[TÓPICO DEDICADO] IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6

Fala, pessoal.

Na aba WAN do meu roteador meu ip aparece como 100.82.XXX.XX. Alguém sabe dizer se tem CGNAT na minha conexão?

Obrigado.

sim é cgnat.
 
Sim mas não afeta em nada só fica impossibilitado de abrir portas.

Pois é eu tava tentando jogar um jogo online mas não consigo criar servidor nele pq precisa abrir uma porta. Até fiz o procedimento de abrir as portas mas nunca dá certo por causa desse bendito NAT.

Obrigado pelas respostas.
 
Pois é eu tava tentando jogar um jogo online mas não consigo criar servidor nele pq precisa abrir uma porta. Até fiz o procedimento de abrir as portas mas nunca dá certo por causa desse bendito NAT.

Obrigado pelas respostas.
Qual jogo ? To querendo fazer um teste aqui tbm. To com cgnat , mas com IPv6 válido. Queria ver se conseguiria criar.
 
Qual jogo ? To querendo fazer um teste aqui tbm. To com cgnat , mas com IPv6 válido. Queria ver se conseguiria criar.

Tennis Elbow 2013. Eu só consigo entrar nas partidas dos outros, se eu for o host ninguém consegue entrar.

Uma solução q eu uso é jogar pelo Hamachi com os amigos mas limita muito.
 
Tive que sair da Vivo FIBRA e voltar pra Claro depois de uma mudança de residência.

Agora a tarde percebi que eu estava no CGNAT, daí abri uma solicitação para me darem IPv4 público dinâmico não oneroso (fallback), pelo Minha Claro mesmo e, uma hora depois, ligam dizendo que foi realizado o procedimento e me tiraram do CGNAT.

Rapaz, por essa eu não esperava, tava achando que ia passar uns dias brigando com eles.
 
Queria entender qual a dificuldade que as operadoras (menores) tem em liberar IPv6, ok não tem ipv4 pra todos, mas não sou obrigado a ter nat duplo podendo ter o 6...
Cara eu tenho IPv6 com ipv4 cgnat e no Xbox continuo com NAT duplo estrito.

pelo que eu entendi nenhum jogo dá suporte ao IPv6, somente ipv4. To falando do Xbox.

tentei desligar o ipv4 e deixar apenas o IPv6 , mas fico sem internet no xbox.
 
Última edição:
Acessa esse site e posta um print.
Mano não sei postar print no fórum ( se suportasse o Tapatalk seria melhor )

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mano não sei postar print no fórum ( se suportasse o Tapatalk seria melhor )

 
Então , tá ligado direto na onu ( tanto no cabo , quanto no Wi-Fi )
Aqui é um Nokia 240g
se vc desabilitar o ipv4 o nat some
mais não se preocupe se o ipv6 estiver ligado quando vc for jogar com outro jogador que tambem esta em ipv4 nat sera feita em ipv6
 
se vc desabilitar o ipv4 o nat some
mais não se preocupe se o ipv6 estiver ligado quando vc for jogar com outro jogador que tambem esta em ipv4 nat sera feita em ipv6
Não funciona mano. Se eu deixar somente o IPv6 ativo , 80% dos sites não funcionam e no Xbox fico sem internet.
 
Cara eu tenho IPv6 com ipv4 cgnat e no Xbox continuo com NAT duplo estrito.

pelo que eu entendi nenhum jogo dá suporte ao IPv6, somente ipv4. To falando do Xbox.

tentei desligar o ipv4 e deixar apenas o IPv6 , mas fico sem internet no xbox.
pois é, as vezes o nat restrito sai com ipv6 e as vezes não, alguém sabe por quê?
 
Queria entender qual a dificuldade que as operadoras (menores) tem em liberar IPv6, ok não tem ipv4 pra todos, mas não sou obrigado a ter nat duplo podendo ter o 6...

Infelizmente mão de obra qualificada no brasil é escassa, com IPV6 há muitos "Ns" que levam o pequeno a demorar a adotar o IPV6, isso ocorre até mesmo com bancos... Bradesco é um que se não colocar um MTU X no ipv6, tu não acessa ele pq algum &¨&*& resolveu bloquear o ICMPv6, pq aprendeu em algum fundo de quintal que bloquear ping deixa a rede segura...

Enfim, em partes, há muitas duvidas em relação a segurança com IPV6, entra também falta de interesse do NOC do provedor, falta de investimento e treinamento no pessoal do atendimento, são várias coisas além disso também, muitas CPEs antigas não suportam o IPV6 e por ai vai...


Particularmente, lembro em um treinamento sobre ipv6 que foi dito algo como "Antes de você implementar o IPV6 ao cliente, implemente INTERNAMENTE, se você der conta dos problema que possam aparecer, ou se conseguir rodar ipv6-only internamente, você está pronto para implementar para o cliente final"
 
Até que ponto ficar atrás de uma cgnat afete em jogos?

Meu provedor atual me coloca numa cgnat, no ps4, apresenta Nat 2, dentro do cod, Nat moderado, consigo jogar normal o cod mw, ww2, Fifa, ate mesmo baixar torrents comigo e normal.

No contrato do provedor não informa nada a respeito do cgnat, eu já sei que pra tirar so assinando IP fixo, que cobram 50 por mês, vou tentar pedir rpa me tirar do cgnat e me colocar com IP público, sei que não vão da, daí abro reclamação na Anatel pra ver no que vai da.
 
Até que ponto ficar atrás de uma cgnat afete em jogos?

Meu provedor atual me coloca numa cgnat, no ps4, apresenta Nat 2, dentro do cod, Nat moderado, consigo jogar normal o cod mw, ww2, Fifa, ate mesmo baixar torrents comigo e normal.

No contrato do provedor não informa nada a respeito do cgnat, eu já sei que pra tirar so assinando IP fixo, que cobram 50 por mês, vou tentar pedir rpa me tirar do cgnat e me colocar com IP público, sei que não vão da, daí abro reclamação na Anatel pra ver no que vai da.
cgnat basicamente afeta se vc tiver que ser host de qual quer coisa.
no caso de vc iniciar a conexão para ate ao outro serviço fica de "normal" a conexão.

np caso vc ae jogando fifa por exemplo que usa conexão do tipo p2p, se 1 dos lados não tiver ip publico os dois não vão conseguir jogar, no caso do torrent é a mesma coisa.
cod nem da bo pq eles usam servidores dedicado pra tudo.
 
Até que ponto ficar atrás de uma cgnat afete em jogos?

Meu provedor atual me coloca numa cgnat, no ps4, apresenta Nat 2, dentro do cod, Nat moderado, consigo jogar normal o cod mw, ww2, Fifa, ate mesmo baixar torrents comigo e normal.

No contrato do provedor não informa nada a respeito do cgnat, eu já sei que pra tirar so assinando IP fixo, que cobram 50 por mês, vou tentar pedir rpa me tirar do cgnat e me colocar com IP público, sei que não vão da, daí abro reclamação na Anatel pra ver no que vai da.
se ambos estão em cgnat não joga junto
o ps4 suporta ipv6 ?
 
Podem me tirar uma dúvida?
Meu provedor passou a distribuir IPV6 (um range /56) e o meu roteador passou por sua vez a distribuir este range a todos os dispositivos conectados a ele e com isso todos eles passaram a ter um endereço IPV6 público e portanto todos estão acessíveis pela Internet bastando apenas saber o IP. Como que fica a questão de segurança no IPV6 uma vez que tudo que receb este endereço passa a ser visível pela Internet?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo