Licensing
RAD Game Tools' web page. RAD makes Bink Video, the Telemetry Performance Visualization System, and Oodle Data Compression - all popular video game middleware.www.radgametools.com
O limitante para a adoção desse Oodle é de fato uma questão de licenciamento, pois o SDK deles parece estar disponível para praticamente todos os tipos de hardware.
Olhando o site deles eu não entendi o que torna o SSD do PS5 especial, em tese a Microsoft poderia adotar a tecnologia a qualquer momento, bastando pagar a licença adequada.
What? Agora eu tô confuso.
Não é diferente não, dá uma olhada aqui:
Oodle Kraken
RAD Game Tools' web page. RAD makes Bink Video, the Telemetry Performance Visualization System, and Oodle Data Compression - all popular video game middleware.www.radgametools.com
Teoricamente a velocidade do SSD do PS5 é bem superior ao do Xbox Series, porém existem muitos fatores que tornam essa diferença muito menor na prática, mesmo em um cenário perfeito de otimizações, no máximo que poderia ocorrer é o jogo ter um loading maior se comparado ao console da Sony.
É que do ponto de vista técnico eu não vejo porque essa tecnologia não poderia ser aplicada no Xbox, a Microsoft simplesmente preferiu a solução proprietária dela (BCPack) e se eu entendi direito pro Kraken poder ser utilizado por desenvolvedores eles vão precisar pagar o licenciamento, o que pode ser um impeditivo para a sua adoção.
Enquanto isso, hipoteticamente a Microsoft poderia liberar o uso do BCPack pra todas as desenvolvedores, mas isso é só uma teoria sem nenhum embasamento da minha parte, nem vou fingir que conheço dessa tecnologia ou suas implicações do ponto de vista comercial.
O lance não com é com ssd do ps5, e sim com o hardware descompactador do ps5 é otimizado quando é usado o kraken. Eu acho que o BCpack é uma escolha melhor para o xbox porque este descompacta mais arquivos por segundo do que o kraken usado no console da sony(na pratica o ps5 é mais rápido por conta da leitura/escrita do seu SSD).
Quanto aos consoles Old Gen, devem estar falando de ferramentas antigas. O Kraken do PS5 é outra coisa.
Quanto ao Xbox fazer isso ou não, parece que, além da questão de licença, o que viabiliza isso é a velocidade bruta do SSD. Pelo menos foi o que eu entendi. Porém, apesar de existir diferença, não é nada muito considerável nesse aspecto, que mude da água pro vinho. Talvez a Sony tenha firmado uma parceria, sei lá.
Eu já sabia que ele rodava na antiga geração, no fim não tem nada demais lá no ps4/xone.