[PS5] Gran Turismo 7 [ TÓPICO OFICIAL ]

PlayStation 5
Vale a pena jogar no controle? Mamão com açúcar comparado com um Dirty Rally? :haha:

a questão não é ser mais fácil, a questão é que GT7 é muito mais gostoso de se jogar, vc sente mais as coisas com o dualsense, um tipo de prazer, entende???

:clo:

larguei um pouco da ruivinha pra testar o GT7, não aguentei.
 
Quase tudo rsrs, eu esperava uma evolução em coisas que a tempos não mudam: Sistema de colisão horrivel, sem possibilidade de fazer qualify pra largar de posições diferentes, poder customizar o HUD pra deixar menos poluido, sem danos mecanicos na campanha.

A vdd é que GT Sport foi uma demo de luxo, foi vergonhoso o conteudo entregue no lançamento.

Cara, esquece, dificilmente terá sistema de colisão como você imagina.
Só se um dia o kazunori sair e vir outras mentes, mas o bagulho taí há 25 anos,
é chover no molhado falar sobre isso, foi uma luta pra ter chuva.
 
Cara, esquece, dificilmente terá sistema de colisão como você imagina.
Só se um dia o kazunori sair e vir outras mentes, mas o bagulho taí há 25 anos,
é chover no molhado falar sobre isso, foi uma luta pra ter chuva.
Se vai mudar eu não sei, meu comentário foi apenas para fazer um contra ponto ao colega e dizer que ainda faltam detalhes importantes na franquia, coisas que outros jogos de corrida já tem a mais de 2 gerações e GT ainda nada.
 
Se vai mudar eu não sei, meu comentário foi apenas para fazer um contra ponto ao colega e dizer que ainda faltam detalhes importantes na franquia, coisas que outros jogos de corrida já tem a mais de 2 gerações e GT ainda nada.

É um contra ponto válido mas também é chover no molhado.
25 anos e taí, segue um padrão e aparentemente vai continuar sendo assim sobre a liderança do Kazunori.
Aparentemente não importa como os "rivais" estão criando seus simuladores, e sim como é Gran Turismo.

Daqui 5 anos poderá vir o 8 e fará 30 anos e novamente sem sistema de colisão.
Se vacilar daqui 5 anos os outros implantarão um sistema de impacto pro piloto "voar"pra fora numa batida e o GT nada de colisão.
 
Ainda bem que sou bom motorista e não bato, colisão não me faz falta :coolface:
 
É um contra ponto válido mas também é chover no molhado.
25 anos e taí, segue um padrão e aparentemente vai continuar sendo assim sobre a liderança do Kazunori.
Aparentemente não importa como os "rivais" estão criando seus simuladores, e sim como é Gran Turismo.

Daqui 5 anos poderá vir o 8 e fará 30 anos e novamente sem sistema de colisão.
Se vacilar daqui 5 anos os outros implantarão um sistema de impacto pro piloto "voar"pra fora numa batida e o GT nada de colisão.

Tem coisas que não vão mudar nunca, e isso do sistema de colisão é uma. Kazunori Yamauchi é um pornógrafo automotivo, a PP tem totais condições de implementar um sistema de danos mais real, eles não fazem porque não querem.

GT não se importa NADA com os concorrente, a proposta de GT é essa e não vão mudar. Uma comparação que podemos fazer é com jogos da From, desde Demon´s Souls lá em 2009 até hoje 2022 os caras fazem os jogos do jeito que eles querem, vc vai estar atrás de uma parede em Demon´s Souls ou Elden Ring e provavelmente a porrada do inimigo vai atravessar a parede e pegar em vc, não vão mudar isso porque já é do estilo de jogo dos caras.
 
Tem coisas que não vão mudar nunca, e isso do sistema de colisão é uma. Kazunori Yamauchi é um pornógrafo automotivo, a PP tem totais condições de implementar um sistema de danos mais real, eles não fazem porque não querem.

GT não se importa NADA com os concorrente, a proposta de GT é essa e não vão mudar. Uma comparação que podemos fazer é com jogos da From, desde Demon´s Souls lá em 2009 até hoje 2022 os caras fazem os jogos do jeito que eles querem, vc vai estar atrás de uma parede em Demon´s Souls ou Elden Ring e provavelmente a porrada do inimigo vai atravessar a parede e pegar em vc, não vão mudar isso porque já é do estilo de jogo dos caras.

Exatamente, por isso eu quotei o colega, isso que ele cita já é chover no molhado.
Não importa se os outros são mais "realistas" porque tem colisão.
E ótima comparação essa do ER e DS, é bem por aí, e o Hidetaka já cansou de falar também que não irão colocar o modo easy.
 
Última edição:
Pra mim falta de evolução é algo SEMPRE a ser criticado, apesar de ser fã da franquia e ter uma baita nostalgia por jogar desde o GT2 no Psone, alguns aspectos não se tratam de caracteristica é simplesmente por preguiça ou falta de capacidade e isso não é algo que vou passar pano. E colisão (que engloba varias coisas como a fisica nas batidas, danos mecanicos etc) é só um dos pontos, IA sem agressividade, falta de customização do HUD, sem qualify nas corridas...

Mas isso não significa que eu não esteja curtindo demais o game, se pra vocês a evolução destes aspectos não fazem falta sem problemas, cada um com sua opinião e vida que segue ;)
 
Pra mim falta de evolução é algo SEMPRE a ser criticado, apesar de ser fã da franquia e ter uma baita nostalgia por jogar desde o GT2 no Psone, alguns aspectos não se tratam de caracteristica é simplesmente por preguiça ou falta de capacidade e isso não é algo que vou passar pano. E colisão (que engloba varias coisas como a fisica nas batidas, danos mecanicos etc) é só um dos pontos, IA sem agressividade, falta de customização do HUD, sem qualify nas corridas...

Mas isso não significa que eu não esteja curtindo demais o game, se pra vocês a evolução destes aspectos não fazem falta sem problemas, cada um com sua opinião e vida que segue ;)
Eu pelo menos não estou passando o pano, já estamos em 25 anos e essa falta de colisão ainda persiste,
e que persistirá enquanto a PD ficar sobe o comando do Kazunori, e como o @PELO citou, não fazem porque realmente não querem, eu tenho certeza que não é por falta de capacidade.
Provavelmente você virá daqui 5 anos, ou seja, possivelmente com 30 anos de GT, falar que faltou colisão, ou seja, até entendo seu ponto, mas é chover no molhado também isso.
E agora com essa recepção boa, aí rapaz....farão o que bem entender, não importa quantos concorrentes GT tenha.
 
Eu pelo menos não estou passando o pano, já estamos em 25 anos e essa falta de colisão ainda persiste,
e que persistirá enquanto a PD ficar sobe o comando o Kazunori, e como o @PELO citou, não fazem porque realmente não querem, eu tenho certeza que não é por falta de capacidade.
Provavelmente você virá daqui 5 anos, ou seja, possivelmente com 30 anos de GT, falar que faltou colisão, ou seja, até entendo seu ponto, mas é chover no molhado também isso.
E agora com essa recepção boa, aí rapaz....farão o que bem entender, não importa quantos concorrentes GT tenha.
Nem to entrando em questão de concorrente man, isso é um fórum, estou apenas dando minha opinião sobre o game, apenas isso. Não é um jogo que entregou tudo, ainda tem muitos pontos falhos. Mas brilha nos pontos principais e agradou a todos os fãs da franquia (eu incluso), vida que segue. Bora curtir o jogo, alias ontem saiu um update enorme, alguém tem o patch notes? Sabem o que rolou nesse update?
 
Pra mim falta de evolução é algo SEMPRE a ser criticado, apesar de ser fã da franquia e ter uma baita nostalgia por jogar desde o GT2 no Psone, alguns aspectos não se tratam de caracteristica é simplesmente por preguiça ou falta de capacidade e isso não é algo que vou passar pano. E colisão (que engloba varias coisas como a fisica nas batidas, danos mecanicos etc) é só um dos pontos, IA sem agressividade, falta de customização do HUD, sem qualify nas corridas...

Mas isso não significa que eu não esteja curtindo demais o game, se pra vocês a evolução destes aspectos não fazem falta sem problemas, cada um com sua opinião e vida que segue ;)
Eu pelo menos não estou passando o pano, já estamos em 25 anos e essa falta de colisão ainda persiste,
e que persistirá enquanto a PD ficar sobe o comando do Kazunori, e como o @PELO citou, não fazem porque realmente não querem, eu tenho certeza que não é por falta de capacidade.
Provavelmente você virá daqui 5 anos, ou seja, possivelmente com 30 anos de GT, falar que faltou colisão, ou seja, até entendo seu ponto, mas é chover no molhado também isso.
E agora com essa recepção boa, aí rapaz....farão o que bem entender, não importa quantos concorrentes GT tenha.

Algumas coisa eu concordo que é falta de evolução, a parte de clima dinâmico mesmo sempre foi algo criticado e e colocaram, ainda acho que podem melhorar. Agora a parte das colisões não vão fazer e sinceramente eu não me importo muito.

Isso de evoluir é muito relativo, as vezes é para pior. Vou dar um exemplo de outro jogo de carro, FH, eu AMO o primeiro e acho que a cada jogo eles evoluem mais e e gosto mesmo, pq o jogo cada vez mais foge mais e mais da realidade, mesmo sendo a proposta do game acho exagero. Então se no 1 vc tinha corridas de rua e brigava para se destacar no 5 vc tá voando por cima vulcões, dando saltos de 600 metros e etc. A critica amou essa evolução, eu acho que daqui a pouco podem colocar o personagem para sair do carro e transformar em um jogo de ação.

GT não vai mudar isso, agora tem muitos outros pontos que acho que devem melhorar, a parte de colisão não me incomoda. IA eu acho que é algo que precisa evoluir logo e vai evoluir.
 
Algumas coisa eu concordo que é falta de evolução, a parte de clima dinâmico mesmo sempre foi algo criticado e e colocaram, ainda acho que podem melhorar. Agora a parte das colisões não vão fazer e sinceramente eu não me importo muito.

Isso de evoluir é muito relativo, as vezes é para pior. Vou dar um exemplo de outro jogo de carro, FH, eu AMO o primeiro e acho que a cada jogo eles evoluem mais e e gosto mesmo, pq o jogo cada vez mais foge mais e mais da realidade, mesmo sendo a proposta do game acho exagero. Então se no 1 vc tinha corridas de rua e brigava para se destacar no 5 vc tá voando por cima vulcões, dando saltos de 600 metros e etc. A critica amou essa evolução, eu acho que daqui a pouco podem colocar o personagem para sair do carro e transformar em um jogo de ação.

GT não vai mudar isso, agora tem muitos outros pontos que acho que devem melhorar, a parte de colisão não me incomoda. IA eu acho que é algo que precisa evoluir logo e vai evoluir.
FH não evoluiu no que voce citou, eles tiveram uma mudança na abordagem do jogo mesmo, trazendo situações mais "arcades" e inclusive praticamente matando a progressão do jogo e vejo que a maioria dos jogadores não gostou disso. E sobre colisão não quero que destrua o carro inteiro, é pra vc nao bater e voltar igual uma bola de ping pong pra pista sem peso nenhum do impacto, é pro jogador não bater lateralmente em outro veiculo ou guard rail e ganhar vantagem com isso, é para ao menos ter um defeito na suspensão ou algo do tipo, não é algo dificil de ser feito e não vejo NENHUM motivo para não implementar se teve gente dizendo que isso está disponivel inclusive no modo online ou corridas personalizadas.

Mas acho que a questão da IA é mais importante, atualmente o que define a dificuldade da sua corrida é a capacidade do seu carro, e geralmente voce precisa ter um carro um pouco melhor pq sem o qualify (isso é um ponto falho em outros jogos, inclusive FM) vc sempre larga em ultimo e algumas corridas tem apenas 2 voltas, não falta capacidade para o jogador chegar em primeiro, falta tempo mesmo.
 
FH não evoluiu no que voce citou, eles tiveram uma mudança na abordagem do jogo mesmo, trazendo situações mais "arcades" e inclusive praticamente matando a progressão do jogo e vejo que a maioria dos jogadores não gostou disso. E sobre colisão não quero que destrua o carro inteiro, é pra vc nao bater e voltar igual uma bola de ping pong pra pista sem peso nenhum do impacto, é pro jogador não bater lateralmente em outro veiculo ou guard rail e ganhar vantagem com isso, é para ao menos ter um defeito na suspensão ou algo do tipo, não é algo dificil de ser feito e não vejo NENHUM motivo para não implementar se teve gente dizendo que isso está disponivel inclusive no modo online ou corridas personalizadas.

Mas acho que a questão da IA é mais importante, atualmente o que define a dificuldade da sua corrida é a capacidade do seu carro, e geralmente voce precisa ter um carro um pouco melhor pq sem o qualify (isso é um ponto falho em outros jogos, inclusive FM) vc sempre larga em ultimo e algumas corridas tem apenas 2 voltas, não falta capacidade para o jogador chegar em primeiro, falta tempo mesmo.
Horizon eu não acho que é mudança na abordagem, se fosse esse salto seria de um jogo para o outro e não foi, a "loucura" foi aumentando gradativamente. 1 é mais pé no chão, 2 segue o 1 com algumas coisas a mais, no 3 começa a loucura maior, carros correndo na praia e etc e no 4 e 5 virou loucura total. Eu tenho a sensação que a maioria dos jogadores gostou.

Sobre bater e voltar concordo, é meio bizarro isso. Já o dano nos carros eu sinceramente não me importo, para falar a verdade até desligo dano visual em jogos de corrida quando tem essa opção.

A IA deve melhorar muito, tem um vídeo interessante falando sobre isso e alguns textos.


 
A IA deve melhorar muito, tem um vídeo interessante falando sobre isso e alguns textos.
Não consigo ver agora com calma, apertou aqui no trabalho, resume ai. Quando vc diz que deve melhorar muito é com a progressão ao longo da campanha ou é algo que está sendo projetado como update?
 
Não consigo ver agora com calma, apertou aqui no trabalho, resume ai. Quando vc diz que deve melhorar muito é com a progressão ao longo da campanha ou é algo que está sendo projetado como update?
Isso é referente a IA, vai chegar em um update no futuro. É basicamente uma inteligência artificial chamada SOPHY, é algo que está sendo desenvolvido pela PP e pela Sony AI e dizem que vai além do Gran Turismo, isso é uma IA que vai poder ser usada em carros autônomos.

A Polyphony Digital revelou seu novo sistema de direção artificialmente inteligente chamado “Gran Turismo Sophy”, desenvolvido em colaboração com a Sony AI. Ele será incluído no Gran Turismo 7 por meio de uma atualização futura.

Vale a pena a leitura depois.



O Sophy foi desenvolvido usando as mais recentes técnicas de aprendizado por reforço, que treinam um agente de IA “recompensando” ou “penalizando-o” por ações específicas que ele executa dentro de um ambiente. No caso de Sophy, os pesquisadores de IA da Sony usaram um algoritmo de treinamento chamado “Quantile-Regression Soft Actor-Critic (QR-SAC)” para codificar as regras de corrida de uma maneira que pudesse entender o que deveria fazer.

Mais especificamente, Sophy foi ensinada a dominar três habilidades específicas no GT Sport : controle de carros, táticas de corrida e etiqueta de corrida.

Controle de carro​

Primeiro, Sophy teve que aprender a controlar um carro para dirigir rapidamente em uma pista por conta própria. Foi treinado sobre os possíveis resultados de “ações de alta velocidade”, aprendendo a fazer curvas no limite. Foi penalizado por ações negativas – como bater em paredes, cortar curvas ou sair dos limites da pista – e recompensado por voltas limpas e cada vez mais rápidas.

Sophy foi treinada no ambiente GT Sport , rodando em mais de 1.000 consoles PlayStation 4 virtualizados na plataforma de jogos em nuvem especializada da Sony Interactive Entertainment. Isso permitiu que os pesquisadores de IA da Sony executassem centenas de experimentos simultaneamente para que Sophy pudesse aprender o mais rápido possível.

“Demora cerca de um dia para que um agente passe de não saber nada para ser capaz de dirigir em uma pista específica”, disse Michael Spranger, COO da Sony AI. “Depois, leva cerca de dois dias para chegar aos 5% dos melhores pilotos humanos, depois outros 10 a 12 dias para realmente levá-lo ao limite e igualar os melhores pilotos por aí. Dentro desse prazo, Sophy experimenta cerca de 300.000 km de direção.”

“Sou um piloto e aprendi técnicas sobre como dirigir rápido, como slow in fast out”, disse o criador do Gran Turismo, Kazunori Yamauchi. “O Gran Turismo Sophy não aprende assim. Acho que depois que a Sophy for lançada no mundo, os livros didáticos sobre direção terão que ser mudados. Por exemplo, quando Sophy entra em uma curva, ela realmente vira e freia. Normalmente, quando você faz uma curva, a carga está apenas nos dois pneus dianteiros, mas a Sophy carrega a carga em três pneus: dois na frente e um na traseira também. Ele permite que o carro quebre ao girar e não é algo que os seres humanos seriam capazes de fazer convencionalmente. O que acontece no final das contas é que ele está entrando rápido e saindo rápido.”

Yamauchi-san também observou que Sophy havia aprendido técnicas de direção especializadas que a Polyphony Digital só tinha visto usadas por pilotos de elite – como os campeões mundiais de Fórmula 1 Sebastian Vettel e Lewis Hamilton – no Gran Turismo Sport .



Táticas de corrida​

As táticas de corrida, que envolvem outros carros, eram um processo mais complexo. Sophy foi treinada usando um treinamento de “cenário misto” que envolvia situações de corrida feitas à mão que provavelmente seriam vistas em cada pista com oponentes especializados. Isso expôs Sophy a experiências típicas de corrida e a ensinou a lidar com coisas como largadas lotadas, como usar o slipstream para passar adversários e como se defender contra tentativas de passe.

Etiqueta de corrida​

Talvez o desafio mais difícil – tanto para um sistema de IA quanto para pilotos humanos – seja a etiqueta de corrida, ou o que é e o que não é comportamento apropriado na pista. Os pesquisadores da Sony AI encontraram maneiras de “codificar as regras escritas e não escritas das corridas” nas funções de recompensa da Sophy. A equipe também teve que equilibrar cuidadosamente os adversários que Sophy enfrentou para garantir que não se tornasse muito agressivo ou muito passivo.

Para demonstrar as habilidades de Sophy contra jogadores humanos, a Polyphony Digital recebeu alguns dos melhores pilotos do Gran Turismo World Tour em dois eventos especiais “Race Together” em seus escritórios em Tóquio. Jogadores humanos derrotaram Sophy no primeiro evento em julho de 2021, mas a equipe de IA da Sony saiu vitoriosa no segundo evento alguns meses depois, em outubro.

A Polyphony Digital publicou vídeos de cada evento – completos com comentários do próprio “voz do Gran Turismo”, Tom Brooks – para demonstrar as técnicas de direção de Sophy e como elas evoluíram.
 
Ele permite que o carro quebre ao girar e não é algo que os seres humanos seriam capazes de fazer convencionalmente.
Achei bastante interessante, mas esse trecho me deu medo. É preciso tomar cuidado para não deixar algo injusto e humanamente incapaz de ser reproduzido, e claro, vai ser extremamente importante eles colocarem um slide para ajustar o nivel da IA para podermos fazer o ajuste fino, se deixar essa coisa básica ai de facil, médio e dificil que é hoje em dia vai dar ruim com ctz.
 
Achei bastante interessante, mas esse trecho me deu medo. É preciso tomar cuidado para não deixar algo injusto e humanamente incapaz de ser reproduzido, e claro, vai ser extremamente importante eles colocarem um slide para ajustar o nivel da IA para podermos fazer o ajuste fino, se deixar essa coisa básica ai de facil, médio e dificil que é hoje em dia vai dar ruim com ctz.
Devia ter um slide pra eliminar corrida em pista de terra, principalmente licenças :mad:
 
Uma dúvida: ao comprar um upgrade de uma determinada categoria ele aplica automaticamente em todos os carros da garagem ou apenas ao carro que tô usando no momento?
 
Vão na garagem escolham um carro bonito e depois voltem e cliquem em filmes de scapes :cuti:
 
Bom dia pessoal.
Alguém com o erro CE 108255-1 jogando GT7?
Aqui não consigo jogar mais do que 20 minutos.. trava tudo.. só consigo fechar pelo menu.. já tentei reinstalar, recriar banco de dados, factory reset.. nada resolve.. versão disco no PS5.
 
Bom dia pessoal.
Alguém com o erro CE 108255-1 jogando GT7?
Aqui não consigo jogar mais do que 20 minutos.. trava tudo.. só consigo fechar pelo menu.. já tentei reinstalar, recriar banco de dados, factory reset.. nada resolve.. versão disco no PS5.
Então só te restou a opção de entrar em contato com o suporte:

CE-108255-1​

Ocorreu um erro com o aplicativo.

Tente as seguintes soluções para saber se este problema pode ser corrigido:​

  1. Se este erro ocorre após iniciar um jogo, exclua o jogo no qual o erro ocorre em Configurações > Armazenamento e reinstale o jogo.
  2. Inicie o PS5 no Modo de segurança e execute "5. Recriar banco de dados".
  3. Se o erro ocorrer novamente, redefina o PS5 em Configurações > Sistema > Software do sistema > Redefinir o PS5 e tente instalar o aplicativo novamente. (Faça um backup de todos os seus dados previamente.)
  4. Se a solução acima não funcionar, entre em contato com o Suporte do PlayStation.

Aqui nunca tive esse erro.
Se nada funcionou, é possível que seja um defeito de hardware.
 
Então só te restou a opção de entrar em contato com o suporte:



Aqui nunca tive esse erro.
Se nada funcionou, é possível que seja um defeito de hardware.
Valeu!
Pois é.. acionei está semana o suporte, pediram para enviar o console para reparo..
Só pq eu estava ansioso para jogar, rsrs!
 
Bom dia pessoal.
Alguém com o erro CE 108255-1 jogando GT7?
Aqui não consigo jogar mais do que 20 minutos.. trava tudo.. só consigo fechar pelo menu.. já tentei reinstalar, recriar banco de dados, factory reset.. nada resolve.. versão disco no PS5.
Testa outro jogo para ver se dá o mesmo problema.
 

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