• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Engenharia [TÓPICO OFICIAL]

Estranho porque teoria mesmo só existe em bases e transformações/operador linear de bases o resto é tudo pratica mesmo.

Os dois melhores livros no Brasil é o de Steinbruch e Boldrini. Você não vai achar melhor que esses dois.

Álgebra o que complica é que a base teórica, apesar de simples, é embasada em abstrações (no sentido que a teoria é bastante usada em computação/eletrônica).Não é tão simples provar em sala a teoria assim como se faz em calculo que é uma teoria mais mecânica.

Além disso recomendo o livro do Anton para uma introdução e a apostila do professor Marco Cabral da UFRJ que traz exemplos resolvidos.É importante também em álgebra anotar tudo que o professor passa no quadro.
 
E aí pessoas, ainda não decidi se pego Engenharia Mecânica ou Elétrica. Pretendo até o final do ano me decidir, é difícil, pois gosto de cada área.
Irei acompanhar o fórum, ver os depoimentos sobre os alunos de ambos os cursos, e ver se da uma ajuda.
Nesse meio tempo, pretendo estudar. Recomendam alguns livros sobre calculo, física e química?
 
Acabei de tomar uma bomba na prova de cálculo 2..... 10 em 40 pqp :feelbad::feelbad: ...Desanima demais pqp
 
Acabei de tomar uma bomba na prova de cálculo 2..... 10 em 40 pqp :feelbad::feelbad: ...Desanima demais pqp

Minhas provas começam sexta, nem me fala de cálculo...

To no primeiro ano e até que a parte de cálculo em si não está TÃO foda (por enquanto), o que está me matando é a matemática básica mesmo :damn:
 
Minhas provas começam sexta, nem me fala de cálculo...

To no primeiro ano e até que a parte de cálculo em si não está TÃO foda (por enquanto), o que está me matando é a matemática básica mesmo :damn:
Bom que o meu antigo professor do segundo ano do médio nos preparou bem para a faculdade.
 
Minhas provas começam sexta, nem me fala de cálculo...

To no primeiro ano e até que a parte de cálculo em si não está TÃO foda (por enquanto), o que está me matando é a matemática básica mesmo :damn:

A pior parte de calculo 1 são integrais, principalmente integrais por partes, integrais trigonométricas e integrais por frações parciais.

Claro, que o nível de dificuldade depende da instituição onde você está cursando, tem universidades inclusive que nem se quer cobram os assuntos que eu mencionei acima.

Vou te dar um conselho, estude MUITO, MUITO o conteúdo de calculo 1. Porque TUDO o que você estudar nessa disciplina será usado em calculo II, e acredite fará uma diferença enorme quando você fizer as provas de calculo II.
 
A pior parte de calculo 1 são integrais, principalmente integrais por partes, integrais trigonométricas e integrais por frações parciais.

Claro, que o nível de dificuldade depende da instituição onde você está cursando, tem universidades inclusive que nem se quer cobram os assuntos que eu mencionei acima.

Vou te dar um conselho, estude MUITO, MUITO o conteúdo de calculo 1. Porque TUDO o que você estudar nessa disciplina será usado em calculo II, e acredite fará uma diferença enorme quando você fizer as provas de calculo II.

mas integrais é a parte mais legal do cálculo :feelbad:
 
mas integrais é a parte mais legal do cálculo :feelbad:

Daí vai de gosto, eu só gosto da parte pratica, porque a teórica eu passo longe. Calculo I a unica parte prática que tem na vida real , são as questões de otimização.

Já calculo II você vê os uso de integral na prática, como calculo de áreas entre curvas, volumes, trabalho, comprimento curvas, projeteis,velocidade,aceleração etc. Pra mim essa parte é mais interessante, do que ficar só calculando integral.
 
Última edição:
Já é a segunda vez que tô fazendo álgebra linear...

Mesmo estudando por provas anteriores e fazendo exercício, chegou na hora da prova e eu não conseguia me concentrar em nada, tirei 0 logo de cara... Agora com Vetores e os demais assuntos eu vou me foder mais ainda, quero ver passar.


:feelbad: Tô tomando até remédio pra concentração e pra dormir
 
Já é a segunda vez que tô fazendo álgebra linear...

Mesmo estudando por provas anteriores e fazendo exercício, chegou na hora da prova e eu não conseguia me concentrar em nada, tirei 0 logo de cara... Agora com Vetores e os demais assuntos eu vou me foder mais ainda, quero ver passar.


:feelbad: Tô tomando até remédio pra concentração e pra dormir


Você está tomando ritalina???


Cara,eu percebi que na engenharia não adianta só estudar muito,eu estudei a semana toda para a prova de cálculo e me dei mal....Acho que se não colar nas provas a gente dificilmente passa nas matérias...

Tenho um colega que formou ano passado,o cara não tomou nenhuma reprovação mas em compensação a gaveta da mesa do quarto dele era cheio de colinhas...

Eu cheguei a essa conclusão viu.:feelbad::feelbad:
 
Galera, não precisa colar! Precisa encontrar/desenvolver o melhor método de estudo pra vc, a primeira vez q fiz cálculo I bombei lindamente... Mas serviu para eu "me entender", desde então melhorei muito. Não reprovei mais nenhuma, mas não quer dizer que não vou até as últimas consequências pra passar (última prova) :seferrou:
 
Você está tomando ritalina???Cara,eu percebi que na engenharia não adianta só estudar muito,eu estudei a semana toda para a prova de cálculo e me dei mal....Acho que se não colar nas provas a gente dificilmente passa nas matérias...Tenho um colega que formou ano passado,o cara não tomou nenhuma reprovação mas em compensação a gaveta da mesa do quarto dele era cheio de colinhas...Eu cheguei a essa conclusão viu.:feelbad::feelbad:
Eu colo toda prova. Qual o problema ? Hoje temos internet pra tirar muitas dúvidas, ninguém numa empresa vai trabalhar com apeas papel + caneta. Isso era coisa dos anos 60... Tá certo que os engenheiros daquela época eram melhores do que hoje, mas né. E não é ritalina, acho que o nome começa com G e é natural... 50mg. Tô tomando um remédio fraco pra dormir (valeriana) e vitamina Vitalion.
 
Não acho que precise colar em toda prova, óbvio que algumas(matérias inúteis em relação ao teu curso, exemplo faço elétrica e tenho uma cadeira de termodinâmica aplicada que só vi forno e máquina de carnot, eu acho:haha:) tu vai colar.

Enfim eu sou do pensamento que eu to ali para aprender, não adianta nada eu passar colando e não aprender nada:poker:

O negócio é tu se organizar bem nos horários para estudar para as matérias que tu tem mais dificuldade mais tempo. Depois a pessoa se forma e vai trabalhar ou dar aula e vai passar mais trabalho por não ter aprendido o que "deveria" na faculdade pois passou colando. (minha opinião)
 
Eu colo toda prova. Qual o problema ? Hoje temos internet pra tirar muitas dúvidas, ninguém numa empresa vai trabalhar com apeas papel + caneta. Isso era coisa dos anos 60... Tá certo que os engenheiros daquela época eram melhores do que hoje, mas né. E não é ritalina, acho que o nome começa com G e é natural... 50mg. Tô tomando um remédio fraco pra dormir (valeriana) e vitamina Vitalion.

Enquanto continuar com essa mentalidade você vai continuar reprovando em álgebra... e enquanto não mudar, para o seu bem, tomara que continue reprovando.

O google pode lhe apresentar o conteúdo, mas isso de nada adianta se você não entender e dominar o que está fazendo... isso é vital para um engenheiro. Existe um abismo entre pegar uma fórmula no google a aplicar a um problema e entender como funciona a fórmula e a teoria por trás dela. Geralmente quem só sabe aplicar fórmula acaba abrindo o bico quando o problema sai do "padrão" com o que ele está acostumado, se perde todo.

O mundo não é feito de fórmulas a serem aplicadas, principalmente para um engenheiro.
 
Enquanto continuar com essa mentalidade você vai continuar reprovando em álgebra... e enquanto não mudar, para o seu bem, tomara que continue reprovando_O google pode lhe apresentar o conteúdo, mas isso de nada adianta se você não entender e dominar o que está fazendo... isso é vital para um engenheiro. Existe um abismo entre pegar uma fórmula no google a aplicar a um problema e entender como funciona a fórmula e a teoria por trás dela. Geralmente quem só sabe aplicar fórmula acaba abrindo o bico quando o problema sai do "padrão" com o que ele está acostumado, se perde todo_O mundo não é feito de fórmulas a serem aplicadas, principalmente para um engenheiro.
Isso tu fala porque talvez não tenha professor nazista. E outra, de que adianta o cara que só tira 10 no curso todo e não sabe argumentar com uma pessoa ? vai liderar uma equipe como ? Na minha sala tem gente doente assim. Eu me olho no curso mais no lado profissional do que na parte teórica em sala. Quem reclama disso é porque nunca trabalhou numa empresa grande onde se deve apontar resultados positivos e sob pressão o dia inteiro.
 
Não sei se vocês viram: http://adrenaline.uol.com.br/forum/sale/564456-amazon-r-230-00-em-apps-e-jogos-gratis.html
wolfram alpha para android está de graça.
http://www.amazon.com.br/gp/product/B004J1DBJI/?tag=mundoconectad-20
Isso tu fala porque talvez não tenha professor nazista. E outra, de que adianta o cara que só tira 10 no curso todo e não sabe argumentar com uma pessoa ? vai liderar uma equipe como ? Na minha sala tem gente doente assim. Eu me olho no curso mais no lado profissional do que na parte teórica em sala. Quem reclama disso é porque nunca trabalhou numa empresa grande onde se deve apontar resultados positivos e sob pressão o dia inteiro.
Tirar 10 o curso todo não implica não saber argumentar nem não saber liderar equipe. Tá, tem aqueles que tiram 10 em tudo e não prestam pra isso, mesmo assim é provável que um cara desses com o chefe certo vai fazer um **** trabalho, é até normal. Pouco adianta também saber liderar e não saber porra nenhuma de engenharia porque colou em tudo. Pode desenvolver melhor essa última frase e explicar o porque disso?
 
Alguém aqui alem de mim está tendo problemas com ansiedade na hora das provas????

Nossa isso está me prejudicando demais,é a segunda nota ruim que tiro e eu estudei demais para as provas....

Está me dando uma transpiração danada,lapso de memória,tá foda demais :feelbad::feelbad:
 
Não funciona assim passar colando a faculdade inteira achando que tudo hoje tem no Google. Tá aí o futuro desse país --'
E que comparação mais inútil do cara que tira 10 com alguém que não saber argumentar. Mesma coisa comparar você com alguém (que "sabe argumentar") mas que não consegue passar uma prova sem colar.. ou seja ambos nak são qualificados para um cargo de chefia.
 
Não funciona assim passar colando a faculdade inteira achando que tudo hoje tem no Google. Tá aí o futuro desse país --'
E que comparação mais inútil do cara que tira 10 com alguém que não saber argumentar. Mesma coisa comparar você com alguém (que "sabe argumentar") mas que não consegue passar uma prova sem colar.. ou seja ambos nak são qualificados para um cargo de chefia.

Quando eu digo que a internet ta matando a ciência e a criatividade tem amigos meus que dizem que eu to falando bobagem.Mas é com posts como esse que da pra ver um dos motivos da engenharia no brasil ter um baixo nível.Pra que ter uma cabeça voltada pra criatividade e para o sucesso se é mais fácil colar.E a desculpa é que tem tudo no google.Infelizmente isso mata a criatividade,isso mata a engenharia.

plplc disse:
Isso tu fala porque talvez não tenha professor nazista.
Cara isso é desculpa.Se estudar direito tu passa.O que não da é aprender o conteúdo nas coxas e simplesmente ir fazer a prova pensando que vai ter questão igual (ou parecida) com o exercicío.Tudo bem que vai ter questão que tu não vai saber fazer,mas usar a desculpa que o professor é filho da **** para colar é desculpa esfarrapada.
Tem que ver teus métodos de estudo e se for o caso muda-los.No meu caso quando comecei na engenharia não sabia estudar.Estudava só para as provas.As dos primeiros períodos tem um certo padrão.Depois que peguei DP em álgebra é que aprendi a não estudar só por exercícios e sim estudar bem a teoria pra depois tentar fazer os exercícios.Eu não busco mais saber fazer o exercício e sim saber a teoria,depois eu tento os exercícios.Se eu conseguir resolver tudo bem.Senão eu volto e tento fazer vendo a teoria e a idéia necessária para fazê-lo.E faço ele de novo sem olhar nada depois de algum tempo para ver se eu entendi mesmo.

E assim como o Jorno espero que enquanto tu não mudar tua mentalidade tu não passe em álgebra e venha aqui dizer que teu problema é concentração.Teu problema não é concentração,é falta de método e de vergonha na cara para estudar corretamente.
 
Última edição:
Alguém aqui alem de mim está tendo problemas com ansiedade na hora das provas????

Nossa isso está me prejudicando demais,é a segunda nota ruim que tiro e eu estudei demais para as provas....

Está me dando uma transpiração danada,lapso de memória,tá foda demais :feelbad::feelbad:
Posso não saber nada da prova, mas sou o cara mais tranquilo do mundo nessa hora, divago sobre questões filosóficas e etc na hora h! :seferrou:
 
Estou no sétimo semestre de Eng. Civil e se eu falar que os cálculos 1, 2, 3, 4 e 5 (EDO) foram praticamente inúteis até hoje? Acho completamente obsoleto o método de ensino nas nossas Universidades, temos cargas horarias gigantescas(20-25h/semana) dezenas de cadeiras que eu considero inúteis(geralmente as cadeiras iniciais), professores que proíbem uso de calculadoras gráfica e por ai vai. Fora que na parte estrutural tu apenas aprende tudo da forma mais simples e no papel, então quando tu vai trabalhar em uma empresa( fazer estagio) tudo aquilo que tu aprendeu na teoria um software faz o mesmo( exemplo: TQS) e pelo menos na minha não aprendemos a utilizar esse software. O correto de se saber a parte teórica e calculo manual é poder entender aquilo que o SW nos mostra e sermos capazes de tomar decisões a partir disso.
 
Estou no sétimo semestre de Eng. Civil e se eu falar que os cálculos 1, 2, 3, 4 e 5 (EDO) foram praticamente inúteis até hoje? Acho completamente obsoleto o método de ensino nas nossas Universidades, temos cargas horarias gigantescas(20-25h/semana) dezenas de cadeiras que eu considero inúteis(geralmente as cadeiras iniciais), professores que proíbem uso de calculadoras gráfica e por ai vai. Fora que na parte estrutural tu apenas aprende tudo da forma mais simples e no papel, então quando tu vai trabalhar em uma empresa( fazer estagio) tudo aquilo que tu aprendeu na teoria um software faz o mesmo( exemplo: TQS) e pelo menos na minha não aprendemos a utilizar esse software. O correto de se saber a parte teórica e calculo manual é poder entender aquilo que o SW nos mostra e sermos capazes de tomar decisões a partir disso.

Você não é o primeiro de civil que vejo falando isso, na verdade uma boa quantidade de amigos que fizeram Civil me falam isso.

Pessoalmente eu acho que tais matérias devem constar sim da grade, a Engenharia em sí é uma grande iniciação científica, ter uma boa base formada por essas matérias do ciclo básico ajudam a compreender melhor o que se aprende no profissional, em eletrônica precisei de alguns conceitos apresentados nessas matérias de cálculos, álgebras e físicas, mas na boa, nada no nível dessa paranoia toda que é passada por alguns aqui no tópico.
 
Estou no sétimo semestre de Eng. Civil e se eu falar que os cálculos 1, 2, 3, 4 e 5 (EDO) foram praticamente inúteis até hoje? Acho completamente obsoleto o método de ensino nas nossas Universidades, temos cargas horarias gigantescas(20-25h/semana) dezenas de cadeiras que eu considero inúteis(geralmente as cadeiras iniciais), professores que proíbem uso de calculadoras gráfica e por ai vai. Fora que na parte estrutural tu apenas aprende tudo da forma mais simples e no papel, então quando tu vai trabalhar em uma empresa( fazer estagio) tudo aquilo que tu aprendeu na teoria um software faz o mesmo( exemplo: TQS) e pelo menos na minha não aprendemos a utilizar esse software. O correto de se saber a parte teórica e calculo manual é poder entender aquilo que o SW nos mostra e sermos capazes de tomar decisões a partir disso.

Realmente muita coisa do que você vê na universidade nem se quer usa, mas você só sabe o que o Software representa porque ja viu antes os calculos. Se você não tivesse visto, provavelmente nem teria ideia de como aquele software funciona e porque ele faz aquilo.

Mostra pra alguém que nunca viu calculo, pergunta a ele(a) se faz ideia de como ocorre aquilo, provavelmente não vai saber nem por onde começar.

Essas partes de calculo são importante para quem vai seguir a área cientifica, pois precisa de muita teoria e uma boa base de calculo. Porém aqui no Brasil quase ninguém quer ser "cientista" porque não dá dinheiro. Lá fora investem-se Milhões na área cientifica, aqui quase não se tem. Por isso várias descobertas vem de fora e não "daqui".

Os engenheiros daqui procuram mais áreas práticas como construção, gerenciamento de obras, desenvolvimento de projetos, construções urbanas, engenheiro de produção etc. E com isso não se vê muito a utilidade do conteúdo de algumas disciplinas nas universidades, mas elas tem sua importância sim.
 
Tirei 92 na minha primeira nota de Calculo 3(Sequências e Séries):fuckyeah: Aguardando ansiosamente minhas notas de EDO e Fenotram que acho que não fui bem:vish:
Segunda tenho prova de Estrutura de Dados e quinta tem POO, sendo que daqui 1 semana eu tenho que entregar uma lista de Fisica 3 com 30 excs.
Tá divertidão esse semestre:melior:
E segunda vai ter uma palestra de um ex aluno sobre carreira e mercado de trabalho:challenge:, espero que ajuda dar um ânimo, porque como eu já disse esse semestre tá feia a coisa, não tem uma matéria de boa:feelbad:,tirando uma do núcleo de humanas:haha:
Mas o que eu acho que vou me foder mesmo é Física 3, essa coisa deve ter sido trazida a terra pelo diabo:damn:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo