Por muitos anos eu observei muitos jogos que eu gostava floparem em notas. Lembro quando lançou Nier Gestalt, no Xbox e PS3. Eu era praticamente o único que elogiava a OST e a história... o problema era a jogabilidade tenebrosa (ainda assim achava que tinha um grande potencial, e acertei). Era um show de review 3, 4, 5 ou 6. Felizmente o Automata deu um reinício inesperado para a franquia, e o remaster do Replicant não tem a jogabilidade mais brilhante, porém é definitivamente mais bonito e jogável.
Yakuza hoje virou modinha. Famoso jogo que sai do nicho, e ainda assim alguns acham que ainda faz parte de games desconhecidos. Não é um AAA como os Souls, Horizon, God of War e etc, mas está bem popular. Na época que saiu o Yakuza 3 e 4, eram considerados jogos que não vendiam nada, e a partir do 4 quase não saiu mais do ocidente o restante, pois simplesmente não vendia. E o primeiro jogo do meu PS3 foi Yakuza 3, tenho até hoje o disco com um CD de música especial lacrado.
Depois de 18 anos, ressurgiu Shenmue 3. O que era um sonho virou um pesadelo. Não tanto pelo jogo em si, que teve sérios problemas de orçamento, e a jogabilidade foi mexida demais quando comparado com o Dreamcast (era inovador na época, e era tão técnico quanto Virtua Fighter em alguns momentos). Porém, é um jogo para os fãs. No pior dos casos é irrelevante para o grande público.
Não pararam de surgir pragas no YouTube usando o hype do jogo pra falar um monte de merda, até um bando de filho da puta que estava fazendo força pro jogo flopar e não falavam nada com nada, eles mesmo admitiam que não "queriam outro Shenmue".
E eram os mesmos que passavam pano pra jogo que vende lootbox e faziam vídeos nos canais. Criticar o jogo é de boa, o problema é criticar falando um monte de bosta, e eu só percebia isso porque conheço Shenmue desde os 10 anos de idade.
O meu problema com esse jogo foi a postura do Yu Suzuki. Comprei o Kickstarter em Mídia Física e em Mídia Digital, eu queria ajudar mesmo. Contudo, ele simplesmente colocou um terço de evolução do enredo nesse, esperando que iria virar uma grande franquia. Tem muito pouco avanço, depois de 18 anos de espera e uma chance única pros fãs.
Poderia ter exatamente a mesma estrutura técnica (gráficos e gameplay, e a OST é ótima ainda), mas com mais história, que eu ficaria satisfeito. O cara jogou bingo com a sorte e perdeu, e agora só Deus sabe se vão terminar isso um dia (provavelmente não, ou em anime, como estão fazendo agora).
Como já falei mil vezes aqui, não sou fã número 1 de Souls, então quando joguei a Demo do Stranger of Paradise e notei que era uma cópia da jogabilidade do Nioh, que era um Souls de outra empresa, já desanimei desinstalei. Essa minha má vontade com ele, que eu até citei as notas, é por causa disso, e porque eu quero mais do FFXVI, e simplesmente não liberam (nem vou falar nada do FFVII Remake 2, porque esse vai demorar).
Já cansei de comprar jogo antes de sair review, simplesmente porque boto fé. Não me baseio totalmente nisso, apesar de ser legal uma boa recepção de mídia, porque ao contrário do que fizeram com Shenmue, significa que pelo menos vai ter um bom marketing. Sempre é bom acima de 80 para a sua franquia favorita.
Isso foi o que eu mais fiquei feliz com DMC5, Nier Replicant e Automata. Todos acima de 80 (DMC e o Automata passaram muito disso). Por mim tanto faz, porém, para o marketing isso é excelente, porque alcança mais gente. Querendo ou não, muita gente não vai gastar 70 dólares ou 60 em algo que todo mundo massacra, se não tiver muita certeza (que normalmente o grande público não tem).
Tendo dito tudo isso, o ponto que eu queria chegar é: boto fé no Ghostwire Tokyo. Olhei os vídeos dos previews e me animaram mais. Comprei com o Nightwalker. Eu poderia esperar os reviews. Por mim é desnecessário pelos motivos que eu já destaquei. Macumba, gatos que flutuam e um ambiente legal, que parece um Yakuza Dead Souls feito com boa vontade. Ainda assim, tenho quase certeza que esse jogo vai flopar em reviews...
Acho que fica abaixo de 80, flutuando naquela zona amarelada do 70 ~ 80. Espero estar errado, mas terem lançado ele depois do Elden Ring não é um bom sinal (que não acho que mereça 97 pelos problemas técnicos, e acredito que mereça pelo menos 90 tranquilamente, como falei para o Nightwalker, porque quando funciona direito... é lindo e inspirado, até para mim, que nem sou fã do gênero).
A minha opinião eu vou formar jogando, mas é o que eu sinto vendo a reação do público. Tem gente até falando que: "deveria seguir as fórmulas que dão certo, como acontece com Call of Duty" (me deu até um refluxo escrever isso, realmente eu li algo assim).
Espero que, se der merda, não desanime o Mikami de tentar se reinventar. The Evil Within 1 eu acho bem rústico... contudo, achei uma tentativa muito honesta de reestruturar a carreira (assim como o Kojima com o Death Stranding).
Minha preocupação maior é essa. Que mesmo que esses caras errem, que tenham condições mentais e financeiras de continuarem tentando, como o Kojima. Ele poderia ter perdido tudo com o DS, não foi um grande hit como Metal Gear Solid, porém passou longe de ser um fracasso comercial. Porque se essas pessoas pararem, aí só sobram as Ubisofts da vida, e as "fórmulas que dão certo" (SIC).