• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Vestibulares - [ TÓPICO DEDICADO ] =)

Mas não adianta fazer muitos excs se vc não entende a matéria:haha:
Mas pelo menos pra mim, prefiro aprender fazendo que ficar lendo sobre.
Pra exatas e língua estrangeira, você deve fazer quantos exercícios puder.

História, geografia, biologia, você deve ler e depois enfiar a cara nos exercícios sem dó nem piedade.

Redação, só redigindo.
 
Pra exatas e língua estrangeira, você deve fazer quantos exercícios puder.

História, geografia, biologia, você deve ler e depois enfiar a cara nos exercícios sem dó nem piedade.

Redação, só redigindo.
Complicado de redação é que vc precisa de alguém pra corrigir sua redação, é dificil enxergar os próprios erros.
 
Eu fiz aquilo que em Goiás se chama de "específica", um curso de redação com o melhor professor da cidade.

Uma boa especifica realmente ajuda muito na redação...
Fiz uma esse semestre e aprendi estratégias argumentativas bem interessantes para se colocar no texto
Meu grande problema é visão de mundo...É complicado você dar conta de argumentar bem sobre os mais diversos temas existentes
Acho que na hora do vestibular envolve um pouco de sorte também em você pegar um tema que você já tem conhecimento
 
Eu fiz aquilo que em Goiás se chama de "específica", um curso de redação com o melhor professor da cidade.
Minha escola queria contratar um professor pra falar sobre temas de redação uma vez por semana no horário da tarde, mas por causa de preguiça a maior parte da sala acabou não aceitando.
Dinheiro que não era pq ia ser uns 20 reais por mês durante 5 meses:cereal:
 
Minha escola queria contratar um professor pra falar sobre temas de redação uma vez por semana no horário da tarde, mas por causa de preguiça a maior parte da sala acabou não aceitando.
Dinheiro que não era pq ia ser uns 20 reais por mês durante 5 meses:cereal:
Não se preocupe. Estes alunos receberão bolsa estágio, bolsa permanência do governo federal, bolsa restaurante universitário, bolsa ônibus, internet grátis, luz grátis, bolsa congresso, intercâmbio para rodar o planeta terra inteiro, tudo isso com carga horária de meio período e com turnos sem aulas algumas vezes na semana. E você aí estudando.
 
Não se preocupe. Estes alunos receberão bolsa estágio, bolsa permanência do governo federal, bolsa restaurante universitário, bolsa ônibus, internet grátis, luz grátis, bolsa congresso, intercâmbio para rodar o planeta terra inteiro, tudo isso com carga horária de meio período e com turnos sem aulas algumas vezes na semana. E você aí estudando.
eu já estou na faculdade, felizmente.
Mas tive que me virar completamente sozinho:melior:
 
É possível passar para Medicina na federal só estudando por cursinhos onlines como o Descomplica? esse é o melhor mesmo? E do estratégia, alguém sabe dizer se é bom? sei que são bons para concurso, mas começaram a pouco tempo com Enem
 
É possível passar para Medicina na federal só estudando por cursinhos onlines como o Descomplica? esse é o melhor mesmo? E do estratégia, alguém sabe dizer se é bom? sei que são bons para concurso, mas começaram a pouco tempo com Enem
Se você já tem uma base, sabe a 'ordem cronológica' dos assuntos, eu diria que é até melhor que os presenciais.
Agora, se está começando do 0 depois de muito tempo, é melhor partir pra um presencial.
 
É possível passar para Medicina na federal só estudando por cursinhos onlines como o Descomplica? esse é o melhor mesmo? E do estratégia, alguém sabe dizer se é bom? sei que são bons para concurso, mas começaram a pouco tempo com Enem

Descomplica é terrível, Stoodi, Epercurso, VestCursos são muito melhores no quesito conteúdo.

Aconselho a comprar apostilas de cursinho usadas na OLX, pois caso faltem informações ela te ajuda como base.


Mas eu acredito ser possível, meu amigo estudou assim e passou em Engenharia Elétrica na UFPR.
 
