Vestibulares - [ TÓPICO DEDICADO ] =)

É verídico aquele fato de que fazer muitos exercícios > estudar muita teoria?
Mas não adianta fazer muitos excs se vc não entende a matéria:haha:
Mas pelo menos pra mim, prefiro aprender fazendo que ficar lendo sobre.
 
Mas não adianta fazer muitos excs se vc não entende a matéria:haha:
Mas pelo menos pra mim, prefiro aprender fazendo que ficar lendo sobre.
Quando estava me preparando para o vestibular, eu estudava a teoria(cursinho) e fazia simulados por conta própria, as vezes nem entendia a matéria dos exercícios mas tentava entendera lógica.
Deu certo...ahsuhuashasu
 
Sou novato no tópico, esse ano concluo meu E.M, rsrs... E pretendo prestar vestibular de preferência na UPM (Universidade Presbiteriana Mackenzie), dizem ser muito difícil porém amo o que quero, que é a Engenharia Química. (Sempre quis, ai depois decidi Medicina... porém voltei atrás).

Atualmente estudo pensando no vestibular Mackenzie pelas apostilas de Bernoulli (são 6 volumes + Atualidades + Resumos), e consequentemente também estou estudando para as provas do colégio e pro ENEM também, to achando uma delícia essa vida de pré universitário.
 
Umas dicas gerais que dou para quem está estudando pro vestibular é se organizar e o mais importante.... Ser realista em relação ao seu tempo de estudo.

Não adianta ficar querendo estudar 4 ou 5h dia por conta própria se naturalmente você nunca teve esse hábito, comece devagar, tipo 1 ou 2h no máximo. A pior coisa que pode acontecer é os estudos se tornarem um fardo para você, pois ai você não absorve nada do que você está estudando.

E use a tecnologia sempre que possível tanto na organização quanto nos estudos em si, tipo o Google Agenda pra organizar sua agenda de estudos, Evernote ou Onenote para fazer anotações rápidas, armazenar e categorizar informações relevantes sobre as matérias, leituras e etc.
 
Umas dicas gerais que dou para quem está estudando pro vestibular é se organizar e o mais importante.... Ser realista em relação ao seu tempo de estudo.

Não adianta ficar querendo estudar 4 ou 5h dia por conta própria se naturalmente você nunca teve esse hábito, comece devagar, tipo 1 ou 2h no máximo. A pior coisa que pode acontecer é os estudos se tornarem um fardo para você, pois ai você não absorve nada do que você está estudando.

E use a tecnologia sempre que possível tanto na organização quanto nos estudos em si, tipo o Google Agenda pra organizar sua agenda de estudos, Evernote ou Onenote para fazer anotações rápidas, armazenar e categorizar informações relevantes sobre as matérias, leituras e etc.

Eu me organizei (meus horários de estudo) creio que muito bem, coloquei os papéis dos horários na parede do meu quarto... Eu estou gostando.
 
Qual é o melhor curso Pré-Vestibular para Medicina no Rio de Janeiro?
 
Sou do Rj, o Elite tem um material didático razoável, tanto em nível de exercícios quanto no conteúdo, eu particularmente não gostei, o foco dos caras é Pré-Militar, nisso eles realmente são bons.
Você é quem faz a escola, mas caso queira a lista das melhores...Eu diria..Aaz, Ph, Qi.
 
A concorrência do Direito tá subindo absurdamente! Dos 80 alunos do cursinho 60 querem direito. Influência do Moro? Estabilidade dos concursos? Que será?
 
A concorrência do Direito tá subindo absurdamente! Dos 80 alunos do cursinho 60 querem direito. Influência do Moro? Estabilidade dos concursos? Que será?

Concursos, com certeza.
 
Umas dicas gerais que dou para quem está estudando pro vestibular é se organizar e o mais importante.... Ser realista em relação ao seu tempo de estudo.

Não adianta ficar querendo estudar 4 ou 5h dia por conta própria se naturalmente você nunca teve esse hábito, comece devagar, tipo 1 ou 2h no máximo. A pior coisa que pode acontecer é os estudos se tornarem um fardo para você, pois ai você não absorve nada do que você está estudando.

E use a tecnologia sempre que possível tanto na organização quanto nos estudos em si, tipo o Google Agenda pra organizar sua agenda de estudos, Evernote ou Onenote para fazer anotações rápidas, armazenar e categorizar informações relevantes sobre as matérias, leituras e etc.

Usar o Google Agenda para organização? Olha amigo, NA MINHA VISÃO, acho isso meio que um paradoxo, porque assim você está desestimulando a sua memória natural e apelando para virtual. E uma pessoa que não confia na sua memória natural infelizmente... está ferrada. Principalmente nos estudos.

Não sei se você e os demais conhecem, mas dá uma lida no livro do Renato Alves... o cara é um fera, este livro e as técnicas dele me ajudou extremamente.
 
E galera, fiz o vestibular do meio do ano e não passei pra economia na unb, mas passei para outros cursos, a pergunta é, da pra conciliar uma faculdade e os estudos para o enem e ainda sim ter resultado satisfatório em ambos?
 
E galera, fiz o vestibular do meio do ano e não passei pra economia na unb, mas passei para outros cursos, a pergunta é, da pra conciliar uma faculdade e os estudos para o enem e ainda sim ter resultado satisfatório em ambos?

Óbvio que sim. A depender dos conteúdo que serão cobrados em ambos, total satisfação.
Pois se você estuda sobre, ex., Hidrostática para prova no colégio, você também estará apto para qualquer prova seja de vestibular ou não sobre determinado assunto. Desde que aprenda e pratique com exercícios para forçar a fixação do conteúdo.
 
Óbvio que sim. A depender dos conteúdo que serão cobrados em ambos, total satisfação.
Pois se você estuda sobre, ex., Hidrostática para prova no colégio, você também estará apto para qualquer prova seja de vestibular ou não sobre determinado assunto. Desde que aprenda e pratique com exercícios para forçar a fixação do conteúdo.
Fui ver aq e eu tenho apenas 2 matérias obrigatórias esse semestre, calculo 1 e introdução a ciencia da computação, to pensando em pegar química geral também, e fechar com essas 3 matérias o primeiro semestre... acho que ia dar pra estudar tranquilo para o enem
 
Passei pela segunda chamada na UTFPR em egn. eletrônica.
Ei amigo, tu passou UTFPR pelo SISU? qual foi tua pontuação? to estudando aqui pra tentar eng. mec UTFPR gostaria de ter uma ideia, grato!
 
Ei amigo, tu passou UTFPR pelo SISU? qual foi tua pontuação? to estudando aqui pra tentar eng. mec UTFPR gostaria de ter uma ideia, grato!
Sim, a UTFPR é só pelo SISU, eu passei na segunda chamada com 675, no campus Toledo.
 
Seguinte galera, to terminando de resolver o volume 1 do livro de física do Ramalho (Os Fundamentos da Física) e estou pensando em adquirir um livro pra estudar a parte de Termologia, Ótica e Ondulatória...
Eu sinceramente achei magnifico esse primeiro volume, aprendi coisa demais, alem do livro ele ter me dado um excelente base dos mais diversos exercícios de vestibular. Acontece que me recomendaram também o livro "Tópicos de Física" (inclusive um dos meus professores), e agora não sei ao certo em qual deles eu vou...(Volume 2 Ramalho ou Tópicos)
O que o senhores sugerem?
 
Seguinte galera, to terminando de resolver o volume 1 do livro de física do Ramalho (Os Fundamentos da Física) e estou pensando em adquirir um livro pra estudar a parte de Termologia, Ótica e Ondulatória...
Eu sinceramente achei magnifico esse primeiro volume, aprendi coisa demais, alem do livro ele ter me dado um excelente base dos mais diversos exercícios de vestibular. Acontece que me recomendaram também o livro "Tópicos de Física" (inclusive um dos meus professores), e agora não sei ao certo em qual deles eu vou...(Volume 2 Ramalho ou Tópicos)
O que o senhores sugerem?

Está estudando para o vestibular ou para faculdade de engenharia\física?
 
Está estudando para o vestibular ou para faculdade de engenharia\física?

Vestibular. Um colega meu hoje falou que o livro "Tópicos" é frequentemente usado por alunos que estudam para o ITA e IME, porem, aparentemente é necessário já ter uma certa base teórica sobre os assuntos que são tratados nele para total proveito do mesmo...Confirma?
 
Vestibular. Um colega meu hoje falou que o livro "Tópicos" é frequentemente usado por alunos que estudam para o ITA e IME, porem, aparentemente é necessário já ter uma certa base teórica sobre os assuntos que são tratados nele para total proveito do mesmo...Confirma?
Sim, é necessário uma boa base para poder aproveitar melhor. Digo isso porque já cursei física e lá estudávamos por esses livros.

Vai tentar entrar no ITA\IME?
 
Sim, é necessário uma boa base para poder aproveitar melhor. Digo isso porque já cursei física e lá estudávamos por esses livros.

Vai tentar entrar no ITA\IME?

Vou não, é que estou querendo assimilar o máximo possível de conteúdo de física até final do ano, e como aprendo bem mais lendo e fazendo os exercícios dos livros, estou a procura do melhor...
Acho que vou no volume 2 do Ramalho mesmo, vlw pela resposta :joia:
 
Seguinte galera, to terminando de resolver o volume 1 do livro de física do Ramalho (Os Fundamentos da Física) e estou pensando em adquirir um livro pra estudar a parte de Termologia, Ótica e Ondulatória...
Eu sinceramente achei magnifico esse primeiro volume, aprendi coisa demais, alem do livro ele ter me dado um excelente base dos mais diversos exercícios de vestibular. Acontece que me recomendaram também o livro "Tópicos de Física" (inclusive um dos meus professores), e agora não sei ao certo em qual deles eu vou...(Volume 2 Ramalho ou Tópicos)
O que o senhores sugerem?

Lhe recomendo um livro que sempre usei durante meu ensino médio, aliás ainda uso... pois estou no 3º ano E.M.
É o livro "Vereda Digital" do professor Fabrício lá do RS. Apesar do nome, é livro físico... está na faixa dos R$ 219,00 reais, lá no site oficial dele. Eu recomendo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo