[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
pegou o bonde andando hein, não sou eu que estou reclamando não muito menos de temperatura que uso o 5900x com esse over no air cooler e não bate nem 80 graus, é o outro que está tentando dizer que o 5800x é frio contra todos os reviews e usuários que tem um e alega que o undervolt capando a performance é a solução

e não, não é uma crença, é a amd quem soltou isso nos slides e é assim que o processador funciona em stock, que dificuldade de entender hein, só falta dizer que os engenheiros da amd são imbecis que fizeram um processador pra explodir ao se usar em stock :bwahaha:
Achei que tu fosse o rapaz do 5800x tocando 1.41v ou mais e esperando temperatura abaixo de 0 no bichinho lkkkkkkkk, desculpe!
 
Então pq ta reclamando da temperatura se o processador vai durar ad infinitum tomando seus 1.4-1.5v as vezes? Deixa rolar, é tua crença e respeitamos isso.
Processador desse recebendo essa tensao e vc queria o que? -10 graus celsius? Só no nitrogênio...
Pega um i9 10900k e põe essa tensão na criança para obter o melhor clock possível e conta pra gente como ficaram as temperaturas depois
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Peguei uma b450 tomahawk ATX usada por 750 pra substituir minha b450m tuf.
Essa b450m tuf já tem suporte ao pbo2 e ao último agesa (em fase beta ainda), a msi não sei como está, mas por ter dissipador melhor, mais garantia, ATX e vrms parrudos acabei trocando

B450M com suporte ao PBO2??? Mas eu lembro de ter lido q só as 550/570 vao ter...mudaram de ideia entao?
 
B450M com suporte ao PBO2??? Mas eu lembro de ter lido q só as 550/570 vao ter...mudaram de ideia entao?
na minha b450m tuf consigo ativar o curve optimizer, mexer no PBO etc
Isso pq estou na bios de dezembro, saiu outra beta agora com a nova agesa

Qual a vantagem em pagar 30-40% a mais no B550/X570?
Tem algum recurso que justifique isso?
 
n sei se alguem comentou sobre o 5800 e 5900... mas se vierem com preço interessante devem matar o 5800x e 5900x
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como esperado, novidades voltadas aos notebooks.
Bom para quem usa e pela concorrência.
adianta nada pra gente pq no br nem chegou zen2 ainda nos notebooks... mercado eh praticamente dominado pela intel ainda por conta das fabricantes
 
Alguém me dá uma luz?

Resolvi voltar meu ryzen pra stock, ai fiz teste no cinebench r20 e bateu 3600 pontos, até ai beleza.

Ai fui fazer undervolt com vcore fixo e qualquer tensão que eu coloque faz com que meu cinebench dê apenas 2800 pontos, se botar tudo em auto volta a ficar normal.

Alguém sabe porque?

R7jQvyV.jpg
 
Última edição:
Alguém me dá uma luz?

Resolvi voltar meu ryzen pra stock, ai fiz teste no cinebench r20 e bateu 3600 pontos, até ai beleza.

Ai fui fazer undervolt com vcore fixo e qualquer tensão que eu coloque faz com que meu cinebench dê apenas 2800 pontos, se botar tudo em auto volta a ficar normal.

Alguém sabe porque?

R7jQvyV.jpg
Se vc colocar vcore fixo vc limita o boost automático do processador, pq depende do controle de tensão.
 
atualmente tenho um ryzen 5 2600, estou usando o cooler box nele e acabei de comprar um gammaxx GTE V2 vou colocar nele, mais queria saber se para um futuro upgrade por exemplo num processador como o ryzen 5800x ou ate mesmo o 5900x o gammaxx aguentaria em stock algum desses dois?
 
atualmente tenho um ryzen 5 2600, estou usando o cooler box nele e acabei de comprar um gammaxx GTE V2 vou colocar nele, mais queria saber se para um futuro upgrade por exemplo num processador como o ryzen 5800x ou ate mesmo o 5900x o gammaxx aguentaria em stock algum desses dois?
Em stock sim, tranquilo
 
@alexandre.ce

Só dando um feedback.

Vendi minha X370 Taichi e migrei para uma TUF 570 Gaming da ASUS. (Consegui uma oportunidade muito boa de venda onde a troca saiu praticamente gratuita pra mim; então meio que foi obrigatório visto que troquei 6 por 7 por assim dizer).

Não vou conseguir mais te dá aquele relato... mas comprei um R5 5600X e estou esperando ele chegar. (inicialmente era para ser usado com a X370 Taichi).

Pelo que pesquisei, a compatibilidade está funcionando certinho, mas o PCI Express está limitado a 8X. (Isso presenciei aqui mesmo com o R5 3600, então é verídico).

No entanto, descobri que está assim na X470 Taichi também na BIOS 4.60 que é oficial (Que é a mesma dessa da X370 Taichi onde aparentemente teve uma portabilidade).
Também descobri que as outras mobos X300 que receberam a BIOS está funcionando em 16X normalmente; portanto, ficou meio que explicito que o Bug está acontecendo com a série Taichi nos Chipsets 300/400.

Acredito que assim que houver uma atualização de BIOS corrigindo o problema na X470, também terá na X370 e talvez receba até mais conteúdo.

Sobre o SAM, não consegui encontrar nenhum relato na X370 Taichi, mas vi na X470 Taichi. Com um processador 5000 e a BIOS 6.61 é quase certeza absoluta que funciona.

Por hora, acho que o barramento em X8 não é tão grave. (Praticamente empatado com X16, a perda acontece abaixo de X8 - então é relevável até uma solução final).

Sai da asrock depois de anos usando mobos deles, mas é uma marca que apresenta um CxB e produtos de muita qualidade e durabilidade altíssima. Esse suporte da série 300 é um bom exemplo disso.
Virou preferência pessoal adquirir Asrock em placa mãe, futuramente irão ver meu dinheiro de novo (Afinal, merecem).

Enfim, se pretende continuar com a sua mobo, com certeza vale a pena troca para os Ryzen 5000 quando for oportuno.
 
Última edição:
acabei de montar o sistema, não deu boot, ai lembrei que tava em raid na placa da intel, ativei o modo raid lá, deu boot, porém matou meu m.2. Ficou em modo somente leitura/fail-safe. TIve use usar um ssd de 128. Detalhe que o m.2 tinha 95% de vida util. Acho que foi a x570 que matou ele.

puta merda viu.
 
acabei de montar o sistema, não deu boot, ai lembrei que tava em raid na placa da intel, ativei o modo raid lá, deu boot, porém matou meu m.2. Ficou em modo somente leitura/fail-safe. TIve use usar um ssd de 128. Detalhe que o m.2 tinha 95% de vida util. Acho que foi a x570 que matou ele.

puta merda viu.

Quando o controlador AMD está em modo raid precisa inicializar as unidades pela BIOS, na parte de "AMD RAID XPERT" (ou algo do tipo).

Faça isso e seu drive m2 será reconhecido pelo sistema operacional.
 
então seu raciocínio é comprar o melhor processador do mundo em jogos e fazê-lo rodar no desempenho do segundo? :mesa:

ainda diz que eu que não quero aprender a mexer no ryzen e to aqui com o meu a 5.1ghz em single e 4.6ghz em multi pq dei o over pelo curve optimizer que a amd inventou justamente pra não terem que ficar capando o cpu, 700 pontos em single no cpu-z e 10.100 em multi, 45.300 pontos no winrar

dá uma lida nos slides da amd que diz que o normal dele é bater 1.40 - 1.50v em jogos e entre 75 a 80 graus como normal de funcionamento em stock e até hj nenhum ryzen 1000 e 2000 morreram por isso, afinal cada arquitetura funciona de um modo por mais que seja estranho a princípio ver essas tensões e temps, abraços
45.300 no winrar com o 5900x e com clock isso e aquilo??????? kkkkkkkkkkkkk.. so um gostinho pra provar que vc ainda precisa aprender mto nos ryzen.


46224 no meu "RYZEN CAPADO" como vc diz.
ahh , e da pra pontuar mais ta ?? eh so setar o perfil 2 da mb a 4.8 e refazer. Pena que isso não se reflita em games, que é o meu único foco.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pegou o bonde andando hein, não sou eu que estou reclamando não muito menos de temperatura que uso o 5900x com esse over no air cooler e não bate nem 80 graus, é o outro que está tentando dizer que o 5800x é frio contra todos os reviews e usuários que tem um e alega que o undervolt capando a performance é a solução

e não, não é uma crença, é a amd quem soltou isso nos slides e é assim que o processador funciona em stock, que dificuldade de entender hein, só falta dizer que os engenheiros da amd são imbecis que fizeram um processador pra explodir ao se usar em stock :bwahaha:
pra mim é frio.. 62c jogando 78c benchando , com tudo em silent , e pontuando mais que seu 5900x pelo visto , conforme foto acima neh ??
em momento algum falei que danifica o chip usando em stock ou com curvas.. eu so tenho a preferencia e fiz testes comparando de formas diferentes , e optei em usar com UV+FixClock por não ver beneficios em se ter um sistema com 10-15 graus a mais , consumindo 30-40w a mais e aumentando rotação de fans para esfriar isto.

qual sua lógica contra os resultados ?? ta parecendo fanboy apple :fanboys::fanboys:
 
Última edição:
Pelo que pesquiso praticamente todo chip faz 3600, alguns 3800, que foi meu caso quando eu tinha o 3700x, rodando bem estável.
Meu parou no 3600, vou tentar mais pra ver

Eu achei a apresentação arrastada, pouca coisa para mostrar em muito tempo, a apresentação da Intel foi bem mais dinâmica e o da NVIDIA bem mais direto ao ponto. Falando do conteúdo, Zen3 mobile com desempenho esperado e estou curioso pelo consumo, a linha HX estreando para dar dor de cabeça à Intel e o que mais esperava ser falado, das Navi mobile e RX6700, ficou para depois, apenas sendo garantido que aparecerá nesse semestre :v

E o que apareceu de pós conferência? A iGPU do Cezanne tem 350MHz a mais que a do Renoir, isso dá 2.1GHz na Vega8 do 5800U o_O

(mas ao menos foi mostrada duas das três Navi restantes para o desktop, as Navi22 com dois coolers e Navi23 com apenas um... ou seria a Navi24?)



1866MHz no IF da linha Zen2/Ryzen 3000, oficialmente, acima disso só chip bom (se for os de lançamento, muito difícil conseguir, eles estabilizam em 1800MHz).
Essa frequência no IF equivale a uma memória 3733MHz, então se você não está conseguindo 1:1 seta manualmente essa proporção do IMC ou os digita manualmente o valore do fCLK. Como não tenho Ryzen não posso ir além disso, mas tem muita gente aqui que poderá lhe ajudar melhor :)

Aqui um exemplo de chip com IF em 1:1 em memórias DDR4-3800:
dRKo2qO.jpg
Não tentei setar o multiplicador manual, vou fazer isso pra ver
Se não der, já me contenta os 3600
 
Essa b450m tuf já tem suporte ao pbo2 e ao último agesa (em fase beta ainda), a msi não sei como está, mas por ter dissipador melhor, mais garantia, ATX e vrms parrudos acabei trocando

Onde esta essa opção que não encontrei na b450 tuf.
Essa b450m tuf já tem suporte ao pbo2 e ao último agesa (em fase beta ainda), a msi não sei como está, mas por ter dissipador melhor, mais garantia, ATX e vrms parrudos acabei trocando

Onde encontra essa opção, ja estou com a ultima agesa instalada e não encontrei.
 
Onde esta essa opção que não encontrei na b450 tuf.


Onde encontra essa opção, ja estou com a ultima agesa instalada e não encontrei.
Até onde eu sei só funciona nos Ryzen 5000

Pelo PBO "1" tentei de tudo, mas não tem jeito. Tive que fixar a tensão e frequência do cpu, não me dei com o PBO
 
então seu raciocínio é comprar o melhor processador do mundo em jogos e fazê-lo rodar no desempenho do segundo? :mesa:

ainda diz que eu que não quero aprender a mexer no ryzen e to aqui com o meu a 5.1ghz em single e 4.6ghz em multi pq dei o over pelo curve optimizer que a amd inventou justamente pra não terem que ficar capando o cpu, 700 pontos em single no cpu-z e 10.100 em multi, 45.300 pontos no winrar

dá uma lida nos slides da amd que diz que o normal dele é bater 1.40 - 1.50v em jogos e entre 75 a 80 graus como normal de funcionamento em stock e até hj nenhum ryzen 1000 e 2000 morreram por isso, afinal cada arquitetura funciona de um modo por mais que seja estranho a princípio ver essas tensões e temps, abraços

700 pontos no CPU-Z tá bom demais.

Já bateu o 11900k que fez 695 nos leaks.

:haha:
 
Igual ao 3500x, podia chegar nos lojistas, né?
 
Igual ao 3500x, podia chegar nos lojistas, né?
talvez essa seja a resposta CxB da AMD para os lançamentos da Intel.
Estão só esperando o movimento da concorrente para lançar a linha "nova" mais barata que a concorrente sem necessidade de mexer nos preços da linha "X"...
 
Natimorto?
Kkkkkkkk

Se o single thread for igual, a situação só fica equilibrada se for um jogo que os 32mb de cache do Zen 3 dá conta.

Precisou sair do cache a vantagem vai pra Intel por causa do ring bus (melhor que IF).

O que vai definir o sucesso ou não do rocket Lake é o preço.

Um i7 11700k por $300-$350 fazendo a mesma coisa que o 5800X que custa $450 seria um soco nos bagos da Lisa Su.

AMD seria obrigada a rever o lineup e preços.
 
Se o single thread for igual, a situação só fica equilibrada se for um jogo que os 32mb de cache do Zen 3 dá conta.

Precisou sair do cache a vantagem vai pra Intel por causa do ring bus (melhor que IF).

O que vai definir o sucesso ou não do rocket Lake é o preço.

Um i7 11700k por $300-$350 fazendo a mesma coisa que o 5800X que custa $450 seria um soco nos bagos da Lisa Su.

AMD seria obrigada a rever o lineup e preços.
Seria mesmo...
Tomará que venha nesse preço e a amd lance o 5800 por U$300
Outra pergunta, o consumo dos i7 não é maior que dos 5800?
 
Seria mesmo...
Tomará que venha nesse preço e a amd lance o 5800 por U$300
Outra pergunta, o consumo dos i7 não é maior que dos 5800?

Muito maior, mas mercado DIY / desktop não tem muita preocupação com isso.

O PL2 do 11700k e 11900k vai ser de 250w.

250w para 8 núcleos sendo que um 5950x puxa 142w do socket e tem 16 núcleos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo