[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Anotado! Mas está indisponível como quase toda a Pichau. Queria pegar a MB e uma 580/1060 lá, mas tá indisponível...

Valeu!
 
Olhando as imagens melhor agora fiquei em dúvida...

Impressão minha ou o cooler box fica em cima de um dos slots de RAM?

Fica não, pelo menos na B350 Gaming 3 ficara, todos livre
 
Olá pessoas,
Estou na seguinte situação, atualmente tenho:
C2Q Q6600, 8 GB DDR3, GTX 560 TI, CX600.
Quero gastar no máximo uns R$ 3.000,00 e não gostaria de adquirir um water cooler por questão da manutenção.

Estou com duas situações:
I7 7700, 8 GB DDR4 2400Mhz, placa mãe Asrock Z270 SLI.
Ryzen 7 1700, 8GB DDR4 3000Mhz, placa mãe Gigabyte GA-AB350-GAMING 3
A preferencia por placa mãe ATX é por conta do cooler que possuo (Hyper 212x) que talvez fique em contato com o gabinete se a placa for um padrão menor, e uma observação é que eu optei pela placa mãe Z270 mesmo sem poder fazer over, pq a diferença de preço dos H270 para Z270, acaba compensando pegar a Z270.

O problema do I7 é que as pessoas estão reclamando de aquecimento alto nele, recomendando WC, e eu não quero pegar um WC por conta da manutenção, e não vou ter muito tempo para isso.

Obrigado.
 
Tenho o H100i GTX, ja mandei email para pessoal da Corsair aqui e disseram que nao tem previsao, abri um ticket na Corsair dos EUA, dizendo que ele enda na Europa e nos Eua, mas nao enviam para o Brasil, que deveriam vender para todos os lugares etc....a resposta deles foi... " que eu consiga alguma pessoa que va nos eua para comprar, pois o mesmo nao sera vendido no Brasil" bela resposta, nem no ebay e na amazon tem p/vender, so me resta tentar vender ele por qualquer 500,00 pra comprar outro compativel...ta novo... q M....



Eh, acabei d colocar o meu no ML tbm, vou comprar outro da corsair compativel um desses,H60, H110i (H110i GT), H100i, vlw

Depois de uma resposta dessa meu amigo, nem ferrando que eu compro outro produto dessa empresa.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Quem ai roda um Ryzen 7 em um cooler tower de 12cms? As opções estavam realmente bem ruins em lojas brasileiras para coolers para o ryzen. Acabei comprando meio que nas cegas com poucos reviews o TT Riing Pro. Tinha o não pro também, mas me parecia muito pequeno para aguentar segurar a temperatura na casa dos 3.9~4.0 ghz.

O TT Riing Pro não teve uma performance tão boa pelo seu tamanho, mas acredito que se dá apenas pela baixa rotação da ventoinha (1400rpm), acho que se adaptar um Fan mais rápido, a performance deve ficar boa. Quando chegar eu relato aqui as temperaturas que conseguir para vocês.

Mas não tive muita sorte com a loteria do silicone. Não consegui rodar em 3.75 ghz abaixo de 1.3volts, 1.275 só rodo 3.6ghz. Acima disso a temperatura chega a 80 graus o que não considero seguro para uso 24/7 então tive que comprar logo um cooler. Hyparam muito esse cooler Spire, não fiquei tão impressionado. Ele é adequado pra segurar um Octa core, mas pra over? Meh.
 
Última edição:
Olá, pessoal. Estou com uma dúvida e nada como um pessoal que conhece bem assunto pra buscar ajuda.
Hoje eu possuo um i5 2400, 8gb corsair vengeance, gigabyte z68ma-d2h-b3 e sem pl de video pq ela babou.
Pensei em pegar uma gtx 1050 ou no max uma gtx 1050ti já que a grana anda curta. Mas vocês acham que faria uma grande diferença eu trocar meu i5 por um AMD A8 7650k? Sei que precisarei trocar a mobo.
Aceito sugestões da galera. Abração.
 
Alguém sabe como fazer para o Ryzen diminuir a frequência quando estiver em baixa utilização? Possuo um Ryzen 5 1600X instalado em uma ASRock x370 Taichi. Na bios setei a frequência a a voltagem para manual. 3.8GHz e 1.2v respectivamente. Memória rodando em 2933@1.35v,
Está funcionando muito bem, porém percebi que frequência fica inalterada, mesmo em baixa utilização,
Cool 'n' Quiet está ativado na bios. No Windows o plano de energia está selecionado AMD Balanced..
Minha preocupação é o consumo de energia...

Será que está tudo certo?
2hhnjoz.jpg
 
Alguém sabe como fazer para o Ryzen diminuir a frequência quando estiver em baixa utilização? Possuo um Ryzen 5 1600X instalado em uma ASRock x370 Taichi. Na bios setei a frequência a a voltagem para manual. 3.8GHz e 1.2v respectivamente. Memória rodando em 2933@1.35v,
Está funcionando muito bem, porém percebi que frequência fica inalterada, mesmo em baixa utilização,
Cool 'n' Quiet está ativado na bios. No Windows o plano de energia está selecionado AMD Balanced..
Minha preocupação é o consumo de energia...

Será que está tudo certo?
O único jeito é fazer o overclock pelo software da AMD, o master.
 
Alguém sabe como fazer para o Ryzen diminuir a frequência quando estiver em baixa utilização? Possuo um Ryzen 5 1600X instalado em uma ASRock x370 Taichi. Na bios setei a frequência a a voltagem para manual. 3.8GHz e 1.2v respectivamente. Memória rodando em 2933@1.35v,
Está funcionando muito bem, porém percebi que frequência fica inalterada, mesmo em baixa utilização,
Cool 'n' Quiet está ativado na bios. No Windows o plano de energia está selecionado AMD Balanced..
Minha preocupação é o consumo de energia...

Será que está tudo certo?
2hhnjoz.jpg

Tu fizeste o overclock "plano" definido a frequência/ voltagem para funcionamento linear.

O que tu precisa fazer é overclock por "Pstates" e aí mexer apenas no Pstate0.

A Asrock tem ainda uma manias de obrigar esse overclock no P0 por offset, mexendo apenas na diferença de voltagem, qualquer tentativa de mexer no vid faz com que ele não troque de estado.

Depois disso tudo, ainda pode ser preciso baixar o limite mínimo de CPU do plano de execução do teu Windows (eu setei para 10%).
 
Pessoal, acho que minha gigabyte AB350M gamming 3 morreu hoje, sem mais nem nenos, nao deu sinal nenhum como resets ou dificuldades em ligar ou travamentos,

estava jogando , desliguei pra ir almocar , umas 2 horas depois voltei e nada, apertava o power e nada, nem os leds acendiam, tirei tudo da mobo, troquei fonte, nada...

liguei uma outra placa mae intel que tenho aqui que esta com problemas e ela acendeu o led e ligou o cooler do processador mas na gigabyte nada, sera que e a placa mae mesmo, ou pode ser o processador? Infelizmente nao tenho como testar o r 1700 ....
Comprei tudo na kabum, sera que o rma e tranquilo ?
 
Pessoal, acho que minha gigabyte AB350M gamming 3 morreu hoje, sem mais nem nenos, nao deu sinal nenhum como resets ou dificuldades em ligar ou travamentos,

estava jogando , desliguei pra ir almocar , umas 2 horas depois voltei e nada, apertava o power e nada, nem os leds acendiam, tirei tudo da mobo, troquei fonte, nada...

liguei uma outra placa mae intel que tenho aqui que esta com problemas e ela acendeu o led e ligou o cooler do processador mas na gigabyte nada, sera que e a placa mae mesmo, ou pode ser o processador? Infelizmente nao tenho como testar o r 1700 ....
Comprei tudo na kabum, sera que o rma e tranquilo ?

Tava em stock ou tava com over no processador?
ja tentou dar um clear cmos nela?
usando BIOS beta ou versao final?
 
  • Curtir
Reações: wmh
Pessoal, acho que minha gigabyte AB350M gamming 3 morreu hoje, sem mais nem nenos, nao deu sinal nenhum como resets ou dificuldades em ligar ou travamentos,

estava jogando , desliguei pra ir almocar , umas 2 horas depois voltei e nada, apertava o power e nada, nem os leds acendiam, tirei tudo da mobo, troquei fonte, nada...

liguei uma outra placa mae intel que tenho aqui que esta com problemas e ela acendeu o led e ligou o cooler do processador mas na gigabyte nada, sera que e a placa mae mesmo, ou pode ser o processador? Infelizmente nao tenho como testar o r 1700 ....
Comprei tudo na kabum, sera que o rma e tranquilo ?
Sobre o RMA da loja, recomendo que tente gravar um vídeo de ti testando e tudo mais antes de enviar pra eles..
O pessoal em geral reclama bem deles, mas eu tive uma R9 390 que faltando 2 semanas para esgotar a garantia, apresentou artefatos e eu gravei tudo, inclusive testando outra placa.. enviei para o RMA e me responderam que a placa não apresentou nenhum problema e iriam enviar de volta.. pedi para refazerem o teste, e neste período upei o vídeo no YouTube.. ai deu tudo certo.
 
Alguém sabe como fazer para o Ryzen diminuir a frequência quando estiver em baixa utilização? Possuo um Ryzen 5 1600X instalado em uma ASRock x370 Taichi. Na bios setei a frequência a a voltagem para manual. 3.8GHz e 1.2v respectivamente. Memória rodando em 2933@1.35v,
Está funcionando muito bem, porém percebi que frequência fica inalterada, mesmo em baixa utilização,
Cool 'n' Quiet está ativado na bios. No Windows o plano de energia está selecionado AMD Balanced..
Minha preocupação é o consumo de energia...

Será que está tudo certo?
2hhnjoz.jpg

Qual versão da bios você está usando ?

Na bios

Entre em CBS habilite os P-states 0, 1 e 2, habilite também C6 e Global C-states.

No Windows selecione o plano equilibrado.

Ps: se estiver com SMT desabilitado não utilize os recursos S3 e S4 pois vai bricar a sua placa
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: wmh
Pessoal, acho que minha gigabyte AB350M gamming 3 morreu hoje, sem mais nem nenos, nao deu sinal nenhum como resets ou dificuldades em ligar ou travamentos,

estava jogando , desliguei pra ir almocar , umas 2 horas depois voltei e nada, apertava o power e nada, nem os leds acendiam, tirei tudo da mobo, troquei fonte, nada...

liguei uma outra placa mae intel que tenho aqui que esta com problemas e ela acendeu o led e ligou o cooler do processador mas na gigabyte nada, sera que e a placa mae mesmo, ou pode ser o processador? Infelizmente nao tenho como testar o r 1700 ....
Comprei tudo na kabum, sera que o rma e tranquilo ?
Tava em stock ou tava com over no processador?
ja tentou dar um clear cmos nela?
usando BIOS beta ou versao final?

Sem over,
bios final
Fiz o clear , mas lembro que antes de ligar o pc apertando o power ela ja acendia os leds, agora nem isso....
....
 
Ontem fui no Paraguai pegar um rysen para mim tb.

Estou muito satisfeito.


CPU AMD AM4 RYZEN 5 1600 3.2 GHZ 16MB TURBO 3.6GHZ 222.00
MB ASUS AM4 B350-PLUS PRIME USB3.1 112.00
RAM G.SKILL DDR4-3000 16GB(8GX2) PC4-24000 *16GVRB 142.00

rysen_zpswifu3jpc.jpg


[ ]´s
 
Tu fizeste o overclock "plano" definido a frequência/ voltagem para funcionamento linear.

O que tu precisa fazer é overclock por "Pstates" e aí mexer apenas no Pstate0.

A Asrock tem ainda uma manias de obrigar esse overclock no P0 por offset, mexendo apenas na diferença de voltagem, qualquer tentativa de mexer no vid faz com que ele não troque de estado.

Depois disso tudo, ainda pode ser preciso baixar o limite mínimo de CPU do plano de execução do teu Windows (eu setei para 10%).


Fabio, obrigado pelas dicas. Vou tentar aqui e posto os resultados...
 
Qual versão da bios você está usando ?

Na bios

Entre em CBS habilite os P-states 0, 1 e 2, habilite também C6 e Global C-states.

No Windows selecione o plano equilibrado.

Ps: se estiver com SMT desabilitado não utilize os recursos S3 e S4 pois vai bricar a sua placa

VultureX, estou usando a última verão, 2.40.
Não estou usando SMT desabilitado, vou tentar aqui e posto os resultados.
Obrigado pelas dicas.
 
Boas novas pessoal,

depois de quase ter desistido, ja tinha até colocado a mobo dentro da caixa e já ia pedir o rma, tirei a bateria e deixei uns 5 minutos sem ela, pra minha boa surpresa a mobo ligou , uffaaaaa.

Assim resetou a bios, mas eu ja tinha resetado por jumper e nao tinha adiantado somente tirando a bateria....
 
Boas novas pessoal,

depois de quase ter desistido, ja tinha até colocado a mobo dentro da caixa e já ia pedir o rma, tirei a bateria e deixei uns 5 minutos sem ela, pra minha boa surpresa a mobo ligou , uffaaaaa.

Assim resetou a bios, mas eu ja tinha resetado por jumper e nao tinha adiantado somente tirando a bateria....

A minha assim que fui montar ligava e dps desligava, sem bibar o speaker, retirei a bateria e botei uma memoria no segundo slot, ai ligou... logo dps coloquei as memorias de volta e n deu mais problema.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Pessoal, acho que minha gigabyte AB350M gamming 3 morreu hoje, sem mais nem nenos, nao deu sinal nenhum como resets ou dificuldades em ligar ou travamentos,

estava jogando , desliguei pra ir almocar , umas 2 horas depois voltei e nada, apertava o power e nada, nem os leds acendiam, tirei tudo da mobo, troquei fonte, nada...

liguei uma outra placa mae intel que tenho aqui que esta com problemas e ela acendeu o led e ligou o cooler do processador mas na gigabyte nada, sera que e a placa mae mesmo, ou pode ser o processador? Infelizmente nao tenho como testar o r 1700 ....
Comprei tudo na kabum, sera que o rma e tranquilo ?


Sem over,
bios final
Fiz o clear , mas lembro que antes de ligar o pc apertando o power ela ja acendia os leds, agora nem isso....
....
A minha assim que fui montar ligava e dps desligava, sem bibar o speaker, retirei a bateria e botei uma memoria no segundo slot, ai ligou... logo dps coloquei as memorias de volta e n deu mais problema.


Parece que ta acontecendo isso com certa frequência com essas placas mãe AM4 neh?
 
Agora queria ver o povo do teclabvisse o comentário do amigo @interplay , idolatram tanto essa marca e olha o jeito que tratam o consumidor :facepalm:
Eu não quero ficar botando lenha na fogueira, até porque a Corsair é uma marca gigantesca e que faz ótimos produtos.

Mas é inevitável comparar a situação com a minha.

Eu comprei um Arctic freezer 120 na Amazon, um colega trouxe para mim, esse foi meu primeiro contato com essa marca.

Incrível a qualidade do cooler.

Não estou falando de embalagens que parecem caixas de jóias nem de luzinhas piscantes, falo das qualidades como cooler mesmo: o radiador é imenso e os fans são muito silenciosos e a bomba é inaudível... Inacreditável o nível de performance para um AIO de 60 dólares.

Quando saíram os am4, mandei um e mail para os caras (meu segundo contato com a marca) já anexando cópia do invoice na Amazon... Responderam em 2 dias dizendo que o adaptador já estava embarcando para o Brasil e pedindo para aguardar em torno de 2 semanas.

Por conta de nosso correio levou umas 4, mas chegou o kit completinho.

Dadas as diferenças, esses caras lembram um pouco a filosofia da noctua.

Sei que são empresas com alvos ligeiramente diferentes (a noctua foca mais em produtos premium enquanto a Arctic cobre custo/benefício) mas ambas parecem comprometidas em fazer apenas aquilo que sabem (gelar a CPU) e fazer isso com o máximo de excelência.

Em uma era em que muitas marcas estão tentando se diferenciar de outras formas (geração RGB) me alegra ver que o mercado ainda reserva um bom espaço para empresas comprometidas com fazer o básico, mas fazer bem.
 
Parece que ta acontecendo isso com certa frequência com essas placas mãe AM4 neh?

Sei que talvez o caso do colega não seja esse, mas eu notei um negócio curioso nessa plataforma...

As am4 tem um lance de boot training para as memórias... tu até configura na bios quantas vezes tu quer que ela tente butar o teu setup antes de reverter o clock para o padrão.

Por um lado isso é bom (até hoje eu nunca tive que restar CMOS) por outro, é bem esquisito ver a máquina ligando e desligando os led/fans feito louca

Eu estive "fora" do mercado por um tempo (minha última máquina era um phenon2) esse tipo de recurso é algo novo ou outras plataformas já fazem isso?
 
Última edição:
Eu não quero ficar botando lenha na fogueira, até porque a Corsair é uma marca gigantesca e que faz ótimos produtos.

Mas é inevitável comparar a situação com a minha.

Eu comprei um Arctic freezer 120 na Amazon, um colega trouxe para mim, esse foi meu primeiro contato com essa marca.

Incrível a qualidade do cooler.

Não estou falando de embalagens que parecem caixas de jóias nem de luzinhas piscantes, falo das qualidades como cooler mesmo: o radiador é imenso e os fans são muito silenciosos e a bomba é inaudível... Inacreditável o nível de performance para um AIO de 60 dólares.

Quando saíram os am4, mandei um e mail para os caras (meu segundo contato com a marca) já anexando cópia do invoice na Amazon... Responderam em 2 dias dizendo que o adaptador já estava embarcando para o Brasil e pedindo para aguardar em torno de 2 semanas.

Por conta de nosso correio levou umas 4, mas chegou o kit completinho.

Dadas as diferenças, esses caras lembram um pouco a filosofia da noctua.

Sei que são empresas com alvos ligeiramente diferentes (a noctua foca mais em produtos premium enquanto a Arctic cobre custo/benefício) mas ambas parecem comprometidas em fazer apenas aquilo que sabem (gelar a CPU) e fazer isso com o máximo de excelência.

Uma dúvida off: você já testou esse WC com um só fan? Se sim, perde muita eficiência? Estava vendo reviews dele e em geral dizem ser excelente (eficiente e silencioso).
 
Qual versão da bios você está usando ?

Na bios

Entre em CBS habilite os P-states 0, 1 e 2, habilite também C6 e Global C-states.

No Windows selecione o plano equilibrado.

Ps: se estiver com SMT desabilitado não utilize os recursos S3 e S4 pois vai bricar a sua placa

Tem como fazer parecido na Prime B350 Plus ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo