[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Boa noite galera.
To namorando esse Kit.
É bom para finalidade de jogos?
Futuramente irei pegar um Monitor de 144hz
Consigo algo semelhante por um preço menor, ou não vale muito pegar algo inferior?



 
Boa noite galera.
To namorando esse Kit.
É bom para finalidade de jogos?
Futuramente irei pegar um Monitor de 144hz
Consigo algo semelhante por um preço menor, ou não vale muito pegar algo inferior?



C/ exceção da mobo q ainda não sei se já resolveram os problemas relacionados a demora no boot, é um bom kit sim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dei uma mexida no fan na BIOS, tô com 5 min de stress no aida64 100% no talo e agora não passou dos 69, agora tá tranquilo?

EDIT: Em gaming no NFS Heat ainda tá batendo 69 graus, com CPU a 60%
Já desisti de entender kkkkkkk
Tô achando estranho porque esse cooler é até mto bom, esse cpu não deveria estar tão quente desse jeito, msm nesse uso aí. Veja se a voltagem do seu 1800x nas opções d bios não está mto alta.
 
Última edição:
Pra baixar o Thaiphoon mais recente (se é que ele vai trazer algum tipo de melhoria no reconhecimento dos teus pentes), tu tem que usar proxy ou VPN (por algum motivo eles não deixam que IPs brasileiros acessem o site oficial). Recomendo o navegador Opera, pois o mesmo possui VPN gratuita integrada, que você pode ativar e desativar a qualquer momento.

Toda memória tem uma margem de overclock, algumas mais, outras menos, mas o limite dificilmente será aquele que está posto no XMP. Entretanto, algumas podem estar trabalhando perto do limite do chip, o que pode estar te impedindo de subir ainda mais a frequência com as latências originais. Outra coisa que influencia também é o fato de que você comprou 2 pentes de 16GB; esses pentes costumam ocupar ambos os lados do PCB com chips de memória (o famoso dual rank) e esse layout costuma estressar mais a controladora de memória do Ryzen, limitando a capacidade dela trabalhar com frequências mais altas. Pode ver que os kits que trabalham acima dos 3200 MHz geralmente são formados por 2 memórias de 8GB, não 16GB, e o motivo é justamente esse. De todo modo, 3200 MHz para 32GB é uma frequência excepcional, tendo em vista que a maioria dos kits que vemos por essas bandas costuma trabalhar com frequências de 2400 ou 2667 MHz.

Portanto, se você não conseguir subir mais do que isso, o limitador aqui pode ser o IMC do teu 3800X (chutaria a mobo também, mas só se ela não trabalhar com memória na topologia Daisy Chain, que prioriza o melhor caminho para 2 slots de memória, o segundo e o quarto).

Falouws :cool:

Consegui por em 3533mhz 16-20-20-20-38 estável maaaas, me veio outra dúvida, vale mais a pena esse 3533mhz com esses timings e 1.4v ou 3266mhz 16-18-18-18-36 e 1.35v ?
 
Boa noite galera.
To namorando esse Kit.
É bom para finalidade de jogos?
Futuramente irei pegar um Monitor de 144hz
Consigo algo semelhante por um preço menor, ou não vale muito pegar algo inferior?




Kit bem equilibrado, pode ir fundo, mas como o @R3v3ng3R comentou, é bom confirmar se não há nenhum problema sério que ainda não tenha sido corrigido por meio de update de BIOS.

Eu com certeza pegaria esse kit no lugar da B450M Steel Legend, tanto pelo VRM melhor como pela maior garantia nacional oferecida pela MSI.

Consegui por em 3533mhz 16-20-20-20-38 estável maaaas, me veio outra dúvida, vale mais a pena esse 3533mhz com esses timings e 1.4v ou 3266mhz 16-18-18-18-36 e 1.35v ?

Aí quem vai determinar isso são os testes de benchmark: teste de taxas de transferência e latência da memória no AIDA64, teste do Cinebench R15 e R20, teste no wPrime, teste nos seus jogos favoritos, de preferência naqueles que tenham uma ferramenta de benchmark que seja fácil apontar as mudanças, caso tenham ocorrido.

Falouws :cool:
 
Bom dia pessoal, seguinte, estou pensando em montar um PC usando o mínimo possível.
Não quero gastar muito não.

Não vou jogar em 4k/60fps, no máximo um FullHD
Não vou jogar jogos atuais, meu jogos mais recente na Steam é The Witcher 2 e Tomb Raider.

Pensei em usar uma plataforma 775 com DDR3, um XEON e5462, mas gostaria de saber sobre quais placa mãe são compativeis com ele.
Processador eu consigo por menos de R$40,00 (ali express).

Ai sei que vem todo o resto, memória, fonte, placa mãe e etc.
E também saber até onde pode ser o gargalo deste processador.

O que tenho em mente
Placa Mãe 775
Processador XEON e5462
8GB DDR3
RX550 4GB
SSD 120GB

Ai alguém sabe me informar se tem que fazer algum MOD nas placas mãe 775 para receber um XEON e5462 ?
 
Bom dia pessoal, seguinte, estou pensando em montar um PC usando o mínimo possível.
Não quero gastar muito não.

Não vou jogar em 4k/60fps, no máximo um FullHD
Não vou jogar jogos atuais, meu jogos mais recente na Steam é The Witcher 2 e Tomb Raider.

Pensei em usar uma plataforma 775 com DDR3, um XEON e5462, mas gostaria de saber sobre quais placa mãe são compativeis com ele.
Processador eu consigo por menos de R$40,00 (ali express).

Ai sei que vem todo o resto, memória, fonte, placa mãe e etc.
E também saber até onde pode ser o gargalo deste processador.

O que tenho em mente
Placa Mãe 775
Processador XEON e5462
8GB DDR3
RX550 4GB
SSD 120GB

Ai alguém sabe me informar se tem que fazer algum MOD nas placas mãe 775 para receber um XEON e5462 ?

Pegar um Xeon do LGA775 eu não recomendo, pois além de precisar fazer o mod para permitir o funcionamento deste numa placa LGA775, você terá gargalo não só de controladora de memória, como de comunicação com a GPU, já que tanto o IMC (controlador de memória) quanto o controlador do PCI-E ficam no chipset ponte norte da placa-mãe, e a via de comunicação dele para o processador é BEM estreita, gerando uma banda bastante limitada para trafegar todo tipo de dado...

Pensando nisso, preferiria pegar um Xeon da plataforma LGA1156, pois além deles terem 8 threads, tanto o IMC quanto o controlador PCI-E estão integrados diretamente no die da CPU, ou seja, ela tem comunicação direta não só com a placa de vídeo (por meio de 16 vias PCI-E 2.0), mas também com a memória RAM. Só isso garante um aumento substancial na performance em comparação com o LGA775 e seu FSB extremamente limitador.

As duas opções que recomendo são o X3440 e o X3450:



Eu preferiria pegar o X3450 pelo fato de que nessa plataforma não é possível fazer overclock por multiplicador, apenas pelo aumento do clock do BCLK. Com o X3450, você consegue chegar a 32000 MHz ou 3800 MHz, mantendo a memória trabalhando em 1600 MHz.

Quanto à placa-mãe, essa plataforma possui placas com chipset H55 e P55. Como exemplo, posso citar dois modelos da Asus:



Eu preferiria pegar a placa com chipset P55, porque ela possui uma conexão EPS12V de 8 pinos, que acaba fornecendo mais energia para a CPU, aumentando suas chances do overclock ser bem sucedido. Também recomendo colocar 2x8GB DDR3-1600, já que memória desse tipo é barata na China.

Falouws :cool:
 
Pegar um Xeon do LGA775 eu não recomendo, pois além de precisar fazer o mod para permitir o funcionamento deste numa placa LGA775, você terá gargalo não só de controladora de memória, como de comunicação com a GPU, já que tanto o IMC (controlador de memória) quanto o controlador do PCI-E ficam no chipset ponte norte da placa-mãe, e a via de comunicação dele para o processador é BEM estreita, gerando uma banda bastante limitada para trafegar todo tipo de dado...

Pensando nisso, preferiria pegar um Xeon da plataforma LGA1156, pois além deles terem 8 threads, tanto o IMC quanto o controlador PCI-E estão integrados diretamente no die da CPU, ou seja, ela tem comunicação direta não só com a placa de vídeo (por meio de 16 vias PCI-E 2.0), mas também com a memória RAM. Só isso garante um aumento substancial na performance em comparação com o LGA775 e seu FSB extremamente limitador.

As duas opções que recomendo são o X3440 e o X3450:



Eu preferiria pegar o X3450 pelo fato de que nessa plataforma não é possível fazer overclock por multiplicador, apenas pelo aumento do clock do BCLK. Com o X3450, você consegue chegar a 32000 MHz ou 3800 MHz, mantendo a memória trabalhando em 1600 MHz.

Quanto à placa-mãe, essa plataforma possui placas com chipset H55 e P55. Como exemplo, posso citar dois modelos da Asus:



Eu preferiria pegar a placa com chipset P55, porque ela possui uma conexão EPS12V de 8 pinos, que acaba fornecendo mais energia para a CPU, aumentando suas chances do overclock ser bem sucedido. Também recomendo colocar 2x8GB DDR3-1600, já que memória desse tipo é barata na China.

Falouws :cool:
Mas estes xeon rodam em qualquer placa com este chipset ou tem que ser uma placa específica?
 
Mas estes xeon rodam em qualquer placa com este chipset ou tem que ser uma placa específica?

De preferência, opte por placas de marcas conhecidas, pois isso já elimina grande parte dos problemas:



Quanto ao suporte, acredito que seja de boa rodar esse Xeon em qualquer Gigabyte, Asus, ou MSI, mas é bom checar antes no site do fabricante, por via das dúvidas, se o suporte é nativo ou se ele depende de atualização de BIOS para funcionar adequadamente.

Falouws :cool:
 
De preferência, opte por placas de marcas conhecidas, pois isso já elimina grande parte dos problemas:



Quanto ao suporte, acredito que seja de boa rodar esse Xeon em qualquer Gigabyte, Asus, ou MSI, mas é bom checar antes no site do fabricante, por via das dúvidas, se o suporte é nativo ou se ele depende de atualização de BIOS para funcionar adequadamente.

Falouws :cool:

E será que encontro delas mini itx? Que dependendo do preço...
 
E será que encontro delas mini itx? Que dependendo do preço...



Encontrei esses dois modelos na pesquisa que fiz, mas as chances de você encontrar essas placas para vender são bem remotas, infelizmente...

Falouws :cool:
 


Encontrei esses dois modelos na pesquisa que fiz, mas as chances de você encontrar essas placas para vender são bem remotas, infelizmente...

Falouws :cool:

Encontrei uma 17x19cm
Mas até onde lembro mini itx é 17x17
Ser a que cabe uma placa destas 17x19 num gabinete mini itx?

R$ 133,16 32%de desconto | Profissional placa-mãe hm55 lga 1156 ddr3 ram usb 2.0 placa de apoio núcleo i3 i5 i7 quad cpu duplo canal desktop computador mainb
 
Encontrei uma 17x19cm
Mas até onde lembro mini itx é 17x17
Ser a que cabe uma placa destas 17x19 num gabinete mini itx?

R$ 133,16 32%de desconto | Profissional placa-mãe hm55 lga 1156 ddr3 ram usb 2.0 placa de apoio núcleo i3 i5 i7 quad cpu duplo canal desktop computador mainb

Se o teu case só comporta placas mini-ITX, então essa aí não deve caber, já que o padrão desse formato como você mesmo disse é 17 cm x 17 cm. Entretanto, se o case suportar placas maiores, como mATX, juntamente com o formato mITX, então é possível sim instalar essa placa.

Porém, ao meu ver, o maior problema nem é esse, mas saber se a BIOS dessa placa genérica chinesa terá condições de reconhecer e trabalhar com todas as funções disponíveis no Xeon, como o Turbo Boost, e se vai reconhecer as memórias e fazê-las trabalhar em dual channel. Você já está querendo economizar comprando peças de uma plataforma defasada, então querer dar um tiro no escuro na questão da compatibilidade é forçar a barra ao meu ver.

Falouws :cool:
 
Se o teu case só comporta placas mini-ITX, então essa aí não deve caber, já que o padrão desse formato como você mesmo disse é 17 cm x 17 cm. Entretanto, se o case suportar placas maiores, como mATX, juntamente com o formato mITX, então é possível sim instalar essa placa.

Porém, ao meu ver, o maior problema nem é esse, mas saber se a BIOS dessa placa genérica chinesa terá condições de reconhecer e trabalhar com todas as funções disponíveis no Xeon, como o Turbo Boost, e se vai reconhecer as memórias e fazê-las trabalhar em dual channel. Você já está querendo economizar comprando peças de uma plataforma defasada, então querer dar um tiro no escuro na questão da compatibilidade é forçar a barra ao meu ver.

Falouws :cool:
É, vou seguir o seu conselho, melhor ir na certeza que na dúvida.
Valeu brother.
 
Alguém sabe como funciona a garantia da MSI aqui no Brasil referente a abrir o cooler da GPU pra limpeza e troca de pasta termica?
 
Fala galera,

To comprando uns fans a mais pro meu gabinete e me veio um pensamneto na cabeça: vale a pena colocar outro fan pra fazer o sistema push and pull no meu Cooler Master Hyper 212 RGB ? A diferença de temperatura é muito grande ?

To pensando em duas configurações pro meu gabinete no momento:

1 - 2 fans puxando o ar pra dentro na parte frontal do gabinete, um fan do Cooler Master Hyper 212 RGB, um fan jogando o ar pra fora na parte traseira e um fan jogando o ar pra fora na parte de cima.

2 - 2 fans puxando o ar pra dentro na parte frontal do gabinete, 2 fans fazendo o push and pull no Cooler Master Hyper 212 RGB e um fan jogando o ar pra fora na parte traseira.

Não queria ligar os fans na fonte, queria deixar todos ligados na placa mae pra ter controle de tudo. Minha B450M Steel Legend tem 5 conexoes pra fan, então esse é o meu limite.

Vocês acham que alguma dessas configurações são válidas ? Seria interessante colocar mais fans do que isso e usar um adaptador pra ligar mais de 5 fans ?

Vlw !
 
Fala galera,

Juntei 7k pra montar meu PC.. agora é a hora! hahaha

Tenho alguns setups feitos por pesquisa nesses ultimos dias porém como é um alto investimento gostaria de ouvir vcs.

Gastos esperados entre parenteses:

Placa mae: algum modelo da Asus (~1,5k)
Processador: R5 ou R7 terceira geração? (1,5~2k)
GPU: rtx 2060 ou modelo equivalente RX? (~2k)
Memoria: g.skill 3600hz (~1k)
Fonte: corsair 750w

Pergunta que não quer calar:
O que voces indicam para o combo placa mae + processador + GPU nessa faixa de preço (7k)?

To buscando uma assessoria pra montar o PC visto que to por fora do mercado desse tipo de hw faz tempo..


Vlw!!
 
Dá pra montar um pc gamer i9900k com 10 mil ?
Poderiam me indicar uma conf bacana?
 
Fala galera,

Juntei 7k pra montar meu PC.. agora é a hora! hahaha

Tenho alguns setups feitos por pesquisa nesses ultimos dias porém como é um alto investimento gostaria de ouvir vcs.

Gastos esperados entre parenteses:

Placa mae: algum modelo da Asus (~1,5k)
Processador: R5 ou R7 terceira geração? (1,5~2k)
GPU: rtx 2060 ou modelo equivalente RX? (~2k)
Memoria: g.skill 3600hz (~1k)
Fonte: corsair 750w

Pergunta que não quer calar:
O que voces indicam para o combo placa mae + processador + GPU nessa faixa de preço (7k)?

To buscando uma assessoria pra montar o PC visto que to por fora do mercado desse tipo de hw faz tempo..


Vlw!!
Placa mãe: bom cxb X570 = Asus TUF Gaming x570 plus
Cpu: pensando a longo prazo = r7 3700x/3800x (dependerá d qnt for a dif. de preços).
Gpu: rx 5700/rtx 2060S.
Fonte: economizaria uma grana e pegaria uma corsair CX650 já pensando em upgrade a longo prazo.

Dá pra montar um pc gamer i9900k com 10 mil ?
Poderiam me indicar uma conf bacana?
Até daria p/ montar um i9 9900k nesse valor, mas a 10aG. da Intel vindo aí ( ano q vem já), c/ o próximo i7 supostamente seria o i9 atual, talvez seja lançado num preço + em conta. Eu aguardaria pra ver como ficará o lançamento dos novos cpu's. A outra opção seria ir de AMD r7 3700x/3800x + Asus TUF Gaming x570 plus + 2x8gb 3000mhz cl15 Crucial Ballistix.
 
Fala galera,

Juntei 7k pra montar meu PC.. agora é a hora! hahaha

Tenho alguns setups feitos por pesquisa nesses ultimos dias porém como é um alto investimento gostaria de ouvir vcs.

Gastos esperados entre parenteses:

Placa mae: algum modelo da Asus (~1,5k)
Processador: R5 ou R7 terceira geração? (1,5~2k)
GPU: rtx 2060 ou modelo equivalente RX? (~2k)
Memoria: g.skill 3600hz (~1k)
Fonte: corsair 750w

Pergunta que não quer calar:
O que voces indicam para o combo placa mae + processador + GPU nessa faixa de preço (7k)?

To buscando uma assessoria pra montar o PC visto que to por fora do mercado desse tipo de hw faz tempo..


Vlw!!

Placa-mãe: Asus TUF Gaming X570-Plus (tem modelo com e sem WiFi integrado)
Processador: R5 3600 ou R7 3700X (dependendo do que couber no orçamento)
GPU: RX 5700 ou 5700 XT (de novo, dependendo do que couber no orçamento; das RTX, só pegaria a 2060 Super ou superior, por ter 8GB de VRAM contra 6GB do modelo básico)
Memória: eu acho que esse kit de 3600 MHz dificilmente custará menos de R$ 1000, mesmo à vista. DDR4-3000 ou 3200 MHz, com boas latências (CL16 ou menos para 3200 MHz, e CL15 ou menos para 3000 MHz), já dão conta do recado, então não precisa torrar uma grana preta com memória RAM (como eu fiz :bua: )
Fonte: boa marca e potência mais do que suficiente, mas se for pra pegar uma CX750 Bronze, eu prefiro sacrificar parte da potência e pegar a XFX XTR 650W Gold Full Modular

Dá pra montar um pc gamer i9900k com 10 mil ?
Poderiam me indicar uma conf bacana?

Torrar uma grana indo de Intel nessa geração, sabendo que eles mudarão de socket ano que vem, matando assim qualquer retrocompatibilidade, não vale à pena. Diria até que nem a próxima geração valerá à pena, se a mesma continuar com as mesmas práticas de sempre (limitando OC apenas para CPUs de final K, impedindo a realização de OC na CPU e RAM em placas que não tenham chipset Z, etc.) e se houver planos para mudar novamente de plataforma em 2021, com o suposto lançamento das DDR5.

Aliás, se os rumores de que o Zen3 terá um salto de performance similar do Zen para o Zen2 original se concretizarem (igual ou superior à 15%), a Intel estará, literalmente, fud***!

Falouws :cool:
 
Placa-mãe: Asus TUF Gaming X570-Plus (tem modelo com e sem WiFi integrado)
Processador: R5 3600 ou R7 3700X (dependendo do que couber no orçamento)
GPU: RX 5700 ou 5700 XT (de novo, dependendo do que couber no orçamento; das RTX, só pegaria a 2060 Super ou superior, por ter 8GB de VRAM contra 6GB do modelo básico)
Memória: eu acho que esse kit de 3600 MHz dificilmente custará menos de R$ 1000, mesmo à vista. DDR4-3000 ou 3200 MHz, com boas latências (CL16 ou menos para 3200 MHz, e CL15 ou menos para 3000 MHz), já dão conta do recado, então não precisa torrar uma grana preta com memória RAM (como eu fiz :bua: )
Fonte: boa marca e potência mais do que suficiente, mas se for pra pegar uma CX750 Bronze, eu prefiro sacrificar parte da potência e pegar a XFX XTR 650W Gold Full Modular



Torrar uma grana indo de Intel nessa geração, sabendo que eles mudarão de socket ano que vem, matando assim qualquer retrocompatibilidade, não vale à pena. Diria até que nem a próxima geração valerá à pena, se a mesma continuar com as mesmas práticas de sempre (limitando OC apenas para CPUs de final K, impedindo a realização de OC na CPU e RAM em placas que não tenham chipset Z, etc.) e se houver planos para mudar novamente de plataforma em 2021, com o suposto lançamento das DDR5.

Aliás, se os rumores de que o Zen3 terá um salto de performance similar do Zen para o Zen2 original se concretizarem (igual ou superior à 15%), a Intel estará, literalmente, fud***!

Falouws :cool:
Zen3 será tão superior assim ao Zen2? Acabei nem vendo os leaks ultimamente, tem algum artigo?
 
Zen3 será tão superior assim ao Zen2? Acabei nem vendo os leaks ultimamente, tem algum artigo?

Lembrando que é apenas um rumor, mas como a AMD tem feito um excelente trabalho com os Ryzen, é possível que se cumpra:


Se for verdade mesmo, o que vai ter de gente desovando o 3600 (eu incluso), não está no papel :haha:

Falouws :cool:
 
Lembrando que é apenas um rumor, mas como a AMD tem feito um excelente trabalho com os Ryzen, é possível que se cumpra:


Se for verdade mesmo, o que vai ter de gente desovando o 3600 (eu incluso), não está no papel :haha:

Falouws :cool:
É parece ser bem promissor mesmo, provavelmente um 4700X vai rodar em @4.50Ghz nos 8 Cores pelo que estão falando, vai ter um ganho de uns 30% em relação ao meu 2700, aí acho que vou ser obrigado a upar hehe
 
Peguei na Tera e veio com a F10, mas não esquenta com versão de bios para ligar o 9900ks, isso não será problema e pra atualizar é bem tranquilo.
Neo, e me fala uma coisa, meu brother.. sobre aquele assunto dos fans noctua. O H500P tem 2 fans de 200mm frontais e um de 120mm traseiro. Eu pretendia colocar mais 3 noctua de 140mm PWN na parte superior para retirar ar de dentro para fora mas ví que as Aorus tem apenas 4 conectores para ventoínhas e mais uns par para bomba e tudo mais.. como o gabinete já vem com 3 fans, daria para eu colocar apenas 1 extra? Ou daria para usar outro conector? Muito obrigado! Desculpe tanta dúvida..
 
Eu com certeza pegaria esse kit no lugar da B450M Steel Legend, tanto pelo VRM melhor como pela maior garantia nacional oferecida pela MSI.

mas esse vrm vai fazer muita diferença pra quem não fazer overclock ou atividades MUITO intensas tipo rederizar/modelar?, pq pras peças que eu to pretendendo comprar inicialmente sai mais barato por causa do processador.

eu olhei peça por peça, o preço diferença do R5 3600 + essa MsiB450 para o R3 2400G + Steel legend(que é o kit que eu pretendo pegar inicialmente) é de mais de 1000 reais.
 
Última edição:
mas esse vrm vai fazer muita diferença pra quem não fazer overclock ou atividades MUITO intensas tipo rederizar/modelar?, pq pras peças que eu to pretendendo comprar inicialmente sai mais barato por causa do processador.

eu olhei peça por peça, o preço diferença do R5 3600 + essa MsiB450 para o R3 2400G + Steel legend(que é o kit que eu pretendo pegar inicialmente) é de mais de 1000 reais.

Por mais que você não venha a fazer atividades muito intensas, ou mesmo overclock, você pode futuramente fazer um upgrade de CPU para um 3900X (12 cores/24 threads) ou, quem sabe, para um 3950X (16 cores/32 threads), e essas CPUs definitivamente precisarão de um VRM capaz de fornecer a corrente necessária para que esses processadores entreguem seu máximo sem depender de refrigeração ativa sobre os MOSFETs, o que seria o caso da Steel Legend SE você não utilizar nenhum cooler que sopre o ar de cima para baixo (o VRM iria superaquecer e isso causaria power throttling, ou seja, incapacidade dele entregar a energia exigida pelo processador, fazendo o clock da CPU cair drasticamente e afetando de forma abrupta a performance), coisa que nem sempre acontece [não é todo mundo que mantém pra sempre o uso do cooler BOX; geralmente o mesmo é substituído por um cooler do tipo torre (ainda gera algum tipo de fluxo de ar, mas muito menos intenso que o do cooler BOX), ou mesmo um watercooler (que não gera qualquer tipo de fluxo ativo de ar sobre o VRM)].

De qualquer forma, como você não pretende comprar uma VGA agora, a única alternativa seria ir de uma APU, seja o 2200G/3200G ou 2400G/3400G (o 3600, e qualquer outra CPU da linha Ryzen que não termine com G não possui vídeo integrado). Para as APUs, tanto faz a placa-mãe, pois elas não consomem muita energia. Agora, para upgrades futuros para CPUs acima de 8 cores, aí é necessário dar mais atenção à placa-mãe. Pensa comigo: o que é mais prático de fazer e barato? Substituir apenas a CPU, por saber que a placa-mãe dá conta de atender suas exigências, ou substituir a CPU E a placa-mãe juntos? Por essas e outras que prefiro garantir uma boa placa-mãe logo de cara, que atenda minhas necessidades atuais e futuras.

Se a intenção é economizar o máximo agora, pegue o 2200G/3200G, 2x8GB de RAM DDR4-3000 e, se der, a B450 Tomahawk. Se não for possível, então pegue a Steel Legend e depois você se preocupa com a refrigeração dela caso opte futuramente por uma CPU mais parruda (como o 3900X citado).

Falouws :cool:
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo