Usando o seu Asus como AP realmente você evita a criação do DuploNat (uma rede dentro da outra).Eu jurava que a criação de uma rede mesh fosse uma bala de prata que resolveria todos os meus problemas de conexão. Lendo seu post e pesquisando sobre o assunto fiquei chocado ao perceber que muitos consideram mesh algo dispensável, pouco vantajoso ou até mesmo pior.
E realmente usar o mesmo SSID entre o Nokia e o Asus vai trazer a sensação de que o roaming é automático.
Mas cuidado. O Roaming (troca de AP) só vai acontecer quando o sinal do roteador que você estiver conectado se tornar inviável, coisa de uma barrinha pra zero...
Se seu dispositivo estiver com duas ou tres barras de Wifi do AP inicial e vc chegar perto do AP secundário, não vai rolar essa troca.. ele vai continuar grudado no AP inicial.. Vc precisaria desligar o Wifi e religar para se conectar no AP com melhor sinal, ou pelo menos reduzir a potencia dos pontos para que esse sinal fraco ocorresse próximo ao AP secundário, mas o prejuízo de cobertura seria inevitável.
E é aí que os protocolos Mesh (802.11k/v/r) mostram sua cara: Eles já permitem uma pré autenticação e lista de APs disponíveis para efetuar a troca de AP que estiver com melhor intensidade, efetuando a troca de forma quase instantânea. Infelizmente apesar do protocolo ser universal, o algoritmo, a programação de comunicação é proprietário, e é por isso que cada marca tem seu Mesh que só funciona entre eles roteadores da mesma marca.
Resumindo: Montar AP com mesmo SSID é sim uma solução, mas não é tão efetiva e instantânea quanto um Mesh.
Sobre possíveis soluções com melhor C/B, há os roteadores da Xiaomi no AliExpress com potencia de 1W, capacidade Mesh e preços bem melhores.. Se não há nada que o prenda ao firmware da Asus, poderia ser uma opção mais barata.
Ele usa os mesmos amplificadores do AX3000.. Isso deve dar uns 800mW de potencia.. Isso daria uns 10% a menos de alcance dos roteadores que usam os amplificadores QPF4588 que geram em torno de 1000mW, como o xiaomi AX6000 ou redmi ax5400 gamer.Alguém aí usa o tem redmi ax6000? Não me refiro ao Mi ax6000, é o redmi. To pensando em pedir um, queria saber sobre o alcance e velocidade dele na rede 5g