A tecnologia Zen 2 da AMD foi confirmada para Scarlett e PlayStation 5, mas não muito mais. O que sabemos é que a Sony confirmou oito núcleos - uma base de design para a arquitetura - e, portanto, é provável que a Microsoft faça o mesmo. A eficiência do núcleo teve algumas melhorias fundamentais em sua revisão da primeira geração, mas as comparações com as versões de desktops vistas até agora só podem ir tão longe. É improvável que consigamos os 35MB de cache L3 anunciados para o novo Ryzens, por exemplo. O uso da nova arquitetura escalonável 'chiplet' da AMD (onde grupos de oito núcleos podem ser agrupados por 16, ou até 32 núcleos no total) também parece improvável.
Nosso entendimento das fontes é que a Microsoft também está voltando sua mão para uma quantidade razoável de design de CPU personalizado para Scarlett. A mudança do Jaguar para o Zen 2 representa um verdadeiro salto geracional, que a Microsoft parece querer explorar. Fala-se em jogos de 120fps, o que certamente absorveria os ciclos de CPU, mas, por outro lado, também duplica a exigência gráfica - uma das áreas em que deveríamos esperar que os consoles da próxima geração ficassem um pouco aquém do esperado.
Em termos de CPU, há mais uma conclusão. Alguns rumores discutiram uma CPU e uma GPU separadas dentro da nova caixa, mas a Microsoft mostrou explicitamente um sistema integrado no chip em seu trailer de revelação. Enquanto isso, em uma entrevista coletiva na véspera do briefing da MS E3, a CEO da AMD, Lisa Su, confirmou que o PlayStation 5 também está usando um SoC, então a ideia de componentes discretos de CPU e GPU em qualquer um dos novos consoles agora parece altamente improvável. Nós temos alguma idéia básica da área ocupada pelos Zen 2 núcleos dentro do processador 7nm - é entre 70 a 80 milímetros 2 - e esta é uma informação útil ter quando se consideram os orçamentos de silício disponíveis aos detentores de plataforma na construção de seus novos processadores.
GPU: AMD Navi e a arquitetura RDNA
A Microsoft comercializou o Xbox One X com base em sua GPU de seis teraflops, com computação de pico também usada para diferenciar os consoles aprimorados de seus equivalentes básicos de 2013 - mas eu realmente acredito que o teraflop estava acabado agora. A potência da GPU em termos de desempenho de jogos não pode ser medida pela sua saída de computação máxima em um mundo onde o novo RX 5700 XT de 9,75 teraflop baseado em Navi é - de acordo com a AMD - 14% mais capaz do que o 13.7 teraflop RX Vega 64 E lembre-se, o próprio Vega é uma fera significativamente diferente das arquiteturas anteriores do GCN nas quais os consoles atuais são baseados, com suas próprias
melhorias de desempenho .
Com o Navi, a AMD utiliza a unidade de computação GCN existente e transforma-a na "unidade de computação dual" - duplicando a potência da ALU ao mesmo tempo em que reduz a latência e aumenta o cache. A AMD está falando de um aumento de 25 por cento no IPC para Navi, o que equivale ao aumento de 80 CUs em comparação a 64. Há espaço para aumentar ainda mais, e espera-se que a AMD ofereça um maior, mais poderoso GPU Navi no próximo ano. Tudo o que é para ser dito: uma vez que os números de computação surgem, espere que eles sejam mais baixos do que você imagina, mas tenha certeza de que a Sony e a Microsoft ainda podem oferecer excelentes caixas.
Voltando à área de silício, as novas GPUs Navi da AMD oferecem um total de 40 unidades de computação que requerem impressionantes 10,3 bilhões de transistores. O equivalente a PC de última geração mais próximo é o chip 36 UC Polaris usado em RX 570, 580 e 590 com um total de 4,7 bilhões de transistores. Voltando ao GCN de primeira geração usado no PS4 e no Xbox One, 32 unidades de computação precisaram de 4,3 bilhões de transistores. Claramente, as unidades de computação da Navi são significativamente mais complexas e mais capazes - e a contagem de transistores é outra indicação de desempenho potencial.
Memória: GDDR6 confirmada - mas não muito mais
O trailer da Microsoft apresenta o novo SoC cercado por memória GDDR6, especificamente módulos de 14gbps fabricados pela Samsung. Além disso, é difícil tirar muitas conclusões, pois parece haver algumas propriedades muito estranhas na configuração da memória.
Embora a revelação do Xbox One X de 2016 tenha revelado a maior parte da composição técnica da máquina, a Microsoft tem sido mais tímida desta vez, com tiros obscuros na placa-mãe de teste, um falso Xbox One X (que parece ser o PCB verde visto em cima no trailer) e uso generoso de profundidade de fotografia de campo para desfocar muitos detalhes interessantes sobre o importantíssimo SoC shot.
No entanto, com base em um feed 4K capturado diretamente na conferência da Microsoft, dois dos módulos G6 entram em foco o suficiente para que possamos capturar seus números de peça precisos, terminando em 325BC-HC14 e 325BM-HC14. O 'HC-14' confirma a velocidade de 14gbps, mas os dois números de peça sugerem uma mistura de módulos de memória de 1GB e 2GB. Se isso é apenas a Microsoft que procura se livrar de pessoas como eu, procurando por pistas sobre a composição do sistema, isso ainda é uma configuração estranha. Quem sabe, talvez nós estamos olhando para dois ônibus de 128 bits, abordando 8GB e 4GB, respectivamente? Um barramento de memória de 256 bits direto forneceria 448 GB / s de largura de banda e, se houvesse um barramento de 384 bits fora da tomada, estaríamos analisando um mamute de 672 GB / s.
O poder potencial do Projeto Scarlett
Nós não sabemos a extensão total da composição do sistema de memória de Scarlett, mas obtemos uma boa olhada no próprio processador, o que realmente atrai especulações. Alguns clientes espertos (sugestão para o
Proelite no fórum Beyond3D ) sugerem que o Scarlett SoC é maior do que o Scorpio Engine do Xbox One X, com estimativas variando de 365 a cerca de 380mm 2 , quase certamente baseadas no processo de produção de 7nm.
A nova GPU Navi de 7nm da AMD conta com 251mm 2 para 40 de suas novas unidades computacionais, enquanto suposições informadas sobre o tamanho do cluster de CPU Zen 2 de oito núcleos chegam a 70-80mm 2 . Historicamente, SoCs consola ter cronometrado dentro em entre 320 milímetros 2 - então simplesmente adicionando os dois componentes como está junto e acomodando tecido interconectividade e hardware ray acelerado rastreamento apoio já nos dá um processador porte console no extremo inferior da escala, semelhante em tamanho para o PlayStation 4 Pro. Realisticamente, estaríamos olhando para 40 unidades computacionais com 36 ativos - todos os consoles atuais desativaram componentes para que mais chips da linha de produção sejam utilizáveis. Na extremidade superior da escala com uma Scarlett SoC no estádio 380mm 2, um núcleo gráfico de 48 CU com 44 ativos parece viável. No entanto, isso é uma adivinhação - e se o Xbox One X nos ensinou alguma coisa, é que os desenvolvedores de console costumam entregar uma surpresa ou duas em seu hardware final.
No caso de ambos os novos consoles, a velocidade dos relógios será vital - o processador AMD Gonzalo vazou com 1.8GHz, mas até que ponto isso é realmente viável permanece desconhecido: o Navi RX 5700 XT baseado em PC tem um 'clock de jogo' sustentado. 'de 1755MHz, mas um clock de pico de 1905MHz. Além de entregar uma grande caixa com um cooler de alta qualidade, é difícil imaginar consoles combinando - embora, para sermos sinceros, após o excelente desempenho de resfriamento do Xbox One X, talvez devamos outra grande surpresa na próxima geração.
E o que devemos fazer do SSD? A Sony disse que sua tecnologia de estado sólido é proprietária, e meu entendimento é que a Scarlett também é similarmente sob medida, com acesso de baixo nível e ótimo desempenho. Apenas não entre nesta ranhura M.2 standard esperada na motherboard com armazenamento actualizável - bater o desempenho do PC numa consola vai requerer um design personalizado fortemente integrado. Há uma razão pela qual tanto a Microsoft quanto a Sony estão dificultando o armazenamento: é uma adição genuína que muda o jogo e verá o hardware em volta impulsionando todos os tipos de novas direções. A integração de baixo nível também pode mitigar a necessidade de um típico aumento de 8x na próxima geração de RAM para os novos consoles - o próprio armazenamento se torna efetivamente um pool secundário de memória, e há algum precedente para isso:
Resumindo, ficamos com a impressão de que a proposta da Microsoft para o futuro dos jogos, baseada no design do hardware, é muito próxima da da Sony: o melhor que a AMD pode oferecer, combinada com um armazenamento extremamente rápido, oportunidade de usar a arquitetura circundante de maneiras inovadoras.
A empresa também está defendendo fortemente suas credenciais de compatibilidade com suporte a todas as gerações de consoles Xbox - uma promessa que sabemos que pode oferecer com base em seu histórico impecável. Suporte a 120Hz? Atualização Variável? É bom ver estes namechecked, mas 8K? Bem, não há razão para as técnicas de reconstrução de hoje não poderem alcançar resoluções mais altas amanhã - mas, na verdade, na era da superamostragem temporal e outras tecnologias de "upscaling inteligente", não tenho certeza de que contagens de pixel mais altas 100 por cento sinónimo de garantia de melhor qualidade de imagem.
Simplificando, há uma melhor utilização do poder da GPU - especialmente se o armazenamento em estado sólido a bordo pode realmente fornecer um vasto conjunto de 'memória virtual' capaz de fornecer mais detalhes, mundos maiores e mais contíguos e mais imersão. E com a Sony e a Microsoft fazendo a mesma aposta em SSDs, parece que este é quase certamente o caminho a seguir na entrega de uma experiência de jogo da próxima geração.