[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Opa boa tarde galera, preciso de uma ajuda de voces, tenho internet de 500mb, e queria um roteador que fizesse chegar essa velocidade nos dispositivos é possivel?

Eu nao tenho placa ax no notebook, somente no PS5, nos outros dispositivos uso wifi 5 normal.

Qual roteador vcs me indicam?

Opa boa tarde galera, preciso de uma ajuda de voces, tenho internet de 500mb, e queria um roteador que fizesse chegar essa velocidade nos dispositivos é possivel?

Eu nao tenho placa ax no notebook, somente no PS5, nos outros dispositivos uso wifi 5 normal.

Tudo depende de quanto você pretende gastar, bem como se quer pegar no mercado nacional ou se pode importar pelo Aliexpress.

Vim trazer uma sugestão da minha breve experiência (2 dias) com o xiaomi AX6000.

Tenho vivo fibra 300Mbps e o roteador da xiaomi esta conectado via cabo funcionando como AP.

Apos a troca de roteador, o download no meu celular (s10 com wifi 6) nao melhorou tanto quanto esperava.

Entao desabilitei a funcionalidade Wi-Fi dual-band in one que junta o wifi 2.4 e 5Ghz, que acredito que ja venha habilitada como padrão.
Fiz isso pq nao estava selecionando 5Ghz em nenhum dispositivo.

91UjV0m.png

Apos conectar manualmente no 5GHz aumentou consideravelmente a velocidade.

RoteadorDownload [Mbps]Upload [Mbps]
Archer C20 (antigo)2525
Xiaomi AX6000 2.4GHz (opcao habilitada)7340
Xiaomi AX6000 5GHz (opcao desabilitada)230145
(testes num quarto com a porta fechada que fica proximo ao roteador)

Estou na ultima versao 1.0.95 do firmware da xioami.
Talvez exista um defeito dessa funcionalidade que potencialmente seja resolvido no futuro.

Mas por enquanto eu vou deixar ela desabilitada e vou conectar manualmente.

Recomendo que considerem fazer o mesmo.

Última edição:
Qual teria o melhor sinal de alcance, TP Link AX73 ou o Redmi AX6000?

Última edição:
Sobre o EC220-G5 tem poucas informações sobre as especificações do HW, mas pelo que eu vi aqui e também no site da TP-Link seria algo assim:
  • RAM: 64Mb
  • Flash: 8Mb
  • SoC(CPU): MT7620 (1 core @580MHz)
  • Não tem MU-MIMO nem Beamforming
  • Não suporta WPA3
  • Não tem servidor de VPN
  • Não tem suporte OneMesh da TP-Link
  • Não tem controle de QoS
Então eu iria de Archer C6 desde que seja versão "v3" ou "v3.2", que tem uma configuração de HW superior e mais funcionalidades segundo a WikiDevi e site da TP-Link:
  • RAM: 128Mb
  • Flash: 16Mb
  • SoC(CPU): MT7621 (2 cores, 4 threads @880MHz)
  • Suporta MU-MIMO e Beaforming (citados claramente nas especificações no site da TP-Link)
  • Suporta WPA3
  • Tem servidor de VPN, útil caso vc queira acessar tua rede doméstica quando fora de casa
  • Tem suporte OneMesh da TP-Link
  • Tem controle de QoS
Teria que ver ainda a questão de potência Wifi, acredito que o @tecpix pode ajudar aqui nessa área.
Opa, obrigado por responder!

Antes de tudo, é preciso saber se seus DISPOSITIVOS tem capacidade de receber 500mbps.. Tem muita placa e celulares que só se conectam a um único stream de 80MHz na banda de 5GHz no Wifi5, o que vai limitar a velocidade a uns 350mbps reais..

Seria uma boa combinação de rede mesh com Xiaomi AX6000 e um Redmi AX5400?

Eu iria de AX73, TP-Link tem um RMA bom, software deles é simples e eficaz.

Falando de potencia de sinal, o AX73 tem ~29dBm em 5.2GHz (canais 36-64) enquanto o AX6000 tem em torno de ~30dBm.. esse 1dBm de diferença nesse caso deve dar coisa de 10% a mais de alcance teórico pro AX6000..
O AX6000 tb tem a vantagem de poder fechar mesh com outro roteador da marca, além de ter WAN 2.5gbps.
Mas o AX73 tem mais processamento e um firmware bem mais resolvido.

Seria uma boa combinação de rede mesh com Xiaomi AX6000 e um Redmi AX5400?
Eu acho que valeria a pena só se voce tiver muito dispositivo de alto consumo conectado em cada ponto Mesh, pq são roteadores fortes (30dBm ou ~1000mW) com mimo 4x4..
Algo tipo 4 Pcs consumindo +500mbps em cada ponto.. E dependendo da distancia entre os pontos, talvez seja necessario inclusive diminuir a potencia do Wifi pra evitar interferencia.
E logicamente os dois ligados por cabo, pois se for por Wifi, irá subutilizar o hardware.
Senão um AX3000, que custa metade, já atenderia..

Falando de potencia de sinal, o AX73 tem ~29dBm em 5.2GHz (canais 36-64) enquanto o AX6000 tem em torno de ~30dBm.. esse 1dBm de diferença nesse caso deve dar coisa de 10% a mais de alcance teórico pro AX6000..
O AX6000 tb tem a vantagem de poder fechar mesh com outro roteador da marca, além de ter WAN 2.5gbps.
Mas o AX73 tem mais processamento e um firmware bem mais resolvido.

Eu acho que valeria a pena só se voce tiver muito dispositivo de alto consumo conectado em cada ponto Mesh, pq são roteadores fortes (30dBm ou ~1000mW) com mimo 4x4..
Algo tipo 4 Pcs consumindo +500mbps em cada ponto.. E dependendo da distancia entre os pontos, talvez seja necessario inclusive diminuir a potencia do Wifi pra evitar interferencia.
E logicamente os dois ligados por cabo, pois se for por Wifi, irá subutilizar o hardware.
Senão um AX3000, que custa metade, já atenderia..
Então no momento eu tenho um TP link AX73 e um C80 como repetidor, no quarto do fundo no meu pc tenho um adaptador AX210 Wifi 6, até que chega uma velocidade legal, porém não fica tão estável, tenho outros aparelhos com wifi 6 porém não estou conseguindo usufruir do potencial deles, eu venderia o 2 TP link e compraria 2 Xiaomi e deixaria numa rede Mesh.

Então no momento eu tenho um TP link AX73 e um C80 como repetidor, no quarto do fundo no meu pc tenho um adaptador AX210 Wifi 6, até que chega uma velocidade legal, porém não fica tão estável, tenho outros aparelhos com wifi 6 porém não estou conseguindo usufruir do potencial deles, eu venderia o 2 TP link e compraria 2 Xiaomi e deixaria numa rede Mesh.
Se vc não está usando alguma função especifica presente no firmware do TP-Link ou usando todo o processamento do AX73, essa troca pode ser sim uma opção mais barata e que te atenda.
Como comentei, colocar um AX6000 ou AX5400 pra repetir sinal pra um ou dois dispositivos de alto consumo talvez seja gastar demais sem necessidade.. NMHO um AX3000 poderia fazer essa função.. mas vai da necessidade e realidade de cada um..

Se vc não está usando alguma função especifica presente no firmware do TP-Link ou usando todo o processamento do AX73, essa troca pode ser sim uma opção mais barata e que te atenda.
Como comentei, colocar um AX6000 ou AX5400 pra repetir sinal pra um ou dois dispositivos de alto consumo talvez seja gastar demais sem necessidade.. NMHO um AX3000 poderia fazer essa função.. mas vai da necessidade e realidade de cada um..
Todos roteadores da Xiaomi fazem rede Mesh? Poderia ser até um Redmi AX5400 e um AX3000 como repetidor.

Todos roteadores da Xiaomi fazem rede Mesh? Poderia ser até um Redmi AX5400 e um AX3000 como repetidor.
Até onde eu sei, se eles forem da mesma região (chines com chines, global com global) fazem Mesh sim..

Pessoal, coloquei o Asus RT-AC59U para fazer o failover aqui na rede, mas não estou conseguindo ver as câmeras da casa, provavelmente porque o DHCP das operadoras estão ativas e eu não consigo desativa-las, provavelmente eu tenha que liberar o dmz, certo? A minha dúvida é a seguinte, qual IP eu deixo no dmz do Asus?

Pensei em deixar o RT-AC59U em AP mas não testei para ver se o failover (que é o que me interessa) vai continuar funcionando ...

Pessoal, coloquei o Asus RT-AC59U para fazer o failover aqui na rede, mas não estou conseguindo ver as câmeras da casa, provavelmente porque o DHCP das operadoras estão ativas e eu não consigo desativa-las, provavelmente eu tenha que liberar o dmz, certo? A minha dúvida é a seguinte, qual IP eu deixo no dmz do Asus?

Pensei em deixar o RT-AC59U em AP mas não testei para ver se o failover (que é o que me interessa) vai continuar funcionando ...
Nao daria pra colocar o roteadores da operadora em bridge e fazer a autenticação pelo Asus? Pq parece que vc tá com 3 redes (duas das operadoras e uma do asus) funcionando..

Se deixar como AP imagino que ela vai perder o failover, já que todo o roteamento é desligado e o Asus só faria a função de rádio Wifi..

Nao daria pra colocar o roteadores da operadora em bridge e fazer a autenticação pelo Asus? Pq parece que vc tá com 3 redes (duas das operadoras e uma do asus) funcionando..

Se deixar como AP imagino que ela vai perder o failover, já que todo o roteamento é desligado e o Asus só faria a função de rádio Wifi..

Não tem como, uma das internets eu não consigo deixar em bridge de forma alguma se não pagar o plano empresarial (tentei pelo consumidor mas sem sucesso).

Uma das internet eu até consigo, mas o problema é se ela cair ... Sim, se eu deixar como AP ele cai, eu fiz o teste aqui. Eu pensei em desabilitar o dhcp do asus pensando que quem iria distribuir era o aparelho da operadora, mas sem sucesso as câmeras não acessam.

Se você setar o alterar a forma de trabalho do Xiaomi de Router para AP, você pode usar a porta WAN. Se me lembro bem, era na parte de Working mode switch -> Wired Relay.
Dessa forma você elimina a parte de roteamento do AX3000 e ele nao cria outra NAT.

Aproveitando esse ponto, será que se eu pegar um ax5400 que aceita dual wan, eu consigo fazer failover nele e deixar ativado essa opção de wired relay? A ideia e não fazer o outro NAT e as câmeras da casa funcionarem normalmente.

Olá,

Eu tenho Oi Fibra com um modem/roteador da Nokia que não suporta modo bridge, apenas router. Esse Nokia fornece wi-fi ao primeiro andar da casa. Ligado ao Nokia há um cabo que leva internet até o segundo andar, e que se conecta na porta WAN de um Asus RT-AX82U.

O Asus fornece internet por wi-fi para o segundo andar (e também alimenta alguns aparelhos ligados a ele nas portas LAN).

O problema é que cada roteador opera uma rede de wi-fi diferente, então é comum estar no segundo andar ainda conectado no roteador do primeiro andar (com sinal mais fraco), e vice-versa.

Para resolver esse problema, e também melhorar o sinal de wi-fi no primeiro andar (principalmente no quintal), que tem sido bem problemático, pensei na solução:

Aproveitar que eu já tenho um roteador da Asus (AX82U) e comprar um outro roteador também da Asus para fazer com ambos uma rede mesh (AiMesh) que elimine esses problemas de transição entre ambientes. Pensei em comprar o modelo RT-AX88U (que custa R$1850) porque foi o melhor que encontrei em termos de potência para o sinal de 2.4GHz.

Ainda tenho dúvidas se o RT-AX88U será suficiente para melhorar o sinal do meu quintal, mas na pior das hipóteses posso comprar um outro roteador da Asus mais barato a fim de cobrir essa região problemática.

Então o custo dessa solução seria inicialmente de R$1850, mas com risco de precisar gastar mais uns R$550 para comprar um roteador Asus a fim de ampliar o alcance.

Com isso eu também teria uma rede de WiFi 6 na maior parte da casa, já que os dois principais roteadores suportam essa tecnologia (embora não tenha nenhum aparelho que use esse padrão, seria algo apenas para me precaver para o futuro).

Alguém consegue pensar em outra solução que tenha melhor custo/benefício?

Obrigado.

Olá,

Eu tenho Oi Fibra com um modem/roteador da Nokia que não suporta modo bridge, apenas router. Esse Nokia fornece wi-fi ao primeiro andar da casa. Ligado ao Nokia há um cabo que leva internet até o segundo andar, e que se conecta na porta WAN de um Asus RT-AX82U.

O Asus fornece internet por wi-fi para o segundo andar (e também alimenta alguns aparelhos ligados a ele nas portas LAN).
(...)

Parei de ler teu post aqui! :)

O mais difícil você já fez, que é levar um cabo do teu roteador principal até o segundo andar.

O mais fácil (mas exige algum trabalho) agora é fazer a configuração correta, que é:
  1. Ligar o cabo de rede que vem do Nokia numa porta LAN do ASUS (e não WAN).
  2. Configurar o Asus em modo "Access Point" (ver detalhes aqui).
  3. Configurar as redes Wifi do ASUS com o mesmo SSID ("nome da rede Wifi") e mesmas senhas do Nokia. Sugiro fortemente configurar os wifis 2.4 e 5 ghz com SSIDs diferentes para cada frequencia (ex:tisurame e tisurame5ghz).
  4. Importante: as redes Wifi dos dois roteadores, apesar de terem o mesmo SSID e senha, devem ter os canais configurados manualmente e que sejam canais diferentes e não sobrepostos. Sem explicar muito, no 2.4Ghz coloca os canais 1 no Nokia e 6 no Asus, e em 5Ghz coloca os canais 36 no Nokia e 149 no ASUS.

Pronto! Dessa maneira os dispositivos móveis farão "roaming" automático quando você se deslocar pela casa, chaveando automaticamente do Nokia para o ASUS (e vice-versa) dependendo da intensidade do sinal! Isso tudo sem ter que comprar um roteador novo!!! 😁

E sinceramente: essa solução é muito melhor que uma rede mesh (pois o segundo ponnto de acesso conecta com o roteador principal via cabo, e não via wifi como as redes mesh). 👍

Última edição:
Alguém aí usa o tem redmi ax6000? Não me refiro ao Mi ax6000, é o redmi. To pensando em pedir um, queria saber sobre o alcance e velocidade dele na rede 5g

Parei de ler teu post aqui! :)

O mais difícil você já fez, que é levar um cabo do teu roteador principal até o segundo andar.

O mais fácil (mas exige algum trabalho) agora é fazer a configuração correta, que é:
  1. Ligar o cabo de rede que vem do Nokia numa porta LAN do ASUS (e não WAN).
  2. Configurar o Asus em modo "Access Point" (ver detalhes aqui).
  3. Configurar as redes Wifi do ASUS com o mesmo SSID ("nome da rede Wifi") e mesmas senhas do Nokia. Sugiro fortemente configurar os wifis 2.4 e 5 ghz com SSIDs diferentes para cada frequencia (ex:tisurame e tisurame5ghz).
  4. Importante: as redes Wifi dos dois roteadores, apesar de terem o mesmo SSID e senha, devem ter os canais configurados manualmente e que sejam canais diferentes e não sobrepostos. Sem explicar muito, no 2.4Ghz coloca os canais 1 no Nokia e 6 no Asus, e em 5Ghz coloca os canais 36 no Nokia e 149 no ASUS.

Pronto! Dessa maneira os dispositivos móveis farão "roaming" automático quando você se deslocar pela casa, chaveando automaticamente do Nokia para o ASUS (e vice-versa) dependendo da intensidade do sinal! Isso tudo sem ter que comprar um roteador novo!!! 😁

E sinceramente: essa solução é muito melhor que uma rede mesh (pois o segundo ponnto de acesso conecta com o roteador principal via cabo, e não via wifi como as redes mesh). 👍

Uau. Seu post foi fenomenal. Me ajudou imensamente a abrir meus olhos em relação a essa questão.

Eu jurava que a criação de uma rede mesh fosse uma bala de prata que resolveria todos os meus problemas de conexão. Lendo seu post e pesquisando sobre o assunto fiquei chocado ao perceber que muitos consideram mesh algo dispensável, pouco vantajoso ou até mesmo pior.

Ainda estou pensando em comprar aquele roteador (RT-AX88U) porque estou convencido que o modem/roteador padrão da operadora de fibra não é suficiente para atender o primeiro andar e o quintal da minha casa de forma satisfatória.

E esse roteador foi o melhor que encontrei aqui no Brasil em termos de potência/alcance. E o preço dele em R$1850 parece justo considerando que lá fora custa entre U$300-350. Melhor então se dar ao luxo de gastar mais sabendo que você comprou algo top de linha do que tentar economizar e correr um risco maior do produto não atender às expectativas. Sem falar que provavelmente será algo que poderei usar tranquilamente pelos próximos 10 anos. E de quebra ainda poderei usar a função de mesh da Asus, que talvez seja algo dispensável, mas que certamente não irá atrapalhar.

Agradeço a ajuda. Realmente foram informações bem reveladoras e você detalhou muito bem quais serão os próximos passados, que será transformar os roteadores da Asus em "access point" e desligar o wi-fi do roteador da operadora.

Boa noite pessoal... preciso da opinião de vocês, estou com uns 52/53 dispositivos IoT WIFI (automação residencial), estou utilizando um TP-Link Archer AX20, porem estou começando a ter dificuldade de cobertura de sinal e desconexões, parece que depois que conectei mais alguns dispositivos no WIFI, os outros que tinham um sinal bom, foram ficando mais fraco, perderam potência na recepção do sinal...

Vi no FCC.IO que esse meu TP-Link AX20, tem na faixa de 500mW de potência na frequência de 2.4Ghz, se eu mudasse para um AX73 com seus 800 mW de potência na frequência 2.4Ghz, melhoraria bem o sinal desses meus dispositivos IoT?

Pois tive olhando na interface do AX20, o uso de CPU/RAM não está estrangulado, para ter desconexões/lags, sinal fraco... , acredito que seja mesmo pela potência de saída dele na 2.4ghz

Me corrijam se eu estiver errado

Obrigado

Users who are viewing this thread

Voltar