• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Kaby Lake: Guia de Overclock

Cara, meu i7 6700k não passa de 4.5ghz nem por reza.

O 7700k faz 5ghz mesmo? Sem delid e com watercooler AIO rola?
Meio offtopic mas a Asus Maximus VIII Hero z170 roda kabylake né?
O meu 7700K chega em 5.2ghz com 1.36v. Fiz delid e tenho WC custom...
Z170 roda tanto os processadores de 6° como os de 7° geração, precisa apenas de uma atualização de bios.
 
É.. eu vou viajar.. quando voltar vou atrás disso.

Acabei de pegar um potinho de 10g de Gelid CG extreme. Eu estou esperando uns resultados melhores que a minha artic silver 5.

Delid eu não me arrisco. Se eu encontrasse alguém aqui pela região de Ribeirão Preto e topasse fazer cobrando um valor razoável até faria mas eu mesmo fazendo, não arrisco.
 
Comecei as maracutaia do OVERCLOCK, na Z270F quanto maior o LEVEL do LLC, menor o VDROP? ou é ao contrário?:hmm:
Depende da marca da placa
Nas Asus quanto maior o level, menor o VDROOP
Nas Asrock é o contrário...cai nessa pegadinha ontem kkk
 
lembre-se que os processadores não são iguais, cada um tem o seu potencial de overclock, isso é chamado de silicon lottery e parece que vc não foi premiado.

O que eu não tava entendendo era pq meu cpu não tava esquentando tanto em Full quando eu aumentava a voltagem e por mais que eu aumentasse não conseguia um over estável...
Era o VDROOP da asrock que tava me confundfindo.
Testando ontem eu consegui manter estável 4.8ghz com 1.24v... 4.9 só com 1.34v consegui estabilizar mas a cpu tava no limite da temperatura...
Acho que de certa forma fui premiado sim, gostei da voltagem baixa pra alcançar 4.8 e acredito que dê pra passar de 5ghz longe ainda dos 1.4v
Pena que meu h80i v2 nao aguenta o tranco hehe.
 
Bom dia!

Caramba, estou meio perdido com tantas informações/opções no BIOS...

Troquei recentemente meu kit antigo por kit 7700k/Maximus IX Hero. O Core Ratio Limit, no caso, seria o multiplicador?

Outra dúvida: meu CPU fica alternando a velocidade entre 800MHz e 4,5Ghz... Qual a função que lida com isso? Instalei tudo esse fim de semana e estou começando a "fuçar" ainda... Quero somente deixá-lo em 4,5Ghz e ir testando pois estou com air cooler (Noctua nh-d15 s) e achar um valor ideal.

Outra dúvida 2: o XMP é independente do over feito no CPU, afetando somente as memórias?

Se alguém tiver um link bom (texto/vídeo), explicando essas funções, mandem por favor. Preciso me atualizar...
 
Bom dia!

Caramba, estou meio perdido com tantas informações/opções no BIOS...

Troquei recentemente meu kit antigo por kit 7700k/Maximus IX Hero. O Core Ratio Limit, no caso, seria o multiplicador?

Outra dúvida: meu CPU fica alternando a velocidade entre 800MHz e 4,5Ghz... Qual a função que lida com isso? Instalei tudo esse fim de semana e estou começando a "fuçar" ainda... Quero somente deixá-lo em 4,5Ghz e ir testando pois estou com air cooler (Noctua nh-d15 s) e achar um valor ideal.

Outra dúvida 2: o XMP é independente do over feito no CPU, afetando somente as memórias?

Se alguém tiver um link bom (texto/vídeo), explicando essas funções, mandem por favor. Preciso me atualizar...

CPU CORE RATIO deixe em "SYNC ALL CORES"

CORE RATIO LIMIT é o Multiplicador

Desabilite a opção "EPU POWER SAVING MODE"

Esta questão da variação de 800 para 4.5 GHZ, tem uma opção na BIOS para desativar, agora de cabeça não lembro, chegando em casa eu verifico, mas eu percebi que ele só fica em 800 MHZ quando esta em estado ocioso ou sem usar nada no PC (para economizar energia), não vejo a necessidade de desativar. Eu já monitorei as frequências jogando e nunca cai para 800MHZ, desde que o @OC esteja estável.


O meu 7600k consegui colocar 4.8 estável, + que isso não vai (silicon lottery) nem com reza,benzedeira e etc..

Ao ativer o XMP, a placa faz um "over" automático nas memórias, por exemplo, comprou memórias 3000MHZ, caso não ative o XMP, a placa mãe ira rodar elas a 2133 (padrão). Pelo menos na minha placa foi assim (Z270F).

Sou novo em overclock também, se alguém ver que eu falei besteira me corrige ! :joia:
 
CPU CORE RATIO deixe em "SYNC ALL CORES"

CORE RATIO LIMIT é o Multiplicador

Desabilite a opção "EPU POWER SAVING MODE"

Esta questão da variação de 800 para 4.5 GHZ, tem uma opção na BIOS para desativar, agora de cabeça não lembro, chegando em casa eu verifico, mas eu percebi que ele só fica em 800 MHZ quando esta em estado ocioso ou sem usar nada no PC (para economizar energia), não vejo a necessidade de desativar. Eu já monitorei as frequências jogando e nunca cai para 800MHZ, desde que o @OC esteja estável.

O meu 7600k consegui colocar 4.8 estável, + que isso não vai (silicon lottery) nem com reza,benzedeira e etc..

Ao ativer o XMP, a placa faz um "over" automático nas memórias, por exemplo, comprou memórias 3000MHZ, caso não ative o XMP, a placa mãe ira rodar elas a 2133 (padrão). Pelo menos na minha placa foi assim (Z270F).
Sou novo em overclock também, se alguém ver que eu falei besteira me corrige ! :joia:

Obrigado pela resposta.

Sim, necessidade realmente não há para mantê-lo em 4,5Ghz+ direto. Só quero testar/monitorar temperaturas no air cooler e conhecer a função também.

O lance das memórias eu vi isso mesmo. Sem ativar o XMP, ficam 2133.

Vou fuçar mais coisas quando chegar em casa. :joia:
 
Obrigado pela resposta.

Sim, necessidade realmente não há para mantê-lo em 4,5Ghz+ direto. Só quero testar/monitorar temperaturas no air cooler e conhecer a função também.

O lance das memórias eu vi isso mesmo. Sem ativar o XMP, ficam 2133.

Vou fuçar mais coisas quando chegar em casa. :joia:

Eu fiz um leve over no meu 7600k; deixei em 4.5 mesmo; temps jogando full load 60~63ºC ;

Quando deixo em 4.8 as temps jogando em full load fica entre 72~79ºC
 
Hoje eu testei minhas memórias ddr4 3000mhz em 3200mhz mantendo a voltagem do profile xmp 1.35.

Tudo tranquilo no memtest.

Então eu queria saber, se não tem como ver a temperatura das memórias é seguro subir ainda mais?
Se eu mantiver a voltagem mas subir o clock das memórias teoricamente não teria problema né?
 
caramba,. mexendo no LLC consegui diminuir o Vcore... muito interessante isso... alguem sabe mais sobre LLC? oq mais eu desabilito na bios,que possa ajudar a ter um
OC mais estavel? é uma Z170 AR da Asus
 
Eu tenho Kingston DDR3 1333 MHz 9-9-9-24 1.5v ValueRAM.

Fiz overclock para DDR3 1600 MHz 8-9-9-24 1.65v deu erro no AIDA64 MEMORY TEST já logo em 1 minuto, 1600 MHz 9-9-9-24 1.5 deu tela azul no jogo em 10 minutos e 1600 MHz 9-9-9-24 1.65v estável.

AIDA64 é muito bom pra testar RAM overclock né? Quanto tempo pra testar RAM em 1 hora já suficiente?
 
Colocando o LLC no 5, posso tentar diminuir o vcore ?
 
Última edição:
Hoje eu testei minhas memórias ddr4 3000mhz em 3200mhz mantendo a voltagem do profile xmp 1.35.

Tudo tranquilo no memtest.

Então eu queria saber, se não tem como ver a temperatura das memórias é seguro subir ainda mais?
Se eu mantiver a voltagem mas subir o clock das memórias teoricamente não teria problema né?
Vc já está num clock bem interessante nas memórias, tentaria agora baixar os timmings (os ganhos são maiores).
 
Eu tenho Kingston DDR3 1333 MHz 9-9-9-24 1.5v ValueRAM.

Fiz overclock para DDR3 1600 MHz 8-9-9-24 1.65v deu erro no AIDA64 MEMORY TEST já logo em 1 minuto, 1600 MHz 9-9-9-24 1.5 deu tela azul no jogo em 10 minutos e 1600 MHz 9-9-9-24 1.65v estável.

AIDA64 é muito bom pra testar RAM overclock né? Quanto tempo pra testar RAM em 1 hora já suficiente?

Alguém sabe?

Já estressei apenas memória RAM no AIDA64 em 1 hora. Sem problemas! To achando AIDA64 é melhor?
 
Ótimo tópico, iluminou a mente...
Uma duvida restante; Tenho um i5-7600k (MSI B250 PC MATE), se eu utiliza-lo em 4,2ghz (OC Maximo permitido pela Intel), mesmo assim traria algum dano/vida útil diminuída?
thx
 
Ótimo tópico, iluminou a mente...
Uma duvida restante; Tenho um i5-7600k (MSI B250 PC MATE), se eu utiliza-lo em 4,2ghz (OC Maximo permitido pela Intel), mesmo assim traria algum dano/vida útil diminuída?
thx
Manda bala.
 
Senhores, eu tenho uma Asrockcooler z270 itx ac.

1) Alguém sabe se as Asrock não possuem o modo adptative? Só achei auto, manual e offset.

2) O que é aquela opção line 1, 2, 3 ou 4 (1 exige um gráfico horizontal)? Pelo gráfico entendi que o vcore diminui confirme puxa o CPU, o que não faz sentido. Li que o padrão da Intel é 4. Devo usar 4?

3) Pq o vcore exibido no cpuz e hwmonitor é baixo (+-1.15v) usando o auto? O vcore defaut do 7700k não é 1.2v? Se usar offset de +50mv, por exemplo, eu reparo que ele sobe mais ou menos isso sobre esse valor tb (naquela opção de vcore horizonta).

Meu objetivo inicial é bem simples. Descobrir o vcore mínimo para 4.7hz em todos núcleos em load. Em idle quero que continue reduzido o vcore.
 
Bom dia galera, sou novo no fórum, com ajuda desse tópico e pesquisa em geradores de conteúdo no YouTube, consegui estabilizar a 4.8ghz a 1.235v em full a 65-68ºC esse tópico me ajudou mto! Sou grato a todos!

Depois que atualizei a BIOS consegui estabilidade, antes estava tendo problemas, não acreditei que com uma simples atualização de BIOS poderia facilitar a vida.

Duvidas:
Uso para jogos entorno de 3 horas por dia, tem algum risco esse over?
Eu consigo setar o multiplicador por Ex: 48.5 ? ou somente números inteiros?
 
Bom dia galera, sou novo no fórum, com ajuda desse tópico e pesquisa em geradores de conteúdo no YouTube, consegui estabilizar a 4.8ghz a 1.235v em full a 65-68ºC esse tópico me ajudou mto! Sou grato a todos!

Depois que atualizei a BIOS consegui estabilidade, antes estava tendo problemas, não acreditei que com uma simples atualização de BIOS poderia facilitar a vida.

Duvidas:
Uso para jogos entorno de 3 horas por dia, tem algum risco esse over?
Eu consigo setar o multiplicador por Ex: 48.5 ? ou somente números inteiros?
Que bom que ajudou amigo, fico feliz!

Esse over está bacana, não tem risco algum! É possível sim alterar o multiplicador, mas não gosto e não recomendo, ao alterar de 100 para 102 por exemplo, você mexe não só no clock do processador mas nas memórias também e corre o risco de perder a estabilidade. Teste e veja se vale a pena.
 
Bom tópico, não poderia fazer um no mesmo sentido para Undervolting do 7700K ?
 
Bom tópico, não poderia fazer um no mesmo sentido para Undervolting do 7700K ?
Boa sugestão amigo, preciso terminar o tutorial do cache e depois posso fazer do undervolt. A grosso modo é a mesma coisa do overclock, só que em vez de subir o clock e o vcore, vc abaixa.
 
ainda n brinquei muito no over com elas, mas as minhas são 3000MHz (17-15-35) e consegui subir para 3200MHz (16-15-35), mas sinto que ainda da para aumentar.

Breno boa tarde acabei de pegar duas memórias comprei usada 2x8GB G.Skill Trident Z com chip da SK Hynix. Configurações de fabrica: 3200 16-18-38. Alterei para 3200 15-17-35 e setei a voltagem para 1.35v rodei o teste que vc deixou o link não deu erro mas ele nao usou as memórias no talo, ele testou máximo de 2gb, rodei testes de stress e utilizei em jogos e não tive problemas. O que pode acontecer se diminuir mto as latências das memórias? Ocorre dano físico? ou alguma zica braba?
 
Breno boa tarde acabei de pegar duas memórias comprei usada 2x8GB G.Skill Trident Z com chip da SK Hynix. Configurações de fabrica: 3200 16-18-38. Alterei para 3200 15-17-35 e setei a voltagem para 1.35v rodei o teste que vc deixou o link não deu erro mas ele nao usou as memórias no talo, ele testou máximo de 2gb, rodei testes de stress e utilizei em jogos e não tive problemas. O que pode acontecer se diminuir mto as latências das memórias? Ocorre dano físico? ou alguma zica braba?
De jeito nenhum, o que vai acontecer é a tela congelar ou dar tela azul. Pode apertar mais esses tempos, depois poste aqui os resultados!
 
De jeito nenhum, o que vai acontecer é a tela congelar ou dar tela azul. Pode apertar mais esses tempos, depois poste aqui os resultados!

Tentei com 15-15-35 nem ligou kkkkkkkk

fui pra 15-16-35 ligou comecei os testes deu tela azul.

Voltei pra 15-17-35 / Subi 3200 para 3466 deu instabilidade nos testes mas nao deu tela azul.

testei 15-17-35 / 3333 estabilizou

o desempenho com 15-17-35 / 3200 ficou melhor

Vou tentar 16-15-35 com 3200/3333/3466 ai posto os resultados
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo