[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

a tecnologia não promete ela entrega.
colocar docsis 3.1 full implementado já é melhor do que gpon em capacidade de downstream e upstream, de latência tem que implementar features extras de low latency docsis, ae fica parelho com latência da fibra.

foda é a operadora implementar toda a tecnologia na rede =p
vão levar ate aonde quiserem, e tb depende da concorrência, não a pq investir $$$ na rede se o que já tem compete com os outros.
Sem contar que a TV da NET já é muito boa... vamos ver se eles tomam vergonha na cara e implantam esse docsis 3.1 direito com features como o low latency mode e o rompimento da fibra de CG até Brasília :coolface:
 
  • Curtir
Reações: HFS
Última edição:
Modem sem no-break ligado direto por 52 dias...

Muito estável esse Arris TG1692A, e acho que é recorde aqui 52 dias sem faltar energia elétrica...

Screenshot-2021-03-05-210423.png
 
Modem sem no-break ligado direto por 52 dias...

Muito estável esse Arris TG1692A, e acho que é recorde aqui 52 dias sem faltar energia elétrica...

Screenshot-2021-03-05-210423.png
ARRIS TG1692A é o rei dos Cable Modem 3.0 da Claro. O melhor disparado. Vamos ver se o ARRIS TG3442 3.1 pegará o trono do HGJ310/F@ST 3895/CG3000 .
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sabe dizer se da pra fazer dual wan ou load balance com o ax6?
Não.
 
Modem sem no-break ligado direto por 52 dias...

Muito estável esse Arris TG1692A, e acho que é recorde aqui 52 dias sem faltar energia elétrica...

Screenshot-2021-03-05-210423.png
Melhor cable modem disparado. Tenho ele aqui à 2 anos e sem problemas até hoje.
 
(...) Prefiro pagar R$400 num roteador com firmware simples e potência excelente do que pagar o o mesmo valor num equipamento com firmware sólido e cheio de firulas que não entrega metade do alcance.(...)

Pode ser modelo antigo, mas comprei recentemente um segundo D-Link DIR-859 por menos que R$ 300,00 (novo no ML). Tem 1000w de potência, tanto em 2.4 quando em 5.0Ghz. O firmware de fábrica é horrível e desatualizado, mas estou rodando OpenWRT no mesmo de boa. Para roteador não serve por causa da CPU fraca que limita o desempenho do NAT (acho que WAN<->NAT fica no máximo em torno dos 200Mbps), mas para access point é show.

É basicamente o mesmo hardware do Archer C7 bem mais caro (tenho dois também como access points), apenas com um pouco menos de menória RAM e flash, mas ainda assim roda o OpenWRT de boa por um preço imbatível para uso como Access Point.

Screenshot-2021-03-05-211938.png
 
Pode ser modelo antigo, mas comprei recentemente um segundo D-Link DIR-859 por menos que R$ 300,00 (novo no ML). Tem 1000w de potência, tanto em 2.4 quando em 5.0Ghz. O firmware de fábrica é horrível e desatualizado, mas estou rodando OpenWRT no mesmo de boa. Para roteador não serve por causa da CPU fraca que limita o desempenho do NAT (acho que WAN<->NAT fica no máximo em torno dos 200Mbps), mas para access point é show.

É basicamente o mesmo hardware do Archer C7 bem mais caro (tenho dois também como access points), apenas com um pouco menos de menória RAM e flash, mas ainda assim roda o OpenWRT de boa por um preço imbatível para uso como Access Point.

Screenshot-2021-03-05-211938.png
No openwrt -> firewall experimente habilitar o flow offloading. Teste o NAT novamente. Tenho um Tplink WDR4300 com o ultimo opwenwrt e o flow offloading ativado, com NAT no Vivo fibra de 300Mb/s, gastando 43% da CPU do router.
 
Pode ser modelo antigo, mas comprei recentemente um segundo D-Link DIR-859 por menos que R$ 300,00 (novo no ML). Tem 1000w de potência, tanto em 2.4 quando em 5.0Ghz. O firmware de fábrica é horrível e desatualizado, mas estou rodando OpenWRT no mesmo de boa. Para roteador não serve por causa da CPU fraca que limita o desempenho do NAT (acho que WAN<->NAT fica no máximo em torno dos 200Mbps), mas para access point é show.

É basicamente o mesmo hardware do Archer C7 bem mais caro (tenho dois também como access points), apenas com um pouco menos de menória RAM e flash, mas ainda assim roda o OpenWRT de boa por um preço imbatível para uso como Access Point.

Screenshot-2021-03-05-211938.png
pra exemplificar a dica do @vorlon vai uma print:
image.png


tenho um Archer C6 v2 aqui na roça com 100Mb, sem hardware nat offloading cpu bate 100% de uso, com opção ativa não passa nem de 15% de uso no cpu single core desse roteador.
 
Sobre minha visita de hoje, quem veio foi o supervisor, ele já tinha agendado uma manutenção para o dia 31/03, pois o node daqui ta com ruído (inclusive aqui são dois nodes), ele já mandou antecipar essa revisão pois não era somente eu que estava com problema, vamos ver se vai ocorrer logo agora, ou se vão empurrar com a barriga. Sobre o 3.1 em Salvador e RMS, já está sendo implantado, só falta revisar os nodes para liberar as velocidades, inclusive aqui na região já ta rolando a distribuição de modens 3.1, ele disse que vai demorar em torno de 30 a 60 dias, pois querem liberar logo na cidade toda.
 
Pessoal, para quem não conhece, segue abaixo um bom site de testes de velocidade de internet que considero uma boa alternativa ao Speedtest.net.

Aqui de Porto Alegre, o servidor da Copel em Curitiba conseguiu saturar minha conexão com facilidade:

3307587569647734-tdBX6MJ1.png


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pra exemplificar a dica do @vorlon vai uma print:
tenho um Archer C6 v2 aqui na roça com 100Mb, sem hardware nat offloading cpu bate 100% de uso, com opção ativa não passa nem de 15% de uso no cpu single core desse roteador.

Valeu! Um dos meus DIR-859 com OpenWRT tbém está na "roça". Fica numa casa de um sítio da família, esse sim uso como roteador principal ligado num modem 4G da Elsys (ao contrário com o aqui de casa que é usado como Access Point sem roteamento). O sinal 4G mal e mal pega lá, mas é suficiente para entregar ~20Mbps de download (porém míseros 1-2Mbps de upload). Então nesse caso a velocidade da internet está bem longe de chegar no gargalo do SW NAT, mas vou habilitar lá o NAT offloading para testar (não sei se é compatível com o SoC Qualcomm Atheros QCA956X desse roteador - o mesmo do Archer C7 v4).

EDITADO: já configurei e eu mesmo "buildei" uma imagem do OpenWRT (Ubuntu rodando via WSL2 no Windows 10). Rodou de boa, abaixo a tela de configuração do build. Próximo passo vai ser agora explorar o que dá para customizar no build... :)

Screenshot-2021-03-06-093616.png
 
Última edição:
Oxi, fez isso tudo e não postou testes de velocidade do post da Vivo? Estamos curiosos com o 600 Mbps.
Seria ótimo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bem, cancelei a Claro agora. Vou ficar com a Vivo Fibra mais pela Tecnologia mesmo.

Em 1 ano de claro eu tive umas 2 quedas em que tiveram que vir um tecnico.. as outras eram tudo problema na regiao mas constava no app e sempre voltava antes do tempo informado.

A Vivo vou torcer pra que seja isso tudo mesmo que todo mundo fala, que Fibra pra dar problema é muito mais dificil. Vamos ver. :vish:

fiz a mesma troca em 2013. fiquei apenas 5 dias sem conexão ate hoje
ja na net era 15 em 15 dias
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dectamos um fanboy dá Claro/Net kkkkk brincadeira mano relaxa... Se o HFC fosse tão maravilhoso a Claro estaria apostando essa tecnologia em novas cidades não é o caso né ??? E sim estão colocando o FTTH XGS-PON.

posta os testes da vivo da sua conexão de 600mb no post la?
aguardamos!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Enquanto uns não tem disponibilidade, aqui na minha cidade até cobra, gambá, morcego tem acesso a Claro Fibra e Vivo Fibra:

YO0UxL8.jpg

B0enljt.jpg
chuveiro logo ali.

Vc esta mto de boas.. praia e fibra optica...
 
Última edição:
To precisando e um roteador decente, pois os amplificadores de sinal que tenho não dão conta de manter um sinal decente de Wifi. Fica melhor usar o 3/4G do celular.

Vi um da Tenda modelo AC10 por R$280,00 j[a considerando o frete, o que me dizer desse Roteador? Não quero ir muito além disso em questão de valores.

No PC ainda prefiro usar o CABO, mas quem sabe se esse roteador melhorar (e muito) a rede, começo a usar o Wifi integrado da MB.
 
To precisando e um roteador decente, pois os amplificadores de sinal que tenho não dão conta de manter um sinal decente de Wifi. Fica melhor usar o 3/4G do celular.

Vi um da Tenda modelo AC10 por R$280,00 j[a considerando o frete, o que me dizer desse Roteador? Não quero ir muito além disso em questão de valores.

No PC ainda prefiro usar o CABO, mas quem sabe se esse roteador melhorar (e muito) a rede, começo a usar o Wifi integrado da MB.

Ax1800 no Aliexpress e se puder gastar um pouco mais, redmi ax6.
 
habilitei aqui, nao mudou nada.
daí desabilitei.
mudar muda, deixa o fluxo de nat mais otimizado quando o openwrt esta em modo router, o kernel do linux nativamente não tem optimização pra tradução de nat.
agora se a cpu do teu roteador já for boa e não estava topando 100% de uso, realmente não vai sentir diferença.

faz o teste, entra via ssh no openwrt e roda o TOP, coloca um arquivo pra baixar no talo da conexão, e ativa e desativa a opção do nat pra ver o quanto muda em tempo real no uso de cpu.
 
Última edição:
To precisando e um roteador decente, pois os amplificadores de sinal que tenho não dão conta de manter um sinal decente de Wifi. Fica melhor usar o 3/4G do celular.

Vi um da Tenda modelo AC10 por R$280,00 j[a considerando o frete, o que me dizer desse Roteador? Não quero ir muito além disso em questão de valores.

No PC ainda prefiro usar o CABO, mas quem sabe se esse roteador melhorar (e muito) a rede, começo a usar o Wifi integrado da MB.
Recomendo Redmi AX6, utilizo aqui e é fantastico.
 
Recomendo Redmi AX6, utilizo aqui e é fantastico.

Tu já teve ax1800 tbm né, foi usando o Kaon ou era outro modem da net e alias colocar o Kaon em Bridge é de boa?

É que meu ax1800 deve chegar na próxima semana ai to procurando como colocar em bridge e pa
 
Tu já teve ax1800 tbm né, foi usando o Kaon ou era outro modem da net e alias colocar o Kaon em Bridge é de boa?

É que meu ax1800 deve chegar na próxima semana ai to procurando como colocar em bridge e pa
Em quase todos os modems DOCSIS 3.1 que a Claro fornece. CG3000, Fast 3890, Fast 3895, HGJ310, CGA4233.

Normalmente fica em "Configurações WAN" ou "Configurações Básicas".
 
Galera eu estou com uma dor de cabeça para abrir as portas no modem da net (Modem Humax HGB10R-02), já liguei solicitando a retirada do cgnat que eu estava, o técnico fez ontem.

Porém, mesmo assim, mesmo liberando as portas, como dmz host eu não consigo ter as prontas abertas...

Alguém tem a solução disso? Eu não queria gastar em outro router só para colocar o da net em bridge...(eu uso 90% via cabo no PC(servidor/torrent/games) , apenas wifi pro celular (coisas básicas).

Não parece justo a net oferecer um equipamento que bloqueia o acesso à Internet...

Muito obrigado.
 
Galera eu estou com uma dor de cabeça para abrir as portas no modem da net (Modem Humax HGB10R-02), já liguei solicitando a retirada do cgnat que eu estava, o técnico fez ontem.

Porém, mesmo assim, mesmo liberando as portas, como dmz host eu não consigo ter as prontas abertas...

Alguém tem a solução disso? Eu não queria gastar em outro router só para colocar o da net em bridge...(eu uso 90% via cabo no PC(servidor/torrent/games) , apenas wifi pro celular (coisas básicas).

Não parece justo a net oferecer um equipamento que bloqueia o acesso à Internet...

Muito obrigado.
esse modem libera normalmente as portas.

a pergunta é, que porta vc quer usar? pq a varias portas abaixo de 1024 que são bloqueadas na central pela net em contrato residencial, se for utilizar alguma deles esquece que não vai liberar.
sem falar, vc tem que liberar a porta no firewall do teu sistema operacional tb, nada adianta redirecionar a porta e o SO bloquear a mesma tb.
 
mudar muda, deixa o fluxo de nat mais otimizado quando o openwrt esta em modo router, o kernel do linux nativamente não tem optimização pra tradução de nat.
agora se a cpu do teu roteador já for boa e não estava topando 100% de uso, realmente não vai sentir diferença.

faz o teste, entra via ssh no openwrt e roda o TOP, coloca um arquivo pra baixar no talo da conexão, e ativa e desativa a opção do nat pra ver o quanto muda em tempo real no uso de cpu.

fiz aqui, mas acho q eu nao estou sabendo interpretar :mil:

Sem offloading:
com offloading
 
fiz aqui, mas acho q eu nao estou sabendo interpretar :mil:

Sem offloading:
com offloading
mínima a diferença mesmo, coisa de 1% =p
a cpu desse xiomiao-ahm? num sei falar o nome dessa marca :haha: tem poder de fogo extra.
inclusive, essa aqui é a cpu: https://www.mediatek.com/products/homenetworking/mt7621
detalhe que essa cpu tem inclusive featres no hardware pra otimizar o nat.

tu pegar um Archer C20 v5, que tem cpu bem mais limitado, que vc ve a diferença na pratica.
o processo ksoftirqd tanka o cpu com interrupções, e tudo fica travado com altas taxas de velocidade sem nat optimizado, pra ter ideia muda de com nat optimizado passar os 100Mb na porta fast ethenet, pra sem optimização ir pra no máximo 50Mb :haha:
inclusive a cpu do c20 é essa porcaria aqui: https://www.mediatek.com/products/homenetworking/mt7628k-n-a
 
mínima a diferença mesmo, coisa de 1% =p
a cpu desse xiomiao-ahm? num sei falar o nome dessa marca :haha: tem poder de fogo extra.
inclusive, essa aqui é a cpu: https://www.mediatek.com/products/homenetworking/mt7621
detalhe que essa cpu tem inclusive featres no hardware pra otimizar o nat.

tu pegar um Archer C20 v5, que tem cpu bem mais limitado, que vc ve a diferença na pratica.
o processo ksoftirqd tanka o cpu com interrupções, e tudo fica travado com altas taxas de velocidade sem nat optimizado, pra ter ideia muda de com nat optimizado passar os 100Mb na porta fast ethenet, pra sem optimização ir pra no máximo 50Mb :haha:
inclusive a cpu do c20 é essa porcaria aqui: https://www.mediatek.com/products/homenetworking/mt7628k-n-a
Quando lembro que paguei 140,00 nesse router antes da crise...
 
esse modem libera normalmente as portas.

a pergunta é, que porta vc quer usar? pq a varias portas abaixo de 1024 que são bloqueadas na central pela net em contrato residencial, se for utilizar alguma deles esquece que não vai liberar.
sem falar, vc tem que liberar a porta no firewall do teu sistema operacional tb, nada adianta redirecionar a porta e o SO bloquear a mesma tb.
Na verdade eu liberei todo range de portas no modem, de 1 a 65534.
Sim eu inclusive liberei no firewall do Windows (por presunção) porém desabilitei todo firewall, para todas redes (publica privada) e domínio, totalmente off.
Ainda a fim de teste liberei no firewall e no port triggering mais algumas para descartar erros (pq o port trigger não abrirá range mto alto de portas) mesmo assim os os check de portas apontam que estão fechadas.

Edit. 1:
Vou enviar alguns prints, me corrija se estou fazendo algo errado:
1
q0rbxFr.jpg

2
oiv2QeZ.png

3
3VkV7k7.jpg

4
mKCWOip.jpg

5
KiBZq3F.jpg

6
7lrgBOE.jpg

7
3ENGFlv.jpg

8
8VRHmWu.jpg


Plex Port:

e63rpCZ.jpg


40NI570.jpg



Teste de portas:
1
Hj23Lfj.jpg

2
Y2L3dyF.jpg
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo