• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Roteadores Asus - Firmware Oficial e Merlin

Galera estou com AC68U e tenho um S9 eu subi meu link para 350/350,vi que parece que o wifi opera no limite como se não tivesse mais jeito,alguém sabe dizer qual é o máximo que ele oferece na frequencia de 5ghz,pelo que eu vi meu S9 negocia 866mbit TX e 600mb rx.

Dá-lhe novidades no novo firmware 386.2_2.
...é bom quando se aproveita o potencial do hardware.
:joia:

Implementado teste de velocidade. 📈📉
Speed-Test.png


Estimativa de usabilidade da conexão. 📊
Speed-Test.png


Aba para acesso ao AiMesh.
___ 📶 ___
📶🏠📶

AiMesh2.jpg


Eu curti isso muito bom velocimetro interno.
 
Galera estou com AC68U e tenho um S9 eu subi meu link para 350/350,vi que parece que o wifi opera no limite como se não tivesse mais jeito, alguém sabe dizer qual é o máximo que ele oferece na frequência de 5ghz, pelo que eu vi meu S9 negocia 866mbit TX e 600mb Rx.
...
Eu curti isso, muito bom velocímetro interno.

@flavio29 aqui, quando estava com link de 240/20 Mbps, os celulares ( S8 e Note¹º ) já alcançavam faixa de 750~1.0 Gbps via 5GHz ( rede GIGALAN-5.0 ) do ASUS.
Veja que mesmo em recente up no meu link para 500/35 os valores se mantiveram, agora testado na rede 5GHz ( rede Office-5 ) do modem Claro, mas atente-se que essas taxas são teóricas, naturalmente contemplando todos requisitos.

Na minha infraestrutura, todo cabeamento e patch cords uso cat6, sinais do link constantemente conferidos e até mesmo feitos os ajustes finos tanto no modem da operadora como no RT-AC86U, para testes iniciais tenho mantido o modem em modo router para aferir o desempenho do rádio, e eis que têm sido bem satisfatório conformes os prints.

asus-claro-500-35.png


Um pouco de teoria : https://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11ac-2013

Teste do feature NitroQAM (1024QAM ) suportado pelo router e pelo celular.




Creio que, de certo, se vc lapidar os ajustes no router vc poderá ter os mesmos valores, faça testes nos ajustes de esquema de modulação e freqüência de banda do canal.

Mas as muitas variáveis de hardware, ambiente, distância e interferências são trabalhosas de equalizar e exigem paciência, rsrs
:joia: :vinho:
 
@flavio29 aqui, quando estava com link de 240/20 Mbps, os celulares ( S8 e Note¹º ) já alcançavam faixa de 750~1.0 Gbps via 5GHz ( rede GIGALAN-5.0 ) do ASUS.
Veja que mesmo em recente up no meu link para 500/35 os valores se mantiveram, agora testado na rede 5GHz ( rede Office-5 ) do modem Claro, mas atente-se que essas taxas são teóricas, naturalmente contemplando todos requisitos.

Na minha infraestrutura, todo cabeamento e patch cords uso cat6, sinais do link constantemente conferidos e até mesmo feitos os ajustes finos tanto no modem da operadora como no RT-AC86U, para testes iniciais tenho mantido o modem em modo router para aferir o desempenho do rádio, e eis que têm sido bem satisfatório conformes os prints.

asus-claro-500-35.png


Um pouco de teoria : https://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11ac-2013

Teste do feature NitroQAM (1024QAM ) suportado pelo router e pelo celular.




Creio que, de certo, se vc lapidar os ajustes no router vc poderá ter os mesmos valores, faça testes nos ajustes de esquema de modulação e freqüência de banda do canal.

Mas as muitas variáveis de hardware, ambiente, distância e interferências são trabalhosas de equalizar e exigem paciência, rsrs
:joia: :vinho:

Agora que eu vi é o AC86U ele tem o nitroQAM se não me engano no AC68u é somente turboqam,ai eu vi que tem umas opções e QAM54/74 se puder passar um tutorial como configurar melhor pois o máximo no meu S9 com ele foi de 866mbit,a frequência eu setei para 80MHZ de banda mas agora estou na duvida se é meu provedor local ou roteador.
 
Última edição:
Andei pesquisando roteadores para comprar, e estava na dúvida entre o AX1800 e o AX3 Pro, até que descobri o AC86U.

Andei olhando alguns usados, justamente pelo preço atual do roteador, 1000R$, e por ser um roteador datado.

Nas minhas pesquisas no reddit, li que é um modelo famoso por ser defeituoso. Teria mesmo algum problema de fábrica nesse roteador?

Há diferenças de ano de fabricação, exemplo, 2018, 2019? Obrigado!
 
Andei pesquisando roteadores para comprar, e estava na dúvida entre o AX1800 e o AX3 Pro, até que descobri o AC86U.

Andei olhando alguns usados, justamente pelo preço atual do roteador, 1000R$, e por ser um roteador datado.

Nas minhas pesquisas no reddit, li que é um modelo famoso por ser defeituoso. Teria mesmo algum problema de fábrica nesse roteador?

Há diferenças de ano de fabricação, exemplo, 2018, 2019? Obrigado!
Tenho os roteadores RT-AC86U e RT-AC68U e ambos funcionam muito bem (com o firmware Merlin.).
 
Andei pesquisando roteadores para comprar, e estava na dúvida entre o AX1800 e o AX3 Pro, até que descobri o AC86U.

Andei olhando alguns usados, justamente pelo preço atual do roteador, 1000R$, e por ser um roteador datado.

Nas minhas pesquisas no reddit, li que é um modelo famoso por ser defeituoso. Teria mesmo algum problema de fábrica nesse roteador?

Há diferenças de ano de fabricação, exemplo, 2018, 2019? Obrigado!
O meu modelo chinês na época tinha dois problemas, um era que o mesmo ao reiniciar de vez enquanto ele não voltava, ou seja, ele iniciava o processo de reiniciar e apagava as luzes, porém, ficava nisso, no modo apagado e não voltava!

O outro problema era que ao usar o Aiprotection o mesmo ficava dando erros no log, crashanddo e saturando a ram do roteador, porém, isso talvez já tenha sido resolvido pela asus?
 
Eu li no SNB alguns problemas relativos a perda do sinal 5g com o uso. Não sei se foi alguma versão em especial, firmware da época ou algum problema de nascença do aparelho.
 
Andei pesquisando roteadores para comprar, e estava na dúvida entre o AX1800 e o AX3 Pro, até que descobri o AC86U.

Andei olhando alguns usados, justamente pelo preço atual do roteador, 1000R$, e por ser um roteador datado.

Nas minhas pesquisas no reddit, li que é um modelo famoso por ser defeituoso. Teria mesmo algum problema de fábrica nesse roteador?

Há diferenças de ano de fabricação, exemplo, 2018, 2019? Obrigado!
Tenho Asus AC86U, usando o ultimo firmware 386_2_4, excelente roteador.

Perda no sinal na rede 5GHZ a muito não sofro, Airprotection pode ser desativado mas tem funcionado sem problemas.

Eu apanhei um pouco no inicio com ele, mas hoje estou bem satisfeito.
 
Depois de uma atualização no meu Asus RT-AC68U, acho, os clientes na rede wifi guest ficaram isolados. É isso mesmo?

Usava uma rede local pelo wifi guest só para meu note velho como servidor plex/downloads e meu ipad (conectado as vezes para acessar o plex).
Mas depois da atualização a rede local na rede wifi guest não existe mais, os aparelhos estão isolados.

Existe alguma solução para voltar a rede local no guest wifi?
Não manjo de firmware modificado e não sei se colocaria um.
 
Galera, tenho um Asus AC86U e hoje baixei o firmware mais recente do Merlin (386.2_4).

Percebi que eles adicionarem um novo tipo de QoS que é o Cake.

Em uma das opções de configuração, da pra se escolher o WAN Packet Overhead:

29vS2Mt.jpg


Eu fico meio perdido qual a opção 'correta' de escolher ai, se é que há alguma.

Fico entre o PPPoE VDSL (por ser uma fibra com conexão PPPoE) e o VDSL Bridged/IPoE (pelo fato do modem estar em bridge com o roteador gerenciando a conexão).

É um deles ou nem um deles? :haha:
 
Galera, tenho um Asus AC86U e hoje baixei o firmware mais recente do Merlin (386.2_4).

Percebi que eles adicionarem um novo tipo de QoS que é o Cake.

Em uma das opções de configuração, da pra se escolher o WAN Packet Overhead:

29vS2Mt.jpg


Eu fico meio perdido qual a opção 'correta' de escolher ai, se é que há alguma.

Fico entre o PPPoE VDSL (por ser uma fibra com conexão PPPoE) e o VDSL Bridged/IPoE (pelo fato do modem estar em bridge com o roteador gerenciando a conexão).

É um deles ou nem um deles? :haha:
Qual a velocidade do seu plano? Dependendo de qual for acho que nem compensa usar QoS.
 
Qual a velocidade do seu plano? Dependendo de qual for acho que nem compensa usar QoS.

300/300.

Tem horas que eu desligo o QoS e parece que fica melhor mesmo. :haha:

O Cake parece deixar com o pior desempenho. No adaptativo melhora um pouco, principalmente se eu limitar a banda em 290/290. Mas em jogo a diferença não está sendo visível, seja com ou sem QoS.
 
300/300.

Tem horas que eu desligo o QoS e parece que fica melhor mesmo. :haha:

O Cake parece deixar com o pior desempenho. No adaptativo melhora um pouco, principalmente se eu limitar a banda em 290/290. Mas em jogo a diferença não está sendo visível, seja com ou sem QoS.
Concordo com o que o @FabianoSR comentou acima, dependendo da utilização da sua rede há boa probabilidade do QoS até atrapalhar ao invés de ajudar, uma vez que ele consome recursos do roteador para tratar os pacotes.

Desde o meu primeiro plano de fibra nunca mais precisei de QoS e nunca tive problemas com velocidade, gargalo ou latência em jogos, mas logicamente cada caso é um caso.
 
Acho que o QoS e o controle de banda dos roteadores da Asus não funcionam bem, mais atrapalha do que ajuda...
A velocidade caiu drasticamente, eu testei num ac68u e recentemente no ac59u... Os dois foram péssimos de igual maneira, eu tenho 300/150 fibra da vivo.
 
Lembrando que QoS tira o hardware offload e joga tudo pra CPU, então com isso pode acontecer de o roteador não ter processamento suficiente dependendo da velocidade e configurações equivocadas ou excesso de configurações no QoS, adiciona mais processamento ainda e piora tudo.
Dito isso, o AC68u e o AC59u, podem ser que não tenham processamento suficiente para 300mb e da gargalo.
 
Lembrando que QoS tira o hardware offload e joga tudo pra CPU, então com isso pode acontecer de o roteador não ter processamento suficiente dependendo da velocidade e configurações equivocadas ou excesso de configurações no QoS, adiciona mais processamento ainda e piora tudo.
Dito isso, o AC68u e o AC59u, podem ser que não tenham processamento suficiente para 300mb e da gargalo.
Isso ai mesmo rsrs, acho que só 86u para cima que consegue fazer QoS em uma velocidade de 300mb.

Quando eu tinha 200/200 mega com o 86u, eu usava um script de QoS do forum do merlin e dava de 10x0 no QoS padrão da asus. Funcionava muito bem, podia deixar torrent rolando a vontade enquanto jogava que não rolava ping spike ou lag.
 
Caras, por gentileza, alguém me explica como utilizar scripts/command lines no AC86U? Não entendi nada dos "tutoriais" que vi.
 
Pessoal qual a maior vantagem em instalar o asus dwrt merlin? O router ac68u firmware original tem a função de smart connect? Unificar as redes de 2.4 e 5 GHZ e te enviar para aquela me te melhor atende na sua posição?
 
Última edição:
Pessoal qual a maior vantagem em instalar o asus dwrt merlin? O router ac68u firmware original tem a função de smart connect? Unificar as redes de 2.4 e 5 GHZ e te enviar para aquela me te melhor atende na sua posição?
Eu uso o Asus Merlin aqui e como tenho dois roteadores da Asus uso a função WiFi AiMesh que faz isso que você quer.
 
Eu uso o Asus Merlin aqui e como tenho dois roteadores da Asus uso a função WiFi AiMesh que faz isso que você quer.

Eu tenho dois roteadores ac68u com a funçao aimesh ativada, mas está rodando a o firmware original. Estou sentindo falta apenas do smartconnect, ou realmente eu não vi e passou batido, para criar uma única rede e o próprio router de mandar para a rede que melhor te atende.
 
Eu tenho dois roteadores ac68u com a funçao aimesh ativada, mas está rodando a o firmware original. Estou sentindo falta apenas do smartconnect, ou realmente eu não vi e passou batido, para criar uma única rede e o próprio router de mandar para a rede que melhor te atende.
Agora entendi o que você quis dizer. Você fala de uma função que faça o roteador direcionar os periféricos para a rede 2.4 ou 5GHz de forma automática a depender da potência do sinal de cada rede. Vou ver isso aqui e te retorno.
 
Será que esse smartconnect é um recurso que demanda alguma dependência de hardware para funcionar?
Caso não exista qualquer dependência de hardware, qual a probabilidade desse recurso ser disponibilizado através de update do firmware?

Pois este roteador o ac68u ele tem um bom hardware, mas querendo ou não tem algumas novidades que ele não tem como o próprio smartconnect e outra também que é o beamforming e mu-mimo.
 
Será que esse smartconnect é um recurso que demanda alguma dependência de hardware para funcionar?
Senão me engano, sim.
Caso não exista qualquer dependência de hardware, qual a probabilidade desse recurso ser disponibilizado através de update do firmware?

Pois este roteador o ac68u ele tem um bom hardware, mas querendo ou não tem algumas novidades que ele não tem como o próprio smartconnect e outra também que é o beamforming e mu-mimo.
A essa altura do campeonato? Nunca, roteador de 2013 senão foi adicionado ainda, nunca que deve ser rsrsrs. O RT-AC68U só recebe updates ainda porque vendeu muito, e pode ver os change logs dos updates é só bug e security fixes gerais, nenhuma feature especifica para o aparelho em si(RT-AC68U).
 
Pessoal fiz a instalação das fans no ac68u, houve uma redução das temperaturas, vejam se compensa.





 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo