• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Sempre comento isso também, se tá incomodado com os picos de voltagem/temp nessas tarefas básicas simplesmente limita o uso máximo no perfil de 100% pra 99% e acabou o problema, mesma coisa pra essa discussão do PBO, dane-se que cada fabricante vem de um jeito como default, se tá com os limites lá na pqp simplesmente desativa a opção na bios e resolveu o problema em 30 segundos, isso pra mim é tipo reclamar que o case/GPU tão esquentando demais mas as vezes por padrão os fans nem giram ou ficam em 20-30% por padrão ou algum probleminha que seja, que também se resolve em segundos na bios ou algum software como Msi afterburner/Fan control

Minha experiência: uso o Ryzen 5600x aqui e limitando no Windows pra 99% o máx de clock que chega é 3600~ mhz e temp nos 31c~ com média de uns 30-32w, se deixo o limite em 100% ele vai bater 4650mhz e dar picos pra 50-55c, o consumo dá picos pra 60w, mas a média de temp e consumo sobe coisa de 3c e 3w no máximo, já que esses picos são extremamente rápidos, então na prática não tá jogando o consumo consistentemente lá pra pqp, se a pessoa bater 70/80/90c e se sentir incomodada com as temps aí sim pode fazer sentido limitar, ou caso esse pico seja quase que permanente por algum motivo
Eu desisti de argumentar sobre esta questão de consumo de energia.
O @CaptainFantastic está firmemente convencido que o gerenciamento de enrgia do Ryzen 5000 está ruim e acabou o assunto.
Tenho 3 sistemas com Ryzen ( 3950x, 5900x e 5950x ) e nenhum passa de 65ºC em full load. Ok eu uso o Noctua NH-D15, mas não é watercooler.
Mesmo que esse "problema" de consumo exista, não conheço usuário que teve o processador danificado.
E ainda mais, essa manifestação toda apareceu agora, junto com os Alder Lake. Ahh gasta o dobro mas tem performance melhor nos jogos ... Joguinho é para o 12400k ou 12600k. Fora isso Playstation ou Xbox. Procesadores acima disso são para trabalho, não para jogos. 5800x3d é para a AMD tentar manter-se competitivo nos jogos.

Estou muito curioso de ver um "Alfer lake" server, para descobrir quais os clocks e o consumo.
 
Vida longa ao Threadripper!

Estou passando para frente meu 2990WX e 3090 esse ano, preciso ver uma substituição digna.
Nen sei ainda por onde começar a pesquisa, uma vez que o foco não é jogos.
 
já disse o que vc tem que fazer, se vc setar seus recursos de otimização e limitar manualmente não vai acontecer, e não sei como é na série 3000 pq não o tive, mas na 5000 é assim, já citei meu exemplo e até outro usuário já comentou aqui no tópico que acontece e que varia os valores de placa mãe pra placa mãe o que tb é verdade, tanto que a sua seta um limite maior que a minha talvez por ter mais fases a sua passa dos 208w que um amigo meu tem um 5900x e bate isso lá e a minha b550 é 198w, agora já está falando de eu mostrar que seto um valor e o cpu passa dele quando eu deixei claro que é tudo em auto que isso acontece e não valor fixo setado manualmente, enfim não adianta discutir com o aldemar vigário se nem postei e já disse que é bug do meu processador que veio zoado kkkk vai dizer até que fraudei o teste, fanboy é uma coisa triste

Do início ao fim da discussão, você não apresentou um exemplo sequer do comportamento que você comentou. Agora que passou pro ad hominem, por mim paramos por aqui.
Abraço e bom fds.
 
com ele todo stock sem vc botar eco mode ou etc? essa quero ver pq todo ryzen 5000 tem este problema de gerenciamento e qualquer sopro faz ele bater boost, inclusive de aquecer mais em menu de jogo do que no jogo em si
Faço ainda melhor, tá com o PBO ligado que eu configurei ontem de noite com os limites de energia acima dos padrões q vc tanto reclama:


Repare como está longe de idle, tenho bastante coisa aberta de fundo usando mais de 12gb de ram (só observar o load average do sistema).
Tive de cortar o finalzinho pq o imgur não aceita vídeos maiores que 1 min, nem saiu o som :(
Se "é uma piada e todos sabem", então deveria ser trivial dar um exemplo de CPU Ryzen desobedecendo os limites setados na BIOS. Mas até agora não vi nenhum.
Vcs estão falando de coisas diferentes. Apesar do user acima ser um baita reclamão, ele tá falando que os limites em si variam dependendo da mobo. Na série 5000 algumas mobos automaticamente ligam o PBO com seus próprios padrões (aquela opção de "motherboard" que tem), diferentes dos padrões da própria AMD. Não é questão da CPU desrespeitar limites, mas sim deles serem diferentes de fábrica a depender da mobo. Não tem nenhuma notícia grande sobre isso, vc só acha alguns usuários comentando sobre esse fato internet a fora:


Vida longa ao Threadripper!

Estou passando para frente meu 2990WX e 3090 esse ano, preciso ver uma substituição digna.
Nen sei ainda por onde começar a pesquisa, uma vez que o foco não é jogos.
Esperar o TR "novo" (Zen 3) e a Arch nova da nvidia, não tem muitas opções nessa área.
 
Vcs estão falando de coisas diferentes. Apesar do user acima ser um baita reclamão, ele tá falando que os limites em si variam dependendo da mobo. Na série 5000 algumas mobos automaticamente ligam o PBO com seus próprios padrões (aquela opção de "motherboard" que tem), diferentes dos padrões da própria AMD. Não é questão da CPU desrespeitar limites, mas sim deles serem diferentes de fábrica a depender da mobo. Não tem nenhuma notícia grande sobre isso, vc só acha alguns usuários comentando sobre esse fato internet a fora:

Eu me atentei a isso, porém o usuário deu a entender que o CPU iria passar dos limites setados na mobo. Isso eu nunca vi nos Zen 2/Zen 3 e, sendo sincero, duvido que ele tenha visto também.
Placa-mãe tentando aplicar OC pra sair na frente em benchmark é coisa velha e ainda comum, infelizmente.
 
Esperar o TR "novo" (Zen 3) e a Arch nova da nvidia, não tem muitas opções nessa área.
Pois é,... preciso de algo mais eficiente (performance e power), o que comentou é a tendência natural.
Achava que o TR 3xxx já fosse Zen 3.

Gostaria de migrar para um TR com DDR5 e tecnologias novas, vamos ver o que sai no front.
 
Gostaria de migrar para um TR com DDR5 e tecnologias novas, vamos ver o que sai no front.
Acho que isso só no segundo semestre do ano que vem.
 
Faço ainda melhor, tá com o PBO ligado que eu configurei ontem de noite com os limites de energia acima dos padrões q vc tanto reclama:


Repare como está longe de idle, tenho bastante coisa aberta de fundo usando mais de 12gb de ram (só observar o load average do sistema).
Tive de cortar o finalzinho pq o imgur não aceita vídeos maiores que 1 min, nem saiu o som :(

Vcs estão falando de coisas diferentes. Apesar do user acima ser um baita reclamão, ele tá falando que os limites em si variam dependendo da mobo. Na série 5000 algumas mobos automaticamente ligam o PBO com seus próprios padrões (aquela opção de "motherboard" que tem), diferentes dos padrões da própria AMD. Não é questão da CPU desrespeitar limites, mas sim deles serem diferentes de fábrica a depender da mobo. Não tem nenhuma notícia grande sobre isso, vc só acha alguns usuários comentando sobre esse fato internet a fora:



Esperar o TR "novo" (Zen 3) e a Arch nova da nvidia, não tem muitas opções nessa área.

opa vc está usando outro perfil de energia certo? pois no padrão não fica assim não, inclusive olhei aqui e tava lá meu núcleo 2 em boost de 4.8ghz e o primeiro em 4ghz neste mesmo vídeo como sempre quando navego ou até mexo no mouse, inclusive os outros núcleos estava em 3.6ghz
 
opa vc está usando outro perfil de energia certo? pois no padrão não fica assim não, inclusive olhei aqui e tava lá meu núcleo 2 em boost de 4.8ghz e o primeiro em 4ghz neste mesmo vídeo como sempre quando navego ou até mexo no mouse, inclusive os outros núcleos estava em 3.6ghz
Estou no linux, e não no windows. Pelo que vc e os outros estão falando aqui, isso parece ser mais um comportamento do windows do que da CPU em si, então não há oq reclamar da CPU se é o windows que manda o clock disparar desse jeito.
 
Estou no linux, e não no windows. Pelo que vc e os outros estão falando aqui, isso parece ser mais um comportamento do windows do que da CPU em si, então não há oq reclamar da CPU se é o windows que manda o clock disparar desse jeito.
não acho que seja culpa do windows se o meu antiguissimo i7 2700k não faz isso e nem o i9 12900k de um amigo meu faz isso, somente o ryzen, jogar a culpa no windows se a amd mesma nunca fez power plan pra série 5000 e sempre disse que não precisava na série 5000 pq ele sabe se gerenciar e tá aí como ele não sabe se comportar
 
não acho que seja culpa do windows se o meu antiguissimo i7 2700k não faz isso e nem o i9 12900k de um amigo meu faz isso, somente o ryzen, jogar a culpa no windows se a amd mesma nunca fez power plan pra série 5000 e sempre disse que não precisava na série 5000 pq ele sabe se gerenciar e tá aí como ele não sabe se comportar
Não acho que a culpa seja da AMD se no meu sistema isso não acontece (esse argumento pode partir dos dois lados, tá vendo?)
A intel por acaso fez powerplan pra alguma geração?

De toda forma, não vejo pq alguém se preocuparia com isso, a não ser que seja um daqueles viciados em ficar com software de monitoramento aberto 24/7 só pra masturbação mental.
 
Não acho que a culpa seja da AMD se no meu sistema isso não acontece (esse argumento pode partir dos dois lados, tá vendo?)
A intel por acaso fez powerplan pra alguma geração?

De toda forma, não vejo pq alguém se preocuparia com isso, a não ser que seja um daqueles viciados em ficar com software de monitoramento aberto 24/7 só pra masturbação mental.
seu argumento seria válido se o seu sistema não fosse utilizado por menos de 3% dos usuários de pc no mundo, já o que é usado por mais de 90% das pessoas que usam um pc isto acontece e a amd deveria sim ter feito algo, mas parece que seus usuários estão mais preocupados em passar pano pra marca/empresa favorita do que pedir melhorias

óbvio que a intel não fez power plan, se no caso dela está tudo funcionando como deveria mesmo no windows malvadão sem este problema pq ela faria?
 
amd deveria sim ter feito algo
Pq? Qual o problema? Ignorando todos os seus outros "argumentos", vc ainda não disse o pq isso é problemático, só soa como "funciona diferente da Intel e eu queria que fosse igual", sem apresentar qual o problema disso ou oq vc perde dessa forma.
 
Pq? Qual o problema? Ignorando todos os seus outros "argumentos", vc ainda não disse o pq isso é problemático, só soa como "funciona diferente da Intel e eu queria que fosse igual", sem apresentar qual o problema disso ou oq vc perde dessa forma.
já apontei e repeti mas fanboy parece que não quer assimilar

o problema é um consumo maior do que deveria em tarefas simples, ficando mais alto até do que a concorrência que já é péssima nisso e fez um processador que chutou o balde, o que não deveria ser assim já que em pico o ryzen ele mostra o quanto ele é mais eficiente do que a concorrência em geral mas peca nisso logo em tarefas simples

e tb posso falar na temperatura, há quem ache normal ele bater 56 graus no chrome como o amigo aí mesmo disse que pra ele tá certinho assim e vc ficar com os coolers tendo que aumentar rotação em uma tarefa boba dessas, coisa que não acontece na concorrência e não deveria acontecer
 
o problema é um consumo maior do que deveria em tarefas simples
Não é assim que consumo funciona.
Te explicando de forma bem leiga, mas consumo e a soma infinitesimal da potência instantânea dado um intervalo de tempo. Pra vc comparar o consumo dos dois, teria de ter algum medidor de kWh (e não somente kW, que é potência instantânea), e executar as mesmas atividades nos dois dado um intervalo de tempo.

Outra coisa bem simples é avaliar o trabalho realizado: se algum dispositivo consumiu 100W para realizar o trabalho em 1 hora, porém outro de 50W levou duas horas, ambos consumiram os mesmos 0.1kWh, porém o primeiro tem a vantagem óbvia de ter gasto menos tempo.

Um exemplo prático disso pode ser visto no resultado desse benchmark aqui:
embed.php


Mesmo a CPU estando com os clocks travados no mínimo, ela acabou gastando mais energia no final das contas pq levou bem mais tempo pra finalizar as tarefas que os outros modos.

Agora se vc quiser deixar a física de lado e continuar com seu argumento só sobre "fanboys" sem mostrar nenhum ponto/prova de vdd além dos seus achismos, quem sou eu para discutir.
 
Não é assim que consumo funciona.
Te explicando de forma bem leiga, mas consumo e a soma infinitesimal da potência instantânea dado um intervalo de tempo. Pra vc comparar o consumo dos dois, teria de ter algum medidor de kWh (e não somente kW, que é potência instantânea), e executar as mesmas atividades nos dois dado um intervalo de tempo.

Outra coisa bem simples é avaliar o trabalho realizado: se algum dispositivo consumiu 100W para realizar o trabalho em 1 hora, porém outro de 50W levou duas horas, ambos consumiram os mesmos 0.1kWh, porém o primeiro tem a vantagem óbvia de ter gasto menos tempo.

Um exemplo prático disso pode ser visto no resultado desse benchmark aqui:
embed.php


Mesmo a CPU estando com os clocks travados no mínimo, ela acabou gastando mais energia no final das contas pq levou bem mais tempo pra finalizar as tarefas que os outros modos.

Agora se vc quiser deixar a física de lado e continuar com seu argumento só sobre "fanboys" sem mostrar nenhum ponto/prova de vdd além dos seus achismos, quem sou eu para discutir.
já fizeram esse teste e inclusive postaram aqui na página passada
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É fato os Ryzen terem consumo maior em idlle e atividades que não demandam carga de processamento.

O gerenciamento dessa parte em AMD realmente é ruim se comparado a Intel.

Dá para ver isso no vídeo abaixo a partir de 13:40.


aqui

de qualquer forma seu exemplo não se aplica, pq sabemos que não vc mexer no mouse e o processador entrar em boost não vai levar mais tempo pra concluir a tarefa (a de mexer no mouse? kkk) e não de abrir o word ou chrome e o processador bater o boost e consumo em pico de 1 a 2 segundos não vai fazer abrir o navegador ou word mais rápido por isso, assim como o youtube não vai rodar o vídeo mais rápido por entrar em boost clock só por vc o estar assistindo, enfim o teste que vc postou cita as diferenças que um modo de poupar energia quando não é necessário alto uso fez a diferença

On average during the 129 tests, the Ryzen 5 4500U had an average power consumption reported by the new amd_energy driver of 13~14 Watts and a peak of 30 Watts. The only CPUFreq governor configuration with noticeably different results was powersave where the average load CPU power consumption was 5.5 Watts with a peak of 15 Watts.

The powersave governor was successful in keeping the Lenovo laptop running cooler with a core temperature of 42 degrees compared to an average temperature of 76~78 degrees with the other governors.


cansativo mas está mais do que desenhado e até plastificado
 
Última edição:
já fizeram esse teste e inclusive postaram aqui na página passada
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


aqui
Advinha só, esse medidor mede Watts (e não watt-hora; Wh), que é apenas potência instantânea.

E já tive uma discussão com o próprio @FastMHZ sobre o quão falho é esse vídeo para querer falar que AMD consome mais, e que vi agora que vc mesmo tava nesse meio, sendo que o PRÓPRIO autor do vídeo falou que não deveria ser feita essa comparação:
Logo no começo do vídeo (aos 2:20) ele disse que isso não era uma comparação relevante no vídeo pq o sistema com amd tem bem mais periféricos ligados.

A maioria dos outros reviews coloca todas essas CPUs em idle tendo basicamente o mesmo consumo:
power-idle.png

idle-jpg.223645

0w68lX6.png

Cada fan rgb é cerca de 2.5~6W, x10 e já é uma bela diferença.
Isso sem levar em conta o sistema de refrigeração (o sistema AMD dele tem um custom loop com a GPU também), e os 4 pentes de ram (chuto algo na casa dos 10~15W pro kit todo).


Tem algo de errado com suas medições, ou alguma discrepância nos sistemas, pq não faz sentido um 2700k, em 32nm, e ainda mais com um over gastar menos que qualquer CPU moderna.

Achei esse resultado aqui em um review antigo, e o consumo de todas as CPUs da lista é maior que as CPUs atuais:
uALl2K2.png

Incrível como vcs se fazem de sonsos, ignoram qualquer coisa dita e trazem os mesmos "argumentos" todas as vezes.
 
Advinha só, esse medidor mede Watts (e não watt-hora; Wh), que é apenas potência instantânea.

E já tive uma discussão com o próprio @FastMHZ sobre o quão falho é esse vídeo para querer falar que AMD consome mais, e que vi agora que vc mesmo tava nesse meio, sendo que o PRÓPRIO autor do vídeo falou que não deveria ser feita essa comparação:




Incrível como vcs se fazem de sonsos, ignoram qualquer coisa dita e trazem os mesmos "argumentos" todas as vezes.
vc quem está se fazendo de sonso ao postar testes em idle, sabendo que esses testes em idle é com o pc completamente parado sem rodar nada nem o mouse se mexendo

estamos falando de tarefas que exigem baixo poder de processamento e não modo ocioso e você sabe disso

aqui está o que estamos falando e mais provas do que ocorre


Qual é o ponto aqui?
A AMD elogia a alta eficiência de energia de suas novas CPUs Ryzen 5000 para desktops. E então, eles são eficientes, mas apenas sob carga total (e especialmente no modo ECO).


Ao mesmo tempo, os entusiastas de baixo consumo de energia se perguntam sobre o consumo de energia inesperadamente alto sob carga leve ou zero.

a situação do testes:

Para a minha máquina Ryzen 9 5900X mínima com GPU dedicada, eu poderia reduzi-la a estes números:

27W em inatividade total, monitor desligado
53W para movimento rápido do cursor do mouse e nenhuma outra carga
57 W reproduzindo um vídeo do YouTube
Isso já inclui 8W (inativo) / 10W (caso contrário) para uma placa RTX1650 Super grapcis, uma vez que a CPU não inclui um iGPU. Você pode obter números mais baixos se encontrar uma placa gráfica com menor consumo ocioso.

Para comparação, aqui estão os mesmos testes para um sistema baseado em Intel i7-4790T que construí há 6 anos:

6W em inatividade total
6,5 W de movimento rápido do mouse
9W reproduzindo um vídeo do YouTube

Este sistema possui um iGPU, mas também executa duas portas Ethernet gigabit, três SSDs e várias tarefas em segundo plano.

e algumas conclusões

Mesmo com apenas carga parcial em um núcleo, o pacote da CPU consome na verdade> 35W de todos os planos de energia combinados, tornando-o uma escolha ruim para PCs desktop de baixo consumo.

Não há muito que possamos fazer sobre a alta potência de baixa carga agora, a menos que alguém encontre interruptores para habilitar opções adicionais de economia de energia. Não tive muita sorte com o que o BIOS / AGESA expõe.
 
Última edição:
seu argumento seria válido se o seu sistema não fosse utilizado por menos de 3% dos usuários de pc no mundo
Vc perdeu seu argumento neste momento. Afinal, se o problema é via hardware, tanto LInux quanto Windows teriam os msms problemas que vc citou. O colega acima mostrou o setup dele e o comportamento do Ryzen na máquina e rodando de boas. Vc pode apontar que o caso seja isolado ou acontece quando determinada mobo é utilizada por conta de cada fabricante colocar seus presets default, resultando num comportamento de cada Ryzen.

O pior dos resultados é culpar o OS (mais precisamente os drivers de cada fabricante) pelos incontáveis comportamentos "fora do normal" quando a máquina está rodando em idle ou em tarefas simples. Essa história dnv sobre o consumo dos Ryzen está chatona!
 
Vc perdeu seu argumento neste momento. Afinal, se o problema é via hardware, tanto LInux quanto Windows teriam os msms problemas que vc citou. O colega acima mostrou o setup dele e o comportamento do Ryzen na máquina e rodando de boas. Vc pode apontar que o caso seja isolado ou acontece quando determinada mobo é utilizada por conta de cada fabricante colocar seus presets default, resultando num comportamento de cada Ryzen.

O pior dos resultados é culpar o OS (mais precisamente os drivers de cada fabricante) pelos incontáveis comportamentos "fora do normal" quando a máquina está rodando em idle ou em tarefas simples. Essa história dnv sobre o consumo dos Ryzen está chatona!
errado, e muito pelo contrário, foi aí que meu argumento se solidificou de que a amd devia ter feito um powerplan que ela disse que a série 5000 não precisava ou corrigido de alguma outra forma seja driver de chipset ou o que seja necessário

o problema descrito por mim não é isolado e não acontece só comigo, é bem conhecido e divulgado em alguns lugares





inclusive o teste que postei acima fez esse teste de quando move o mouse

"53W para movimento rápido do cursor do mouse e nenhuma outra carga"

a pior desculpa é culpar o sistema operacional mais usado no mundo por mais de 90% dos usuários de pc por isso e deixar por isso mesmo

quando a intel teve um problema de segurança vazado que afetava somente no windows (não lembro se foi o meltdown ou aquele que permitia que arquivos em cache fossem lidos remotamente que não ocorria no linux) correram pra meter o pau nela e ela lançou a correção, já na amd......... :fanboys:
 
Última edição:
vc quem está se fazendo de sonso ao postar testes em idle, sabendo que esses testes em idle é com o pc completamente parado sem rodar nada nem o mouse se mexendo

estamos falando de tarefas que exigem baixo poder de processamento e não modo ocioso e você sabe disso
E eu te mostrei o vídeo da minha CPU fazendo exatamente isso e se comportando como deveria.

Infelizmente não achei nenhum teste online com oq vc quer, o máximo que dá pra achar são comparações de notebooks, e só achei com Zen 2:
17-p_1100.webp

No entanto elas não traduzem bem para o desktop já que as APUs da AMD são monolíticas, diferentemente das CPUs de desktop normal. Em tese, um 5600g/5700g iria se comportar de forma similar.

aqui está o que estamos falando e mais provas do que ocorre

Achei excelente esse site, inclusive instalei a ferramenta e curti bastante os dados que dá pra pegar (inclusive, olha meus limites de consumo acima do stock):
YY8lQie.png


Agora engraçado vc tentar usar ele como argumento pq:
- Ele fez tudo no linux
- Ele está comparando apenas o uso em IDLE, enquanto vc diz que é pra ignorar isso
- Ele comprovou que não se deve confiar cegamente nas leituras de software, mas testar as leituras via HW - que inclusive até tentei lhe explicar isso antes também:
Ahhh, esses softwares não são recomendados pra mensurar o consumo de energia por conta da precisão de reporting dos sensores e diferenças de como cada plataforma mede, por isso todos os reviews basicamente usam a energia na tomada ou nos rails de 12V.
- O consumo das leituras dele bate perfeitamente com oq é encontrando na internet sobre consumo idle de sistemas, onde os ryzen consomem certa de ~50W e as CPUs Intel modernas consomem na casa dos ~40W

A conclusão dele é sobre o fato do controlador de memória não ser somado junto aos dados de consumo do resto da CPU, e este ficar em constantes ~20W de uso (olha o meu VDDIO_MEM Power no print ali), ou seja, vc não consegue um consumo em idle total menor que 20W, porém esses 20W ficam praticamente constantes mesmo com a controladora de memória em uso (testei aqui um bench com as memórias e o uso da controladora só foi para 22W).

Provavelmente com um 5600g ou 5700g teria como obter números de consumo em idle beeeem menores que esse aí, já que eles são monolíticos como eu mencionei previamente, e a controladora de memória deles é também feita em 7nm e não precisa de nenhum interconnect no chip.

Vc perdeu seu argumento neste momento. Afinal, se o problema é via hardware, tanto LInux quanto Windows teriam os msms problemas que vc citou. O colega acima mostrou o setup dele e o comportamento do Ryzen na máquina e rodando de boas. Vc pode apontar que o caso seja isolado ou acontece quando determinada mobo é utilizada por conta de cada fabricante colocar seus presets default, resultando num comportamento de cada Ryzen.

O pior dos resultados é culpar o OS (mais precisamente os drivers de cada fabricante) pelos incontáveis comportamentos "fora do normal" quando a máquina está rodando em idle ou em tarefas simples. Essa história dnv sobre o consumo dos Ryzen está chatona!
Não adianta tentar cismar isso com ele. Daria pra trazer o ponto de que a maioria dos servidores usam linux, e as empresas estão migrando em massa pros EPYC pelo consumo e desempenho que oferecem, mas aí ele viria com desculpa de que servidor tem nada a ver com desktop.
 
E eu te mostrei o vídeo da minha CPU fazendo exatamente isso e se comportando como deveria.

Infelizmente não achei nenhum teste online com oq vc quer, o máximo que dá pra achar são comparações de notebooks, e só achei com Zen 2:
17-p_1100.webp

No entanto elas não traduzem bem para o desktop já que as APUs da AMD são monolíticas, diferentemente das CPUs de desktop normal. Em tese, um 5600g/5700g iria se comportar de forma similar.


Achei excelente esse site, inclusive instalei a ferramenta e curti bastante os dados que dá pra pegar (inclusive, olha meus limites de consumo acima do stock):
YY8lQie.png


Agora engraçado vc tentar usar ele como argumento pq:
- Ele fez tudo no linux
- Ele está comparando apenas o uso em IDLE, enquanto vc diz que é pra ignorar isso
- Ele comprovou que não se deve confiar cegamente nas leituras de software, mas testar as leituras via HW - que inclusive até tentei lhe explicar isso antes também:

- O consumo das leituras dele bate perfeitamente com oq é encontrando na internet sobre consumo idle de sistemas, onde os ryzen consomem certa de ~50W e as CPUs Intel modernas consomem na casa dos ~40W

A conclusão dele é sobre o fato do controlador de memória não ser somado junto aos dados de consumo do resto da CPU, e este ficar em constantes ~20W de uso (olha o meu VDDIO_MEM Power no print ali), ou seja, vc não consegue um consumo em idle total menor que 20W, porém esses 20W ficam praticamente constantes mesmo com a controladora de memória em uso (testei aqui um bench com as memórias e o uso da controladora só foi para 22W).

Provavelmente com um 5600g ou 5700g teria como obter números de consumo em idle beeeem menores que esse aí, já que eles são monolíticos como eu mencionei previamente, e a controladora de memória deles é também feita em 7nm e não precisa de nenhum interconnect no chip.


Não adianta tentar cismar isso com ele. Daria pra trazer o ponto de que a maioria dos servidores usam linux, e as empresas estão migrando em massa pros EPYC pelo consumo e desempenho que oferecem, mas aí ele viria com desculpa de que servidor tem nada a ver com desktop.
de novo você não quis entender o que leu, onde ele testa somente em idle se ele testou até movendo o mouse e consumo no youtube?
sim ele comprovou que não se pode confiar nas leituras via software mas mostrando que na verdade o consumo era MAIOR do que informavam
e não voce não quis ver que a leitura do ryzen foi 4 vezes mais alta do que a do intel de quarta geração e vem me dizer que os atuais puxam mais do que ele quando em tarefas simples? meu deus

voce ignorou tudo o que quis e somente isso

e continua ignorando as conclusões que dizem:

O consumo de energia adicional para a estrutura é enorme.
Este poder adicional não é relatado no software. Fazendo com que a CPU pareça muito mais eficiente em termos de energia do que ela é, especialmente com carga leve.

Mesmo com apenas carga parcial em um núcleo, o pacote da CPU consome na verdade> 35W de todos os planos de energia combinados, tornando-o uma escolha ruim para PCs desktop de baixo consumo.
Não há muito que possamos fazer sobre a alta potência de baixa carga agora, a menos que alguém encontre interruptores para habilitar opções adicionais de economia de energia. Não tive muita sorte com o que o BIOS / AGESA expõe.
 
Última edição:
de novo você não quis entender o que leu, onde ele testa somente em idle se ele testou até movendo o mouse e consumo no youtube?
Ele só fez 1 teste rápido com isso, e a diferença entre só mexer o mouse e vendo no youtube é mínima, além de que esses valores dele estão pouco acima dos valores idle de quase toda a Internet testou (~50W).


não voce não quis ver que a leitura do ryzen foi 4 vezes mais alta do que a do intel de quarta geração e vem me dizer que os atuais puxam mais do que ele? meu deus
Sim, de um modelo T (baixo consumo). Se quiser provar seu ponto, só me mostrar algum teste de um modelo non-T de qualquer geração com consumo idle menor que 30W. Pode ir, eu espero.

The additional power draw for the framework is enormous.
This additional power is not reported in software. Making the CPU look much more energy efficient than it it, especially at light load.
Não sei se estou doido, mas tenho quase certeza de já ter dito mais de uma vez que a maioria dos testes feitos online são feitos direto nos pinos de 12V ou através do consumo na parede, onde os 20W "extras" que ele não tava lendo via software já são considerados.

Isso não tem NADA a ver com seu argumento de que os ryzen consomem mais, a conclusão é que as medições por software são errôneas e batem com o lido nos pinos de 12v ao somar com os 20W do controlador de memória e considerar a eficiência dos VRMs.
 
Ele só fez 1 teste rápido com isso, e a diferença entre só mexer o mouse e vendo no youtube é mínima, além de que esses valores dele estão pouco acima dos valores idle de quase toda a Internet testou (~50W).



Sim, de um modelo T (baixo consumo). Se quiser provar seu ponto, só me mostrar algum teste de um modelo non-T de qualquer geração com consumo idle menor que 30W. Pode ir, eu espero.


Não sei se estou doido, mas tenho quase certeza de já ter dito mais de uma vez que a maioria dos testes feitos online são feitos direto nos pinos de 12V ou através do consumo na parede, onde os 20W "extras" que ele não tava lendo via software já são considerados.

Isso não tem NADA a ver com seu argumento de que os ryzen consomem mais, a conclusão é que as medições por software são errôneas e batem com o lido nos pinos de 12v ao somar com os 20W do controlador de memória e considerar a eficiência dos VRMs.
mas não interessa se é um teste rápido que ele fez, e sim que ele comprovou o consumo subir muito em tarefas simples como mover o mouse ou vídeo no youtube como falei

os resultados em w apresentam diferenças de acordo com o método ou equipamento do teste, vc não pode comparar o resultado de um com de outro totalmente diferente que foi utilizado tanto que o 4770t jamais teria um consumo de 6w em lugar nenhum do mundo, assim como o ryzen não tem 27w em idle em lugar nenhum do universo, logo o resultado de 57w do ryzen quando em uso de tarefas básicas pode crer que não é o mesmo valor de medição em idle que vc pega de um techpowerup pra comparar, em um modo honesto de raciocínio se nele o consumo em idle era de 27w e foi pra 57w no youtube, vc deve considerar que no techpowerup que em idle diz que é 51w então no youtube pela medição deles vai pra pelo menos 80 a 90w seguindo a mesma lógica

não adianta agora alegar que "ah mas o review não era pra provar isso", que ele acabou comprovando mesmo que ele quisesse é provar daonde vem a energia restante não mostrada ali no consumo via software e que o consumo é na verdade ainda maior que o reportado via software o que pela explicação dele ainda dá a entender que é algo exclusivo do ryzen


mas já entendi onde vc quer chegar e concluir o assunto, é que o ryzen na verdade não tem nada de errado, na verdade ele é perfeito, o fato dele entrar em boost e subir o consumo em tarefas simples ao abrir navegador, word ou até só mover o mouse é até bonitinho, é tipo um aquecimento do atleta antes do grande jogo sabe, aliás é até melhor que seja assim, mantem ele sempre em forma e nada de relaxar, quanto ele em menu de jogo ou jogos leves tipo um pes que puxa só 5% da cpu e aquecer mais do que ingame dentro de um bf5 por exemplo é super normal, na verdade é até melhor também, faz ele mostrar que nunca se deve subestimar seu adversário e sempre dar 100% de si não importa contra quem seja, assunto encerrado :fanboys:
 
Última edição:
já apontei e repeti mas fanboy parece que não quer assimilar

o problema é um consumo maior do que deveria em tarefas simples, ficando mais alto até do que a concorrência que já é péssima nisso e fez um processador que chutou o balde, o que não deveria ser assim já que em pico o ryzen ele mostra o quanto ele é mais eficiente do que a concorrência em geral mas peca nisso logo em tarefas simples

e tb posso falar na temperatura, há quem ache normal ele bater 56 graus no chrome como o amigo aí mesmo disse que pra ele tá certinho assim e vc ficar com os coolers tendo que aumentar rotação em uma tarefa boba dessas, coisa que não acontece na concorrência e não deveria acontecer

Só uma pergunta "consumo maior" isso da quanto na conta no final do mês ? R$ 5 ???
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo