• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Tô na dúvida aqui entre um Xiaomi AX3000 ou esse Redmi AX5400 Gamer novo.

O que vocês acham ?
Para te "ajudar" na escolha rs, foi lançado recentemente o Redmi AX6000:


Salvo algum equívoco na leitura das informações: processador Mediatek quad-core 2.0GHz; 512MB de RAM DDR4; MU-MIMO 4X4 nas duas frequências; 8 amplificadores de sinal.
Não tem porta de rede 2.5 G.
Esteticamente, parece o AX5400 Gamer sem perfumaria (RGB).
 
Última edição:
Qual é melhor o ASUS rit-ac86u ou hauwei ax3 pro versão chinês ?
melhor em que? Numero de clientes conectados? Processamento? Alcance? Velocidade total? Mesh? WAN? O Asus é mais máquina..

Sobre os valores de potencia do Chines, não consegui encontrar.. Os valores abaixo são do Global. Mas os valores de potencia do modelo Chines não devem ser maiores que o do Asus.

Huawei AX3 Pro (WS7200 AX3000) GlobalASUS RT-AC86U
CPU:HiSilicon Hi5651T @1.4GHz (Quad-core ARM)
Broadcom BCM4906 (1.8 GHz, 2 cores)​
Flash/RAM:128MB/256MB, 12V/2A,256/512 MiB (Micron MT41K256M16TW-107
WLAN:HiSilicon Hi1152 (2x 2T2R)Broadcom BCM4366E WI1 MIMO config: 4x4:4
2.4​
549.5​
986.3​
5.2​
31.2​
751.6​
5.8​
76.0​

993.1​
 
Última edição:
@tecpix, Os valores relacionados a potência do radio na faixa de 5Ghz não podem estar corretos! Não teria lógica... Quando vi esses valores no FCC ID logo descartei! Quem já executou testes na versão Global WS7200 sabe que a performance dos rádios não bate com esses valores. O que se pode presumir para o radio de 5Ghz é no mínimo o valor corresponde ao rádio de 2.4GHz.
 
Última edição:
@tecpix, você sabe que os valores relacionados a potência do radio na faixa de 5Ghz não podem e estar corretos e não estão! Não teria lógica...
No Global eu não duvido se ser algo em torno disso... além do mais, muita gente que possui o AX3 global reclama da falta de alcance..
Também e sabido que essas versões não possuem amplificadores, o que faz com que toda a amplificação fique a cargo do chip de WLAN.

ScreenShot756.png


Claro que pode ser que a unidade testada realmente estivesse mal calibrada pra 5GHz, mas outras certificações mostram também essa tendência.

Frequency Range

Huawei Device Co., Ltd 3000Mbps Wi-Fi 6 Router WS7200

Rule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz 345.9 mW15CCC, MO, SA1.1
5.18-5.24 GHz 85.9 mW15ECC, MO, SA2.1
5.745-5.825 GHz 217.3 mW15ECC, MO, SA2.2

Eu particularmente não recomendo a série AX3 da Huawei justamente por essas tendencias de fraca potencia em 5GHz.
Mesmo a versão chinesa que deve ter algo em torno dos 800 (29dBm), custa quase o mesmo que um AX5400 que tem MiMo 4x4 e 160MHz de largura..
 
Pessoal, to muito em dúvida do que fazer aqui em casa. O sinal do roteador está chegando fraco no meu notebook em meu escritório, as vezes a internet deixa de funcionar... Vou colocar uma imagem que fiz da planta daqui pra exemplificar melhor (obs.: fiz no paint, pode estar desproporcional)

HnXZSCO.png


O prédio é meio antigo, a única saída que conseguiram puxar a internet mais facilmente foi ali onde está o roteador na posição 1 (dentro da sala), mas para o sinal chegar no meu escritório creio que tanto a cozinha quanto o banheiro do corredor acabem interferindo muito no sinal

Quando o roteador está na posição 2, a internet já fica bem melhor, mas não tem como deixar ali pq fica bem na frente da porta da cozinha.

Isso que se possível eu gostaria de deixar o roteador no rack da tv :fire:
Porque aí ficaria mais organizado

O roteador é um Furukawa 423-41w, que a própria provedora de internet trouxe, na verdade é um modem de fibra ótica com WiFi integrado. Pensei em 3 opções para melhorar o sinal da WiFi até o meu escritório:

1 - Adquirir um roteador, como o AX3000, ou até mesmo um AX6000 se for necessário (não sei se resolveria o problema, já que tem várias paredes entre o local do roteador e o escritório) (aceito recomendação de outros também)

2 - Adquirir roteadores Mesh (porém não tem tomadas no corredor :(, acredito que o ideal seria ter um módulo na sala e outro no corredor, para não perder muito o sinal original e transmitir para o escritório, mas sem tomadas no corredor fica complicado, a não ser que coloque dentro da cozinha perto da parede com o banheiro, ou no próprio escritório mesmo, mas não sei se ficaria bom)

3 - Adquirir um powerline (tenho dúvidas quanto a eficiência, o prédio é meio antigo então não sei como ficaria)

Quanto menos precisar gastar melhor :bem: mas se precisar desembolsar uma grana, acho que até uns 600 reais é um gasto válido, mais que isso só se for estritamente necessário
 
Pessoal, to muito em dúvida do que fazer aqui em casa. O sinal do roteador está chegando fraco no meu notebook em meu escritório, as vezes a internet deixa de funcionar... Vou colocar uma imagem que fiz da planta daqui pra exemplificar melhor (obs.: fiz no paint, pode estar desproporcional)

HnXZSCO.png


O prédio é meio antigo, a única saída que conseguiram puxar a internet mais facilmente foi ali onde está o roteador na posição 1 (dentro da sala), mas para o sinal chegar no meu escritório creio que tanto a cozinha quanto o banheiro do corredor acabem interferindo muito no sinal

Quando o roteador está na posição 2, a internet já fica bem melhor, mas não tem como deixar ali pq fica bem na frente da porta da cozinha.

Isso que se possível eu gostaria de deixar o roteador no rack da tv :fire:
Porque aí ficaria mais organizado

O roteador é um Furukawa 423-41w, que a própria provedora de internet trouxe, na verdade é um modem de fibra ótica com WiFi integrado. Pensei em 3 opções para melhorar o sinal da WiFi até o meu escritório:

1 - Adquirir um roteador, como o AX3000, ou até mesmo um AX6000 se for necessário (não sei se resolveria o problema, já que tem várias paredes entre o local do roteador e o escritório) (aceito recomendação de outros também)

2 - Adquirir roteadores Mesh (porém não tem tomadas no corredor :(, acredito que o ideal seria ter um módulo na sala e outro no corredor, para não perder muito o sinal original e transmitir para o escritório, mas sem tomadas no corredor fica complicado, a não ser que coloque dentro da cozinha perto da parede com o banheiro, ou no próprio escritório mesmo, mas não sei se ficaria bom)

3 - Adquirir um powerline (tenho dúvidas quanto a eficiência, o prédio é meio antigo então não sei como ficaria)

Quanto menos precisar gastar melhor :bem: mas se precisar desembolsar uma grana, acho que até uns 600 reais é um gasto válido, mais que isso só se for estritamente necessário
Pelo que mostra no site, esse roteador aliado com a antena de alto ganho pode proporcionar até 500mW de potencia.. Isso daria uns 27dBm.. O AX3000 deve ter uns (800mW) 29dBm e o AX6000 deve ter 1000mW (30dBm).
Usando a regra de que o alcance dobra a cada 6dB, sair de 27 pra 30dBm te daria um alcance teórico 50% maior.. dependendo da velocidade que vc espera no seu PC, pode não valer a pena..

Só que mais do que potencia, é preciso ver o quanto de paredes você teria entre o roteador e o cliente.. Mudar para o corredor mostrou melhora pois vc eliminou duas paredes..
Deixar no Rack da TV nao diminui a quantidade de paredes, entao melhor nao vai ficar..

Sistema Mesh por Wifi é preciso ter muito planejamento pra posicionar, pois ele vai repetir o sinal que chegar nele.. Se chegar fraco, ele vai replicar o sinal fraco.

Powerline pode ser uma solução até uma certa velocidade. Mas é preciso saber se as tomadas da sala e do quarto estão na mesma fase..

Eu tentaria posicionar um roteador forte no meio do corredor, mesmo que fosse no teto.. Dessa forma, a quantidade de paredes seria melhor distribuída..
Eu tinha um layout bem parecido com o seu.. No meu caso, passei um cabo de rede pela parede e posicionei meu roteador de ponta cabeça debaixo de uma plateleira de madeira no meio do corredor.
 
melhor em que? Numero de clientes conectados? Processamento? Alcance? Velocidade total? Mesh? WAN? O Asus é mais máquina..

Sobre os valores de potencia do Chines, não consegui encontrar.. Os valores abaixo são do Global. Mas os valores de potencia do modelo Chines não devem ser maiores que o do Asus.

Huawei AX3 Pro (WS7200 AX3000) GlobalASUS RT-AX86 U AX5700
CPU:HiSilicon Hi5651T @1.4GHz (Quad-core ARM)
Broadcom BCM4908 (1.8 GHz, 4 cores)​
Flash/RAM:128MB/256MB, 12V/2A,256/1Gb (Macronix NAND)
WLAN:HiSilicon Hi1152 (2x 2T2R)Broadcom BCM6710 3x3:3
2.4​
549.5​
986.3​
5.2​
31.2​
751.6​
5.8​
76.0​

993.1​
Vc confundiu, ele falou o rt-AC86u e não o rt-AX86u.
 
:mother:

Realmente colei o texto errado..
rsrsrs
Mas os resultados e o link são do AC mesmo.. corrigi lá..
Vc diz os resultados da tabelinha que tu fez ali?

Então, não... Eles estão errados, exemplo: O RT-AC86U é dual-core e não quad-core, ele tem 256mb de flash e 512 de ram e assim vai.


 
rsrsrs

Vc diz os resultados da tabelinha que tu fez ali?

Então, não... Eles estão errados, exemplo: O RT-AC86U é dual-core e não quad-core, ele tem 256mb de flash e 512 de ram e assim vai.


Ah ta.. achei que fosse a tabela da FCCID..

wi-cat.ru me deu um baile agora..! :D me mandou pra pagina do AX.. https://wikidevi.wi-cat.ru/ASUS_RT-AX86U


Corrigi com a da Deviwiki.. Gracias piela informacion! :problemo:
 
Pelo que mostra no site, esse roteador aliado com a antena de alto ganho pode proporcionar até 500mW de potencia.. Isso daria uns 27dBm.. O AX3000 deve ter uns (800mW) 29dBm e o AX6000 deve ter 1000mW (30dBm).
Usando a regra de que o alcance dobra a cada 6dB, sair de 27 pra 30dBm te daria um alcance teórico 50% maior.. dependendo da velocidade que vc espera no seu PC, pode não valer a pena..

Só que mais do que potencia, é preciso ver o quanto de paredes você teria entre o roteador e o cliente.. Mudar para o corredor mostrou melhora pois vc eliminou duas paredes..
Deixar no Rack da TV nao diminui a quantidade de paredes, entao melhor nao vai ficar..

Sistema Mesh por Wifi é preciso ter muito planejamento pra posicionar, pois ele vai repetir o sinal que chegar nele.. Se chegar fraco, ele vai replicar o sinal fraco.

Powerline pode ser uma solução até uma certa velocidade. Mas é preciso saber se as tomadas da sala e do quarto estão na mesma fase..

Eu tentaria posicionar um roteador forte no meio do corredor, mesmo que fosse no teto.. Dessa forma, a quantidade de paredes seria melhor distribuída..
Eu tinha um layout bem parecido com o seu.. No meu caso, passei um cabo de rede pela parede e posicionei meu roteador de ponta cabeça debaixo de uma plateleira de madeira no meio do corredor.
Deixar o roteador no rack seria somente a localização ideal pelo ponto de vista de organização de cabos e estético.

Não espero alcançar 100% da velocidade, apenas que seja utilizável em meu escritório com o roteador dentro da sala. Não jogo muito ultimamente, mas seria um bom bônus.
Do jeito que está, com o roteador dentro da sala, muitas vezes a internet nem chega a funcionar direito.

O sistema Mesh acho que vou ter que descartar, já que não tenho como posicionar um ponto no corredor.

Estou tentado a arriscar colocar um roteador mais forte na posição 1 mesmo, e ver como se sai...

Infelizmente o AX6000 está 400 reais mais caro que o AX3000 :pepe:

Tem algum outro roteador que recomendam com uma boa potência de sinal de até uns 500 reais?
Se realmente valer a diferença eu pego um AX6000 mesmo
 
Última edição:
Deixar o roteador no rack seria somente a localização ideal pelo ponto de vista de organização de cabos e estético.
Ou vc tem estética e nao tem alcance, ou tem alcance e perde a estética..
O problema é físico. Parede derruba o sinal. Se for banheiro com azulejos, pior ainda, pois além de mais denso, pode haver reflexos que espalham o sinal..
Na planta que vc desenhou tem 4 paredes entre o roteador e seu quarto.. não tem mágica.. Reposicionar o roteador para o corredor é a solução mais sensata e barata.
Su roteador não parece ser tão fraco, mas se mesmo assim vc quiser colocar um roteador mais forte, tem essas opções abaixo.

O AX3000 tá em torno de R$260 com frete na Wisetech: https://pt.aliexpress.com/item/1005...o.store_pc_groupList.8148356.9.1924ae39iTXIEP
O AX5400 equivalente ao antigo AX6 está saindo R$400: https://pt.aliexpress.com/item/1005....store_pc_groupList.8148356.15.1924ae39iTXIEP
Ambos possuem ~29dBm (800mW) de potencia.

O AX6000 está saindo R$585 com frete: https://pt.aliexpress.com/item/1005....store_pc_groupList.8148356.17.1924ae39iTXIEP
O AX5400 Gaming tá saindo R$564: https://pt.aliexpress.com/item/1005...o.store_pc_groupList.8148356.3.1924ae39iTXIEP
Ambos possuem em torno de 1000mW (~30dBm) de potencia. Esse 1dBm de diferença pode gerar uns 10% a mais de alcance..

Eu não conheço nenhum outro roteador com 800~1000mW que custe isso..
 
Ou vc tem estética e nao tem alcance, ou tem alcance e perde a estética..
O problema é físico. Parede derruba o sinal. Se for banheiro com azulejos, pior ainda, pois além de mais denso, pode haver reflexos que espalham o sinal..
Na planta que vc desenhou tem 4 paredes entre o roteador e seu quarto.. não tem mágica.. Reposicionar o roteador para o corredor é a solução mais sensata e barata.
Su roteador não parece ser tão fraco, mas se mesmo assim vc quiser colocar um roteador mais forte, tem essas opções abaixo.

O AX3000 tá em torno de R$260 com frete na Wisetech: https://pt.aliexpress.com/item/1005...o.store_pc_groupList.8148356.9.1924ae39iTXIEP
O AX5400 equivalente ao antigo AX6 está saindo R$400: https://pt.aliexpress.com/item/1005....store_pc_groupList.8148356.15.1924ae39iTXIEP
Ambos possuem ~29dBm (800mW) de potencia.

O AX6000 está saindo R$585 com frete: https://pt.aliexpress.com/item/1005....store_pc_groupList.8148356.17.1924ae39iTXIEP
O AX5400 Gaming tá saindo R$564: https://pt.aliexpress.com/item/1005...o.store_pc_groupList.8148356.3.1924ae39iTXIEP
Ambos possuem em torno de 1000mW (~30dBm) de potencia. Esse 1dBm de diferença pode gerar uns 10% a mais de alcance..

Eu não conheço nenhum outro roteador com 800~1000mW que custe isso..
Ou vc tem estética e nao tem alcance, ou tem alcance e perde a estética..
O problema é físico. Parede derruba o sinal. Se for banheiro com azulejos, pior ainda, pois além de mais denso, pode haver reflexos que espalham o sinal..
Na planta que vc desenhou tem 4 paredes entre o roteador e seu quarto.. não tem mágica.. Reposicionar o roteador para o corredor é a solução mais sensata e barata.
Su roteador não parece ser tão fraco, mas se mesmo assim vc quiser colocar um roteador mais forte, tem essas opções abaixo.

O AX3000 tá em torno de R$260 com frete na Wisetech: https://pt.aliexpress.com/item/1005...o.store_pc_groupList.8148356.9.1924ae39iTXIEP
O AX5400 equivalente ao antigo AX6 está saindo R$400: https://pt.aliexpress.com/item/1005....store_pc_groupList.8148356.15.1924ae39iTXIEP
Ambos possuem ~29dBm (800mW) de potencia.

O AX6000 está saindo R$585 com frete: https://pt.aliexpress.com/item/1005....store_pc_groupList.8148356.17.1924ae39iTXIEP
O AX5400 Gaming tá saindo R$564: https://pt.aliexpress.com/item/1005...o.store_pc_groupList.8148356.3.1924ae39iTXIEP
Ambos possuem em torno de 1000mW (~30dBm) de potencia. Esse 1dBm de diferença pode gerar uns 10% a mais de alcance..

Eu não conheço nenhum outro roteador com 800~1000mW que custe isso..
Muito obrigado pela ajuda... Acho que vou comprar um AX3000 e ver como ele se sai na posição 1 mesmo... Se não der certo ai dou um jeito de colocar ele no corredor...

Posso comprar a versão com adaptador EU ou é recomendado alguma outra? Vi alguns posts falando sobre a relação entre diferentes versões (chinês/global/etc) que podem variar dependendo do adaptador escolhido.
 
Posso comprar a versão com adaptador EU ou é recomendado alguma outra? Vi alguns posts falando sobre a relação entre diferentes versões (chinês/global/etc) que podem variar dependendo do adaptador escolhido.
Não me lembro de ter visto uma versão global do AX3000 ainda.. mas se fosse, estaria indicado "Global" na foto do produto que vc selecionou.. Pelo menos sempre foi assim nessa loja.
Pode pedir com o adaptador EU..
 
Pelo que mostra no site, esse roteador aliado com a antena de alto ganho pode proporcionar até 500mW de potencia.. Isso daria uns 27dBm.. O AX3000 deve ter uns (800mW) 29dBm e o AX6000 deve ter 1000mW (30dBm).
Usando a regra de que o alcance dobra a cada 6dB, sair de 27 pra 30dBm te daria um alcance teórico 50% maior.. dependendo da velocidade que vc espera no seu PC, pode não valer a pena..

Só que mais do que potencia, é preciso ver o quanto de paredes você teria entre o roteador e o cliente.. Mudar para o corredor mostrou melhora pois vc eliminou duas paredes..
Deixar no Rack da TV nao diminui a quantidade de paredes, entao melhor nao vai ficar..

Sistema Mesh por Wifi é preciso ter muito planejamento pra posicionar, pois ele vai repetir o sinal que chegar nele.. Se chegar fraco, ele vai replicar o sinal fraco.

Powerline pode ser uma solução até uma certa velocidade. Mas é preciso saber se as tomadas da sala e do quarto estão na mesma fase..

Eu tentaria posicionar um roteador forte no meio do corredor, mesmo que fosse no teto.. Dessa forma, a quantidade de paredes seria melhor distribuída..
Eu tinha um layout bem parecido com o seu.. No meu caso, passei um cabo de rede pela parede e posicionei meu roteador de ponta cabeça debaixo de uma plateleira de madeira no meio do corredor.

Pegando esse assunto de rede Mesh saberia informar até quantos dbm um ponto Mesh pode estar do principal para ter uma conexão boa e estável? Obrigado.
 
Pegando esse assunto de rede Mesh saberia informar até quantos dbm um ponto Mesh pode estar do principal para ter uma conexão boa e estável? Obrigado.
Falando da intensidade do sinal de recepção (RSSI), deve ser o mesmo sinal que um celular receber para ter a conexão boa e estável.. mas depende do que você espera de velocidade.

Acima de -30 dBm é praticamente perfeito.
Acima de -40 dBm é excelente.
Acima de -50 dBm é ótimo.
Acima de -60 dBm é o llimite para velocidades até uns 200mbps.
Acima de -70 dBm é o lilmite para ter algum tipo de estabilidade usando velocidades baixas.
Abaixo dos -70dBm a conexão é usável, mas instável.

what-is-a-good-wifi-signal.png


A intensidade do sinal vai acabar ditando o nível de conexão MCS do cliente com o roteador.
Ex.: No Wifi5, o indice MCS VHT 9 de 80MHz pode fornecer até 433mbps de conexão máxima teórica. Esse índice 9 só acontece que o RSSI estiver acima de -51dBm. Se o sinal estiver abaixo de -60dBm, a conexão não passará de 260mbps.
ScreenShot757.png


Veja que estou falando da "potência" de chegada nos clientes, que não é a mesma coisa da potência de saída (EIRP) do roteador que eu costumo mostrar por aqui..

Mas uma é consequência da outra. O Sinal dai de um ponto e vai se perdendo até chegar no outro ponto. Essa perda é logarítmica.

Free-Space-Path-Loss.png


Ex.: Se um roteador tem 20dBm de potencia, essa potência vai diminuindo até chegar ao cliente.
A primeira parcela de perda acontece pela própria frequência usada e distribuição. Já de início, um sinal 5.2Ghz já perde em torno de 47dBm na transmissão.
A segunda parcela é a distancia: Para 3 metros de distancia, há uma perda de 10dBm.. Por ser logarítmico, para 10m a perda é de 20dBm.
A terceira parcela são os obstáculos. Uma parede de tijolo pode causar perda de 10dBm.. Duas, 20dBm..

What-Happens-When-a-Wall-is-Introduced.png


Assim, se tivermos nosso roteador de 20dBm, usando 5.2Ghz (-47dBm) ligado a 10 metros de distancia (-20dBm) com duas paredes de tijolo (-20dBm) teremos 20-47-20-20 = -67dBm de RSSI, que é um sinal até aceitável, mas não sera capaz de grandes velocidadades..

Se usasse um roteador de maior potencia, 800mW por exemplo, daria uns 29dBm de potencia de saída: 29 - 47 - 20 - 20 = -58dBm de RSSI.. Com essa itensidade eu seria capaz de obter velocidades bem maiores nessa mesma condição.
 
Última edição:
Falando da intensidade do sinal de recepção (RSSI), deve ser o mesmo sinal que um celular receber para ter a conexão boa e estável.. mas depende do que você espera de velocidade.

Acima de -30 dBm é praticamente perfeito.
Acima de -40 dBm é excelente.
Acima de -50 dBm é ótimo.
Acima de -60 dBm é o llimite para velocidades até uns 200mbps.
Acima de -70 dBm é o lilmite para ter algum tipo de estabilidade usando velocidades baixas.
Abaixo dos -70dBm a conexão é usável, mas instável.

what-is-a-good-wifi-signal.png


A intensidade do sinal vai acabar ditando o nível de conexão MCS do cliente com o roteador.
Ex.: No Wifi5, o indice MCS VHT 9 de 80MHz pode fornecer até 433mbps de conexão máxima teórica. Esse índice 9 só acontece que o RSSI estiver acima de -51dBm. Se o sinal estiver abaixo de -60dBm, a conexão não passará de 260mbps.
ScreenShot757.png


Veja que estou falando da "potência" de chegada nos clientes, que não é a mesma coisa da potência de saída (EIRP) do roteador que eu costumo mostrar por aqui..

Mas uma é consequência da outra. O Sinal dai de um ponto e vai se perdendo até chegar no outro ponto. Essa perda é logarítmica.

Free-Space-Path-Loss.png


Ex.: Se um roteador tem 20dBm de potencia, essa potência vai diminuindo até chegar ao cliente.
A primeira parcela de perda acontece pela própria frequência usada e distribuição. Já de início, um sinal 5.2Ghz já perde em torno de 47dBm na transmissão.
A segunda parcela é a distancia: Para 3 metros de distancia, há uma perda de 10dBm.. Por ser logarítmico, para 10m a perda é de 20dBm.
A terceira parcela são os obstáculos. Uma parede de tijolo pode causar perda de 10dBm.. Duas, 20dBm..

What-Happens-When-a-Wall-is-Introduced.png


Assim, se tivermos nosso roteador de 20dBm, usando 5.2Ghz (-47dBm) ligado a 10 metros de distancia (-20dBm) com duas paredes de tijolo (-20dBm) teremos 20-47-20-20 = -67dBm de RSSI, que é um sinal até aceitável, mas não sera capaz de grandes velocidadades..

Se usasse um roteador de maior potencia, 800mW por exemplo, daria uns 29dBm de potencia de saída: 29 - 47 - 20 - 20 = -58dBm de RSSI.. Com essa itensidade eu seria capaz de obter velocidades bem maiores nessa mesma condição.

Obrigado pela excelente explicação! Possuo um AX6 e fibra de 600 MB. E uma casa antiga de 2 andares só o AX6 tem dado conta da abrangência do sinal. Porém o roteador fica no segundo andar e tô tendo um pouco de problema de velocidade no primeiro andar no meu Fire Stick 4k max, estou pensando em colocar um AX3000, próximo a ele para sanar isso.
 
Obrigado pela excelente explicação! Possuo um AX6 e fibra de 600 MB. E uma casa antiga de 2 andares só o AX6 tem dado conta da abrangência do sinal. Porém o roteador fica no segundo andar e tô tendo um pouco de problema de velocidade no primeiro andar no meu Fire Stick 4k max, estou pensando em colocar um AX3000, próximo a ele para sanar isso.
Meu setup é quase igual ao seu, com a diferença de usar um AX5 onde vc quer usar um AX3000.
Pra garantir sinal total no AX5, acabei passando um cabo de rede no conduíte do telefone e liguei os dois..

Sobre o alcance do AX6, uma dica seria inclinar as antenas. As antenas sempre emitem o sinal pela lateral e com o roteador no andar de cima, o andar de baixo pode ser o pior local para ter sinal..

Inclinando a antena uns 45° pode melhorar a intensidade do sinal no andar de baixo..

A TP-Link fez um artigo sobre esse assunto (em ingles): https://www.tp-link.com/br/support/faq/455/
 
Meu setup é quase igual ao seu, com a diferença de usar um AX5 onde vc quer usar um AX3000.
Pra garantir sinal total no AX5, acabei passando um cabo de rede no conduíte do telefone e liguei os dois..

Sobre o alcance do AX6, uma dica seria inclinar as antenas. As antenas sempre emitem o sinal pela lateral e com o roteador no andar de cima, o andar de baixo pode ser o pior local para ter sinal..

Inclinando a antena uns 45° pode melhorar a intensidade do sinal no andar de baixo..

A TP-Link fez um artigo sobre esse assunto (em ingles): https://www.tp-link.com/br/support/faq/455/
Entendi! Outra dúvida vc deixa habilitado QOS e a função de deixar as redes 2.4 e 5 como uma só?

Fiz o lance de inclinar as antenas e realmente melhorou um pouco o sinal. Fiz a medição aqui e aonde seria as opções para colocar o AX3000 está batendo no máximo -68 dbm não sei se vai adiantar mta coisa! Queria mto consegui fazer isso que vc falou que passar um cabo mas infelizmente não consigo.
 
Esse ax3000 que o pessoal recomenda bastante aqui é o torre (preto) que é mais caro ou o redmi ax3000 relativamente mais barato?
Preciso de um roteador principal gigabit novo e um switch gigabit, mas dependendo, coloco dois roteadores e deixo o segundo em mesh cabeado funcionando como switch+mesh.
 
Olá pessoal! Estou na dúvida entre os roteadores TP-Link Archer C6 ou TP-Link EC220-G5. Atualmente ambos estão com preços similares na promoção.
Aqui o WiFi fica muito mais estável quando deixo o modem da operadora em bridge e utilizando um roteador separado. Como mudei de plano da operadora e trocaram o modem, talvez eu precise mudar os aparelhos de lugar pq há muitos obstáculos, mas é algo que farei depois. Mas com os antigos equipamentos o sinal ficava bem mais estável do que agora.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo