Com o Xbox Series X | S prestes a obter seu primeiro console exclusivo, The Medium dev Bloober Team fala sobre como o estúdio conseguiu essa conquista.
O Médio é o jogo mais ambicioso da Equipe Bloober até hoje. Não só é a maior produção que o desenvolvedor assumiu, mas também é um console
Xbox de última geração que chega em um momento em que esses são praticamente inexistentes. Falei com o Designer Líder Médio Wojciech Piejko e o Produtor Jacek Zięba para descobrir quais pressões isso colocou sobre a empresa, suas ideias sobre o Game Pass e o que eles pensam sobre o console de próxima geração de orçamento da Microsoft, o Xbox Series S.
“Eu acho que definitivamente é o mais ambicioso, porque você conhece essa tela dupla e toda aquela mecânica, mas também é como nosso maior jogo em termos de tudo,” diz Piejko. “Aqui nós mudamos da perspectiva de primeira pessoa para uma perspectiva de terceira pessoa, o que obviamente requer, você sabe, mais animações e mais, você sabe, mecânica e outras coisas com as quais não éramos tão poderosos como um estúdio, então sim , estamos, você sabe, sempre tentando nos empurrar ainda mais. ”
Layers of Fear, o jogo de terror em primeira pessoa de 2016, demonstrou o potencial dentro do estúdio, e os jogos se tornaram numerosos e rápidos desde então. “De Layers of Fear então adicionamos à nossa fórmula com The Observer, com opções de diálogo, por exemplo, a aparência de Rutger Hauer que também foi ótimo, então pegamos o IP externo, é claro falando sobre Blair Witch, para criar algo mais e eu acho que The Medium é como um salto para o estúdio, não um passo, mas um salto, porque mudamos a perspectiva para criar uma experiência mais cinematográfica, criamos muitas cenas e coisas assim. Então, sim, acho que agora estamos tentando subir de nível como estúdio e entrar em novos territórios ”, acrescenta Piejko. Coloque Layers of Fear 2 na mistura, e The Medium é o quinto novo lançamento do estúdio em alguns anos.
O Médio pode ser o título mais recente de Bloober, mas ele passou por muitas iterações para chegar ao seu lançamento, a equipe me disse. Tendo sido um tipo de jogo de plataforma, e depois um título em primeira pessoa, ver o jogo finalmente chegar às mãos dos jogadores será, sem dúvida, maravilhoso para os desenvolvedores do Bloober.
Zięba concorda que The Medium é um grande momento para Bloober. “Cada um de nossos jogos anteriores foi como uma evolução, sim, nós adicionamos ao que tínhamos, e com The Medium é mais como uma revolução, e foi como um projeto dos sonhos para a empresa. A ideia estava sendo formada por muitos anos, é claro, e agora podemos, cumpri-la, cumprir o destino. ”
Como um estúdio relativamente desconhecido em 2015, Zięba e Piejko não podem exagerar a importância de criar jogos de qualidade que movam o estúdio para a frente.
“Cada um dos jogos abriu portas”, diz Zięba. “Layers of Fear abriu uma porta, Observer, que nos permitiu trabalhar com alguns atores poloneses e Rutger Hauer. Acho que sem o Layers of Fear isso teria sido impossível. E o Observer abriu a porta do Lionsgate para a Blair Witch e a primeira colaboração com a Microsoft, e isso abriu a porta para uma grande cooperação com a Microsoft. ”
“A Microsoft, você sabe, tem uma ótima conexão conosco”, acrescenta Piejko, “e quando mostramos a eles o The Medium, eles disseram“ ah legal, ok pessoal, isso parece legal, isso parece algo realmente diferente do nosso portfólio, ”porque Acho que eles não têm nenhum jogo de terror no momento e acho que nos encaixamos perfeitamente em seus planos de portfólio. ”
Zięba lembra do momento em que um fã reconheceu o trabalho do estúdio. “Uma vez que estávamos nos Estados Unidos, comprando alguns cartões telefônicos ou algo assim, um cara nos perguntou“ quem é você? ” Explicamos que somos desenvolvedores de jogos e que jogo desenvolvemos recentemente, Blair Witch, e ele ficou maravilhado. ”
Um pouco de fama não subiu à cabeça coletiva do estúdio. Piejko tem uma visão clara de onde o estúdio se situa no cenário da indústria de jogos. “Não estamos pensando em nosso estúdio como um estúdio AAA agora, sim. Somos inferiores, sabemos disso. Sabemos que temos muito espaço para melhorar, para melhorar a mecânica de nossos jogos ou outras coisas. Mas sim, acho que somos bons contadores de histórias, você sabe, construindo a atmosfera, este é nosso principal poder e estamos tentando construir jogos melhores em torno dele. ” Ele então brinca que adoraria colocar as mãos nas ferramentas que a Naughty Dog usa, chamando-as de “mestres”.
Zięba concorda que o estúdio ainda tem espaço para crescer e realizar coisas maiores e não sabe onde está o teto. “Acho que queremos criar as melhores histórias em jogos que pudermos, e quando vemos algo talvez acima de nós, talvez não seja a melhor escolha para fazer isso, mas é claro que queremos ainda evoluir, então não sabemos onde podemos terminar, onde podemos dizer “pare”.
Grande parte do desenvolvimento do The Medium ocorreu durante uma pandemia mundial, algo que Piejko está claramente orgulhoso do estúdio por superar, junto com outros obstáculos que tiveram que ser superados. “Fizemos o jogo durante a pandemia com um monte de coisas ruins acontecendo durante o desenvolvimento”, diz ele. “Criar o jogo com duas palavras ao mesmo tempo foi realmente desafiador para nós porque foi a primeira vez que não sabemos o que fazer com algumas coisas, sim. Não foi um desenvolvimento normal, tipo ok, eu quero mecânica de tiro, ok, vamos ver como os melhores atiradores estão fazendo isso, sim, e você pode, você sabe, fazer engenharia reversa em algo e projetá-lo. O meio requer muitas iterações, como uma iteração cega às vezes, porque tudo bem, "o que fazemos com isso?" e “eu não sei,
“Criar The Medium foi um salto no desconhecido, como você sabe, para encontrar um novo terreno de uma forma, e nós encontramos, e estamos felizes”, acrescenta Zięba.
Alguém poderia pensar que desenvolver para uma nova geração de console, neste caso dois consoles no caso do Xbox Series X e Series S, teria adicionado aos problemas do estúdio, mas felizmente este não parece ter sido o caso.
“A cada geração de consoles, eles estão cada vez mais próximos do PC”, diz Ziêba. “A estrutura e tudo mais, então, com os novos consoles e Xbox Series X e S, foi basicamente um acéfalo de uma forma, você sabe, como o motor está preparado para isso e a arquitetura é normal, você sabe como essas coisas funcionam lá , não como o PS3 ou algo assim. Portanto, não, foi uma experiência muito agradável, principalmente. ”
A dupla concorda que desenvolver o The Medium em um hardware mais antigo pode ter sido possível, mas seriamente reduzido, e para cumprir a visão, ele realmente precisava ser feito nos novos consoles e PC. Mas e o menos poderoso Xbox Series S. da Microsoft. Onde ele se encaixa nessa dependência do poder de última geração? A mensagem da equipe é clara: não se preocupe com a relativa falta de energia do pequeno console.
“Sim, eu até joguei o jogo inteiro na Série S como uma semana atrás e fiquei maravilhado porque pensei que tinha jogado na Série X”, diz Zięba. “Alguém me disse“ cara, esta é a Série S. ” O que! Incrível, maravilhoso. Claro, você sabe, não haverá 4K porque S não suporta 4K, e é claro que talvez pareça um pouco diferente da Série X porque X é duas vezes mais poderoso, mas a experiência geral e a diversão do jogo são o mesmo. Eu sou o dono da Série S e mal posso esperar para jogar em minha casa ”.
“Sim, então os gráficos ainda são bons porque temos um estilo de arte gráfica muito legal e eu amo o estilo de arte do jogo. Está em baixa resolução, mas ainda é a mesma ótima experiência ”, acrescenta Piejko.
“A arquitetura do S, desta pequena caixa, é simplesmente incrível”, diz Zięba, antes de passarmos para uma besta totalmente diferente, mais poderosa e cara: o PC para jogos.
As especificações do sistema para o The Medium levantaram algumas sobrancelhas, mas talvez não devessem ter dado que este é um jogo sendo construído exclusivamente para hardware de última geração.
“Você sabe, estamos renderizando dois mundos ao mesmo tempo, e se as pessoas quiserem renderizar dois mundos com HDR mais traçado de raio, isso requer um hardware realmente poderoso”, explica Piejko. “Não queremos colocar as especificações na internet e dizer“ sim, vai correr bem no seu cartão ”, e que não seja verdade. Nosso jogo flui entre mundos, às vezes você está apenas em um mundo, às vezes em dois ao mesmo tempo. Se você iniciar o jogo e no início você tiver apenas um mundo, você chegará a uma situação de duas palavras quando o jogo renderizar duas, você sabe que os frames cairão e é claro que não é bom. Temos que colocar as especificações para a situação de maior demanda de energia e é por isso que os requisitos são altos. ”
Graças a uma parceria com a Microsoft, os jogadores não terão que comprar o jogo (embora ainda seja uma opção), com o lançamento de The Medium no Game Pass para Xbox e PC. É um serviço que Zięba acredita oferecer grande valor ao consumidor e ampliar o alcance dos jogos do estúdio.
“Sim, você sabe. De certa forma, é uma espada de dois gumes. Você pode ter seu jogo disponível para milhões de jogadores, os jogadores têm uma ótima relação custo-benefício, você pode jogar muitos jogos incríveis ”, diz Zięba. “Eu sei que não é um serviço de streaming porque você ainda precisa instalar o jogo (embora o streaming seja parte do Game Pass para alguns títulos), mas é de uma forma semelhante à abordagem do Netflix. Acho que todos nós, consumidores, desenvolvedores e outras pessoas não sabemos como isso termina. ” Se Zięba tem uma preocupação é que o serviço se expanda para ter “muitos jogos na plataforma ao mesmo tempo”. Não que ele acredite que isso seja um problema agora. "Por enquanto. para hoje é tipo, é incrível. ”
Bloober finalmente lança The Medium para as pessoas tocarem em 28 de janeiro, então o que vem por aí para o estúdio? Nada está pronto para ser revelado ainda.
“Nunca sabemos”, brinca Piejko. “É sempre tipo, ok, então o que virá a seguir? Talvez Observer 2 ou talvez ... estamos sempre nos perguntando. Portanto, não estamos fechando nenhuma porta, mas agora podemos apenas dizer que haverá escuridão por trás dessas portas. ”
E quanto à atual exclusividade do console Xbox? Será que The Medium virá para o PS5, assim como Blair Witch acabou virando para o PS4? “Por enquanto, estamos apenas nos concentrando no Xbox e no PC”, diz Zięba. Teremos que esperar para ver isso.
O Medium será lançado em 28 de janeiro para o Xbox Series X, Series S e PC (Steam, Epic Games Store) e fará parte do Game Pass para todas essas plataformas.
With Xbox Series X|S about to get its first proper console exclusive, The Medium dev Bloober Team talks about how the s…
www.vg247.com