[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Contratei o VIVO FIBRA 300 MEGAS, instalaram e analisando o contrato, me deparo com isso:

franquia%2Bde%2Bdados%2BVivo%2BFibra.png


Franquia de dados de 300 GB
Sempre esteve lá, está previsto mas felizmente não é aplicado.

Eu já tinha reclamado desses preços absurdos no início do mês, ao invés de colocar novas velocidades, ela acabou com às promoções e aumentou o preço de tudo, a última promoção foi em abril, coisa que nunca aconteceu, já que praticamente era promoção o ano inteiro em outras épocas. Parece que a Vivo não quer mais competir em preço com a Claro e Oi, e os que estão eperando pela Black Friday por algo melhor acho que vão cair do cavalo. Se a Oi fibra chegar aqui troco na mesma hora pros 400 megas por 139.
Cada caso é um caso e muitas operadoras são ótimas em determinadas regiões e terríveis em outras mas particularmente não me importo em pagar um pouco mais para ter algo que não me incomode.

Se o valor acima das demais servir para deixar a rede 'filé' em termos de investimento e/ou evitar que todo mundo assine o plano mais caro pra saturar a rede de certa forma acaba sendo válido.
 
E como é a identificação da cto, vivo ou at?
caixa corning preta, apenas com letras e números do circuito, fonte padrão vivo (impact)
nome só tem da AT na equiqueta amarela da fibra...

Eu tinha visto esse tuto mas realmente o roteador que eu to aqui é completamente diferente (veja imagem abaixo). Estou fuçando mas incrivelmente parece não ter opção de bridge.

ELiV5to.png
você diz em simplesmente por ele em bridge? se for isso, vai no 192.168.15.1, configurações, modo da wan (login admin) e muda pra bridge
quanto à vlan eu não manjo, pois só tenho internet

Assinei a vivo por conta das boas rotas e boa disponibilidade do serviço. (a NET era mais barata mas caía pelo menos 4x ao dia e tinha que reiniciar o modem cada vez que caia.) Já na vivo o modem tá ligado no nobreak 24/7 e nunca precisei reiniciar ele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Estou pagando o mesmo valor em 100Mb + telefone
também peguei pela estabilidade, pagando caro mas sem ter que esquentar com pq to sem internet

Contratei o VIVO FIBRA 300 MEGAS, instalaram e analisando o contrato, me deparo com isso:

franquia%2Bde%2Bdados%2BVivo%2BFibra.png


Franquia de dados de 300 GB
todo contrato das grandes tem isso aí, mas ninguém segue pq está suspenso, pra fugir disso no contrato só em provedor pequeno
 
pode ficar tranquilo que não tem isso.

Os provedores tem esses contratos malucos apenas para tentar garantir que possam cobrar algo a mais caso a legislação mude.

  • Abril de 2016: As operadoras Net, Vivo e Oi colocaram limite de internet no serviço de banda larga.
  • 12 de abril de 2016: Após revolta dos usuários, Anatel faz um pronunciamento falando que as empresas não quebraram o Marco Civil, mas algumas regras devem ser seguidas.
  • Como consequência, clientes, a então presidente Dilma Rousseff e a OAB se colocam contra a franquia de dados para o serviço de internet banda larga.
  • 22 de abril de 2016: Anatel suspende a autorização de as operadoras colocarem um limite de internet.
  • 16 de dezembro de 2016: a proibição temporária é reafirmada com uma cautelar da Anatel.
  • 12 de janeiro de 2017: o então ministro da Ciência, Gilberto Kassab, contradiz a cautelar da Anatel informando que o limite da internet banda larga começará a valer.
  • 13 de janeiro: o ministro Kassab volta atrás e comunica que não haverá limite de internet.
  • 15 de março de 2017: senado aprova emenda da Lei do Marco Civil, proibindo o limite de internet.
  • 10 de julho de 2019: votação de projeto que veta franquia de banda larga fixa é adiada, sem previsão de voltar à pauta da Câmara dos Deputados.

Ainda que a lei mude , vale a lei da época do contrato.
 
Última edição:
Em breve as operadoras vão vender experiência e não velocidade com ou sem franquia, anota ai.
 
você diz em simplesmente por ele em bridge? se for isso, vai no 192.168.15.1, configurações, modo da wan (login admin) e muda pra bridge
quanto à vlan eu não manjo, pois só tenho internet

Então eu tb só tenho internet, mas sem o tagging antigamente o roteador não reconhecia internet por nada no mundo. Acho que vc não tem esse problema pq deve ter o roteador que da pra fazer a mudança pelo menu avançado, igual vc mostrou na sua screenshot. Triste esse roteador que peguei.
 
eu cai no conto do mais barato na Oi fibra e não deu certo, todo dia de noite a twitch não rodava nem em 160p. Agora abrindo uma vpn rodava de boa 1080p60, fora que no csgo a rota da Oi fazia eu jogar em servidor do Chile. Baixei o exitlag para um teste e olha que coisa linda, conseguia me conectar com servidor de sp.

Notei isso aqui. Instalei a Vivo essa semana e o Twitch realmente roda liso o tempo todo.
 
Dando um update da desconexão pppoe que eu estava monitorando. Aqui no RJ a Vivo mudou de 2 dias para 4 dias, agora seremos desconectados a cada 4 dias e eu achando que estava consertado. Não esta. E essa Oi Fibra esta na minha esquina mas não entra no meu prédio...
 
Última edição:
Dando um update da desconexão pppoe que eu estava monitorando. Aqui no RJ mudou de 2 dias para 4 dias, agora seremos desconectados a cada 4 dias e eu achando que estava consertado. Não esta. E essa Oi Fibra esta na minha esquina mas não entra no meu prédio...
Aqui no PR (Paraná, não Pará :mil: ) à principio mudou para 8 dias.

1601553086722.png


Último reset havia sido em 23/09 no mesmo horário.
 
Dando um update da desconexão pppoe que eu estava monitorando. Aqui no RJ a Vivo mudou de 2 dias para 4 dias, agora seremos desconectados a cada 4 dias e eu achando que estava consertado. Não esta. E essa Oi Fibra esta na minha esquina mas não entra no meu prédio...
Monitorando aqui da namorada, a sessão PPP dela:

  • Sessão PPP:
  • 6:10:27:35
Cidade: Rio Verde-GO
 
Mais uma dúvida rápida... Todas as portas de rede do modem de fibra da vivo MitraStar GPT-2541; são 10/100/1000???
Pq se eu colocar um roteador mais phodão; mas ligá-lo em uma porta de 100 mbps; não vai adiantar muito.
 
Mais uma dúvida rápida... Todas as portas de rede do modem de fibra da vivo MitraStar GPT-2541; são 10/100/1000???
Pq se eu colocar um roteador mais phodão; mas ligá-lo em uma porta de 100 mbps; não vai adiantar muito.
Sim.. são.. e as Specs dele são muito boas.. Se for colocar outro roteador, precisa ser bastante mais phodão.. :haha:

CPU1: Broadcom BCM68380 (600 MHz, 2 cores)
CPU2: Quantenna QT3740BC (500 MHz, 2 cores)
FLA1: 128 MiB (Macronix MX30LF1G18AC)
FLA2: 64 KiB (Macronix MX25L512E)
RAM1: 256 MiB (Samsung K4B2G1646Q-BCK0)
RAM2: 128 MiB (ESMT M15F1G1664A-ADBG)

Overview
Specifications
HW Interface:
  • WAN: One Giga optical interface (SC/APC)
  • LAN: Four 10/100/1000 RJ-45 interfaces
  • WLAN: Two 2x2 2.4GHz external antenna, Three 3x3 5GHz internal antenna
  • FXS: POTS port for 2 FXS
  • USB: Two USB 2.0 Host ports
  • LED indicators: Power, PON, Internet, Ethernet, Wireless 2.4GHz, Wireless 5GHz, USB, VoIP
 
Mais uma dúvida rápida... Todas as portas de rede do modem de fibra da vivo MitraStar GPT-2541; são 10/100/1000???
Pq se eu colocar um roteador mais phodão; mas ligá-lo em uma porta de 100 mbps; não vai adiantar muito.
Via de regra qualquer equipamento GPON sempre terá ao menos uma porta gigabit, pode ficar tranquilo.
 
Aqui no PR (Paraná, não Pará :mil: ) à principio mudou para 8 dias.

Ver anexo 133722

Último reset havia sido em 23/09 no mesmo horário.

Aqui reiniciou a conexão após exatos 8 dias ( 23/09 9:33 até 01/10 9:33 ). 8 dias de sessão ppp está bem melhor que os 2 dias :) .
 
Mais uma dúvida rápida... Todas as portas de rede do modem de fibra da vivo MitraStar GPT-2541; são 10/100/1000???
Pq se eu colocar um roteador mais phodão; mas ligá-lo em uma porta de 100 mbps; não vai adiantar muito.
sim, esse é mto melhor do que os "novos" q a vivo entrega (askey rtf8115Vw). Substituí o askey por esse mitrastar, só caí quando acaba o lease do pppoe, mas na última semana ficou quase 7 dias com o mesmo IP, só mudou pq eu reniciei o router.
 
Provavelmente mudaram o tempo de duração da sessão PPPoE por reclamações de quedas em chamadas de vídeo. Especialmente em chamada de vídeo no WhatsApp, aparentemente ele não lida muito bem com essas quedas, por mais que rápidas.

Minha esposa faz atendimento online no WhatsApp por conveniência e facilidade para os pacientes. No começo da pandemia e atendimento Online ela reclamou bastante da Internet, demorei uns dias para assimilar com a queda da sessão PPPoE. Após isso tomei o cuidado de sempre renovar durante a madrugada. Quando se trata de 90% dos usuários que são leigos e alheios a essa particularidade da VIVO, entendo que é bem complicado esses reconects forçados. Essa renovação tinha que ser programada para ser feita durante a madrugada sem intervenção alguma do usuário final.
 
Sim.. são.. e as Specs dele são muito boas.. Se for colocar outro roteador, precisa ser bastante mais phodão.. :haha:

CPU1: Broadcom BCM68380 (600 MHz, 2 cores)
CPU2: Quantenna QT3740BC (500 MHz, 2 cores)
FLA1: 128 MiB (Macronix MX30LF1G18AC)
FLA2: 64 KiB (Macronix MX25L512E)
RAM1: 256 MiB (Samsung K4B2G1646Q-BCK0)
RAM2: 128 MiB (ESMT M15F1G1664A-ADBG)

Overview
Specifications
HW Interface:
  • WAN: One Giga optical interface (SC/APC)
  • LAN: Four 10/100/1000 RJ-45 interfaces
  • WLAN: Two 2x2 2.4GHz external antenna, Three 3x3 5GHz internal antenna
  • FXS: POTS port for 2 FXS
  • USB: Two USB 2.0 Host ports
  • LED indicators: Power, PON, Internet, Ethernet, Wireless 2.4GHz, Wireless 5GHz, USB, VoIP

Sim... É um equipamento bom... Só achei estranho essas duas portas USB que indica ali, rs...
Ainda estou pensando melhor no que fazer.
Acho que vou só puxar cabeamento de rede novo (cat 5e ou 6) pela casa, e um switch 10/100/1000 pra cabear os notes.
E para expandir o wifi, colocar um access point no extremo onde o sinal fica mais fraco.
 
Sim... É um equipamento bom... Só achei estranho essas duas portas USB que indica ali, rs...
Ainda estou pensando melhor no que fazer.
Acho que vou só puxar cabeamento de rede novo (cat 5e ou 6) pela casa, e um switch 10/100/1000 pra cabear os notes.
E para expandir o wifi, colocar um access point no extremo onde o sinal fica mais fraco.
Normalmente essas USB são para a fabricante/operadora fazer manutenção, atualização, diagnostico.
Pra usuário comum serve como um carregador USB...kkkk
 
Essa renovação tinha que ser programada para ser feita durante a madrugada sem intervenção alguma do usuário final.
Seria legal mesmo mas os servidores de autenticação são bem singelos, o ajuste de lease é bem objetivo e baseado em dia/hora que o cliente se conectou.

Eles teriam que derrubar todas as conexões em determinado horário e fatalmente não agradaria todo mundo, além de mandar uma carga gigante e simultânea para os servidores de autenticação.

Do lado do cliente também há fatores relevantes (desligamento manual do equipamento, queda de energia, problema regional, etc.), nem todo mundo ficaria "sincronizado" por muito tempo.
 
Sobre a questão de velocidade em sites estrangeiros. Eu fiz um pedido de informações a Anatel.
A Anatel não permite que o provedor de internet entregue velocidade inferior a 80% independente de PTT.

Perguntei

"A resolução CD/ANATEL nº 574 de 28/10/2011 diz:

§ 7º A medição deve ocorrer do terminal do Assinante ao PTT.

Mas e quando o assinante estiver se conectando a um servidor que não está no PTT ? Neste caso qual seria a velocidade média e mínima que o provedor de internet tem que entregar? "


Resposta da Anatel

"Tanto para baixar como para enviar arquivo(s), a prestadora deve garantir pelo
menos 80% da velocidade máxima contratada. Essas informações, assim como
restrições à utilização do serviço, devem ser descritas no contrato ou termo de
adesão por todas as operadoras.
Fundamentação: Artigos 3º, e 17 da Resolução nº 574, de 28 de outubro de 2011
(Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia -
RGQ-SCM); e 50, inciso VII, da Resolução nº 632, de 7 de março de 2014
(Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações
– RGC).
Atenciosamente,
Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações "

Infelizmente é isso.

A Anatel costumeiramente protege as empresas e não os usuários. A Resolução nº 717, de 23 de dezembro de 2019, revogou uma série de critérios que favoreciam e incentivavam o bom serviço. Entre eles a revogação do Art. 46 da Resolução 614, de 28 de maio de 2014, que diz:

Art. 46. Em caso de interrupção ou degradação da qualidade do serviço, a Prestadora deve descontar da assinatura o valor proporcional ao número de horas ou fração superior a trinta minutos.(Revogado pela Resolução nº 717, de 23 de dezembro de 2019)

§ 1º A necessidade de interrupção ou degradação do serviço por motivo de manutenção, ampliação da rede ou similares deve ser amplamente comunicada aos Assinantes que serão afetados, com antecedência mínima de uma semana, devendo ser concedido abatimento na assinatura à razão de um trinta avos por dia ou fração superior a quatro horas.(Revogado pela Resolução nº 717, de 23 de dezembro de 2019)

§ 2º O desconto deverá ser efetuado no próximo documento de cobrança em aberto ou outro meio indicado pelo Assinante.(Revogado pela Resolução nº 717, de 23 de dezembro de 2019)

§ 3º Qualquer interrupção ou degradação do serviço deve ser comunicada à Anatel, no prazo máximo de vinte e quatro horas, com uma exposição dos motivos que a provocaram e as ações desenvolvidas para a normalização do serviço e para a prevenção de novas interrupções. (Revogado pela Resolução nº 717, de 23 de dezembro de 2019)

§ 4º A comunicação prevista no § 3º deve ser reiterada por meio de sistema interativo disponibilizado pela Agência.(Revogado pela Resolução nº 717, de 23 de dezembro de 2019)

Algumas empresas pequenas parecem não estar cientes dessa mudança. Digo isso porque já presenciei pessoas pedindo desconto pelo dia sem internet apontando a lei e recebendo uma aprovação por parte dos funcionários, como se a mesma ainda estivesse vigente.
 
Bom, não sei como esse roteador em específico funciona, mas nos antigos Askey, Mitra, DLink, a gente conseguia mexer em cada tipo de conexão (Internet, TV e Telefone) separadamente, e dentro de cada uma dessas opções tínhamos controle do tipo de conexão e da vlan usada..
Bastava entrar na Internet (seja ela Vlan10 ou Vlan600) e alterar o tipo de conexão para Bridge e pronto.. A Vlan10 de Internet já estava taggeada e bastava conectar por PPPoE no nosso roteador.
mVwYSNV.png


Mas pode ser que isso tenha mudado nos novos equipamentos, impossibilitando o Bridge da VLAN, e sim de todas as conexões.. Aí sim, nesse caso seria preciso colocar seu router para taggear a VLAN de internet e concluir a autenticação PPPoE..

Acho que essa HGU não tem a opção de bridge mesmo. A solução mais fácil é comprar um ONT antigo no ML ou um novo, como por exemplo o TP Link TX-6610.

Obs: não precisa se preocupar com VLAN tagging ao colocar essas HGU em bridge. Isso só é necessário no esquema de ONT+Roteador.

Aqui no PR (Paraná, não Pará :mil: ) à principio mudou para 8 dias.

Ver anexo 133722

Último reset havia sido em 23/09 no mesmo horário.

Igual sempre foi aqui (região telesp, interior de SP). Considero um período bem ok para renovação.
 
Agradeço as informações e concordo que muitas vezes desde sua existência ficou muito evidente que a Anatel age em favor das operadoras.

Mas acho que você não entendeu meu post ou não acompanhou ou a questão. A Anatel deu parecer favorável ao usuário neste caso.
Tanto a Vivo quanto a Oi estão fazendo traffic shaping, a grosso modo qualquer servidor internacional vai ser acessado com 100mbps mesmo que você contrate 400mbps o que no caso seria 25% da velocidade contratada.
Alguns usuários aqui equivocadamente disseram que isso estava certo em termos de regulamentação, fizeram uma interpretação errada sobre resolução da Anatel.

Para não ficar dúvidas perguntei a própria Anatel e esta respondeu o que está no post, a velocidade tem que ser de no mínimo 80% do contratado. Não tem exceção.

Existia um órgão abusar.org que coletava as reclamações e fazia valer o que fosse certo mesmo que fosse necessário ir ao judiciário, infelizmente este órgão parece não existir mais.

Com o fim do abusar.org eu estou vendo que o melhor é nem reclamar, o melhor é investigar e se informar sobre as falcatruas de cada operador e escolher o menos ruim. Na minha opinião o menos ruim é a Oi. Mas contratar mais do que o plano mínimo de 200mbps da Oi é jogar dinheiro no lixo em muitas situações/tipos de uso.

Infelizmente é isso.

A Anatel costumeiramente protege as empresas e não os usuários. A Resolução nº 717, de 23 de dezembro de 2019, revogou uma série de critérios que favoreciam e incentivavam o bom serviço. Entre eles a revogação do Art. 46 da Resolução 614, de 28 de maio de 2014, que diz:



Algumas empresas pequenas parecem não estar cientes dessa mudança. Digo isso porque já presenciei pessoas pedindo desconto pelo dia sem internet apontando a lei e recebendo uma aprovação por parte dos funcionários, como se a mesma ainda estivesse vigente.
 
Última edição:
Mas acho que você não entendeu meu post ou não acompanhou ou a questão. A Anatel deu parecer favorável ao usuário neste caso.
Tanto a Vivo quanto a Oi estão fazendo traffic shaping, a grosso modo qualquer servidor internacional vai ser acessado com 100mbps mesmo que você contrate 400mbps o que no caso seria 25% da velocidade contratada.
Alguns usuários aqui equivocadamente disseram que isso estava certo em termos de regulamentação, fizeram uma interpretação errada sobre resolução da Anatel.

Para não ficar dúvidas perguntei a própria Anatel e esta respondeu o que está no post, a velocidade tem que ser de no mínimo 80% do contratado. Não tem exceção.

Você tem razão.

Vou voltar algumas páginas para pegar melhor o assunto. Peço desculpas nesse caso. :bat:
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo