[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Farei isso, mantendo o SOC em offset por enquanto e só ir aumentando os dois VDDG para o mesmo valor certo? Qualquer novidade conto aqui pra vocês!

Muito obrigado aos dois, me ajudaram demais!!!!

Sim.

Começa com 0.950 e caso continue os erros vai subindo um pouquinho(0.025) a cada nova tentativa.
 
Acabei pegando o 3700x no ali mesmo. Paguei 1624. :joia:
 
Galera, testando umas coisas aqui, sempre deixei o PBO em default da minha bios, que é "Auto". Resolvi testar no advanced e deixar ele em +200, apenas, não mexi no resto. Geralmente em "Auto" recebo máxima de 4.84 em todos os núcleos, com o PBO em +200 alguns núcleos chegaram a 4.91 (uns 2 ou 3) e o resto ficou em 4.84 e por incrível que pareça minha temperatura máxima foi 4 graus abaixo do que quando deixo o PBO no "Auto" que acaba por alcançar frequências menores. Alguma explicação?
 
Galera, testando umas coisas aqui, sempre deixei o PBO em default da minha bios, que é "Auto". Resolvi testar no advanced e deixar ele em +200, apenas, não mexi no resto. Geralmente em "Auto" recebo máxima de 4.84 em todos os núcleos, com o PBO em +200 alguns núcleos chegaram a 4.91 (uns 2 ou 3) e o resto ficou em 4.84 e por incrível que pareça minha temperatura máxima foi 4 graus abaixo do que quando deixo o PBO no "Auto" que acaba por alcançar frequências menores. Alguma explicação?

Mostra print do Ryzen Master nos dois cenários.
 
x


Devo fazer algum teste ou jogar por algum tempo antes dos prints?

Não, só pra ver o que mudou nos parâmetros do PBO.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

x


Devo fazer algum teste ou jogar por algum tempo antes dos prints?

Não, só pra ver o que mudou nos parâmetros do PBO.
 
Pessoal, alguma forma de contornar o vcore mínimo em overclock? Aqui consigo estáveis 1.2875v na BIOS @4.4, em load fica 1.256v, rodo por horas assim, testes/jogos/em uso, porém, algumas vezes quando ele vai para idle, reseta o PC, acredito que estja com muito vdrop estou usando LLC2, já testei outros e é LLC2 que fica estável em uso.

Só desativando o C-State mesmo ou um offset+ em cima do 1.2875v ele segura melhor o vdrop?
 
@PedroMS Qual sua intenção com a placa? Qual CPU e memórias quer usar?

A B450-F tem PCB de 6 camadas contra 4 camadas na B450 Steel Legend.

Se ele está fazendo OC de memória alto (3600MHz+) a B450-F vai dar melhores resultados.

Steel Legend é uma linha ok, popularizou pois privilegia as features visíveis ao usuário comum.

A linha Steel Legend tem preço baixo pois economiza nas features "escondidas" que o usuário comum não presta atenção (PCB, VRM), mas não é uma placa para overclock então não considero uma falha, mas sim uma característica/foco do produto.

@luky22 @HunS @RHBH
Vi uma Aorus Elite por R$900, TUF B450-Plus por R$766 e a ROG Strix F por R$1100 :mother:
- Não sei se eu aproveitaria tudo o que uma X570/B550 oferece, então creio que a B450 me atende no momento;
- Eu pretendo manter meu setup até as peças começarem a ficar "defasadas", até lá creio que já existirá DDR5 e socket am5, por isso também não quero gastar tanto com mobo;
- Gosto também do RGB sincronizado, tava de olho nas mobo da Asus por causa disso, mas parece que o Aura foi descontinuado e o programa novo ta todo bugado;
- No futuro pretendo fazer um OC leve, ando lendo sobre pra me sentir mais seguro antes de começar;

Então eu pergunto quais mobo B450 ATX vocês recomendariam?
Aceito outras sugestões e opiniões sobre o que coloquei aqui.

Edit:
meu primo vai ficar com minha mobo atual.
 
Última edição:
@luky22 @HunS @RHBH
Vi uma Aorus Elite por R$900, TUF B450-Plus por R$766 e a ROG Strix F por R$1100 :mother:
- Não sei se eu aproveitaria tudo o que uma X570/B550 oferece, então creio que a B450 me atende no momento;
- Eu pretendo manter meu setup até as peças começarem a ficar "defasadas", até lá creio que já existirá DDR5 e socket am5, por isso também não quero gastar tanto com mobo;
- Gosto também do RGB sincronizado, tava de olho nas mobo da Asus por causa disso, mas parece que o Aura foi descontinuado e o programa novo ta todo bugado;
- No futuro pretendo fazer um OC leve, ando lendo sobre pra me sentir mais seguro antes de começar;

Então eu pergunto quais mobo B450 ATX vocês recomendariam?
Aceito outras sugestões e opiniões sobre o que coloquei aqui.

Edit:
meu primo vai ficar com minha mobo atual.
Não sei que rolo você vai fazer , mas não estou vendo a vantagem dessa troca que você esta planejando , vai basicamente trocar 6 por meia dúzia , mesmo existindo b450 mais "parruda" nao é uma linha de placa pra se pensar em overclock, eu no seu lugar partiria pra uma b550 se o objetivo seja extrair tudo que da, ou continuaria com essa placa mesmo .
 
Não sei que rolo você vai fazer , mas não estou vendo a vantagem dessa troca que você esta planejando , vai basicamente trocar 6 por meia dúzia não era mais fácil seu primo ir a trás de outra placa e voce continuar com essa?

Ele quer a minha pq vou vender barato. Na época que eu ofereci, não queria mais mobo mATX (frescura) e eu tava querendo a X570 tuf, mas como eu disse, não sei se vou aproveitar ela direito.
Eu já mostrei todas as mobos novas que falei aqui mas ele não quer, então não vou cagar nos planos dele.
 
Ele quer a minha pq vou vender barato. Na época que eu ofereci, não queria mais mobo mATX (frescura) e eu tava querendo a X570 tuf, mas como eu disse, não sei se vou aproveitar ela direito.
Eu já mostrei todas as mobos novas que falei aqui mas ele não quer, então não vou cagar nos planos dele.
Entendi , igual colega acima comentou das fazes etc , e aquela faz diferença claro que faz , mas tudo tem que ter um equilíbrio , não adianta gastar uma fortuna se nunca vai colocar nada extremo , ou ira partir pra um overclock mais pesado , fora que ryzen nem sobe tanto stock acaba sendo mais tranquilo e ainda eficiente.
Uma B550 seria uma boa escolha , mas são bem caras , mas elas sao placas muito bem construídas melhores que muita x470 top e possui a vantagem de suportar o wharhol caso os rumores sejam confirmados.
 
Ele quer a minha pq vou vender barato. Na época que eu ofereci, não queria mais mobo mATX (frescura) e eu tava querendo a X570 tuf, mas como eu disse, não sei se vou aproveitar ela direito.
Eu já mostrei todas as mobos novas que falei aqui mas ele não quer, então não vou cagar nos planos dele.

Já considerou a B550 TUF?
 
Offset realmente não vale a pena, quanto ao PBO limitado quanto seria o ideal vc acha pra esse cpu?

O ideal seria o padrão estabelecido pela AMD mesmo pq vc perderia um pouco o desempenho limitando o PBO. Sugeri pq achei que vc estava preocupado com a temperatura.

Como referência uso aqui o cooler Gammax 400 V2 com PBO +150Mhz c/ Curve Optimizer e consegui reduzir cerca de 10 graus da temperatura máxima reduzindo PPT pra 70W. Antes enquanto jogava Dragon Quest 11S o HWInfo registrava temp máxima de 80° e agora 70°. Já no resultado do CPU-Z caiu de uns 660/5000 pra 655/4500.
Pro meu uso no momento, já que não ando jogando nada pesado, vale a pena sacrificar 10% do desempenho multi-thread pra manter a temperatura sob controle durante o verão.

Obs: Segundo esse site o valor padrão pra Ryzen TDP 65W é PPT: 88W TDC: 60A EDC: 90A. Vc pode setar o valor do PPT na bios ou Ryzen Master na configuração do PBO mudando de auto pra manual.
 
Última edição:
Galera, 2 dúvidas simples :
Meu Ryzen 3600 está com 4.1 ghz e 1.29v.

No prime95 existem 2 testes mais pesados, o primeiro que é um "High", que puxa bastante e o segundo que é o "Highest", onde, logicamente puxa bem mais que o primeiro.

A minha CPU, no preset que citei está super estável no modo "High", deixei 40 minutos e não deu nada, mas no modo "Highest" reiniciou depois de uns 15 minutos.

Porém, o "High", onde a CPU ficou estável, puxa muuito mais que as coisas que utilizo que puxam muito da cpu(android studio e jogos).

Eu posso utilizar o PC assim ? Ou para fazer um over preciso que o mesmo fique estável no modo mais pesado de todos, mesmo que eu nunca precise daquele desempenho ?

Minha outra dúvida :
Vale mais a pena 4.1ghz a 1.29v ou 4.2ghz a 1.325v ? Considerando o desempenho ganho pela voltagem.
 
Falando nesse TUF X570 saiu ontem BIOS 3202 pro modelo NÃO-BR e nem sinal da versão 3201 pro BR ainda...
 
Lendo a bola de Cristal de vocês, acham que os Ryzen 5000 vão subir de preço, ou a tendência é cair?

Minha x470 ta com a Bios beta ainda, sem pressa ( só queria pegar até o fim do mês), o 5800x no submarino, com os cashback (e pagando com cartão) ta saindo 2960 o 5600x sai 2225, você acha que o preço desses procs pode cair mais? Ou é estabilizar nessa faixa? Ou quem sabe subir?
 
Lendo a bola de Cristal de vocês, acham que os Ryzen 5000 vão subir de preço, ou a tendência é cair?

Minha x470 ta com a Bios beta ainda, sem pressa ( só queria pegar até o fim do mês), o 5800x no submarino, com os cashback (e pagando com cartão) ta saindo 2960 o 5600x sai 2225, você acha que o preço desses procs pode cair mais? Ou é estabilizar nessa faixa? Ou quem sabe subir?
Tendência é subir direto da AMD já que acabou desconto da TSMC , fora que o dolar esqueça de abaixar
 
Complicado os preços.

Creio que a X570 TUF seja produção nacional.
Não tem o BR no nome dela. Quase sempre tem promoção dela na terabyte, mas vi um vídeo no lockgamer de que as mobos vão encarecer.

 
Não tem o BR no nome dela. Quase sempre tem promoção dela na terabyte, mas vi um vídeo no lockgamer de que as mobos vão encarecer.


Tem BR la na especificação técnica.

Modelo:
TUF Gaming X570-Plus/BR
 
Que bom que resolveu, é horrível ficar com o PC dando erros e sem funcionar perfeitamente como deveria.

Que o diga o maldito erro kernel Power 41 que demorei uns 3 meses para descobrir...já estava até pensando em voltar pra Intel por causa disso.

No mais no que pudermos ajudar estamos por aqui.

Resolveu como? Essa desgraça de Kernel Power 41 tá infernizando minha vida. Já testei umas 735 possíveis soluções e nada.
 
Lendo a bola de Cristal de vocês, acham que os Ryzen 5000 vão subir de preço, ou a tendência é cair?

Minha x470 ta com a Bios beta ainda, sem pressa ( só queria pegar até o fim do mês), o 5800x no submarino, com os cashback (e pagando com cartão) ta saindo 2960 o 5600x sai 2225, você acha que o preço desses procs pode cair mais? Ou é estabilizar nessa faixa? Ou quem sabe subir?

As CPUs mesmo creio que não vão aumentar, na pior das hipóteses os preços ficam como estão.

Já as placas mãe... Deu ruim.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo