• Após análise foi decidido criar uma nova seção dentro do "OFERTAS".

    Tópicos de lojas estrangeiras que enviem produtos para o Brasil deverão ser criados na subseção "Produtos Importados".

[Kabum] Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Cinza - R$ 189,90

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
O XMP estava para AUTO na bios então eu troquei para o Profile XMP 2.0 3000 Mhz e fiz o teste que vc sugeriu:
Capturar1.png

Não posso deixar o XMP em Auto la na bios?
Pelo jeito agora ficou a 2994, quase 3000.
 
Agora tá certo, é isso mesmo.
 
Boa povo, vcs são muito gente boa. Fórum muito bom, me auxiliaram com dúvidas de placa mãe e agora com as memórias!
Você comprou dois pentes, correto? Se comprou dois pentes, em qual slot colocou?
Coloque nos slots A2 e B2.
Eu lembro de ter verificado antes de colocar, mas posso ter trocado a ordem de pulo de slots, vou dar uma conferida!}
Obrigado a todos :)
 
Nas especificações da Steel Legen, fala que pra AMD Matisse, as velocidades máximas são 3200. Isso que dizer que não conseguirei elevar as minhas acima disso?
Consegue sim, o que vai limitar o over é a placa que não deixa colocar mais de 1.4v nas memórias.
 
E ai galera. Vou testar as minhas semana que vem. Vocês recomendam deixar em 1.4V 24/7? Queria botar elas funcionando em 3600 CL16, pelo que andei pesquisando com essas micron E-die e Matisse não é tão difícil de conseguir.

Tenho uma Steel Legend, ventilação do gabinete ok ( 2 intake, 1 exaustor) e temperatura ambiente de 30-32 graus.
 
E ai galera. Vou testar as minhas semana que vem. Vocês recomendam deixar em 1.4V 24/7? Queria botar elas funcionando em 3600 CL16, pelo que andei pesquisando com essas micron E-die e Matisse não é tão difícil de conseguir.

Tenho uma Steel Legend, ventilação do gabinete ok ( 2 intake, 1 exaustor) e temperatura ambiente de 30-32 graus.
Provavelmente vai rodar tranquilo, copiei o perfil do @markobv e botei 3600 CL16 sem mudar a tensão e tá rodando sem problemas, se quiser apertar os timings ou subir mais o IF/Clock talvez precise de um pouco mais de tensão mas na minha opinião e pro meu uso o bulk de ganhos já foi feito e daí pra frente é apenas min-max pra <2% de ganho em usos bem específicos que não me interessam.
 
Se alguém aqui acha que vai conseguir subir bem só com 1.35v, pode tirar o cavalinho da chuva! Degradação vai rolar se a temperatura da memória subir horrores...
O nosso amigo abaixo conseguiu os 3600 sem alteração na voltagem. O cavalinho dele ficou de boa na chuva...hehehehe.
Provavelmente vai rodar tranquilo, copiei o perfil do @markobv e botei 3600 CL16 sem mudar a tensão e tá rodando sem problemas, se quiser apertar os timings ou subir mais o IF/Clock talvez precise de um pouco mais de tensão mas na minha opinião e pro meu uso o bulk de ganhos já foi feito e daí pra frente é apenas min-max pra <2% de ganho em usos bem específicos que não me interessam.
 
Quais timings de que conseguiu 3600? Passem aí os timings e tensão hehe. Vou tentar no fds.
 
Provavelmente vai rodar tranquilo, copiei o perfil do @markobv e botei 3600 CL16 sem mudar a tensão e tá rodando sem problemas, se quiser apertar os timings ou subir mais o IF/Clock talvez precise de um pouco mais de tensão mas na minha opinião e pro meu uso o bulk de ganhos já foi feito e daí pra frente é apenas min-max pra <2% de ganho em usos bem específicos que não me interessam.
Legal cara obrigado. Eu vou botar os timings dele e deixar o memtest de madrugada pra ver se acusa algum erro.

Eu quero manter em 3600 mesmo, se ficar com latência entre 65-70 pra mim tá tranquilo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quais timings de que conseguiu 3600? Passem aí os timings e tensão hehe. Vou tentar no fds.
Peguei esses timings e tensões aqui do overclockers.co.uk

try these timings & voltages for 3600Mhz C16:
tCL 16, tRCD(RD) 20, tRCD(WR) 20, tRP 16, tRAS 38, tRC 58
tRRDS 4, tRRDL, 6, tFAW 16, tWTRS 4, tWTRL 12, tWR 14, tRDRD SCL 4, tWRWR SCL 4, tRFC 540
tCWL 16, tRTP 12, tRDWR 8, tWRRD 2, tWRWR SC 1, tWRWR SD 6, tWRWR DD 6, tRDRD SC 1, tRDRD SD 4, tRDRD DD 4, tCKE 1
(tPage Auto, tRFC2 Auto, tRFC4 Auto)
ProcODT 40 Ohm, CMD2T 1T, GearDownMode Enabled, PowerDownMode Disabled
RTT, CAD Bus settings all on Auto
Voltages 1.4v VDIMM, 1.1v vSOC, 1.05v CLDO_VDDG, 0.9v/Auto for CLDO_VDDP

Tenta esses se quiser e o @markobv acho que tirou um print com os timings dele. Eu vou testar os dois e o DRAM Calculator. O que ficar com menos latência e estável mantenho
 
essa memória é micron E die, correto? qual o rank dela?

Modelo que termina com "k" é single rank. descobri isso da pior maneira porque comprei duas memórias separadas, uma é single e outra dual, sem "k" no final.
 
Provavelmente vai rodar tranquilo, copiei o perfil do @markobv e botei 3600 CL16 sem mudar a tensão e tá rodando sem problemas, se quiser apertar os timings ou subir mais o IF/Clock talvez precise de um pouco mais de tensão mas na minha opinião e pro meu uso o bulk de ganhos já foi feito e daí pra frente é apenas min-max pra <2% de ganho em usos bem específicos que não me interessam.
eu descobri sem querer que a latencia baixava quando eu subia a voltagem, fui subindo ate ver onde dava ganhos, quando parou eu voltei 0,1v e deixei

foi um pouco curioso, ja que nao recordo de ver um comportamento assim
 
a minha esta assim, nao sobe mais pq o IF nao deixa, e ainda da pra melhorar muita coisa

muCmdaM.png
Copiei esse perfil sem alterar a tensão mas botando em 1800 Clock/IF, e como ele disse dá pra melhorar mais ainda pra quem tiver paciência/sorte no bin e quiser min-max os timings provavelmente dando uma subida na tensão a partir daí, não tenho números de benchmarks porque curto mais MMORPG's mas dá pra notar melhor avg/min FPS no meu caso (1080p 60fps e MMORPG mais capado pela CPU)

Latência pra mim tá em 68ns, e deixo +2 perfis que vi em um thread do reddit pra quem quiser testar ou usar de base.
3600CL16 63.2ns
3733CL16 1.4v 61.2ns com 2600x mas é o kit 3200CL16
 
Copiei esse perfil sem alterar a tensão mas botando em 1800 Clock/IF, e como ele disse dá pra melhorar mais ainda pra quem tiver paciência/sorte no bin e quiser min-max os timings provavelmente dando uma subida na tensão a partir daí, não tenho números de benchmarks porque curto mais MMORPG's mas dá pra notar melhor avg/min FPS no meu caso (1080p 60fps e MMORPG mais capado pela CPU)

Latência pra mim tá em 68ns, e deixo +2 perfis que vi em um thread do reddit pra quem quiser testar ou usar de base.
3600CL16 63.2ns
3733CL16 1.4v 61.2ns com 2600x mas é o kit 3200CL16
Quais números tem que copiar desse print? Não entendi hehe
 
O nosso amigo abaixo conseguiu os 3600 sem alteração na voltagem. O cavalinho dele ficou de boa na chuva...hehehehe.
Dúvido muito que de forma estável. Colocar a 3600mhz a 1.35v e ir no aida64 vai de boa! O que importa é ficar estável e aí o bicho pega, repito, essas memórias gostam de voltagem. Não to com o modelo 3000mhz aqui e agora mas o de 3200mhz cl16, também sobe a 3600 com 1.35v, mas é erro na certa com teste. Com 1.38v ficou estável mas tá bem meia boca as temporizações sem refinamento, vou dar uma fuçada no final de semana.

Ahhh sim, vi uma postagem do autor do DRAM Calculator, ele pretende inserir dados dessas memórias nas próximas atualizações, então é bom ficar de olho!

Olha a voltagem da recomendação do overclockers postada ali acima... 1.4V.
 
mas é erro na certa com teste
Provavelmente por isso, meu PC não é pra ficar rodando teste e ficar postando resultado na internet nem workloads como muita gente aí, meu uso mais exigente são jogos e só, e ainda jogo bem pouco.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E lembrando que sou beem leigo em OC de memória e como disse não ligo pra min-max os timings pra ter 1% de ganho (imperceptível no meu caso), obviamente com maior voltagem e mais paciência/experiência vão conseguir resultados relativamente melhores, apenas deixei meu comentário aqui mesmo que pra jogos pelo menos roda 100% estável.
 
Provavelmente por isso, meu PC não é pra ficar rodando teste e ficar postando resultado na internet nem workloads como muita gente aí, meu uso mais exigente são jogos e só, e ainda jogo bem pouco.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E lembrando que sou beem leigo em OC de memória e como disse não ligo pra min-max os timings pra ter 1% de ganho (imperceptível no meu caso), obviamente com maior voltagem e mais paciência/experiência vão conseguir resultados relativamente melhores, apenas deixei meu comentário aqui mesmo que pra jogos pelo menos roda 100% estável.
Essa será minha intenção quando tiver minhas memórias e kit Ryzen. Somente pra jogos.
 
Tem um ponto a ser obervado tbm nos OC de ram. O ganho de fps nos jogos será mais notado se a CPU estiver gargalando (impedindo maior fps), pois se o gargalo for a GPU (trabalhando em 99%, por ex) não haverá ganho. Na verdade o ganho de fps de 3000 para 3600, não chega a 5 em 1080p.
 
Provavelmente por isso, meu PC não é pra ficar rodando teste e ficar postando resultado na internet nem workloads como muita gente aí, meu uso mais exigente são jogos e só, e ainda jogo bem pouco.
ERRRrrrhhhh,

Vamos deixar uma coisa bem clara aqui. Teste não existe pra ficar mensurando e-penis via internet, isso quem tá fazendo é você , o nome teste de ESTABILIDADE já indica qual é a finalidade, ou seja, é pra ver se não vai apresentar erro enquanto você usa. Então menos coleguinha, bem menos.
 
nunca joguei apex, apenas cs:go e pugb...
oq muda em relação ao pugb são poderes que o boneco tem ?
Copiei esse perfil sem alterar a tensão mas botando em 1800 Clock/IF, e como ele disse dá pra melhorar mais ainda pra quem tiver paciência/sorte no bin e quiser min-max os timings provavelmente dando uma subida na tensão a partir daí, não tenho números de benchmarks porque curto mais MMORPG's mas dá pra notar melhor avg/min FPS no meu caso (1080p 60fps e MMORPG mais capado pela CPU)

Latência pra mim tá em 68ns, e deixo +2 perfis que vi em um thread do reddit pra quem quiser testar ou usar de base.
3600CL16 63.2ns
3733CL16 1.4v 61.2ns com 2600x mas é o kit 3200CL16
Aqui antes de deixar em 3733 estava usando 3600 14-19-14-14-28-56-1T, 1.45v
 
Bom dia gente, a minha placa mãe é uma Asus b450m gaming\br, se eu comprar essa memória ela vai funcionar? porque a mesma não consta no qvl das memórias compatíveis com a minha placa.
 
Vamos deixar uma coisa bem clara aqui. Teste não existe pra ficar mensurando e-penis via internet, isso quem tá fazendo é você , o nome teste de ESTABILIDADE já indica qual é a finalidade, ou seja, é pra ver se não vai apresentar erro enquanto você usa. Então menos coleguinha, bem menos.
Concordo com você, mas se uma pessoa roda numa config X de forma estável (pro uso dela) não quer dizer que o sistema dela está instável no uso diário, e sim que possivelmente apresentaria instabilidade SE ela rodasse benchmarks que não condizem com o uso real do usuário, se meu sistema está 100% estável pro uso máximo e mais pesado que eu faço, PRA MIM não interessa fazer benchmarks e min-max cada configuração da RAM, pra outros usuários que querem extrair o máximo do máximo de forma estável em outras atividades que exigem mais, aí sim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Lembrando que são bons chips no geral e quem tem experiência e paciência com OC de memória vai conseguir resultados melhores, o que não falta são threads mostrando resultados melhores com frequências até maiores e timings mais apertados com tensão de 1.4v que é o que a maioria das pessoas deixa elas pra rodar 24/7.
 
Última edição:
Concordo com você, mas se uma pessoa roda numa config X de forma estável (pro uso dela) não quer dizer que o sistema dela está instável no uso diário, e sim que possivelmente apresentaria instabilidade SE ela rodasse benchmarks que não condizem com o uso real do usuário, se meu sistema está 100% estável pro uso máximo e mais pesado que eu faço, PRA MIM não interessa fazer benchmarks e min-max cada configuração da RAM, pra outros usuários que querem extrair o máximo do máximo de forma estável em outras atividades que exigem mais, aí sim.

Isso não existe. Ou está estável ou não está.
Não importa e não existe isso de uso máximo, mínimo, médio, pesado, pro meu uso, uso pra jogos ou qualquer coisa do tipo. Se está sendo usada e está instável, quer dizer que tá instável e ainda tem chances de dar erro. Me admira essa teimosia

Repito, essas memórias gostam de voltagem, você diz que não... eu digo que elas ficam instáveis a 1.35v com subida de frequência, você diz que por iluminação e bênção cósmica tu tem o dom mágico de fazer funcionar a 3600mhz com 1.35v. Digo que isso deixa elas instáveis, você teima que não... diz que para o seu uso tá uma maravilha e que recebeu o dom da graça mas se nega a testar as mesmas. Ou seja, você não tá preocupado com overclock ou com as memórias, você está preocupado em ser celebrado via internet.

Qualquer pessoa normal e com vontade de compartilhar informação de maneira consistente faria o seguinte.
1)Testaria e compartilharia os resultados.
2)Comparação com outros valores
3)Focaria nos fatos (O que não é o seu caso)
4)Compartilharia as informações e testes que faria pra facilitar o debate e a vida de quem vai fazer.

Então... deixo claro novamente, não usem essas memórias a 3600mhz com 1.35v com as latências do perfil XMP pois vai ter instabilidade e vai dar erro.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo