• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Engenharia [TÓPICO OFICIAL]

Espera até ver fisica 4 . Você vai entender porque Einstein era doidão daquele jeito :bwahaha::bwahaha:
Me livrei desta bomba, é opcional pro meu curso:seferrou:
 
Você não é o primeiro de civil que vejo falando isso, na verdade uma boa quantidade de amigos que fizeram Civil me falam isso.

Pessoalmente eu acho que tais matérias devem constar sim da grade, a Engenharia em sí é uma grande iniciação científica, ter uma boa base formada por essas matérias do ciclo básico ajudam a compreender melhor o que se aprende no profissional, em eletrônica precisei de alguns conceitos apresentados nessas matérias de cálculos, álgebras e físicas, mas na boa, nada no nível dessa paranoia toda que é passada por alguns aqui no tópico.
Mas tipo no começo tive matérias como: Ecologia, Geologia, Física Experimental II e III que fogem totalmente da área, física experimental eu apenas vi experimentos como MRU, queda livre, resistores e capacitores, geologia aprendi tudo sobre vulcões e idade da terra( why? :hmm:)... Não é ter pensamento infantil ou radical, mas tenho muitos professores que chegam na aula e apenas leem os slides, fora cadeiras que pelo nome tu acredita que tem ligações com o curso mas dai o professor é formado em outra área e fez especialização em eng. e fica apto a poder ministrar uma cadeira que na área ele n conhece nada( acontece muito em faculdade federal).
Outra coisa é que aqui aprendemos todas as áreas, porem um pouco de cada nesses 5 anos, logo quem pensa em seguir carreira profissional é praticamente obrigado a fazer alguma especialização. Lugares como Portugal tu se forma em 3 anos em licenciatura após tu faz mestrado( 2 anos) e praticamente sai com uma base boa.
 
Última edição:
Pessoal acompanhei o topico e encontrei varias pessoas que largaram engenharia . Eu estou no 4 período de Engenharia da Computação , mas ainda faço Calculo I e Geometria Analítica e Calculo Vetorial e espero passar neste semestre. Gosto da área de computação , mas não sou bom em programação , mesmo não ter repetido tenho muita dificuldade , ate o momento na grade não encontrei uma matéria que me anime . Sei bastante de computação, estou ligado 24 horas por dias nas noticias , e sou um dos que mais sabe sobre hardware , só que na pratica não sou bom em programação ou em circuitos que tentei de verdade ,mas não consigo gostar.

Estou pensando em largar o curso de EGCOMP e ir para área de Geologia , que seria bem o oposto mas que no ensino médio e fundamental foi esta área que sempre tive muita facilidade , o que me prende e futuramente me arrepender amargamente de não ter ficado em computação . Não durmo e não como direito só penso nisto .

Alguma dica ?
 
Última edição:
Pessoal acompanhei o topico e encontrei varias pessoas que largaram engenharia . Eu estou no 4 período de Engenharia da Computação , mas ainda faço Calculo I e Geometria Analítica e Calculo Vetorial e espero passar neste semestre. Gosto da área de computação , mas não sou bom em programação , mesmo não ter repetido tenho muita dificuldade , ate o momento na grade não encontrei uma matéria que me anime . Sei bastante de computação, estou ligado 24 horas por dias nas noticias , e sou um dos que mais sabe sobre hardware , só que na pratica não sou bom em programação ou em circuitos que tentei de verdade ,mas não consigo gostar.

Estou pensando em largar o curso de EGCOMP e ir para área de Geologia , que seria bem o oposto mas que no ensino médio e fundamental foi esta área que sempre tive muita facilidade , o que me prende e futuramente me arrepender amargamente de não ter ficado em computação . Não durmo e não como direito só penso nisto .

Alguma dica ?

Tu nunca pensou em fazer tipo um teste vocacional? não é só contigo que aconteceu de entrar na faculdade pensando que iria aprender X coisas e na pratica aconteceu totalmente diferente sabe... Eu mesmo curto muito computador e tal, mas não é algo que eu me veria feliz trabalhando com isso :X
Acho que tu deveria pensar muito bem de que tu gosta antes de entrar em outro curso e começar tudo de novo...
 
Pessoal acompanhei o topico e encontrei varias pessoas que largaram engenharia . Eu estou no 4 período de Engenharia da Computação , mas ainda faço Calculo I e Geometria Analítica e Calculo Vetorial e espero passar neste semestre. Gosto da área de computação , mas não sou bom em programação , mesmo não ter repetido tenho muita dificuldade , ate o momento na grade não encontrei uma matéria que me anime . Sei bastante de computação, estou ligado 24 horas por dias nas noticias , e sou um dos que mais sabe sobre hardware , só que na pratica não sou bom em programação ou em circuitos que tentei de verdade ,mas não consigo gostar.

Estou pensando em largar o curso de EGCOMP e ir para área de Geologia , que seria bem o oposto mas que no ensino médio e fundamental foi esta área que sempre tive muita facilidade , o que me prende e futuramente me arrepender amargamente de não ter ficado em computação . Não durmo e não como direito só penso nisto .

Alguma dica ?

Estou em uma situação semelhante a sua amigo. Também faço engenharia da computação, mas não sou muito fã de programação, dentre outras coisas e decidi mudar de curso.

A ideia é mudar agora no meio do ano, e sugiro o mesmo para você.
Pense bem e se realmente Computação não for sua área mude, não perca tempo. Pesquise outros cursos, busque mais informações sobre Geologia, e se for isso mesmo, não tenha medo de arriscar.
 
Tu nunca pensou em fazer tipo um teste vocacional? não é só contigo que aconteceu de entrar na faculdade pensando que iria aprender X coisas e na pratica aconteceu totalmente diferente sabe... Eu mesmo curto muito computador e tal, mas não é algo que eu me veria feliz trabalhando com isso :X
Acho que tu deveria pensar muito bem de que tu gosta antes de entrar em outro curso e começar tudo de novo...

Irei realizar este teste , o bom que terminando algumas matérias agora consigo cortar bastante assim não perco muito . Obrigado

Estou em uma situação semelhante a sua amigo. Também faço engenharia da computação, mas não sou muito fã de programação, dentre outras coisas e decidi mudar de curso.

A ideia é mudar agora no meio do ano, e sugiro o mesmo para você.
Pense bem e se realmente Computação não for sua área mude, não perca tempo. Pesquise outros cursos, busque mais informações sobre Geologia, e se for isso mesmo, não tenha medo de arriscar.

A sim que interessante,e qual foi a sua escolha ? Ja estava com essa ideia de mudar no meio do ano .
 
Desabafo sobre ciclo básico:
Calculo 1 e Calculo 2 achei fácil. 3 e 4 é do capeta. Uma pena a grade da engenharia ser tão desatualizada com o mercado de trabalho. Só o Calculo 1 é importante. O resto que eu aprendi nunca usei para nada. Físicas então nem se fala desperdício de tempo. Calculo numérico inútil. Unica matéria importante do básico é calculo 1, mecânica e álgebra.
6º período aqui Civil na melhor do Brasil.
 
Irei realizar este teste , o bom que terminando algumas matérias agora consigo cortar bastante assim não perco muito . Obrigado



A sim que interessante,e qual foi a sua escolha ? Ja estava com essa ideia de mudar no meio do ano .

Engenharia civil. Atualmente estou trabalhando mais ou menos nessa área de construção civil e achei bem interessante, além do que aproveita muitas matérias de eng. da computação.
 
Po galere, to no 6º periodo de elétrica e comecei a estagiar, ta tomando um tempo danado. Se não me engano é o período de maior carga horária.
Ultimamente tenho me sentido mó desestimulado, fico pensando se todo esse esforço vai trazer resultados no futuro ($$, estabilidade, alta qualidade de vida). Passar fome sei que não vou, mas fico receoso de não viver tão bem quanto gostaria e não ter as coisas que eu quero. Não sou nenhum megalomaníaco mas gostaria de poder comprar um apartamento legal, uma tv bacana, um carro maneiro e etc. Mais alguem com essa preocupação?
 
Alguém ai me recomenda algum livro de cálculo numérico com questões bem elaboradas em que se tem que fazer bastante interpretação? Os que encontro os exercícios é praticamente só aplicação de método, o problema é que com meu professor tem bastante interpretação. Prova do período passado do cara falaram que caiu até questão de Lei de Kirchhoff em que se resolvia com sistema linear, nunca vi nada parecido com isso. To com a sensação que ele cria todas as questões sem se basear em nada então acaba não tendo como se preparar direito pras provas dele.
 
PQP Tô me ferrando em Engenharia de métodos e processos (eng. de produção)

Primeira nota: 3,8
segunda nota: 3,4
mais um monte de trabalho que ele não dá nota e que caprichei pra *******.


Tá foda! professor é renento demais :haha: Já estou fazendo 3 matérias pra ficar mais leve, ainda tomo uma ré dessa mesmo estudando pra cacete. :feelbad:
 
Não sei se já comentaram, mas o principal fator de desistência em Engenharia, é a falta de conhecimento de matemática básica.
Na minha turma, não sabiam fazer conta com fração, não sabiam bhaskara, não faziam ideia do que era uma função, um gráfico, tudo coisa de colégio mesmo.
Aonde estudo, na Anhanguera de Joinville, um professor conseguiu junto a direção, abrir turmas de matemática básica 1 mês antes do inicio de novas turmas de engenharia, e fará este curso obrigatório. Achei a iniciativa excelente.

Outro ponto é: Ou você "vive" bem socialmente, sai, etc.. ou você quer se formar para engenharia. Não tem como conciliar vida social com estudo em Engenharia. Se acha dificil abrir mão de coisas, no meu ponto de vista, supérfluas, então Engenharia não é para você.
Esquece sair final de semana, esquece viajar, esquece lazer.




Po galere, to no 6º periodo de elétrica e comecei a estagiar, ta tomando um tempo danado. Se não me engano é o período de maior carga horária.
Ultimamente tenho me sentido mó desestimulado, fico pensando se todo esse esforço vai trazer resultados no futuro ($$, estabilidade, alta qualidade de vida). Passar fome sei que não vou, mas fico receoso de não viver tão bem quanto gostaria e não ter as coisas que eu quero. Não sou nenhum megalomaníaco mas gostaria de poder comprar um apartamento legal, uma tv bacana, um carro maneiro e etc. Mais alguem com essa preocupação?


A sua faculdade não fez um teste pessoal contigo no começo das aulas? Aqui eu precisei fazer todo um Projeto e Vida, tive mais de 10 horas de aula apenas para me ajudar a planejar minhas metas, meus objetivos e entender o porquê de eu estar querendo isso para minha vida. Você pode fazer isso ainda.
Eu sei o que quero e entendo o porquê de eu estar querendo isso. Atualmente curso Engenharia de Produção, e o que mais me estimulou a escolher este curso é o fato de eu trabalhar em PCP/Planejamento.

Reflita quando possível sobre o que é "viver bem" para você. Comprar um imóvel, qualquer eletricista ou padeiro compram. Uma TV, um carro etc, tudo isso. Qualquer pessoa no Brasil compra essas coisas.
Para mim, viver bem é ter saúde, é poder estar perto de quem amo e gosto e não estar em um ambiente de trabalho aonde eu seja humilhado ou sujeito a situações ruins. Em momento algum penso no salário, porque eu já ganhei muito dinheiro e em paralelo a isso, eu não "vivia".
Estou cursando Engenharia por um motivo também: Gosto de aprender qualquer coisa. Adoro aprender, porque não gosto de ser leigo em determinados assuntos. Tenho gosto pelo aprendizado e me dá muita alegria poder conversar sobre determinados assuntos e estar seguro sobre o que estou falando.

Por fim, meu objetivo é justamente trabalhar menos, trabalhar mais tranquilo sem dor de cabeça ou esforço físico demasiado. Isso me proporcionará qualidade de vida, além da saúde que almejo e tempo para estar com quem amo.
 
Não sei se já comentaram, mas o principal fator de desistência em Engenharia, é a falta de conhecimento de matemática básica.
Na minha turma, não sabiam fazer conta com fração, não sabiam bhaskara, não faziam ideia do que era uma função, um gráfico, tudo coisa de colégio mesmo.
Aonde estudo, na Anhanguera de Joinville, um professor conseguiu junto a direção, abrir turmas de matemática básica 1 mês antes do inicio de novas turmas de engenharia, e fará este curso obrigatório. Achei a iniciativa excelente.

Outro ponto é: Ou você "vive" bem socialmente, sai, etc.. ou você quer se formar para engenharia. Não tem como conciliar vida social com estudo em Engenharia. Se acha dificil abrir mão de coisas, no meu ponto de vista, supérfluas, então Engenharia não é para você.
Esquece sair final de semana, esquece viajar, esquece lazer.








A sua faculdade não fez um teste pessoal contigo no começo das aulas? Aqui eu precisei fazer todo um Projeto e Vida, tive mais de 10 horas de aula apenas para me ajudar a planejar minhas metas, meus objetivos e entender o porquê de eu estar querendo isso para minha vida. Você pode fazer isso ainda.
Eu sei o que quero e entendo o porquê de eu estar querendo isso. Atualmente curso Engenharia de Produção, e o que mais me estimulou a escolher este curso é o fato de eu trabalhar em PCP/Planejamento.

Reflita quando possível sobre o que é "viver bem" para você. Comprar um imóvel, qualquer eletricista ou padeiro compram. Uma TV, um carro etc, tudo isso. Qualquer pessoa no Brasil compra essas coisas.
Para mim, viver bem é ter saúde, é poder estar perto de quem amo e gosto e não estar em um ambiente de trabalho aonde eu seja humilhado ou sujeito a situações ruins. Em momento algum penso no salário, porque eu já ganhei muito dinheiro e em paralelo a isso, eu não "vivia".
Estou cursando Engenharia por um motivo também: Gosto de aprender qualquer coisa. Adoro aprender, porque não gosto de ser leigo em determinados assuntos. Tenho gosto pelo aprendizado e me dá muita alegria poder conversar sobre determinados assuntos e estar seguro sobre o que estou falando.

Por fim, meu objetivo é justamente trabalhar menos, trabalhar mais tranquilo sem dor de cabeça ou esforço físico demasiado. Isso me proporcionará qualidade de vida, além da saúde que almejo e tempo para estar com quem amo.

Caramba, ai também pegou pesado "Ou você "vive" bem socialmente, sai, etc.. ou você quer se formar para engenharia".

Nem todas as engenharias são tão puxadas, a engenharia ambiental, agronômica e de produção é mamão com açúcar.

Essa dos estudantes não saberem matemática de ensino médio no curso de engenharia só acontece nas faculdades particulares...

A galera podia fazer um ranking de nível de dificuldade de cada curso de engenharia, tipo:
1º Aeronáutica
2º Mecatrônica
3º Computação
4º Elétrica
5º Mecânica
6º Civil
.
.
.
 
Caramba, ai também pegou pesado "Ou você "vive" bem socialmente, sai, etc.. ou você quer se formar para engenharia".

Nem todas as engenharias são tão puxadas, a engenharia ambiental, agronômica e de produção é mamão com açúcar.

Essa dos estudantes não saberem matemática de ensino médio no curso de engenharia só acontece nas faculdades particulares...

A galera podia fazer um ranking de nível de dificuldade de cada curso de engenharia, tipo:
1º Aeronáutica
2º Mecatrônica
3º Computação
4º Elétrica
5º Mecânica
6º Civil
.
.
.


Mas pensa comigo, trabalho: 07:30am até 17:30pm. Aula: 19:00pm até 22:40pm. Fim de semana = estudar para prova e fazer deveres/trabalhos. Não sobra tempo mesmo.
Engenharia Aeronáutica antigamente eu achava que só tinha no ITA.
Não sei opinar na mais difícil, mas sempre ouço falarem que a Civil tem cálculos mais complexos do que a Elétrica, por exemplo.
 
Mas pensa comigo, trabalho: 07:30am até 17:30pm. Aula: 19:00pm até 22:40pm. Fim de semana = estudar para prova e fazer deveres/trabalhos. Não sobra tempo mesmo.
Engenharia Aeronáutica antigamente eu achava que só tinha no ITA.
Não sei opinar na mais difícil, mas sempre ouço falarem que a Civil tem cálculos mais complexos do que a Elétrica, por exemplo.

Foi só uma opinião pessoal minha, com base em conversas entre os próprios amigos estudantes de engenharia e com alguns professores. Não quer dizer ser uma verdade.

Digo Elétrica como mais difícil que a civil, pois se vc tirar a média em geral de tempo para se graduar no curso de elétrica é um pouco maior que na civil, além de número maior de desistência no curso. Isso em faculdades públicas.
 
Ajudem aqui.Estou com uma duvida que ta me corroendo por dentro.

Já faço engenharia elétrica.Até ano passado estava querendo trocar pra mecânica (ainda quero um pouco na verdade).Consegui a transferência para o segundo semestre.Porém, a cada dia que passa estou pesando em não transferir pra mecânica com medo de me arrepender de deixar elétrica.

Alguém já sentiu algo parecido e pode ajudar?

Sério.Tô ficando desesperado.É um misto de vontade de largar elétrica e continuar ao mesmo tempo.
 
PQP Tô me ferrando em Engenharia de métodos e processos (eng. de produção)

Primeira nota: 3,8
segunda nota: 3,4
mais um monte de trabalho que ele não dá nota e que caprichei pra *******.


Tá foda! professor é renento demais :haha: Já estou fazendo 3 matérias pra ficar mais leve, ainda tomo uma ré dessa mesmo estudando pra cacete. :feelbad:
Fui pra prova final nessa matéria por 0,5pt, mas passei tranquilamente. Qual as dificuldades nessa matéria? Tendo bastante atenção pra não errar detalhes e se perder todo, até que não é difícil. Foi uma das matérias que mais gostei até agora, aprendi bastante de algo bem útil.

Caramba, ai também pegou pesado "Ou você "vive" bem socialmente, sai, etc.. ou você quer se formar para engenharia".

Nem todas as engenharias são tão puxadas, a engenharia ambiental, agronômica e de produção é mamão com açúcar.

Essa dos estudantes não saberem matemática de ensino médio no curso de engenharia só acontece nas faculdades particulares...

A galera podia fazer um ranking de nível de dificuldade de cada curso de engenharia, tipo:
1º Aeronáutica
2º Mecatrônica
3º Computação
4º Elétrica
5º Mecânica
6º Civil
.
.
.
Só rebaixaria Eng. de computação aí, colocava abaixo de civil!
 
Ajudem aqui.Estou com uma duvida que ta me corroendo por dentro.

Já faço engenharia elétrica.Até ano passado estava querendo trocar pra mecânica (ainda quero um pouco na verdade).Consegui a transferência para o segundo semestre.Porém, a cada dia que passa estou pesando em não transferir pra mecânica com medo de me arrepender de deixar elétrica.

Alguém já sentiu algo parecido e pode ajudar?

Sério.Tô ficando desesperado.É um misto de vontade de largar elétrica e continuar ao mesmo tempo.

Faça as duas. Conclua a elétrica, depois faça a mecânica. O que te impede em concluir uma e depois cursar a outra? Veja bem, estou perguntando no intuito em estimular você a fazer ambas!

Edit: Eu penso em fazer Pós em outra especialidade, mas a Pós não aprofunda tanto os assuntos abordados.
 
Fazer IC, vocês são contra ou favor desta ideia? e por que?:hmm:
 
Haz disse:
Fazer IC, vocês são contra ou favor desta ideia? e por que?:hmm:

Se você estiver nos primeiros semestres do curso acho valido.Se tiver interesse na carreira acadêmica também.Agora se estiver mais pro final do curso e quiser ir pro mercado acho melhor tentar um estágio.

Uma dica de ouro:Não faça uma IC somente por fazer.Tenha pelo menos um interesse pela área que tu vai pesquisar,pois diferente de algumas matérias que se você não gostar pode levar nas coxas,na IC se tu não fizer um trabalho razoável tu fica queimado na comunidade acadêmica.



On-topic:

Alguém aí cursa ou cursou mecânica pra dar um depoimento do cursos.Estou em uma duvida cruel entre deixar elétrica e ir pra mecânica,mas estou com medo de me arrepender.

Vlw
 
Outro ponto é: Ou você "vive" bem socialmente, sai, etc.. ou você quer se formar para engenharia. Não tem como conciliar vida social com estudo em Engenharia. Se acha dificil abrir mão de coisas, no meu ponto de vista, supérfluas, então Engenharia não é para você.
Esquece sair final de semana, esquece viajar, esquece lazer.
Se a única coisa que você faz é faculdade acho que é mais questão de aprender a estudar de forma eficiente. Eu estudando por conta própria geralmente aprendo mais rápido do que pela aula da maioria dos professores, então sento no fundo da sala só pra não levar falta e fico estudando, se for o caso com você da pra economizar bastante tempo assim. Cálculo 2 por exemplo consegui fechar a matéria 1 mês e meio antes do professor só estudando nas aulas dele. Também costumo a ficar fazendo exercícios de física, cálculo ou cálculo numérico enquanto assisto série/anime/stream. Ao menos por enquanto (2º período de mecânica na UERJ), é até que raro sentir necessidade de estudar fim de semana e to conseguindo manter as notas acima de 8.

Fazer IC, vocês são contra ou favor desta ideia? e por que?:hmm:
Faço e to curtindo. Dependendo do que for deve ajudar bastante pro TCC, fora a bolsa. Será que IC e ser bolsista chega a ter algum peso no currículo?

Se você estiver nos primeiros semestres do curso acho valido.Se tiver interesse na carreira acadêmica também.Agora se estiver mais pro final do curso e quiser ir pro mercado acho melhor tentar um estágio.

Uma dica de ouro:Não faça uma IC somente por fazer.Tenha pelo menos um interesse pela área que tu vai pesquisar,pois diferente de algumas matérias que se você não gostar pode levar nas coxas,na IC se tu não fizer um trabalho razoável tu fica queimado na comunidade acadêmica.



On-topic:

Alguém aí cursa ou cursou mecânica pra dar um depoimento do cursos.Estou em uma duvida cruel entre deixar elétrica e ir pra mecânica,mas estou com medo de me arrepender.

Vlw
Mas porque exatamente você ficaria marcado caso tiver desempenho ruim e/ou desistir do IC? Talvez com o professor, mas não entendi porque iria além disso.
To em mecânica e pensando em ir pra elétrica :haha:. Isso é algo muito individual
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo