• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Pessoal, pergunta pra vocês... Vocês conseguem atualizar a hora do Windows normalmente? Pois depois que coloquei a NET aqui em casa nunca consegui.
Utilizando o 4G do meu celular, consigo atualizar a hora das minhas máquinas normalmente, porém ao conectar na minha rede não é possível.
A porta 123 TCP já está liberada no firewall do meu Mikrotik, porém parece ser algo da operadora, alguém poderia fazer esse teste?
O protocolo ntp é cliente no windows, não sendo necessário liberar portas no firewall. Basta o NAT estar operando normalmente sem nenhuma regra de redirecionamento sobre a porta 123 .
Uso Net e Vivo e a sincronização do clock funciona normalmente em linux e windows.
 
Pessoal, pergunta pra vocês... Vocês conseguem atualizar a hora do Windows normalmente? Pois depois que coloquei a NET aqui em casa nunca consegui.
Utilizando o 4G do meu celular, consigo atualizar a hora das minhas máquinas normalmente, porém ao conectar na minha rede não é possível.
A porta 123 TCP já está liberada no firewall do meu Mikrotik, porém parece ser algo da operadora, alguém poderia fazer esse teste?
Testei, aqui normal (NET POA):

Screenshot-2021-05-10-104607.png
 
Bom dia, alguém consegue me dizer dando uma olha nessa foto da placa do cabo de fibra se é a Claro Fibra chegando na minha região? Tem somente o cabo que foi passado na quinta ou na sexta feira passada, quanto tempo deve demorar até liberar o serviço? Obrigado!

 
Bom dia, alguém consegue me dizer dando uma olha nessa foto da placa do cabo de fibra se é a Claro Fibra chegando na minha região? Tem somente o cabo que foi passado na quinta ou na sexta feira passada, quanto tempo deve demorar até liberar o serviço? Obrigado!

O cabo em si não quer dizer muita coisa, tendo em vista que "cabo óptico Claro" pode ser fibra indo para o node, por exemplo.

Sua cidade é atendida com HFC?
 
O cabo em si não quer dizer muita coisa, tendo em vista que "cabo óptico Claro" pode ser fibra indo para o node, por exemplo.

Sua cidade é atendida com HFC?
O cabo termina no meio de uma área residencial fechada, achei no tópico as cidades atendidas por fibra e Brasília-DF não é uma delas.
 
O cabo termina no meio de uma área residencial fechada, achei no tópico as cidades atendidas por fibra e Brasília-DF não é uma delas.

Brasília não é atendida, mas os caras parecem que estão se mexendo, pode ser qualquer coisa esse cabo (link dedicado, para antena 4g, para o próprio HFC). Tem que ficar atento com as CTO's da Claro, segue abaixo um exemplo de CTO que eles utilizam, até o momento tem em duas cores: Azul e preto.

VO9aciJ.jpg
 
Bom dia, alguém consegue me dizer dando uma olha nessa foto da placa do cabo de fibra se é a Claro Fibra chegando na minha região? Tem somente o cabo que foi passado na quinta ou na sexta feira passada, quanto tempo deve demorar até liberar o serviço? Obrigado!

Aqui na minha região existem vários cabos ópticos da Claro iguais a esse da foto nos postes, porém a cidade é 100% HFC.
 
Bom dia, alguém consegue me dizer dando uma olha nessa foto da placa do cabo de fibra se é a Claro Fibra chegando na minha região? Tem somente o cabo que foi passado na quinta ou na sexta feira passada, quanto tempo deve demorar até liberar o serviço? Obrigado!

Na rede HFC (coaxial) existem os anéis opticos. Eles servem para alimentar os Nodes. você irá ver em todas as cidades atendidas por coaxial a rede de fibras da Claro.
Além de alimentar os nodes, a rede optica também alimenta as torres de celular.
 
Aqui na minha região existem vários cabos ópticos da Claro iguais a esse da foto nos postes, porém a cidade é 100% HFC.
Sim, é que as vezes dá a impressão de que HFC usa coaxial em tudo, mas não, coaxial é só a última milha.

É estranho explicar isso mas é bom deixar explicado isso.
 
Na rede HFC (coaxial) existem os anéis opticos. Eles servem para alimentar os Nodes. você irá ver em todas as cidades atendidas por coaxial a rede de fibras da Claro.
Além de alimentar os nodes, a rede optica também alimenta as torres de celular.
Aqui na região que moro também tem a rede metálica da Embratel, que é usada pra telefonia fixa corporativa, ligada nessa mesma rede de fibra.
Antigamente também entregavam links dedicados por essa mesma rede metálica. Não sei se ainda tem cliente ativo usando pra esse fim.
 
Aqui na região que moro também tem a rede metálica da Embratel, que é usada pra telefonia fixa corporativa, ligada nessa mesma rede de fibra.
Antigamente também entregavam links dedicados por essa mesma rede metálica. Não sei se ainda tem cliente ativo usando pra esse fim.
Aqui também já vi cabo metálico Embratel e
Cabo óptico Claro.
Cidade HFC.
Mas ainda não fiquei sabendo de alguém que usa esse cabos metálicos da Embratel. Deve ser um público bem restrito.
 
Aqui na região que moro também tem a rede metálica da Embratel, que é usada pra telefonia fixa corporativa, ligada nessa mesma rede de fibra.
Antigamente também entregavam links dedicados por essa mesma rede metálica. Não sei se ainda tem cliente ativo usando pra esse fim.
Em sp antigamente era órgãos públicos! geralmente Delegacias. depois migraram tudo.
 
Entendo mas pensei que a Claro não estaria mais investindo na rede HFC. Uma pena pois o upload não me atende.
Investir ela investe pois não se pode abandonar a rede em prol de esperar ter apenas FTTH na rede. Até porque ela já tem uma cartela de modems 3.1 homologados recentemente.

Ainda tem muito chão a correr para o HFC, não só aqui no Brasil mas em diversas praças ao redor do mundo que usam a mesma tecnologia.
 
Upload alto em conexão HFC é praticamente inviável na forma que a NET construiu a rede.
O cliente pode morrer de implorar que isso não vai mudar, pois uma mudança muito grande só aconteceria com a troca da maioria dos ativos de rede, ficando tão caro que seria mais barato descartar a rede e fazer outra do zero, coisa que nunca vai acontecer, por sinal.
E isso aliás é uma realidade de 95% das operadoras que operam nessa tecnologia.
Vide as operadoras americanas que operam no HFC, que ofertam uploads menores que os da NET.
Ela não só está sendo como será obrigada a migrar toda a rede para fibra óptica, pois a concorrência finalmente está chegando.

Com a segregação da parte de infraestrutura da Vivo, Oi e Tim e a injeção de capital dos novos sócios, a concorrência a fará se mexer.

A maioria dos usuários olha só o download sim, infelizmente. Os usuários não têm noção do quanto um upload baixo pode impactar numa conexão, especialmente 500/600 mbps.

A Claro nem sequer oferece 10% do upload no HFC para o plano de 500 mbps. Deveria oferecer 20% e dai seria aceitável e tragável, mas 35 mbps... É piada.

Até onde lembro, no começo do serviço, em 2000, a minha conexão era 256/256 kbps. Bons tempos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não é via de regra ser HFC que o upload vai ser baixo, tem operadoras que oferecem 500 megas de upload, tudo depende da vontade da operadora, se quiser tem como melhorar mais custa caro hehehe.

Pegando o gancho do "mais caro", o que na verdade me deixa indignado é o fato de não oferecerem OPÇÕES.
Por que não oferecer mais upload e cobrar por isso? Seguramente há demanda para isso e "se são tão poucas pessoas que se importam com upload", haveria um impacto negligenciável e o retorno se pagaria.
Mas o monopólio ou duopólio fazem isso.
 
Última edição:
Senhores boa tarde, gostaria de saber se 3 canais sincronizados entregam os 35 de upload no plano de 500 Mega.
 
Ela não só está sendo como será obrigada a migrar toda a rede para fibra óptica, pois a concorrência finalmente está chegando.

Com a segregação da parte de infraestrutura da Vivo, Oi e Tim e a injeção de capital dos novos sócios, a concorrência a fará se mexer.

A maioria dos usuários olha só o upload sim, infelizmente. Os usuários não têm noção do quanto um upload baixo pode impactar numa conexão, especialmente 500/600 mbps.

A Claro nem sequer oferece 10% do upload no HFC para o plano de 500 mbps. Deveria oferecer 20% e dai seria aceitável e tragável, mas 35 mbps... É piada.

Até onde lembro, no começo do serviço, em 2000, a minha conexão era 256/256 kbps. Bons tempos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Pegando o gancho do "mais caro", o que na verdade me deixa indignado é o fato de não oferecerem OPÇÕES.
Por que não oferecer mais upload e cobrar por isso? Seguramente há demanda para isso e "se são tão poucas pessoas que se importam com upload", haveria um impacto negligenciável e o retorno se pagaria.
Mas o monopólio ou duopólio fazem isso.
Na verdade não é apenas a questão de concorrência, mas a curva de evolução da operadora, juntamente com a entrega de maiores velocidades.
Não fique nessa de que ela vai migrar toda a rede para FTTH pois digamos que até ela atender toda a rede assim, a concorrência já terá triturada a sua participação no mercado (apesar de que há tempos que existem planos FTTH aí e o market share da Claro praticamente ficou intacto).
Ela tem que jogar com o que tem em mãos, que é o DOCSIS. Enquanto o protocolo estiver ativo e sendo revisado, não há motivos de simplesmente jogar tudo no chão e instalar FTTH para quase 10kk de clientes simplesmente por causa de alguns usos específicos e entusiastas.
Gerenciar uma empresa e a manter perene vai muito mais além do que ficar com comparações de "em 2000 minha conexão era de 256/256kbps".
 
Na verdade não é apenas a questão de concorrência, mas a curva de evolução da operadora, juntamente com a entrega de maiores velocidades.
Não fique nessa de que ela vai migrar toda a rede para FTTH pois digamos que até ela atender toda a rede assim, a concorrência já terá triturada a sua participação no mercado (apesar de que há tempos que existem planos FTTH aí e o market share da Claro praticamente ficou intacto).
Ela tem que jogar com o que tem em mãos, que é o DOCSIS. Enquanto o protocolo estiver ativo e sendo revisado, não há motivos de simplesmente jogar tudo no chão e instalar FTTH para quase 10kk de clientes simplesmente por causa de alguns usos específicos e entusiastas.
Gerenciar uma empresa e a manter perene vai muito mais além do que ficar com comparações de "em 2000 minha conexão era de 256/256kbps".
O HFC entrega boas velocidades, mesmo com a forma que foi implementado aqui no Brasil (que para MEU uso não atende em upload), é so observar empresas serias fora do nosso país que vemos isso. FTTH não é a solução para TODOS os problemas da Claro/NET, mas a solução é bem simples mas custosa, dar manutenção preventiva e tentar otimizar a rede para entregar melhor resultado. Se a Claro fosse tão ruim n tinha 10kk de clientes em todo o Brasil. De longe é a empresa que tem maior disponibilidade em velocidades acima de 100 Mega, na maioria dos lugares que atende.
 
O HFC entrega boas velocidades, mesmo com a forma que foi implementado aqui no Brasil (que para MEU uso não atende em upload), é so observar empresas serias fora do nosso país que vemos isso. FTTH não é a solução para TODOS os problemas da Claro/NET, mas a solução é bem simples mas custosa, dar manutenção preventiva e tentar otimizar a rede para entregar melhor resultado. Se a Claro fosse tão ruim n tinha 10kk de clientes em todo o Brasil. De longe é a empresa que tem maior disponibilidade em velocidades acima de 100 Mega, na maioria dos lugares
Quantidade não significa qualidade... esses supostos 10 milhões de clientes todos tem uma segunda ou terceira opção? A grande maioria não tem um serviço concorrente a altura.
é servidor regional ou claro ou adsl. Mas entendi seu ponto de vista mas também concordo com o @mrhizzo.
Concorrência faz as coisas andarem, foi so a OI começar em são paulo que a claro mudou o portfolio no dia seguinte. #fato.
 
Última edição:
Quantidade não significa qualidade... esses supostos 10 milhões de clientes tem uma outra opção? A grande maioria não tem um serviço concorrente a altura.
é servidor regional ou claro ou adsl. Mas entendi seu ponto de vista mas também concordo com o @mrhizzo.
Rapaz se ela consegue atingir diretamente 10 milhões de pessoas é um ponto a ser destacado, ao meu ver o problema da claro hoje, são as terceirizadas que atendem as praças, aqui na região onde moro, é uma lerdeza para resolver as coisas. Fora que o cliente medio, ta nem ai se o upload é metade do download ou não ele quer ver o streaming e que a internet seja o mais estável possível. Por exemplo, se não fosse a Claro, hoje é a única que entrega no meu bairro velocidades acima de 100 mega.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo