• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Xbox X|S] Xbox Series X|S - [TÓPICO OFICIAL]

Xbox X|S Series!! Não o Xbox One S

Qual console você escolheu ?

  • Xbox Series X

    Votes: 343 55.3%
  • Xbox Series S

    Votes: 277 44.7%

  • Total de votos
    620
O XSS não será um console para altas resoluções! Quando os jogos ficarem mais pesados no futuro, possivelmente nem vai segurar nos 1080p em todos os casos! Também não será o ideal para ray tracing, que é um recurso pesadíssimo e pouco maduro nas placas RDNA 2.
Concordo com toda a sua escrita, mas discordo 100% disso daqui.

Com tecnologias como a do DLSS crescendo e ficando cada vez mais impressionantes, não tenho dúvida alguma de que vai manter os 1080p e até mesmo, em muitas oportunidades, chegar nos 1440p rodando de forma bastante satisfatória (talvez até 4k 30fps em jogos específicos?).

Ainda tem todas as tecnologias de Cloud que a Microsoft está investindo, e até mesmo as tecnologias recém adquiridas que estavam com a Zenimax que parecem ter elementos muitos promissores... É preciso pensar fora da caixa e se permitir a ter um pensamento um pouco mais ousado se tratando do cenário de games nos próximos anos. Principalmente pelo lado da Microsoft, que não tem só a divisão Xbox e possui um investimento absurdo em diversos e importantes setores de tecnologia.

É justamente por causa disso tudo, por causa das tecnologias e possibilidades futuras que comparar um One X com o Series S é um grande erro.

Não existe milagre, é óbvio que o Series X e o PS5 são bem mais fortes. Mas o futuro do Series S não é tão nebuloso o quanto pode se imaginar.
 
Última edição:
Então, eu nunca me iludi com relação ao XBox Series S!

Fui um dos primeiros aqui no fórum a criticar a memória RAM e a GPU do XSS. Nunca amenizei as limitações do console.

De fato, a memória RAM do XSS é bem inferior à RAM do XBox One X. A GPU em poder bruto é equiparável, mas tem tecnologias mais modernas.

A placa de vídeo com desempenho mais próximo ao XSS é a RX 5500 XT, não é a RX 5600XT.

Já CPU e o SSD do XSS dão uma lavada gigantesca em qualquer console da geração passada e são idênticos ao dos consoles mais caros!

O XSS não será um console para altas resoluções! Quando os jogos ficarem mais pesados no futuro, possivelmente nem vai segurar nos 1080p em todos os casos! Também não será o ideal para ray tracing, que é um recurso pesadíssimo e pouco maduro nas placas RDNA 2.

É verdade que é chato o fato da retrocompatibilidade do XSS ser a do XBox One S e não a do Xbox One X, mas daqui a pouco todo mundo estará jogando Games Next Gen e tudo isso ficará para trás!

Dito isso, apesar dos pontos negativos que sou plenamente consciente, o XBox Series S é uma oferta matadora! Oferece muito pelo preço que custa!

Não vejo nenhum sentido em se comprar um XBox One X ou PS4 PRO hoje, se pelo mesmo preço se compra um XSS que é uma máquina incontestavelmente melhor e terá uma vida útil muito maior!
:true:


Vale lembrar que existem pessoas como eu que jogam jogos mais "antigos". Eu estou jogando Dark Souls Remaster agora no Xbox Series X. Se fosse no S invés de 1800p a resolução seria muito mais baixa.

Mesmo daqui há alguns anos eu não apenas jogarei jogos novos. Eu misturo jogos novos com antigos, faço isso há anos. Zerei esses dias o Ratchet Into The Nexus no PS3.

Quando eu vi esse lance da retro eu decidi pelo Series X na hora.
 
Manos e manas, e eu que peguei o Lego Harry Potter Collection pra jogar com meu filho aqui....

E o jogo TEM SLOW DOWN no XBOX SERIES X!!!!! UAHuahauahuaha Quando divide a tela, ele da slow....fica nítido que é pau de programação....rsrs...mas rachei o bico....um LEGO véio (ainda que esteja em 4K por conta do One X)....uhauahauhauha

Era isso... :gente:
 
Manos e manas, e eu que peguei o Lego Harry Potter Collection pra jogar com meu filho aqui....

E o jogo TEM SLOW DOWN no XBOX SERIES X!!!!! UAHuahauahuaha Quando divide a tela, ele da slow....fica nítido que é pau de programação....rsrs...mas rachei o bico....um LEGO véio (ainda que esteja em 4K por conta do One X)....uhauahauhauha

Era isso... :gente:

Ontem eu desisti de pegar pq parece que não tem nem legenda pt br e pq tem MUITO relato de bug
 
Kkk ufa, ainda bem.

É que no geral onde eu fico tem gente que realmente parece acreditar no que falam, aí fiquei confuso.

Tem uma segunda parte do paragrafo que denuncia que era ironia. Se vc reler vai ver.

Eu fiz um vídeo sobre o lance do remake do The Last of Us e a situação da sony nessa geração, e vou refletir em breve sobre o xbox com relação a isso.

 
Então, eu nunca me iludi com relação ao XBox Series S!

Fui um dos primeiros aqui no fórum a criticar a memória RAM e a GPU do XSS. Nunca amenizei as limitações do console.

De fato, a memória RAM do XSS é bem inferior à RAM do XBox One X. A GPU em poder bruto é equiparável, mas tem tecnologias mais modernas.

A placa de vídeo com desempenho mais próximo ao XSS é a RX 5500 XT, não é a RX 5600XT.

Já CPU e o SSD do XSS dão uma lavada gigantesca em qualquer console da geração passada e são idênticos ao dos consoles mais caros!

O XSS não será um console para altas resoluções! Quando os jogos ficarem mais pesados no futuro, possivelmente nem vai segurar nos 1080p em todos os casos! Também não será o ideal para ray tracing, que é um recurso pesadíssimo e pouco maduro nas placas RDNA 2.

É verdade que é chato o fato da retrocompatibilidade do XSS ser a do XBox One S e não a do Xbox One X, mas daqui a pouco todo mundo estará jogando Games Next Gen e tudo isso ficará para trás!

Dito isso, apesar dos pontos negativos que sou plenamente consciente, o XBox Series S é uma oferta matadora! Oferece muito pelo preço que custa!

Não vejo nenhum sentido em se comprar um XBox One X ou PS4 PRO hoje, se pelo mesmo preço se compra um XSS que é uma máquina incontestavelmente melhor e terá uma vida útil muito maior!
:true:

Hoje a GPU do XSS é comparável à 5500XT porque estamos falando de jogos em retrocompatibilidade, que foram desenvolvidos com tecnologias antigas.

Daqui a 1 ou 2 anos, aposto que ja será comparável a um 5600XT ou 2060 Super. O hardware continua o mesmo, mas a implementacao de novas tecnologias de otimização favorece muito mais os consoles.

Quando a AMD lançar um DLSS próprio, acredito que veremos um salto de performance nos consoles

Como exemplo, no lançamento o PS4 tinha algo comparável a uma HD 7850. Pega uma 7850 hoje e tenta rodar Horizon, Bloodborne, BFV, RDR2 e afins. Não chega no nível de performance do PS4.

Enfim, R$2500 no XSS é uma baba de custo benefício, ainda mais pensando no UGP. Rumores de BF6 disponível no lançamento...

:mr:
 
Concordo com toda a sua escrita, mas discordo 100% disso daqui.

Com tecnologias como a do DLSS crescendo e ficando cada vez mais impressionantes, não tenho dúvida alguma de que vai manter os 1080p e até mesmo, em muitas oportunidades, chegar nos 1440p rodando de forma bastante satisfatória (talvez até 4k 30fps em jogos específicos?).

Ainda tem todas as tecnologias de Cloud que a Microsoft está investindo, e até mesmo as tecnologias recém adquiridas que estavam com a Zenimax que parecem ter elementos muitos promissores... É preciso pensar fora da caixa e se permitir a ter um pensamento um pouco mais ousado se tratando do cenário de games nos próximos anos. Principalmente pelo lado da Microsoft, que não tem só a divisão Xbox e possui um investimento absurdo em diversos e importantes setores de tecnologia.

É justamente por causa disso tudo, por causa das tecnologias e possibilidades futuras que comparar um One X com o Series S é um grande erro.

Não existe milagre, é óbvio que o Series X e o PS5 são bem mais fortes. Mas o futuro do Series S não é tão nebuloso o quanto pode se imaginar.

Brother, respeitosamente, acho que vc está se iludindo!

Não se esqueça que estamos falando de uma GPU RDNA2 com 4TF e uma RAM bem limitada. Não espere milagres!

DLSS é uma tecnologia da Nvidia já madura e muito aprimorada. A AMD sequer lançou ainda um concorrente. Ninguém sabe quando a tecnologia "FidelityFX Super Resolution" será lançada e a eficiência dela comparada a DLSS.

O que se sabe é que a tecnologia Ray tracing das RDNA2 é bem inferior as das placas da Nvidia, que já tem o recurso há bastante tempo sendo aprimorado.

Com relação aos jogos, HOJE temos principalmente jogos "cross gen", que costumam ser mais leves. É natural e esperado que os "next gen" serão MUITO mais pesados. Então, para o futuro, espere jogos mais pesados, não mais leves.

Veja bem, acho fantástica a proposta do XSS e eu penso inclusive em comprá-lo mais a frente, mas acho que as pessoas tem que ser bem realistas quanto as potencialidades e limitações para não se frustrar depois por conta de expectativas irreais.


Vale lembrar que existem pessoas como eu que jogam jogos mais "antigos". Eu estou jogando Dark Souls Remaster agora no Xbox Series X. Se fosse no S invés de 1800p a resolução seria muito mais baixa.

Mesmo daqui há alguns anos eu não apenas jogarei jogos novos. Eu misturo jogos novos com antigos, faço isso há anos. Zerei esses dias o Ratchet Into The Nexus no PS3.

Quando eu vi esse lance da retro eu decidi pelo Series X na hora.

Verdade Brother!

Mas convenhamos que você é um usuário super avançado e hardcore. Para o jogadores leigos (maioria do público), mal vai saber diferenciar 900p de 1800p! :haha:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Hoje a GPU do XSS é comparável à 5500XT porque estamos falando de jogos em retrocompatibilidade, que foram desenvolvidos com tecnologias antigas.

Daqui a 1 ou 2 anos, aposto que ja será comparável a um 5600XT ou 2060 Super. O hardware continua o mesmo, mas a implementacao de novas tecnologias de otimização favorece muito mais os consoles.

Quando a AMD lançar um DLSS próprio, acredito que veremos um salto de performance nos consoles

Como exemplo, no lançamento o PS4 tinha algo comparável a uma HD 7850. Pega uma 7850 hoje e tenta rodar Horizon, Bloodborne, BFV, RDR2 e afins. Não chega no nível de performance do PS4.

Enfim, R$2500 no XSS é uma baba de custo benefício, ainda mais pensando no UGP. Rumores de BF6 disponível no lançamento...

:mr:

Não nutro todo esse otimismo com relação a tecnologia "FidelityFX Super Resolution" ainda em desenvolvimento na primeira versão pela AMD, mas concordo que XSS junto do Gamepass é o melhor custo benefício disparado! Jogada muito inteligente da Microsoft! :true:
 
Última edição:
Brother, respeitosamente, acho que vc está se iludindo!

Não se esqueça que estamos falando de uma GPU RDNA2 com 4TF e uma RAM bem limitada. Não espere milagres!

DLSS é uma tecnologia da Nvidia já madura e muito aprimorada. A AMD sequer lançou ainda um concorrente. Ninguém sabe quando a tecnologia "FidelityFX Super Resolution" será lançada e a eficiência dela comparada a DLSS.

O que se sabe é que a tecnologia Ray tracing das RDNA2 é bem inferior as das placas da Nvidia, que já tem o recurso há bastante tempo sendo aprimorado.

Com relação aos jogos, HOJE temos principalmente jogos "cross gen", que costumam ser mais leves. É natural e esperado que os "next gen" serão MUITO mais pesados. Então, para o futuro, espere jogos mais pesados, não mais leves.

Veja bem, acho fantástica a proposta do XSS e eu penso inclusive em comprá-lo mais a frente, mas acho que as pessoas tem que ser bem realistas quanto as potencialidades e limitações para não se frustrar depois por conta de expectativas irreais.




Verdade Brother!

Mas convenhamos que você é um usuário super avançado e hardcore. Para o jogadores leigos (maioria do público), mal vai saber diferenciar 900p de 1800p! :haha:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Não nutro todo esse otimismo com relação a tecnologia "FidelityFX Super Resolution" ainda em desenvolvimento na primeira versão pela AMD, mas concordo que XSS junto do Gamepass é o melhor custo benefício disparado! Jogada muito inteligente da Microsoft! :true:

Sim, mas em um fórum de tecnologia talvez seja mais comum pessoas como eu e vc. Por isso seja bom informar de forma completa, e ai a decisão é de cada um. Algo que tanto eu como vc fazemos.
 
Lá vamos nós de novo. Porque o Series S incomoda tanto?

tenor.gif
 
Brother, respeitosamente, acho que vc está se iludindo!

Não se esqueça que estamos falando de uma GPU RDNA2 com 4TF e uma RAM bem limitada. Não espere milagres!

DLSS é uma tecnologia da Nvidia já madura e muito aprimorada. A AMD sequer lançou ainda um concorrente. Ninguém sabe quando a tecnologia "FidelityFX Super Resolution" será lançada e a eficiência dela comparada a DLSS.

O que se sabe é que a tecnologia Ray tracing das RDNA2 é bem inferior as das placas da Nvidia, que já tem o recurso há bastante tempo sendo aprimorado.

Veja bem, acho fantástica a proposta do XSS e eu penso inclusive em comprá-lo mais a frente, mas acho que as pessoas tem que ser bem realistas quanto as potencialidades e limitações para não se frustrar depois por conta de expectativas irreais.

Como a gente já discutiu várias e várias vezes, eu ainda acho o xss vai alcançar a performance da RX5600 XT, claro que se pegar só a spec por si só a placa está no nível da rx5500xt, até um pouco mais fraca, mas o XSS tem todas as técnologias da nova geração:

Mesh Shaders
DirectML ( veja que essa tech não parece ser a mesma coisa que o FSR da amd, porque esta anda dizendo coisas do tipo " Não precisamos de machine learning para aumentar a performance dos jogos", a MS está falando de super resolution usando ML já tem mais de 1 ano nos xboxes.)
XVA
VRS

Tirando o FSR( acho que essa tech vai chegar nas RDNA 1), a rx5600xt não tem nenhuma dessas techs, e todas elas são voltadas para aumentar a performance.

A rtx 2060 por exemplo, ela tem todas essas techs, e tem os tensors para multiplicar a performance no DLSS, por isso ela vai ganhar performance nos próximos anos.


Mas concordo com vc, o XSS é fantástico.
 
Lá vamos nós de novo. Porque o Series S incomoda tanto?

tenor.gif

Pois é, não dá pra entender.

Será que esses revoltados acham que alguém comprou o XSS por engano?

Eu comprei porque não achei PS5/XSX a venda em pronta entrega, mas sempre soube que comprei um console pra jogar em 1080p.

O bichinho chegou e foi amor a primeira vista. Pequeno, zero barulho e aquecimento. Ultimate Game Pass é vida. Com HD externo 2TB e kitzinho G920 + câmbio + cockpit, virou minha principal fonte de diversão.

E comparar com PC no momento é até piada. Um desktop que chegue perto em termos de performance vai custar quase 3x o preço.

Criticar compra alheia é quase um atestado de pobreza. Cada um gasta da forma que acha melhor :haha:
 
Lá vamos nós de novo. Porque o Series S incomoda tanto?

tenor.gif
Olha, eu vou dar uma #lacrada da #fadasensata aqui, mas eu tava discutindo isso com minha amiga esses dias e a gente tava falando o seguinte:

Parece que tem um pessoal que realmente se incomoda com o fato de que mais pessoas, de diferentes poderes aquisitivos ou até mesmo preferências distintas, possam ter acesso a um produto atualizado/novo/de nova geração. A impressão é que alguns "gamers" sentem um tipo de raiva imensa com o fato de que pessoas tem a possibilidade de pagar menos por um produto, mas ter acesso às mesmas coisas que eles - com diferenças de performance, claro, mas quem adquire um produto eletrônico sabe que o mais barato com certeza será menos potente do que o mais caro. É subestimar, propositalmente ou não, o público casual, principalmente em países de terceiro mundo como o BraZil. Público que só quer chegar em casa do trampo, ligar a tv parcelada em 24x nas Casas Bahia e jogar um joguinho na paz. Quanta gente aí, que ia ficar presa na geração anterior, teve a oportunidade de fazer um upgrade pra nova geração e poder experimentar a delícia de um SSD e um Quick Resume na vida?
É uma lógica na mesma linha de argumentação de: "Já pensou que desaforo as pessoas pagarem um video game só pra jogar Fortnite e FIFA? Que absurdo, e ainda se dizem gamers!"
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Phil Spencer me ligou aqui e disse que o hino oficial do Series S é esse aqui:

beijinho no ombro
pro sonysta passar longe
beijinho no ombro
só quem tem gamepasszão
beijinho no ombro
a concorrência não tem quick resume, não


*Contém altas doses de ironia. Postagem feita somente com intuito de humor e não representa a Xbox ou qualquer uma de suas filiadas
 
Última edição:
Chamar o outro de "pobre" ultimamente virou xingamentos recorrente em jogos competitivos.

A acessibilidade incomoda muita gente. Um dos fenômenos mais óbvios disso é o bendito Free Fire que é odiado gratuitamente por boa parte de uma comunidade "gamer" que nem sabe do que se trata o jogo.

Mas eu acho que o caso do XSS é mais burrice mesmo. Pessoal lida com o Series S de uma forma como se não existisse o Series X e o Playstation 5. Não vem sendo o caso daqui... Mas enfim, acho que é burrice mesmo.

Cada um compra o que quiser e o que puder. Se um videogame parece que não vai te servir, simplesmente ignore ele e compre o outro. Essa opção existe.
 
Alguem teve bug com o mapa em Control na versão gamepass?

O mapa desse jogo já é confuso ai esse bug some com o mapa. To quase largando o jogo porque mesmo o mapa sendo ruim ainda é bem necessário!
 
Vale lembrar que existem pessoas como eu que jogam jogos mais "antigos". Eu estou jogando Dark Souls Remaster agora no Xbox Series X. Se fosse no S invés de 1800p a resolução seria muito mais baixa.

Mesmo daqui há alguns anos eu não apenas jogarei jogos novos. Eu misturo jogos novos com antigos, faço isso há anos. Zerei esses dias o Ratchet Into The Nexus no PS3.

Quando eu vi esse lance da retro eu decidi pelo Series X na hora.
Você fez a escolha correta.

O que não faz sentido é querer que o Series S faça o trabalho do Series X.
É a mesma galera que estaria babando se tivesse um PS5 Lite + PS Pass no mercado. Mas como a iniciativa de inovar foi da malvada M$...
Cara, quem curte a sony tá preocupado com os jogos da sony, não é a mesma galera. Só notar que tem gente aqui que comprou o SS e também levanta esse tipo de discussão. Nem tudo é picuinha do outro lado.
Olha, eu vou dar uma #lacrada da #fadasensata aqui, mas eu tava discutindo isso com minha amiga esses dias e a gente tava falando o seguinte:

Parece que tem um pessoal que realmente se incomoda com o fato de que mais pessoas, de diferentes poderes aquisitivos ou até mesmo preferências distintas, possam ter acesso a um produto atualizado/novo/de nova geração. A impressão é que alguns "gamers" sentem um tipo de raiva imensa com o fato de que pessoas tem a possibilidade de pagar menos por um produto, mas ter acesso às mesmas coisas que eles - com diferenças de performance, claro, mas quem adquire um produto eletrônico sabe que o mais barato com certeza será menos potente do que o mais caro. É subestimar, propositalmente ou não, o público casual, principalmente em países de terceiro mundo como o BraZil. Público que só quer chegar em casa do trampo, ligar a tv parcelada em 24x nas Casas Bahia e jogar um joguinho na paz. Quanta gente aí, que ia ficar presa na geração anterior, teve a oportunidade de fazer um upgrade pra nova geração e poder experimentar a delícia de um SSD e um Quick Resume na vida?
É uma lógica na mesma linha de argumentação de: "Já pensou que desaforo as pessoas pagarem um video game só pra jogar Fortnite e FIFA? Que absurdo, e ainda se dizem gamers!"
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Phil Spencer me ligou aqui e disse que o hino oficial do Series S é esse aqui:

beijinho no ombro
pro sonysta passar longe
beijinho no ombro
só quem tem gamepasszão
beijinho no ombro
a concorrência não tem quick resume, não


*Contém altas doses de ironia. Postagem feita somente com intuito de humor e não representa a Xbox ou qualquer uma de suas filiadas

Pois é bicho, mas vou complementar aqui ainda.

O SS não é só pra quem só quer chegar em casa e jogar um gamezinho tranquilo no fim do dia. Ele atende perfeitamente quem é hardcore também. O que ele não atende é uma minoria que se importa muito com harware e specs técnicas mais fortes, e aí é outro público mesmo.
É só ver a base instalada de One S/Fat e PS4/Slim. Por pura observação, vejo que a maior parte das pessoas nem tem as versões enhanced dos consoles antigos, mesmo quem joga muito e tudo, não só o casualzão que joga em vez de ver novela.

Até no PC é isso. A placa de vídeo mais usada na Steam é a GTX 1060, uma VGA mid na casa dos 1k (não hoje né, mas enfim...). A maior parte das pessoas pensa no que vai ser entregue x o que está sendo investido. O que a Microsoft deu foi opção. Não consigo entender quem quer que o Series S seja uma versão "mini" do Series X ou quem acha que por ele não ser equivalente aos consoles "high end", ele não preste.

Não acho nem que seja uma questão financeira, de oportunidade, de ser rico ou de ser pobre, apenas que tem público pra tudo.

No mais, é mais do que fato que tem gente que se incomoda com gente "de baixo" tendo acesso a coisas que são teoricamente elitizadas. Mas isso é outro papo...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Chamar o outro de "pobre" ultimamente virou xingamentos recorrente em jogos competitivos.

A acessibilidade incomoda muita gente. Um dos fenômenos mais óbvios disso é o bendito Free Fire que é odiado gratuitamente por boa parte de uma comunidade "gamer" que nem sabe do que se trata o jogo.

Mas eu acho que o caso do XSS é mais burrice mesmo. Pessoal lida com o Series S de uma forma como se não existisse o Series X e o Playstation 5. Não vem sendo o caso daqui... Mas enfim, acho que é burrice mesmo.

Cada um compra o que quiser e o que puder. Se um videogame parece que não vai te servir, simplesmente ignore ele e compre o outro. Essa opção existe.
Burrice. É isso mesmo.

Aquela ignorância por escolha.
:sefu:
 
Cara, quem curte a sony tá preocupado com os jogos da sony, não é a mesma galera. Só notar que tem gente aqui que comprou o SS e também levanta esse tipo de discussão. Nem tudo é picuinha do outro lado.
Ah, o que mais vejo nos posts/tuítes sobre o XSS é um chorume de "sonysta" (não gosto do termo). E boa parte dessa galera, assim como parte da mídia de games que é bem enviesada sim, estaria babando se fosse a Sony inovando/arriscando.
O problema é que a desinformação que essa galera espalha sobre o XSS atrapalha muito o consumidor médio. Só ver as perguntas que surgem nos fóruns de promoção.

Enfim, eu tive PS1, PS2 e PS3. Geração passada fui de Xbox e só consegui entrar nessa de cara por causa da opção do XSS. E não entra na minha cabeça essa promoção de console war que rola as vezes.

-----

No resto concordo com o que você falou.
 
Ah, o que mais vejo nos posts/tuítes sobre o XSS é um chorume de "sonysta" (não gosto do termo). E boa parte dessa galera, assim como parte da mídia de games que é bem enviesada sim, estaria babando se fosse a Sony inovando/arriscando.
O problema é que a desinformação que essa galera espalha sobre o XSS atrapalha muito o consumidor médio. Só ver as perguntas que surgem nos fóruns de promoção.

Enfim, eu tive PS1, PS2 e PS3. Geração passada fui de Xbox e só consegui entrar nessa de cara por causa da opção do XSS. E não entra na minha cabeça essa promoção de console war que rola as vezes.

-----

No resto concordo com o que você falou.
É... acho que isso é muita teoria de conspiração criada na época do mil grau. Nem quando eu era fã da Microsoft eu sentia essa "lateralidade". Tem sempre meia dúzia de bobo falando abobrinha pros dois lados e é isso. A mídia foi muito receptiva com o SS, tanto que ele teve até mais destaque do que o SX no fim das contas, de tanto que todo mundo gostou. É realmente impressionante tudo que ele entrega pelo preço, mesmo no Brasil.

O ponto do XSS que digo nem se refere a Wars e tal, é mais de uma galera que é teoricamente entendida e fica repetindo coisas que não fazem sentido. E é como falei aqui outro dia: quem quer o melhor dos melhores tá mirando na plataforma errada, é bem óbvio que ele não foi criado pensando nisso.

Quando ele saiu, as coisas pareciam meio nebulosas e a notícia da Retro causou uma reação negativa, porque não ficou claro afinal de contas o que esperar dele. Porém agora com meses de lançamento e com os jogos saindo e as otimizações aparecendo, já ficou bem evidente o poder do bicho.

A única coisa que me desagrada um pouco e que ainda me faz pensar se vou comprar ou não no futuro é a capacidade de armazenamento. Fora isso, acho um console excelente, mesmo pra quem gosta de gráficos e desempenho. Um console de 2.6k entregando experiências sólidas em jogos pesados a 60fps e até 120fps é algo que deixa até o mais entusiasta satisfeito. Óbvio que em alguns jogos a diferença é abismal, especialmente por conta de otimização, maaas aí voltamos ao ponto central: quem quer o melhor dos melhores deve ir pra outro console.
 
Consegui pegar um Series S na SouBarato reembalado, deu 2540. Seguindo com o plano que foi: passar a VGA e processador e pegar console + controle e sobrar um troco. Já tenho Gamepass até o fim do ano. Quando chegar publico as fts.

Meu objetivo é esse, pegar o Series S (peguei por 2680) passar o PC ( por 5000). Pegar a grana que sobrar, juntar um pouco e pegar o PS5 quando tiver estoque.
 
É a mesma galera que estaria babando se tivesse um PS5 Lite + PS Pass no mercado. Mas como a iniciativa de inovar foi da malvada M$...

Eu acho que foi uma excelente iniciativa da MS ter uma opção mais barata. Preferia que tivesse 12gb de ram, e um pouco mais de força para empurrar as versões do one X, mas já que não tem, vai atender bem quem não liga para isso e pessoas como eu, se tiverem condições, devem adquirir o Series X.
 
Olha, eu vou dar uma #lacrada da #fadasensata aqui, mas eu tava discutindo isso com minha amiga esses dias e a gente tava falando o seguinte:

Parece que tem um pessoal que realmente se incomoda com o fato de que mais pessoas, de diferentes poderes aquisitivos ou até mesmo preferências distintas, possam ter acesso a um produto atualizado/novo/de nova geração. A impressão é que alguns "gamers" sentem um tipo de raiva imensa com o fato de que pessoas tem a possibilidade de pagar menos por um produto, mas ter acesso às mesmas coisas que eles - com diferenças de performance, claro, mas quem adquire um produto eletrônico sabe que o mais barato com certeza será menos potente do que o mais caro. É subestimar, propositalmente ou não, o público casual, principalmente em países de terceiro mundo como o BraZil. Público que só quer chegar em casa do trampo, ligar a tv parcelada em 24x nas Casas Bahia e jogar um joguinho na paz. Quanta gente aí, que ia ficar presa na geração anterior, teve a oportunidade de fazer um upgrade pra nova geração e poder experimentar a delícia de um SSD e um Quick Resume na vida?
É uma lógica na mesma linha de argumentação de: "Já pensou que desaforo as pessoas pagarem um video game só pra jogar Fortnite e FIFA? Que absurdo, e ainda se dizem gamers!"
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Phil Spencer me ligou aqui e disse que o hino oficial do Series S é esse aqui:

beijinho no ombro
pro sonysta passar longe
beijinho no ombro
só quem tem gamepasszão
beijinho no ombro
a concorrência não tem quick resume, não


*Contém altas doses de ironia. Postagem feita somente com intuito de humor e não representa a Xbox ou qualquer uma de suas filiadas

Tem muito disso ai, e aqui no fórum (e na vida como um todo) tem muita pessoa que busca do viés de confirmação, ela precisa reforçar as crenças delas, as escolhas, e vai defender sempre, não tem argumento que desmonte isso.

Por isso que sempre falo, quem não tem costume de visitar fórum, não deveria vir aqui pedi opinião para nada, vai encontrar um monte de gente que só que defender as suas próprias escolhas, para reforçar o viés de confirmação, tem que saber filtrar bem tudo
 
Eu não consigo entender a mentalidade de quem critica o Xbox Series S, simplesmente não existe nenhuma outra plataforma ou produto que consegue oferecer a experiência que ele consegue entregar em uma faixa de preço parecida, logo as comparações/reclamações perdem o sentido.

Quer uma experiência melhor em jogos retrocompatíveis? Quer uma experiência "sem compromissos"? O produto pra você então é o Series X, ou quem sabe um PC Gamer mesmo.

O Series S é um produto que teve muito cuidado e ponderação no seu projeto (imagina as discussões dentro da Microsoft); o time de engenharia levou em consideração o fato de que avanços na litografia não irão reduzir significativamente os custos de produção e por isso resolveram lançar logo de cara uma versão mais econômica de um console com a Xbox Velocity Architecture a fim de permitir o acesso a um número maior de pessoas aos jogos de última geração.

Recomendo a leitura do artigo abaixo (cortesia do amigo @caiocmsouza que mencionou o link para mim alguns dias atrás, vale a pena a leitura):

 
Tem muito disso ai, e aqui no fórum (e na vida como um todo) tem muita pessoa que busca do viés de confirmação, ela precisa reforçar as crenças delas, as escolhas, e vai defender sempre, não tem argumento que desmonte isso.

Por isso que sempre falo, quem não tem costume de visitar fórum, não deveria vir aqui pedi opinião para nada, vai encontrar um monte de gente que só que defender as suas próprias escolhas, para reforçar o viés de confirmação, tem que saber filtrar bem tudo

Lembrei que no livro "Você não é tão esperto quanto pensa", do David Macraney, tem um capítulo só para fanboys:

O EQUÍVOCO: você prefere as coisas que possui acima das coisas que não possui, porque fez escolhas racionais quando as comprou.
A VERDADE: você prefere as coisas que possui porque racionaliza suas escolhas anteriores para proteger seu senso de ego.

A internet mudou a forma como as pessoas discutem. Verifique qualquer sistema de comentários, fóruns ou quadros de mensagens e vai descobrir pessoas debatendo por que seus produtos escolhidos são melhores do que os do outro cara.

Mac versus PC, PS3 versus Xbox 360, iPhone versus Android – e por aí vai.

Normalmente, esses argumentos acontecem entre homens, porque os homens vão defender seu ego não importa quão ridículo é o insulto. São geralmente sobre coisas geeks que custam muito dinheiro, porque essas batalhas acontecem na internet, onde pessoas com conhecimentos técnicos polemizam e quanto mais caro o produto, maior a lealdade.

No mundo das seções de comentários online, fãs raivosos geralmente são chamados de fanboys. É uma gíria da internet para fãs obsessivos. O termo se originou em uma convenção de quadrinhos, em 1973, como o título de uma revista sobre os quadrinhos da Marvel feita por fãs, mas, nos últimos anos, sofreu uma mutação e passou a ser usada como um insulto leve que pode ser aplicado a qualquer um que passa a contar aos outros sobre seu amor por… coisas. Quando alguém escreve uma dúzia de parágrafos online defendendo suas
preferências ou atacando um competidor, ele é rapidamente marcado como fanboy. Isso não é algo novo, é só um componente da criação de marcas, que é algo que os marqueteiros e publicitários conhecem desde que a Aveia Quaker criou um logo amigável para colocar nos seus saquinhos.

Nunca houve, claro, nenhuma amigável família Quaker fazendo a aveia em 1877. A empresa queria que as pessoas associassem a confiabilidade e a honestidade dos Quaker com seu produto. E funcionou.

Essa foi uma das primeiras tentativas de se criar lealdade de marca – aquela nebulosa conexão emocional que as pessoas têm com certas empresas, o que as transforma em defensoras e advogadas de corporações que não dão a mínima para elas.

Em experiências da Universidade Baylor, onde as pessoas recebiam Coca-Cola e Pepsi em copos sem marcação e depois passavam por uma tomografia, o aparelho mostrava claramente que um certo número delas preferia a Pepsi enquanto a experimentava. Quando foi dito a essas pessoas que estavam bebendo Pepsi, uma fração delas, de pessoas que tinham gostado de Coca por toda vida, fez algo inesperado. A tomografia mostrou seus cérebros embaralhando os sinais de prazer, amortecendo-os. Depois, essas pessoas contaram aos pesquisadores que tinham preferido a Coca nos testes de sabor.

Eles mentiram, mas em sua experiência subjetiva da situação, não tinham mentido. Realmente sentiram que preferiam a Coca no final, e alteraram suas memórias para combiná las com suas emoções. Eles tinham sido dominados pela marca em algum momento no passado e eram leais à Coca-Cola. Mesmo que gostassem realmente da Pepsi, enormes construções mentais os preveniam de admiti-lo, ainda que para si mesmos.

Acrescente esse tipo de lealdade a algo caro, ou um hobby que exija um grande investimento de tempo e dinheiro, e você terá um fanboy. Fanboys defendem suas preferências e ridicularizam os competidores, ignorando fatos se eles contradizem sua conexão emocional.

Então, o que cria essa conexão emocional com as coisas e as empresas que fazem essas coisas?

A escolha.

Pessoas que não têm escolha a não ser comprar certos produtos, como papel higiênico e gasolina, são chamadas de “reféns” pelos marqueteiros e pelas agências de propaganda. Como não podem escolher ter ou não ter um produto, é menos provável que se importem se uma versão de papel higiênico é melhor do que a outra, ou se um posto de gasolina é da Shell ou da Chevron.

Por outro lado, se o produto é desnecessário, como um iPad, há uma grande chance de que o cliente se torne um fanboy porque ele teve de escolher gastar muito dinheiro nele. É o escolher uma coisa sobre a outra que leva a narrativas sobre por que você fez determinada coisa, algo que normalmente está conectado à sua autoimagem.

A gestão de marcas é construída sobre essa concepção ao dar a opção de criar a pessoa que você pensa que é através da escolha de se alinhar com a mística de certos produtos.

As propagandas da Apple, por exemplo, não mencionam como seus computadores são bons. Em vez disso, elas dão exemplos do tipo de pessoas que compram seus computadores. A ideia é encorajá-lo a dizer: “Sim, não sou um nerd conservador. Tenho gosto e talento, até estudei um pouco de arte na faculdade”.

Os computadores da Apple são melhores do que os computadores da Microsoft? Um é melhor do que o outro quando olhados empiricamente, baseado em dados e análises, testes e comparações objetivas? Não importa, porque essas considerações acontecem depois que uma pessoa começou a se ver como o tipo de pessoa que possui um. Se você se vê como o tipo de pessoa que possui computadores Apple e que dirige carros híbridos, ou que fuma Camels, você foi etiquetado. E depois que uma pessoa é etiquetada, ela vai defender a marca encontrando falhas na alternativa e apontando os benefícios da sua.

Há uma série de tendências cognitivas que convergem para criar esse comportamento.

Esse efeito de atribuição aparece quando você sente que as coisas que possui são superiores às coisas que não possui.

Psicólogos demonstram isso ao perguntar a um grupo de pessoas quanto acham que vale uma garrafa de água. O grupo vai concordar com um preço ao redor de $5, e aí alguém no grupo recebe uma garrafa de graça.

Depois de uma hora, eles perguntam à pessoa por quanto ela estaria disposta a vender a garrafa de volta para os pesquisadores. Eles normalmente pedem mais dinheiro, como $8. A posse acrescenta valor emocional às coisas, mesmo que essas coisas sejam gratuitas.

Outro viés é o da falácia dos custos irrecuperáveis. Isso acontece quando você gasta dinheiro em algo que não quer ter ou não quer fazer, mas não consegue evitar. Por exemplo, você pode pagar muito por alguma comida pronta, que é uma porcaria, mas você a come mesmo assim, ou continua assistindo a um filme mesmo depois de perceber que é horrível.

O custo irrecuperável também pode pegá-lo de surpresa. Talvez você seja o assinante de algum serviço por muito tempo e percebe que é muito caro, mas não termina sua assinatura por causa de todo o dinheiro que investiu no serviço até agora. A Blockbuster é melhor do que a Netflix ou TiVo é melhor do que um DVR genérico? Se você gastou muito dinheiro em assinaturas, pode não estar disposto a trocar de serviço por pensar que investiu na marca.

Essas tendências alimentam o maior dos comportamentos que são responsáveis por gestão de marcas, fanboys e discussões de internet sobre por que a coisa que você possui é melhor do que a coisa que o outro cara possui – viés do suporte de escolhas.

Funciona assim: você tem várias opções de, digamos, televisões. Antes de fazer uma escolha, você tende a comparar e contrastar todas as diferentes qualidades de todas as televisões no mercado. Qual é melhor, Samsung ou Sony, plasma ou LCD, 1080p ou 1080i – ugh, há tantas variáveis! Você, por fim, escolhe uma opção e depois de fazer a sua decisão olha para trás e racionaliza as suas ações acreditando que a sua televisão era a melhor de todas as televisões que poderia ter escolhido.

No varejo, esse é um fenômeno bem entendido, e para evitar o remorso do comprador, tentam não o oprimir com muitas escolhas. Estudos mostram que se você tem somente algumas opções no ponto da compra, provavelmente terá menos inquietações sobre sua decisão mais tarde.

É puramente emocional o momento de escolha. As pessoas com danos cerebrais em seus centros emocionais, que se tornaram uma espécie de Spock de pura lógica, acham impossível decidir as coisas mais simples como qual marca de cereal comprar. Eles ficam paralisados no corredor, contemplando todos os elementos de sua potencial decisão – as calorias, os formatos, o peso líquido – tudo. Eles não conseguem escolher porque não possuem conexão emocional com nada.

Para combater a dissonância pós-decisional – a sensação de que se comprometeu com uma opção quando a outra opção poderia ter sido melhor –, você se esforça em se sentir justificado quanto ao que selecionou para diminuir a ansiedade criada ao se questionar.

Tudo isso forma um grupo gigantesco de associações neurológicas, emoções, detalhes de autoimagem e tendências em torno das coisas que possui.

Então, da próxima vez que estiver pronto para repetir cem razões pelas quais seu celular, TV ou carro é melhor do que o de outra pessoa, hesite. Porque você não está tentando mudar a mente da outra pessoa – está tentando apoiar a sua.

MCRANEY, David. Você não é tão esperto quanto pensa: 48 maneiras de se auto iludir. 2013. cap. Lealdade à Marca, p. 63-65.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo