[Xbox X|S] Xbox Series X|S - [TÓPICO OFICIAL]

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos BOPC
  • Data de Início Data de Início
Xbox X|S Series!! Não o Xbox One S

Qual console você escolheu ?

• Xbox Series X

Votes: 354 55.5%
  • Xbox Series S

Votes: 284 44.5%

• Total de votos
    638
Xbox Free Play Days games for this weekend (February 20 to February 23)

New World: Aeternum
Dragon Ball Xenoverse 2
One Piece: Pirate Warriors 4

O Xbox Os seria fechado, mas ele permitiria que vc fizesse boot no Windows e instalasse o Steam pela sua conta. Isso que me parece mais provável. Sendo basicamente um PC com drives atualizados por um sistema da própria MS a maioria dos jogos funcionariam sem problema, se a pessoa tiver dificuldade com a Steam ai seria a pessoa a solucionar. A MS se responsabilizaria pela sua loja e seu Xbox OS.

Talvez eles tentem colocar a loja da Steam, mas isso acho mais difícil, especialmente ter divisão de vendas.

A ideia é boa mas tecnicamente não acredito ser viável. A Valve, que é a dona da loja, teve vários problemas de compatibilidade com o Steam Deck, precisando fazer vários ajustes na loja e trabalhar diretamente com os estúdios para garantir compatibilidade, imagina se um terceiro for fazer isso usando a loja deles?

Pra dar minimamente certo teria que ser feito em parceria com a própria Valve. Uma parceria não apenas de licenciamento mas também de desenvolvimento, atuando no mesmo modelo como fez e ainda faz com o Steam Deck. Não acho que a Valve sequer tem estrutura pra isso sem abrir mão de vários dos seus próprios projetos.

Hoje elas são em grande parte concorrentes: a Microsoft quer que o Windows continue sendo a melhor plataforma para jogos PC, enquanto a Valve aposta no seu Steam OS (baseado em Linux). Inclusive a Valve deve lançar um Steam Deck 2, enquanto a Microsoft cogita entrar nesse ramo dos portáteis com o seu próprio hardware. Enfim... pra algo assim dar certo seria necessário mudar muita coisa no cenário atual. Por isso eu ainda acredito mais em algo para funcionar via nuvem mesmo, o que já seria um belo diferencial (desde que o Xcloud finalmente saísse do beta e não tivesse mais filas enormes).​

Vamos lá.

precisando fazer vários ajustes na loja
não necessariamente, mas colocaram o selo SteamDeck em alguns jogos.
trabalhar diretamente com os estúdios para garantir compatibilidade
Da onde você tirou essa informação?
parceria com a própria Valve
Por qual motivo? Tudo já roda no Windows.

Se a NVIDIA, já tem presets por placa de vídeo pra cada quase TODO jogo instalado, imagino que seja um trabalho que a Microsoft também consiga fazer.

Na realidade, SÓ ELA, pode entregar uma experiência desse tipo atualmente. Utilizando o Xbox OS e deixando o portátil rodar todos os jogos de Xbox (só fazer um portátil com as capacidades de no mínimo um Series S).

A ideia é boa mas tecnicamente não acredito ser viável. A Valve, que é a dona da loja, teve vários problemas de compatibilidade com o Steam Deck, precisando fazer vários ajustes na loja e trabalhar diretamente com os estúdios para garantir compatibilidade, imagina se um terceiro for fazer isso usando a loja deles?

Pra dar minimamente certo teria que ser feito em parceria com a própria Valve. Uma parceria não apenas de licenciamento mas também de desenvolvimento, atuando no mesmo modelo como fez e ainda faz com o Steam Deck. Não acho que a Valve sequer tem estrutura pra isso sem abrir mão de vários dos seus próprios projetos.

Hoje elas são em grande parte concorrentes: a Microsoft quer que o Windows continue sendo a melhor plataforma para jogos PC, enquanto a Valve aposta no seu Steam OS (baseado em Linux). Inclusive a Valve deve lançar um Steam Deck 2, enquanto a Microsoft cogita entrar nesse ramo dos portáteis com o seu próprio hardware. Enfim... pra algo assim dar certo seria necessário mudar muita coisa no cenário atual. Por isso eu ainda acredito mais em algo para funcionar via nuvem mesmo, o que já seria um belo diferencial (desde que o Xcloud finalmente saísse do beta e não tivesse mais filas enormes).​
Xbox OS é Windows Based, acredite, seria mais simples do que o que a Valve precisou fazer para adaptar o Arch para rodar jogos de forma satisfatória e ter o desempenho que o Steamdeck tem hoje. Acho a visão do @Deultra bem realista nesse sentido. Se somarmos todas as declarações de 2023 pra cá em ordem cronológica faz sentido.

Um hardware que possa rodar jogos de outras lojas, assim como o próprio Windows 11 roda apps de Android pela loja da Amazon(por exemplo) ao meu ver, é algo que isso sim pode trazer um público novo. A recente declaração do Phil que ele não quer mais forçar ninguém a comprar um console, somada a que eles querem lançar um console e também estão investindo no GP, faz todo sentido eles terem uma plataforma que é um console, mas que tu pode instalar apps de outras lojas, assim como funciona o Android, assim como o Fortnite mobile faz e a Apple não gostou.

Some isso a recente declaração também que ele disse que quer atrair pelo que o "hardware" tem a oferecer, então algum diferencial tem que ter. Se eles. vez após vez vem com essa de maior salto(isso foi reiterado recentemente novamente), e que vem com diferenciais pra "chamar a atenção", não acho difícil essa visão do @Deultra de eles virem com um combo de dois consoles com Xbox OS, mas que venham nativamente com outras lojas e que possam rodar esses jogos(ou talvez só Steam:shrug:), só não acho que venham "híbridos" no sentido de OS, mas nesse sentido, inclusive casa também com os vazamentos que eles estavam de conversas com a Valve pra vários "projetos".

Vamos lá.

não necessariamente, mas colocaram o selo SteamDeck em alguns jogos.

Da onde você tirou essa informação?

Por qual motivo? Tudo já roda no Windows.

Se a NVIDIA, já tem presets por placa de vídeo pra cada quase TODO jogo instalado, imagino que seja um trabalho que a Microsoft também consiga fazer.

Na realidade, SÓ ELA, pode entregar uma experiência desse tipo atualmente. Utilizando o Xbox OS e deixando o portátil rodar todos os jogos de Xbox (só fazer um portátil com as capacidades de no mínimo um Series S).

O motivo é simples: PC é uma plataforma aberta em termos de hardware e cada game tem suas configurações (mínimas e recomendadas) de hardware para rodar. O que vocês estão cogitando significa lançar um hardware fixo (que não permite atualizações, característica principal dos consoles) para rodar games de uma plataforma aberta. As dificuldades que a Valve tem e teve com o Steam Deck se dão pelo mesmo motivo também, não apenas por se tratar outro OS. Vocês estão enxergando apenas um lado da moeda, ou seja, o software.

Eu não acredito que a Microsoft faria algo neste sentido pra se contentar apenas com uma compatibilidade voltada para títulos de 2025 para trás, por exemplo. Um projeto desses requer uma estratégia de longo prazo.​

Por isso que eu disse que o mais provável é o dual Boot (Isso não teria qualquer envolvimento da Valve, me parece que vc não está visualizando o que eu estou falando). Se vc der boot no windows, e instalar a loja Steam, vc ali basicamente tem um PC, não estou falando de hardware customizado, o próximo Xbox que estou pensando é em termos de Hardware um PC, que tem boot para Xbox OS ( e aqui funciona como um console).

A MS teria zero responsabilidade nos jogos da Steam rodarem. Seria como se vc comprasse um PC. Quem tem que ver isso é vc. A vantagem seria poder alternar entre uma interface de console, de uma interface de PC. Mais flexibilidade, mais features, exatamente o que o Phil falou para vender. Vale dizer que um hardware desse tipo seria vendido lucrando no hardware não seria subsidiado.

Eles fariam marketing dizendo que vc pode dar boot no windows e instalar o Steam, a Epic. Agora ali, vc tem o hardware de um PC, CPU, GPU, memoria ram, SSD.... A MS poderia até ter um software dela que atualizasse os drivers. Mas a responsabilidade seria dela apenas na loja do Xbox OS. Quando vc desse boot para Windows, vc estaria usando o Hardware como um PC.

Pense no Steam Deck. Vc pode instalar o Windows e rodar jogos via o Xbox App. Não pode? Pode sim. O console da MS seria a mesma coisa, só que inves de rodar Steam OS, rodaria como base o Xbox OS, e assim como o Steam Deck vc pode instalar o Windows, ele viria com uma versão do Windows, mas o que vc instala lá é uma escolha sua. Assim como é no Steam Deck.

Por isso que eu disse que o mais provável é o dual Boot (Isso não teria qualquer envolvimento da Valve, me parece que vc não está visualizando o que eu estou falando). Se vc der boot no windows, e instalar a loja Steam, vc ali basicamente tem um PC, não estou falando de hardware customizado, o próximo Xbox que estou pensando é em termos de Hardware um PC, que tem boot para Xbox OS ( e aqui funciona como um console).

A MS teria zero responsabilidade nos jogos da Steam rodarem. Seria como se vc comprasse um PC. Quem tem que ver isso é vc. A vantagem seria poder alternar entre uma interface de console, de uma interface de PC. Mais flexibilidade, mais features, exatamente o que o Phil falou para vender. Vale dizer que um hardware desse tipo seria vendido lucrando no hardware não seria subsidiado.

Eles fariam marketing dizendo que vc pode dar boot no windows e instalar o Steam, a Epic. Agora ali, vc tem o hardware de um PC, CPU, GPU, memoria ram, SSD.... A MS poderia até ter um software dela que atualizasse os drivers. Mas a responsabilidade seria dela apenas na loja do Xbox OS. Quando vc desse boot para Windows, vc estaria usando o Hardware como um PC.

Pense no Steam Deck. Vc pode instalar o Windows e rodar jogos via o Xbox App. Não pode? Pode sim. O console da MS seria a mesma coisa, só que inves de rodar Steam OS, rodaria como base o Xbox OS, e assim como o Steam Deck vc pode instalar o Windows, ele viria com uma versão do Windows, mas o que vc instala lá é uma escolha sua. Assim como é no Steam Deck.​

Aí é que tá amigo, o Steam Deck é um PC.

O que você descreve então como um possível futuro Xbox de console não tem nada fora o software (Xbox OS). Na prática isso seria um PC.

Para ser um console teria que ser uma plataforma fechada, ou seja, o hardware não poderia ser atualizado e o uso precisaria ser simplificado: baixou o game, instalou, jogou.

A diferença fica clara entre um conceito e outro se compararmos por exemplo o Steam Deck com o Nintendo Switch. Para a nossa bolha isso tudo pode parecer um mero detalhe, mas o NS só tem a popularidade que tem por conta da sua praticidade e facilidade de uso. O público-alvo é completamente diferente.​

O que você descreve então como um possível futuro Xbox de console não tem nada fora o software (Xbox OS). Na prática isso seria um PC.

Para ser um console teria que ser uma plataforma fechada, ou seja, o hardware não poderia ser atualizado e o uso precisaria ser simplificado: baixou o game, instalou, jogou.

A diferença fica clara entre um conceito e outro se compararmos por exemplo o Steam Deck com o Nintendo Switch. Para a nossa bolha isso tudo pode parecer um mero detalhe, mas o NS só tem a popularidade que tem por conta da sua praticidade e facilidade de uso. O público-alvo é completamente diferente.​
Parcialmente correto.

Tu tem um Steam Deck?
Tem algum jogo que dá problema nele que não seja alguns multiplayers especificos?

Baixou instalou jogou iria continuar no Xbox OS. Igualzinho ao console. Mas ele teria a OPÇÃO de vc ir para o Windows e ter acesso a outras funcionalidades.

Eu acredito que vai ser um layer de compatibilidade em vez disso ai.

XboxOS é literalmente uma versão do Windows modificada.
É possível, mas colocar a Steam no Xbox OS como um app, traria problemas como a compatibilidade de jogos, a MS não teria o processo de certificação para os jogos da Steam, e isso geraria problemas.

Me parece mais provável permitir um boot alternativo. Como é alternar no Steam Deck entre Steam OS e Windows. Mas ai estamos falando de detalhes de implementação.

O videogame Xbox Series X sumiu das prateleiras de seus revendedores no país em meio a uma mudança de estratégia da marca em relação ao produto.

Nenhuma das 17 lojas virtuais indicadas no site da Xbox tem disponível à venda o principal console de games da Microsoft, que tem preço sugerido de R$ 4.499 e concorre com o PlayStation 5.

Os únicos aparelhos encontrados são vendidos em marketplaces por empresas que fazem importação própria ou revenda, no chamado mercado cinza. Nesse caso, os preços vão de R$ 5.000 a quase R$ 10 mil.

Duas das varejistas oficiais disseram à Folha que a Microsoft deixou de abastecer o mercado brasileiro com o modelo. Um distribuidor de hardware da companhia americana disse, no entanto, que o volume foi apenas reduzido.

A Xbox não confirma a interrupção. Em nota, a empresa afirmou que a disponibilidade do console pode mudar ao longo do tempo em países diferentes.

"As pessoas no Brasil podem continuar jogando com Xbox em seus consoles atuais, PCs, com o Game Pass e em smartphones, tablets ou TVs com o Xbox Cloud Gaming", disse

A marca ainda sugeriu que jogadores consultem o site de suporte para saber que produtos estão disponíveis em cada região. Na página, o Xbox Series X aparece como disponível no Brasil, apesar de não ser isso o que os consumidores percebem nas lojas.

No Reddit e em fóruns de suporte da Microsoft é comum encontrar brasileiros reclamando da ausência do produto ou do preço alto cobrado por alguns vendedores pelo menos desde o fim do ano passado.

Estou quase chegando a conclusão que a Microsoft quer que o brasileiro migre para o Playstation ou para a Steam. Não tem mais jogo físico para vender, não tem mais console, os preços dos serviços não param de subir. É como se ela tivesse abandonado mesmo o país e a gente ainda está aqui de teimoso. No ritmo que vai, é capaz de daqui um tempo os jogos do console nao virem mais nem com legenda em português, só as versões do Play5 e Steam.

Se ela realmente não abandonou o país, ela quer se tornar a nova Tectoy aqui enganando os leigos. Ou ela realmente acha que alguém que entenda o mínimo vai comprar uma TV Samsung para jogar?

Parcialmente correto.

Tu tem um Steam Deck?
Tem algum jogo que dá problema nele que não seja alguns multiplayers especificos?
Tenho.
Sim, vários títulos fora os multiplayers.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Baixou instalou jogou iria continuar no Xbox OS. Igualzinho ao console. Mas ele teria a OPÇÃO de vc ir para o Windows e ter acesso a outras funcionalidades.
Em console não existe opção onde você vai ter uma tonelada de problemas de compatibilidade sem o devido suporte.

Da forma como a ideia está sendo apresentada isso aí não é mera opção e sim uma GAMBIARRA, do ponto de vista do público-alvo de consoles.

Fica complicado uma empresa fazer isso, usar essa possibilidade como feature e vender como sendo um console. Não seria um. Seria um PC.

Aliás, do ponto de vista do hardware os consoles já são PC's personalizados desde a geração passada. O que diferencia eles dos PC's propriamente ditos é a proposta, o modelo de negócios. Se você pega um console e "abre" pra possibilitar instalar outros OS e instalar jogos de PC já descaracterizou o produto e o transformou num PC de fato.

A única forma de isso aí continuar sendo um console seria já vir com a loja da Steam pré-instalada e com uma quantidade X de jogos já disponíveis por serem considerados compatíveis. Para isso teria que ser feito um trabalho de filtragem, como a própria Valve fez com o Steam Deck, quando a loja passou a indicar quais jogos rodam bem, quais jogos rodam com problemas e quais são incompatíveis. Então, fica claro que sem a participação da Valve isso não funcionaria. E, como eu disse antes, as empresas hoje são concorrentes (cada uma tem sua loja para PC e, futuramente, seu hardware portátil), não fazendo sentido que algo deste tipo aconteça. Exceto se der a louca na MS e eles comprarem a Valve. Já pensou? kkkkkkkkkkkk​

Última edição:
Eu acredito que vai ser um layer de compatibilidade em vez disso ai.

XboxOS é literalmente uma versão do Windows modificada.
Tenho essa mesma visão, principalmente depois que eu vi como funciona a retro com o Xbox original, com o 360 e também o que a Apple anda cozinhando, vendo as ferramentas dela de port de jogos é algo surreal, além de muito fáceis de usar ainda são muito performáticas. Só não posto vídeos porque aí vai ser flood, nada a ver aqui, mas se tu ou alguém tiver interesse tem vários vídeos, é o Apple Game Port Toolkit 2. Por isso acho que é moleza pra MS fazer isso, e como tem que logar com conta da Steam, não tem problemas de licenciamento, além do que é o que andam falando no Resetera.

Isso sim é bem triste, e não o fim da tal da exclusividade.

Reduzir o estoque é normal, devido à mudança de rumo da empresa, mas desse jeito é complicado.

Até o Series S não tem mais a mesma disponibilidade de antes. E lembro claramente que da última vez que o Tio Phil esteve aqui (na BGS, eu acho) ele disse que sabiam que nós conseguimos os consoles por outros meios também, tipo como quem diz: "Não precisamos nos preocupar tanto com estoque ou preços, pois vocês dão um jeito de conseguir através do mercado cinza".​

Tenho essa mesma visão, principalmente depois que eu vi como funciona a retro com o Xbox original, com o 360 e também o que a Apple anda cozinhando, vendo as ferramentas dela de port de jogos é algo surreal, além de muito fáceis de usar ainda são muito performáticas. Só não posto vídeos porque aí vai ser flood, nada a ver aqui, mas se tu ou alguém tiver interesse tem vários vídeos, é o Apple Game Port Toolkit 2. Por isso acho que é moleza pra MS fazer isso, e como tem que logar com conta da Steam, não tem problemas de licenciamento, além do que é o que andam falando no Resetera.

Aí já muda um pouco de figura, pois dependendo de como for feito pode garantir um nível de compatibilidade razoável. Mas só acredito em algo assim se for na própria loja da MS e não na Steam. Neste caso eles ofereceriam somente os games de PC considerados compatíveis, e aos poucos atualizariam liberando mais títulos, assim como acontece na retrocompatibilidade. Isso garantiria um "controle de qualidade", digamos assim, evitando as gambiarras estilo PC e mantendo a praticidade do console.​

Última edição:
Estou quase chegando a conclusão que a Microsoft quer que o brasileiro migre para o Playstation ou para a Steam. Não tem mais jogo físico para vender, não tem mais console, os preços dos serviços não param de subir. É como se ela tivesse abandonado mesmo o país e a gente ainda está aqui de teimoso. No ritmo que vai, é capaz de daqui um tempo os jogos do console nao virem mais nem com legenda em português, só as versões do Play5 e Steam.

Se ela realmente não abandonou o país, ela quer se tornar a nova Tectoy aqui enganando os leigos. Ou ela realmente acha que alguém que entenda o mínimo vai comprar uma TV Samsung para jogar?

Ela já abandou o BR a mais de 1 ano, quando veio aquele anuncio de aumento de preço do Series S... desde lá dificimente vc acha consoles em lojas oficias.. BR vai ter que comprar de muamba.

Em nota a respeito do assunto, a Miccrosoft apenas afirmou que os jogadores poderão continuar aproveitando seu console em diferentes países e que os jogadores do Brasil poderão jogar em "seus consoles atuais, PCs, com o Game Pass e em smartphones, tablets ou TVs com o Xbox Cloud Gaming".

Isso sim é bem triste, e não o fim da tal da exclusividade.

Reduzir o estoque é normal, devido à mudança de rumo da empresa, mas desse jeito é complicado.

Até o Series S não tem mais a mesma disponibilidade de antes. E lembro claramente que da última vez que o Tio Phil esteve aqui (na BGS, eu acho) ele disse que sabiam que nós conseguimos os consoles por outros meios também, tipo como quem diz: "Não precisamos nos preocupar tanto com estoque ou preços, pois vocês dão um jeito de conseguir através do mercado cinza".​

Aí já muda um pouco de figura, pois dependendo de como for feito pode garantir um nível de compatibilidade razoável. Mas só acredito em algo assim se for na própria loja da MS e não na Steam. Neste caso eles ofereceriam somente os games de PC considerados compatíveis, e aos poucos atualizariam liberando mais títulos, assim como acontece na retrocompatibilidade. Isso garantiria um "controle de qualidade", digamos assim, evitando as gambiarras estilo PC e mantendo a praticidade do console.​
Citei a retro com o Xbox/360 mas seria mais como o que a Apple fez com o Game Port ToolKit, gurizada tá usando o Steam do Windows e utilizando as ferramentas do ToolKit como camada de tradução, Xbox é limitado a rodar UWP por padrão da MS, mas não é difícil pra eles usarem algo semelhante para rodar apps escolhidos em win32(vulgo exe/msi). Mas teria que ser como tu disse, controle de qualidade e testes e mais testes antes de liberar, porque senão lá vai outra cagada.

Sobre lojas, hoje já é possivel fazer integração entre tua conta da Steam e o Xbox, a MS usa a loja da Amazon pra rodar apps de Android, não vejo como difícil um acordo entre duas empresas, em que ambas se beneficiem de a MS o console vir com o App da Steam, ou ele estar disponível pra Download na loja do console. Não é algo muito estranho, a Amazon tem loja própria no Android, a Samsung, a Xiaomi, essas são as que estou me lembrando. Entendo que os formatos sejam diferentes, mas isso é facilmente sanado pelo que eu citei acima. Mas foi muito bem citado isso do controle de qualidade, ressaltando mais uma vez.

Torcendo pro game pass ir para o Playstation, logo, para eu não precisar mais comprar Xbox Series X a preço de PS5 PRO.

Users who are viewing this thread

Voltar