Não consigo ver agora com calma, apertou aqui no trabalho, resume ai. Quando vc diz que deve melhorar muito é com a progressão ao longo da campanha ou é algo que está sendo projetado como update?
Isso é referente a IA, vai chegar em um update no futuro. É basicamente uma inteligência artificial chamada SOPHY, é algo que está sendo desenvolvido pela PP e pela Sony AI e dizem que vai além do Gran Turismo, isso é uma IA que vai poder ser usada em carros autônomos.
A Polyphony Digital revelou seu novo sistema de direção artificialmente inteligente chamado “Gran Turismo Sophy”, desenvolvido em colaboração com a Sony AI. Ele será incluído no
Gran Turismo 7 por meio de uma atualização futura.
Vale a pena a leitura depois.
O Sophy foi desenvolvido usando as mais recentes técnicas de aprendizado por reforço, que treinam um agente de IA “recompensando” ou “penalizando-o” por ações específicas que ele executa dentro de um ambiente. No caso de Sophy, os pesquisadores de IA da Sony usaram um algoritmo de treinamento chamado “Quantile-Regression Soft Actor-Critic (QR-SAC)” para codificar as regras de corrida de uma maneira que pudesse entender o que deveria fazer.
Mais especificamente, Sophy foi ensinada a dominar três habilidades específicas no
GT Sport : controle de carros, táticas de corrida e etiqueta de corrida.
Controle de carro
Primeiro, Sophy teve que aprender a controlar um carro para dirigir rapidamente em uma pista por conta própria. Foi treinado sobre os possíveis resultados de “ações de alta velocidade”, aprendendo a fazer curvas no limite. Foi penalizado por ações negativas – como bater em paredes, cortar curvas ou sair dos limites da pista – e recompensado por voltas limpas e cada vez mais rápidas.
Sophy foi treinada no ambiente
GT Sport , rodando em mais de 1.000 consoles PlayStation 4 virtualizados na plataforma de jogos em nuvem especializada da Sony Interactive Entertainment. Isso permitiu que os pesquisadores de IA da Sony executassem centenas de experimentos simultaneamente para que Sophy pudesse aprender o mais rápido possível.
“Demora cerca de um dia para que um agente passe de não saber nada para ser capaz de dirigir em uma pista específica”, disse Michael Spranger, COO da Sony AI. “Depois, leva cerca de dois dias para chegar aos 5% dos melhores pilotos humanos, depois outros 10 a 12 dias para realmente levá-lo ao limite e igualar os melhores pilotos por aí. Dentro desse prazo, Sophy experimenta cerca de 300.000 km de direção.”
“Sou um piloto e aprendi técnicas sobre como dirigir rápido, como slow in fast out”, disse o criador do Gran Turismo, Kazunori Yamauchi. “O Gran Turismo Sophy não aprende assim. Acho que depois que a Sophy for lançada no mundo, os livros didáticos sobre direção terão que ser mudados. Por exemplo, quando Sophy entra em uma curva, ela realmente vira e freia. Normalmente, quando você faz uma curva, a carga está apenas nos dois pneus dianteiros, mas a Sophy carrega a carga em três pneus: dois na frente e um na traseira também. Ele permite que o carro quebre ao girar e não é algo que os seres humanos seriam capazes de fazer convencionalmente. O que acontece no final das contas é que ele está entrando rápido e saindo rápido.”
Yamauchi-san também observou que Sophy havia aprendido técnicas de direção especializadas que a Polyphony Digital só tinha visto usadas por pilotos de elite – como os campeões mundiais de Fórmula 1 Sebastian Vettel e Lewis Hamilton – no
Gran Turismo Sport .
Táticas de corrida
As táticas de corrida, que envolvem outros carros, eram um processo mais complexo. Sophy foi treinada usando um treinamento de “cenário misto” que envolvia situações de corrida feitas à mão que provavelmente seriam vistas em cada pista com oponentes especializados. Isso expôs Sophy a experiências típicas de corrida e a ensinou a lidar com coisas como largadas lotadas, como usar o slipstream para passar adversários e como se defender contra tentativas de passe.
Etiqueta de corrida
Talvez o desafio mais difícil – tanto para um sistema de IA quanto para pilotos humanos – seja a etiqueta de corrida, ou o que é e o que não é comportamento apropriado na pista. Os pesquisadores da Sony AI encontraram maneiras de “codificar as regras escritas e não escritas das corridas” nas funções de recompensa da Sophy. A equipe também teve que equilibrar cuidadosamente os adversários que Sophy enfrentou para garantir que não se tornasse muito agressivo ou muito passivo.
Para demonstrar as habilidades de Sophy contra jogadores humanos, a Polyphony Digital recebeu alguns dos melhores pilotos do Gran Turismo World Tour em dois eventos especiais “Race Together” em seus escritórios em Tóquio. Jogadores humanos derrotaram Sophy no primeiro evento em julho de 2021, mas a equipe de IA da Sony saiu vitoriosa no segundo evento alguns meses depois, em outubro.
A Polyphony Digital publicou vídeos de cada evento – completos com comentários do próprio “voz do Gran Turismo”, Tom Brooks – para demonstrar as técnicas de direção de Sophy e como elas evoluíram.