Eu tbm nunca tive problema em ter sido lançado pra console, aliás nem vejo sentido isso ter alguma influência, realmente não entendi.
Pode ter alguma influência sim, se a produtora resolver focar mais nos consumidores de console por considerar o retorno comercial melhor, e não dar muita bola para a física e realismo que o pessoal mais hard (incluindo pilotos de verdade) querem.
Note que não estamos dizendo que ela vai fazer isso, mas é uma possibilidade.
E isso já aconteceu em outros jogos, vide o Worlf Of Warships, que tinha alguns ares (bem incipientes e ralos, mas tinha) de simulador e estratégia no começo, mas depois que foi lançado para console e celular, ficou muito mais arcade, tudo foi sendo simplificado e "arcadizado". E isso acontece cada vez mais, com uma penca de reclamações dos jogadores mais antigos nos fóruns do jogo e inclusive gerando brigas com muitos produtores de conteúdo no Twitch e Youtube, muitos dos quais simplesmente abandonaram o jogo, e o fizeram cuspindo torrentes de críticas.
Até o modo original de jogar com porta-aviões, que era puramente tático/estratégico e tinha a interface de um RTS, foi simplesmente capado (retirado totalmente) do jogo, e substituído por uma visão em terceira pessoa totalmente arcade, onde o jogador só pode controlar um único esquadrão em modo de tela focada/terceira pessoa, e não como era antes, onde podia controlar até 8 esquadrões ao mesmo tempo, fazer ataques cruzados e combinados, posicionar caças e bombardeiros de múltiplas formas para defender sua frota e ao mesmo tempo atacar e etc, usando a visão estratégica do mapa inteiro.
Mas muitos gamers achavam isso "muito complicado", ou de fato era até impossível de implementar em uma telinha de celular ou controles de videogame. E o que a empresa fez? Deu uma banana para os que queriam algo mais sofisticado e focaram nos gamers mais simplistas.
E tudo aconteceu depois do lançamento para console e celular.