E o que vcs me dizem de fazer medicina fora do Brasil? compensa? particular no Brasil é impossível para min, só se for federal. Já sou formado em ciência da computação e concursado, mas considero o salário muito baixo para sustentar uma família, sem falar que só estou trabalhando com sistemas web, algo que nunca foi minha área preferida, gostava de alguns desafios na faculdade, hoje só considero o serviço trabalhoso e até
"chato", e também pq acredito que a área não é valorizada. Tenho 27 anos e tem um bom tempo que parei de estudar essas matérias do vestibular (parei em 2008 quando passei no vestibular). Sempre tive interesse por medicina, acho que precisaria de pelo menos 1 ou 2 anos de estudo integral, largando o emprego, para ter um chance real de passar em medicina em uma federal. Agora que os estudantes das universidades brasileiras também vão ter que fazer uma prova quando terminar o curso, será que o revalida vai ficar mais fácil? Alguém aqui faz medicina fora ou conheça alguém que fez/faz? O que vcs tem a dizer sobre isso?
 
E o que vcs me dizem de fazer medicina fora do Brasil? compensa? particular no Brasil é impossível para min, só se for federal. Já sou formado em ciência da computação e concursado, mas considero o salário muito baixo para sustentar uma família, sem falar que só estou trabalhando com sistemas web, algo que nunca foi minha área preferida, gostava de alguns desafios na faculdade, hoje só considero o serviço trabalhoso e até
"chato", e também pq acredito que a área não é valorizada. Tenho 27 anos e tem um bom tempo que parei de estudar essas matérias do vestibular (parei em 2008 quando passei no vestibular). Sempre tive interesse por medicina, acho que precisaria de pelo menos 1 ou 2 anos de estudo integral, largando o emprego, para ter um chance real de passar em medicina em uma federal. Agora que os estudantes das universidades brasileiras também vão ter que fazer uma prova quando terminar o curso, será que o revalida vai ficar mais fácil? Alguém aqui faz medicina fora ou conheça alguém que fez/faz? O que vcs tem a dizer sobre isso?

Bota ai 6 anos de faculdade (com greve)+ 2 de residencia pra você começar a ganhar dinheiro.
Vale a pena? Não posso responder por você.
Nesse caso, EU optaria por estudar pra concursos que pagam melhor ( fiscos ) e faria pós, mestrado etc.
 
E o que vcs me dizem de fazer medicina fora do Brasil? compensa? particular no Brasil é impossível para min, só se for federal. Já sou formado em ciência da computação e concursado, mas considero o salário muito baixo para sustentar uma família, sem falar que só estou trabalhando com sistemas web, algo que nunca foi minha área preferida, gostava de alguns desafios na faculdade, hoje só considero o serviço trabalhoso e até
"chato", e também pq acredito que a área não é valorizada. Tenho 27 anos e tem um bom tempo que parei de estudar essas matérias do vestibular (parei em 2008 quando passei no vestibular). Sempre tive interesse por medicina, acho que precisaria de pelo menos 1 ou 2 anos de estudo integral, largando o emprego, para ter um chance real de passar em medicina em uma federal. Agora que os estudantes das universidades brasileiras também vão ter que fazer uma prova quando terminar o curso, será que o revalida vai ficar mais fácil? Alguém aqui faz medicina fora ou conheça alguém que fez/faz? O que vcs tem a dizer sobre isso?

2 ou 3 anos de cursinho + 6 anos de medicina + 2 ou 3 de residência + 2 ou 3 de especialização. Você já tem 27, terminaria perto dos 40. Também acho melhor concursar, muito menos tempo de estudo pra passar em algo legal. Med fora do Brasil eu não sei como é.
 
Obrigado pelas respostas. Também tinha esse pensamento de concurso, mas agora várias cidades e estados estão quebrados, o governo federal está cortando gastos, os concursos tendem a diminuir bastante (já diminuiu). Ainda estou tentando me decidir em que focar
 
E o que vcs me dizem de fazer medicina fora do Brasil? compensa?
Compensar claro que compensa. Nos EUA por exemplo o salário médio de um médico gira na casa dos 200 mil dólares anuais. Fora que estudando lá você praticamente garante um visto após o término da faculdade. A questão é: Você tem como pagar? Uma faculdade de medicina nos EUA não sai por menos de 50 mil dólares anuais e na Europa arrisco que mais de 10 mil euros anuais.
 
Obrigado pelas respostas. Também tinha esse pensamento de concurso, mas agora várias cidades e estados estão quebrados, o governo federal está cortando gastos, os concursos tendem a diminuir bastante (já diminuiu). Ainda estou tentando me decidir em que focar

Eu estava focado em concursos públicos há dois anos, mas esse crise econômica acabou reduzindo consideravelmente o número de vagas oferecidas. Assim, estou decidido a estudar pra medicina também, pois é uma formação à prova de crise econômica, saturação do mercado, com alta remuneração, etc.
 
Eu estava focado em concursos públicos há dois anos, mas esse crise econômica acabou reduzindo consideravelmente o número de vagas oferecidas. Assim, estou decidido a estudar pra medicina também, pois é uma formação à prova de crise econômica, saturação do mercado, com alta remuneração, etc.
Quanto a medicina: depende
Há uma redução no bom padrão de vida dos clínicos gerais. Agora se tiver especialização, aí sim ganha muito dinheiro.
 
Quanto a medicina: depende
Há uma redução no bom padrão de vida dos clínicos gerais. Agora se tiver especialização, aí sim ganha muito dinheiro.

Minha médica especializada em medicina do sono e otorrinolaringologista que o diga: cobra 350 por consulta. generalista cobra entre 70 e 100, em média.
 
Olá pessoal, boa tarde (nem sei se esse tópico ta vivo, mas enfim).

Sou formado em Engenharia na USP (escola politécnica), particularmente sempre tive facilidade com vestibular (fui top 50 na fuvest, top 200 no enem, passei no ITA e IME-RJ, enfim)... "E dai!?"

Pois bem, tava andando na rua um dia, longa história sendo resumida: conheci um cara, idade média (20~25 anos) de família humilde, sem muita perspectiva e com sonho de estudar na USP. Solidarizei e me disponibilizei a ajudar ele a entrar na usp, visto que tenho conhecimento tanto acadêmico como experiência de vida pra botar ele "nos trilhos". Não estou cobrando nada, só cedendo meu tempo com o intuito altruísta de ajudar um outro ser humano.

O problema: o cara se formou em colégio público, literalmente tem conhecimento de um aluno de quinta-série. Ainda por cima, ele faz questão absoluta de estudar por conta própria. Matemática só domina as 4 operações.
Consigo encontrar ele 1x por semana, de resto estou mandando pra ele material (excelente, dica-se de passagem) pra estudar pro conta própria.

Em um mês e meio vou consegui ensinar toda matemática da quinta a nona série, mas enquanto isso só da pra ele estudar bio e humanas, falei pra se organizar com cronograma e etc, passei receita de bolo de absolutamente TUDO de como passar no vestibular.

Entretanto, ele não ta conseguindo "pegar no ritmo", o cara tem tempo livre, tranquilidade e comida na casa dele pra estudar.. mas não ta conseguindo render e ta me frustrando um pouco.

Como proceder? Alguém com experiência com algo parecido?
Não quero parecer arrogante, mas eu domino praticamente todo conteúdo do vestibular, tenho paciência e sei como transmitir (já dei aula inclusive pra faculdade, na própria USP, como convidado), mas nesse caso em particular não ta dando certo, o cara tá preso no "vou fazer, vou fazer vou fazer até amanhã", procrastina e não faz nada.
 
Como proceder? Alguém com experiência com algo parecido?
Um relato por texto não é suficiente para encontrar a solução, então seguem apenas meros palpites.
Como primeira sugestão: Pare! respire fundo, durma, concentre-se um pouco em outras coisas, e então, reavalie a coisa toda. Talvez encontrará algo que você não está enxergando por estar simplesmente enviesado para uma forma de pensar que não se aplica nesse caso concreto.

Não quero parecer arrogante, mas eu domino praticamente todo conteúdo do vestibular, tenho paciência e sei como transmitir (já dei aula inclusive pra faculdade, na própria USP, como convidado), mas nesse caso em particular não ta dando certo, o cara tá preso no "vou fazer, vou fazer vou fazer até amanhã", procrastina e não faz nada.
Você já pareceu arrogante :cereal:
(risos)

A procrastinação pode não necessariamente ser uma ação deliberada dele. Você pode estar pecando justamente em seu método de ensino.

Ao falar que "domino praticamente todo conteúdo do vestibular, tenho paciência e sei como transmitir", você possui todas essas qualidades, mas elas funcionam perfeitamente para você!

Talvez você esteja contaminado com a "maldição do conhecimento".
Você não sabe mais como é não saber o que você já sabe.
:hmm::brain:

Existe uma diferença gritante entre ensinar equações diferenciais do capeta pra uma turma de engenharia, e ensinar matemática básica pra quem nunca a aprendeu na infância.

Seu interlocutor pode estar fazendo um "aham" com a cabeça quando vc o está ensinando, mas mentalmente ele está viajando sobre o que você está falando. Pra você tudo é muito claro e simples. Pra ele, talvez não.
Não se fruste por isso, e também não o culpe por isso.

Outra hipótese é que talvez ele não esteja verdadeiramente motivado para estudar. Nesse caso fica difícil. Se o cara não se abre e, ainda que com dificuldade, não se esforça, não há muito que você possa fazer.

Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.


Entretanto, ele não ta conseguindo "pegar no ritmo", o cara tem tempo livre, tranquilidade e comida na casa dele pra estudar.. mas não ta conseguindo render e ta me frustrando um pouco.
Conclusão (meramente especulativa):
Ou falta motivação da parte dele, ou você precisa mudar sua metodologia. Talvez você não perceba, justamente por estar "contaminado" pelo conhecimento, mas numa analogia bem sem vergonha... você pode estar usando uma bala de canhão para matar um mosquito.
Primeiro ensine como matar o mosquito.


Conclusão 2: Se o seu trabalho não está surtindo o efeito desejado, uma coisa é certa: Você está errado!
 
Olá pessoal, boa tarde (nem sei se esse tópico ta vivo, mas enfim).

Sou formado em Engenharia na USP (escola politécnica), particularmente sempre tive facilidade com vestibular (fui top 50 na fuvest, top 200 no enem, passei no ITA e IME-RJ, enfim)... "E dai!?"

Pois bem, tava andando na rua um dia, longa história sendo resumida: conheci um cara, idade média (20~25 anos) de família humilde, sem muita perspectiva e com sonho de estudar na USP. Solidarizei e me disponibilizei a ajudar ele a entrar na usp, visto que tenho conhecimento tanto acadêmico como experiência de vida pra botar ele "nos trilhos". Não estou cobrando nada, só cedendo meu tempo com o intuito altruísta de ajudar um outro ser humano.

O problema: o cara se formou em colégio público, literalmente tem conhecimento de um aluno de quinta-série. Ainda por cima, ele faz questão absoluta de estudar por conta própria. Matemática só domina as 4 operações.
Consigo encontrar ele 1x por semana, de resto estou mandando pra ele material (excelente, dica-se de passagem) pra estudar pro conta própria.

Em um mês e meio vou consegui ensinar toda matemática da quinta a nona série, mas enquanto isso só da pra ele estudar bio e humanas, falei pra se organizar com cronograma e etc, passei receita de bolo de absolutamente TUDO de como passar no vestibular.

Entretanto, ele não ta conseguindo "pegar no ritmo", o cara tem tempo livre, tranquilidade e comida na casa dele pra estudar.. mas não ta conseguindo render e ta me frustrando um pouco.

Como proceder? Alguém com experiência com algo parecido?
Não quero parecer arrogante, mas eu domino praticamente todo conteúdo do vestibular, tenho paciência e sei como transmitir (já dei aula inclusive pra faculdade, na própria USP, como convidado), mas nesse caso em particular não ta dando certo, o cara tá preso no "vou fazer, vou fazer vou fazer até amanhã", procrastina e não faz nada.

Se o cara está procrastinando, então talvez ele não mereça estudar na USP, sobre ele vir de colégio público em não vejo isso de forma negativa, muita gente que estudava comigo (colégio particular), tinha um conhecimento pífio até para um estudante de colégio público, por outro lado ele tem a facilidade de poder usar cota, no mais acho que ta faltando mais motivação do que estudo por si só, não culpo tanto sua metodologia, parte disso deve vir dele.
 
Um relato por texto não é suficiente para encontrar a solução, então seguem apenas meros palpites.
Como primeira sugestão: Pare! respire fundo, durma, concentre-se um pouco em outras coisas, e então, reavalie a coisa toda. Talvez encontrará algo que você não está enxergando por estar simplesmente enviesado para uma forma de pensar que não se aplica nesse caso concreto.


Você já pareceu arrogante :cereal:
(risos)

A procrastinação pode não necessariamente ser uma ação deliberada dele. Você pode estar pecando justamente em seu método de ensino.

Ao falar que "domino praticamente todo conteúdo do vestibular, tenho paciência e sei como transmitir", você possui todas essas qualidades, mas elas funcionam perfeitamente para você!

Talvez você esteja contaminado com a "maldição do conhecimento".
Você não sabe mais como é não saber o que você já sabe.
:hmm::brain:

Existe uma diferença gritante entre ensinar equações diferenciais do capeta pra uma turma de engenharia, e ensinar matemática básica pra quem nunca a aprendeu na infância.

Seu interlocutor pode estar fazendo um "aham" com a cabeça quando vc o está ensinando, mas mentalmente ele está viajando sobre o que você está falando. Pra você tudo é muito claro e simples. Pra ele, talvez não.
Não se fruste por isso, e também não o culpe por isso.

Outra hipótese é que talvez ele não esteja verdadeiramente motivado para estudar. Nesse caso fica difícil. Se o cara não se abre e, ainda que com dificuldade, não se esforça, não há muito que você possa fazer.





Conclusão (meramente especulativa):
Ou falta motivação da parte dele, ou você precisa mudar sua metodologia. Talvez você não perceba, justamente por estar "contaminado" pelo conhecimento, mas numa analogia bem sem vergonha... você pode estar usando uma bala de canhão para matar um mosquito.
Primeiro ensine como matar o mosquito.


Conclusão 2: Se o seu trabalho não está surtindo o efeito desejado, uma coisa é certa: Você está errado!


Então cara, agradeço demais pelo post, muito gentil de sua parte dedicar tanto tempo pra responder/ajudar alguém que nem conhece. Entendo muito sua abordagem e respeito seu ponto de vista. E peço desculpas porque vou escrever bastante, to bem preocupado (e empenhado) com esse caso.
Sem brincadeira, uma das melhores respostas/comentários que já vi num fórum, ainda por cima do fato de estar sendo bem "confrontativo" mas com base argumentativa. Agradeço demais.

Novamente "parecendo" arrogante (já que no Brasil falar de suas qualificações quase sempre parece sinal de prepotência), mas já dei aula pra mais de 100 pessoas diferentes (desde particular, seja pra faculdade de nível superior ou pra fundamental), nunca lidei com uma situação tão difícil. Comprei meus dois primeiros carros e me sustentei na faculdade só dando aula particular. Chutando baixo, devo ter dado mais de 1000 horas de aula, seja pra salas ou direcionadas/particulares. Ou seja, é algo que eu tenho uma certa familiaridade, inclusive com métodos pedagógicos diferentes. Acredito que eu sou relativamente acima da média, visto que se eu não tivesse alunos, morreria de fome (não tinha grana pra me sustentar durante o curso). Normalmente os alunos mandavam um monte de e-mail (ou videos offline no skype) com dúvidas, era bem mais puxado pro MEU lado do que pro deles.. eles ficavam em cima de mim o tempo todo. Já nesse caso, é completamente ao contrário, eu que tenho que ir atrás, motivar, "encher o saco".. e mesmo assim não sai nada!!

Li com cuidado o que você escreveu pra tentar entender bem a linha argumentativa. Quando vou ensinando, eu vou testando a pessoa, ou seja, não tem como ele falar "aham". Nunca vomito conhecimento. E nunca cheguei falando pra ele que sei tudo, isso eu mantenho internamente, porque tenho que dominar o conhecimento pra conseguir transmitir, não posso ter insegurança (ou transmitir insegurança).

Exemplo de aula: Passo 5~10 minutos de teoria e de lá ele se vira, vai resolvendo exercícios (com dificuldade progressiva) e eu só interfiro se ele erra, sempre obrigando o aluno a explicar EM VOZ ALTA com detalhes todas as passagens que está fazendo (no caso de matemática) e motivando ele sempre que ele acerta. Depois de uns 15 exercícios, próximo tema. Caso fosse um aluno universitário, já pego um pouco mais pesado, colocando em dúvida quando ele tá resolvendo pra ver se ele realmente entendeu os métodos.

Enfim, realmente agradeço seu feedback. Acredito eu (sim posso estar errado) que não seja problema de metodologia, ainda mais pelo fato que nunca vi nada parecido. Eu transmito o conteúdo, ele aprende, e aprende MUITO rápido. Na MINHA FRENTE, COMIGO, ele aprende voando e retém o conhecimento bem. Exemplo: em um dia, ensinei desde tabuada (não conseguia fazer), 4 operações, números com vírgula, expressões aritméticas e mapas mentais. É muito conteúdo, literalmente da quinta até quase o começo da sétima série (dois anos em 1 dia), o cara é inteligente. O problema é quando o cara tá sozinho na casa dele, ai ele não faz nada. Só consigo encontrar ele uma vez por semana.. nos outros 6 dias, ele ta sozinho e não consegue produzir absolutamente nada. Ai eu passo material (passei de todos os tipos, cursinho online, livros, apostilas, tudo) e ele tem que se virar.

Realmente não sei o que fazer.. nunca vi nada parecido em termos de procrastinação. Primeiro aluno que estou na dúvida se consigo fazer ele os objetivos que ele almeja (entrar na usp esse ano). Novamente, obrigado, e perdão pelo tamanho do texto, vou seguir a sugestão:

"Como primeira sugestão: Pare! respire fundo, durma, concentre-se um pouco em outras coisas, e então, reavalie a coisa toda. Talvez encontrará algo que você não está enxergando por estar simplesmente enviesado para uma forma de pensar que não se aplica nesse caso concreto."

Finalizando, eu acredito que seja exatamente o que o Sr. disse abaixo:
"Outra hipótese é que talvez ele não esteja verdadeiramente motivado para estudar. Nesse caso fica difícil. Se o cara não se abre e, ainda que com dificuldade, não se esforça, não há muito que você possa fazer.

Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.
"

Mas poxa vida, o cara que me pediu ajuda pra entrar na faculdade. Achei que ele teria motivação.. isso tá tirando meu sono..

Se o cara está procrastinando, então talvez ele não mereça estudar na USP, sobre ele vir de colégio público em não vejo isso de forma negativa, muita gente que estudava comigo (colégio particular), tinha um conhecimento pífio até para um estudante de colégio público, por outro lado ele tem a facilidade de poder usar cota, no mais acho que ta faltando mais motivação do que estudo por si só, não culpo tanto sua metodologia, parte disso deve vir dele.

Obrigado pela resposta e pela atenção. Eu quero muito colocar esse cara dentro da USP, é uma ótima pessoa, só não sei como motivar ele, foge um pouco da minha capacidade, tentei de diversas maneiras.. fui com ele na USP, dei volta de carro, mostrei os departamentos, mostrei as carreiras, mostrei salário.. Enfim, e mesmo assim ele não consegue render na casa dele, que apesar de humilde, tem todos os recursos suficientes pra conseguir estudar (luz, silêncio, comida, estojo e caderno).
 
Última edição:
E o que vcs me dizem de fazer medicina fora do Brasil? compensa? particular no Brasil é impossível para min, só se for federal. Já sou formado em ciência da computação e concursado, mas considero o salário muito baixo para sustentar uma família, sem falar que só estou trabalhando com sistemas web, algo que nunca foi minha área preferida, gostava de alguns desafios na faculdade, hoje só considero o serviço trabalhoso e até
"chato", e também pq acredito que a área não é valorizada. Tenho 27 anos e tem um bom tempo que parei de estudar essas matérias do vestibular (parei em 2008 quando passei no vestibular). Sempre tive interesse por medicina, acho que precisaria de pelo menos 1 ou 2 anos de estudo integral, largando o emprego, para ter um chance real de passar em medicina em uma federal. Agora que os estudantes das universidades brasileiras também vão ter que fazer uma prova quando terminar o curso, será que o revalida vai ficar mais fácil? Alguém aqui faz medicina fora ou conheça alguém que fez/faz? O que vcs tem a dizer sobre isso?

Rapaz, estou prestes a fazer Eng. da Computação e esse seu comentário me desanimou bastante

OBS: Eu sei que existe distinção entre as duas profissões, mas são áreas similares
 
Primeiro aluno que estou na dúvida se consigo fazer ele os objetivos que ele almeja (entrar na usp esse ano).
Essa redação ficou um pouco confusa, mas entendi o que você quis dizer.

Tire um pouco essa responsabilidade de você. A responsabilidade é dele.
Mas poxa vida, o cara que me pediu ajuda pra entrar na faculdade. Achei que ele teria motivação.. isso tá tirando meu sono..
Clichêzão: Querer não é poder.
Talvez uma hipótese do que esteja ocorrendo seja o seguinte:
Ele quer entrar na faculdade.
Mas não é um queeeer cabuloso. É um "querzinho"
Ele pede ajuda. Você se propõe a ajudar.
Ele então percebe que o caminho a trilhar não será fácil. Ele desanima.
Quando está com você ele se vê obrigado a "mostrar serviço". Afinal, você disse que iria ajudá-lo. Ele pensa que seria sacanagem ser honesto e falar que não quer mais, sobretudo se já iniciaram o estudo.
Com você ele leva o estudo a sério. Longe ele leva na barriga.
Conclusão: Talvez ele não queira pra valer. Apenas acha que quer.

No spolier, alguns outros vídeos que possa te ajudar a pensar nisso:



 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo