Um relato por texto não é suficiente para encontrar a solução, então seguem apenas meros palpites.
Como primeira sugestão: Pare! respire fundo, durma, concentre-se um pouco em outras coisas, e então, reavalie a coisa toda. Talvez encontrará algo que você não está enxergando por estar simplesmente enviesado para uma forma de pensar que não se aplica nesse caso concreto.
Você já pareceu arrogante
(risos)
A procrastinação pode não necessariamente ser uma ação deliberada dele. Você pode estar pecando justamente em seu método de ensino.
Ao falar que "domino praticamente todo conteúdo do vestibular, tenho paciência e sei como transmitir", você possui todas essas qualidades,
mas elas funcionam perfeitamente para você!
Talvez você esteja contaminado com a
"maldição do conhecimento".
Você não sabe mais como é não saber o que você já sabe.
Existe uma diferença gritante entre ensinar equações diferenciais do capeta pra uma turma de engenharia, e ensinar matemática básica pra quem nunca a aprendeu na infância.
Seu interlocutor pode estar fazendo um "aham" com a cabeça quando vc o está ensinando, mas mentalmente ele está viajando sobre o que você está falando. Pra você tudo é muito claro e simples. Pra ele, talvez não.
Não se fruste por isso, e também não o culpe por isso.
Outra hipótese é que talvez ele não esteja verdadeiramente motivado para estudar. Nesse caso fica difícil. Se o cara não se abre e, ainda que com dificuldade, não se esforça, não há muito que você possa fazer.
Conclusão (meramente especulativa):
Ou falta motivação da parte dele, ou você precisa mudar sua metodologia. Talvez você não perceba, justamente por estar "contaminado" pelo conhecimento, mas numa analogia bem sem vergonha... você pode estar usando uma bala de canhão para matar um mosquito.
Primeiro ensine como matar o mosquito.
Conclusão 2: Se o
seu trabalho não está surtindo o efeito desejado,
uma coisa é certa:
Você está errado!
Então cara, agradeço demais pelo post, muito gentil de sua parte dedicar tanto tempo pra responder/ajudar alguém que nem conhece. Entendo muito sua abordagem e respeito seu ponto de vista. E peço desculpas porque vou escrever bastante, to bem preocupado (e empenhado) com esse caso.
Sem brincadeira, uma das melhores respostas/comentários que já vi num fórum, ainda por cima do fato de estar sendo bem "confrontativo" mas com base argumentativa. Agradeço demais.
Novamente "parecendo" arrogante (já que no Brasil falar de suas qualificações quase sempre parece sinal de prepotência), mas já dei aula pra mais de 100 pessoas diferentes (desde particular, seja pra faculdade de nível superior ou pra fundamental), nunca lidei com uma situação tão difícil. Comprei meus dois primeiros carros e me sustentei na faculdade só dando aula particular. Chutando baixo, devo ter dado mais de 1000 horas de aula, seja pra salas ou direcionadas/particulares. Ou seja, é algo que eu tenho uma certa familiaridade, inclusive com métodos pedagógicos diferentes. Acredito que eu sou relativamente acima da média, visto que se eu não tivesse alunos, morreria de fome (não tinha grana pra me sustentar durante o curso). Normalmente os alunos mandavam um monte de e-mail (ou videos offline no skype) com dúvidas, era bem mais puxado pro MEU lado do que pro deles.. eles ficavam em cima de mim o tempo todo. Já nesse caso, é completamente ao contrário, eu que tenho que ir atrás, motivar, "encher o saco".. e mesmo assim não sai nada!!
Li com cuidado o que você escreveu pra tentar entender bem a linha argumentativa. Quando vou ensinando, eu vou testando a pessoa, ou seja, não tem como ele falar "aham". Nunca vomito conhecimento. E nunca cheguei falando pra ele que sei tudo, isso eu mantenho internamente, porque tenho que dominar o conhecimento pra conseguir transmitir, não posso ter insegurança (ou transmitir insegurança).
Exemplo de aula: Passo 5~10 minutos de teoria e de lá ele se vira, vai resolvendo exercícios (com dificuldade progressiva) e eu só interfiro se ele erra, sempre obrigando o aluno a explicar EM VOZ ALTA com detalhes todas as passagens que está fazendo (no caso de matemática) e motivando ele sempre que ele acerta. Depois de uns 15 exercícios, próximo tema. Caso fosse um aluno universitário, já pego um pouco mais pesado, colocando em dúvida quando ele tá resolvendo pra ver se ele realmente entendeu os métodos.
Enfim, realmente agradeço seu feedback. Acredito eu (sim posso estar errado) que não seja problema de metodologia, ainda mais pelo fato que nunca vi nada parecido. Eu transmito o conteúdo, ele aprende, e aprende MUITO rápido. Na MINHA FRENTE, COMIGO, ele aprende voando e retém o conhecimento bem. Exemplo: em um dia, ensinei desde tabuada (não conseguia fazer), 4 operações, números com vírgula, expressões aritméticas e mapas mentais. É muito conteúdo, literalmente da quinta até quase o começo da sétima série (dois anos em 1 dia), o cara é inteligente. O problema é quando o cara tá sozinho na casa dele, ai ele não faz nada. Só consigo encontrar ele uma vez por semana.. nos outros 6 dias, ele ta sozinho e não consegue produzir absolutamente nada. Ai eu passo material (passei de todos os tipos, cursinho online, livros, apostilas, tudo) e ele tem que se virar.
Realmente não sei o que fazer.. nunca vi nada parecido em termos de procrastinação. Primeiro aluno que estou na dúvida se consigo fazer ele os objetivos que ele almeja (entrar na usp esse ano). Novamente, obrigado, e perdão pelo tamanho do texto, vou seguir a sugestão:
"Como primeira sugestão: Pare! respire fundo, durma, concentre-se um pouco em outras coisas, e então, reavalie a coisa toda. Talvez encontrará algo que você não está enxergando por estar simplesmente enviesado para uma forma de pensar que não se aplica nesse caso concreto."
Finalizando, eu acredito que seja exatamente o que o Sr. disse abaixo:
"Outra hipótese é que talvez ele não esteja verdadeiramente motivado para estudar. Nesse caso fica difícil. Se o cara não se abre e, ainda que com dificuldade, não se esforça, não há muito que você possa fazer.
Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar."
Mas poxa vida, o cara que me pediu ajuda pra entrar na faculdade. Achei que ele teria motivação.. isso tá tirando meu sono..
Se o cara está procrastinando, então talvez ele não mereça estudar na USP, sobre ele vir de colégio público em não vejo isso de forma negativa, muita gente que estudava comigo (colégio particular), tinha um conhecimento pífio até para um estudante de colégio público, por outro lado ele tem a facilidade de poder usar cota, no mais acho que ta faltando mais motivação do que estudo por si só, não culpo tanto sua metodologia, parte disso deve vir dele.
Obrigado pela resposta e pela atenção. Eu quero muito colocar esse cara dentro da USP, é uma ótima pessoa, só não sei como motivar ele, foge um pouco da minha capacidade, tentei de diversas maneiras.. fui com ele na USP, dei volta de carro, mostrei os departamentos, mostrei as carreiras, mostrei salário.. Enfim, e mesmo assim ele não consegue render na casa dele, que apesar de humilde, tem todos os recursos suficientes pra conseguir estudar (luz, silêncio, comida, estojo e caderno).