[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Eu jurava que a criação de uma rede mesh fosse uma bala de prata que resolveria todos os meus problemas de conexão. Lendo seu post e pesquisando sobre o assunto fiquei chocado ao perceber que muitos consideram mesh algo dispensável, pouco vantajoso ou até mesmo pior.
Usando o seu Asus como AP realmente você evita a criação do DuploNat (uma rede dentro da outra).
E realmente usar o mesmo SSID entre o Nokia e o Asus vai trazer a sensação de que o roaming é automático.

Mas cuidado. O Roaming (troca de AP) só vai acontecer quando o sinal do roteador que você estiver conectado se tornar inviável, coisa de uma barrinha pra zero...
Se seu dispositivo estiver com duas ou tres barras de Wifi do AP inicial e vc chegar perto do AP secundário, não vai rolar essa troca.. ele vai continuar grudado no AP inicial.. Vc precisaria desligar o Wifi e religar para se conectar no AP com melhor sinal, ou pelo menos reduzir a potencia dos pontos para que esse sinal fraco ocorresse próximo ao AP secundário, mas o prejuízo de cobertura seria inevitável.
E é aí que os protocolos Mesh (802.11k/v/r) mostram sua cara: Eles já permitem uma pré autenticação e lista de APs disponíveis para efetuar a troca de AP que estiver com melhor intensidade, efetuando a troca de forma quase instantânea. Infelizmente apesar do protocolo ser universal, o algoritmo, a programação de comunicação é proprietário, e é por isso que cada marca tem seu Mesh que só funciona entre eles roteadores da mesma marca.

Resumindo: Montar AP com mesmo SSID é sim uma solução, mas não é tão efetiva e instantânea quanto um Mesh.

Sobre possíveis soluções com melhor C/B, há os roteadores da Xiaomi no AliExpress com potencia de 1W, capacidade Mesh e preços bem melhores.. Se não há nada que o prenda ao firmware da Asus, poderia ser uma opção mais barata.

Alguém aí usa o tem redmi ax6000? Não me refiro ao Mi ax6000, é o redmi. To pensando em pedir um, queria saber sobre o alcance e velocidade dele na rede 5g
Ele usa os mesmos amplificadores do AX3000.. Isso deve dar uns 800mW de potencia.. Isso daria uns 10% a menos de alcance dos roteadores que usam os amplificadores QPF4588 que geram em torno de 1000mW, como o xiaomi AX6000 ou redmi ax5400 gamer.
 
Mas cuidado. O Roaming (troca de AP) só vai acontecer quando o sinal do roteador que você estiver conectado se tornar inviável, coisa de uma barrinha pra zero...
Se seu dispositivo estiver com duas ou tres barras de Wifi do AP inicial e vc chegar perto do AP secundário, não vai rolar essa troca.. ele vai continuar grudado no AP inicial.. Vc precisaria desligar o Wifi e religar para se conectar no AP com melhor sinal, ou pelo menos reduzir a potencia dos pontos para que esse sinal fraco ocorresse próximo ao AP secundário, mas o prejuízo de cobertura seria inevitável.
E é aí que os protocolos Mesh (802.11k/v/r) mostram sua cara: Eles já permitem uma pré autenticação e lista de APs disponíveis para efetuar a troca de AP que estiver com melhor intensidade, efetuando a troca de forma quase instantânea. Infelizmente apesar do protocolo ser universal, o algoritmo, a programação de comunicação é proprietário, e é por isso que cada marca tem seu Mesh que só funciona entre eles roteadores da mesma marca.

Resumindo: Montar AP com mesmo SSID é sim uma solução, mas não é tão efetiva e instantânea quanto um Mesh.

É exatamente esse tipo de problema que eu gostaria de evitar. Na minha configuração atual, com dois roteadores e criando duas redes (e dois SSIDs), desligar e religar o wi-fi também era suficiente para alternar para a rede mais forte. Então não entendi qual seria a vantagem de ter um mesmo SSID numa configuração router + ap, comparado com router + ap com dois SSIDs diferentes.

Outra dúvida: para quem não executa aplicações que exijam um único NAT, é mais vantajoso deixar o novo roteador no modo router ou AP?
 
É exatamente esse tipo de problema que eu gostaria de evitar. Na minha configuração atual, com dois roteadores e criando duas redes (e dois SSIDs), desligar e religar o wi-fi também era suficiente para alternar para a rede mais forte. Então não entendi qual seria a vantagem de ter um mesmo SSID numa configuração router + ap, comparado com router + ap com dois SSIDs diferentes.

Outra dúvida: para quem não executa aplicações que exijam um único NAT, é mais vantajoso deixar o novo roteador no modo router ou AP?
Quando não há "mesh" funcionando (ou seja protocolos 802.11k/v/r), cada dispositivo cuida da conexão de forma independente. Isso significa que ele irá iniciar a procura por outro Access Point a partir do momento que o nível de sinal RSSI chegar a um determinado valor.
Se esse valor são -75dBm, -80dBm, vai da programação feita no chip do Wifi do celular/notebook.
Nos Samsungs, esse valor é de -75dBm. Nesse artigo da Samsung há uma explicação sobre o funcionamento desses procolos Mesh (802.11k/v/r).
Nos iPhones é de -70dBm.
Algumas placas da Intel possuem ajuste desse roaming, onde é possível fazer a troca de AP mesmo com o sinal do Ap conectado ainda ser aceitável. No Lowest ele vai trocar apenas no menor valor de RSSI, ou seja: Ele trocaria apenas quando a conexão com o AP inicial ficar inviável.
No Highest ele vai trocar de AP mesmo quando o AP inicial estiver com bom sinal, mas houver algo mais forte e estável nas redondezas.

Change-WiFi-Roaming-Sensitivity.png


Outra dúvida: para quem não executa aplicações que exijam um único NAT, é mais vantajoso deixar o novo roteador no modo router ou AP?
Eu particularmente acho DuploNAT um atraso - salvo alguma necessidade de se fazer uma rede independente - pois além de aumentar a complexidade para conexões externas entrantes, vai aumentar a latência da conexão por precisar de múltiplos roteamentos sem necessidade.

E a gente nunca realmente sabe quando uma aplicação exigirá um NAT simples.. Pode ser que tudo esteja funcionando bem até que você adicione um IoT que precise de alguma porta específica para ter que mudar toda a estrutura da instalação.
 
Última edição:
Bom dia,
Preciso de ajuda para melhorar o wifi da minha casa. O ponto do modem da claro (500mb), porém existem pelo 3 ou 4 paredes entre ele e os quartos que precisam de sinal. Infelizmente não é possível usar cabos (armários embutidos escondem as entradas) ou importar aparelhos (preciso de uma certa brevidade no processo). Já tentei utilizar um archer c80, o sinal melhorou um pouco porém não ficou satisfatório (com alcance razoável apenas no 2.4). A partir disso, pensei em talvez já migrar para uma rede wifi 6, para evitar a necessidade de atualizações em breve. Acabei comprando dois Hauwei AX3 para fazer um mesh, porém pesquisando depois vi que se tratam do nacional, com alcance ruim pelo que dizem (consigo devolver). Gostaria de opiniões de bons equipamentos com algum custo benefício razoável. Vi no mercado livre o combo de dois Xiomi AX3000 por cerca de 1000 reais, porém se tratam da versão global, ela também tem o alcance fraco como Hauwei AX3? O que indicariam? Talvez regredir para o wifi 5 e pegar um combo de M4 (consigo 3 por 840)? Imagino que por usar apenas no wifi, opções de 1200 ficariam limitadas na velocidade, ainda mais se aumentar para 750 ou 1gb...
 
Última edição:
Boa noite pessoal... preciso da opinião de vocês, estou com uns 52/53 dispositivos IoT WIFI (automação residencial), estou utilizando um TP-Link Archer AX20, porem estou começando a ter dificuldade de cobertura de sinal e desconexões, parece que depois que conectei mais alguns dispositivos no WIFI, os outros que tinham um sinal bom, foram ficando mais fraco, perderam potência na recepção do sinal...

Vi no FCC.IO que esse meu TP-Link AX20, tem na faixa de 500mW de potência na frequência de 2.4Ghz, se eu mudasse para um AX73 com seus 800 mW de potência na frequência 2.4Ghz, melhoraria bem o sinal desses meus dispositivos IoT?

Pois tive olhando na interface do AX20, o uso de CPU/RAM não está estrangulado, para ter desconexões/lags, sinal fraco... , acredito que seja mesmo pela potência de saída dele na 2.4ghz

Me corrijam se eu estiver errado

Obrigado

posso estar falando bobagem, mas supondo q o problema seja esse de "potência de sinal".... provavelmente a antena do seu atual roteador já é muito mais potente q a antena do seu iot mais "longínquo".... o problema (gargalo aí), portanto, é a distancia do iot p/ o seu roteador (na verdade a potencia da antena do iot), não a potencia do seu roteador.... vc pode colocar um roteador mais potente, o iot vai conseguir receber sinal dele (mais forte até), mas não terá potencia p/ "devolver" uma resposta p/ ele (como não tem hj p/ devolver pro seu atual roteador menos potente)

enfim, eu de vc, supondo q o problema seja realmente de potencia/distancia dos equipamentos, compraria um outro roteador p/ usar de access point (ou um ac mesmo) e colocaria num outro local mais próximo dos iots problematicos (no lugar de substituir o seu roteador atual, deixando no mesmo local um mais potente)...
 
O ponto do modem da claro (500mb), porém existem pelo 3 ou 4 paredes entre ele e os quartos que precisam de sinal
Qual é o roteador que vc está usando da Claro? Pergunto isso pois alguns roteadores como o CBN8568 ou TG3442 possuem potência bem maiores (400-500mW) que o AX3 Pro BR ou AX3000 Global (200mW).. Então, o problema talvez não seja a potência, mas a quantidade de obstaculos que impossibilita o sinal de chegar no cliente.
Aqui, usando um AX6 de 800mW dá pra pegar 100mbps depois de duas paredes..
Qtos megas vc espera pegar depois de 4 paredes? Pois nem com um roteador forte eu acredito que vai conseguir mais que uns 20mbps..

PS: O TG3442 possui quase 1000mW de potencia nos canais mais altos (149-161). Faça um teste alterando para algum canal alto e veja se há alguma melhora..

Vi no mercado livre o combo de dois Xiomi AX3000 por cerca de 1000 reais, porém se tratam da versão global, ela também tem o alcance fraco como Hauwei AX3?
Roteadores Globais precisam atender às normas dos piores países no quesito Potencia Emitida. Ex.: Para esse roteador poder ser vendido na Europa, a potencia da banda de 5GHz não pode passar de 200mW.. então o AX3000 deve ter a potencia limitada à esse valor, enquanto o global pode chegar a 800mW.
 
Qual é o roteador que vc está usando da Claro? Pergunto isso pois alguns roteadores como o CBN8568 ou TG3442 possuem potência bem maiores (400-500mW) que o AX3 Pro BR ou AX3000 Global (200mW).. Então, o problema talvez não seja a potência, mas a quantidade de obstaculos que impossibilita o sinal de chegar no cliente.
Aqui, usando um AX6 de 800mW dá pra pegar 100mbps depois de duas paredes..
Qtos megas vc espera pegar depois de 4 paredes? Pois nem com um roteador forte eu acredito que vai conseguir mais que uns 20mbps..

PS: O TG3442 possui quase 1000mW de potencia nos canais mais altos (149-161). Faça um teste alterando para algum canal alto e veja se há alguma melhora..


Roteadores Globais precisam atender às normas dos piores países no quesito Potencia Emitida. Ex.: Para esse roteador poder ser vendido na Europa, a potencia da banda de 5GHz não pode passar de 200mW.. então o AX3000 deve ter a potencia limitada à esse valor, enquanto o global pode chegar a 800mW.
Estou usando o CH8568. Pensei em conseguir pelo menos 100mb no final, se colocar roteador com mesh no meio do caminho (antes ou depois da segunda parede) não acha possível? Corrigindo, seriam 3 paredes até o local.
Com essas potências limitadas a 200mWm, então seria mais interessante pegar o M4 (com cerca de 500mW)?
 
Estou usando o CH8568. Pensei em conseguir pelo menos 100mb no final, se colocar roteador com mesh no meio do caminho (antes ou depois da segunda parede) não acha possível? Corrigindo, seriam 3 paredes até o local.
Com essas potências limitadas a 200mWm, então seria mais interessante pegar o M4 (com cerca de 500mW)?
Eu uso um AX6 (~800mW) com 500mbps e consigo uns 250mbs depois de uns 10 metros e duas paredes..
Mas antes de colocar o M4, veja em qual local você consegue uma velocidade aceitável para ele replicar: Faça um mapeamento usando o SpeedTest antes da segunda parede e depois da segunda parede.. Pode fazer usando o CBN, que tem potencia próxima ao que o M4 iria fornecer.
Se a velocidade for aceitável depois da segunda parede, significa que ele poderá replicar essa velocidade para o último cômodo.
 
posso estar falando bobagem, mas supondo q o problema seja esse de "potência de sinal".... provavelmente a antena do seu atual roteador já é muito mais potente q a antena do seu iot mais "longínquo".... o problema (gargalo aí), portanto, é a distancia do iot p/ o seu roteador (na verdade a potencia da antena do iot), não a potencia do seu roteador.... vc pode colocar um roteador mais potente, o iot vai conseguir receber sinal dele (mais forte até), mas não terá potencia p/ "devolver" uma resposta p/ ele (como não tem hj p/ devolver pro seu atual roteador menos potente)

enfim, eu de vc, supondo q o problema seja realmente de potencia/distancia dos equipamentos, compraria um outro roteador p/ usar de access point (ou um ac mesmo) e colocaria num outro local mais próximo dos iots problematicos (no lugar de substituir o seu roteador atual, deixando no mesmo local um mais potente)...

Provisoriamente coloquei o TP-Link RE305 pra repetir o sinal para os dispositivos com sinal mais baixo, resolveu! parou de cair e ficar oFFline.

Mas futuramente ou vou ter que partir pro protocolo ZIGBEE na automação, ou investir em um jogo de 3 unidades MESH TP-Link , como aqui é apartamento cobertura, tem 2 andares e um mezanino, então fica limitado em alguns locais o sinal.

Acredito que uns 3 TP-Link DECO X60 ou M9 Plus iria resolver meu problema de cobertura para a casa toda, todos devices IoT não teriam mais problemas... mas foda é que 3 unidades vai passar dos 2,5k , mas também é pro resto da vida ,sem problemas de WIFI por muitos e muitos anos.

Pois pensando bem, não adianta em colocar um Roteador mais potente no lugar do AX20 que tem potência de 500mW na 2.4ghz, pois o problema são paredes etc, então é mais fácil, comprar 3 e fazer uma rede MESH de qualidade....

Valeu
 
Olá, amigos.

Estava pesquisando sobre o AX6000 e vi que a Xiaomi lançou um novo modelo do AX6000 com processador quad-core, mas com 4 antenas. Alguém sabe sobre? Obrigado!
 
Olá, amigos.

Estava pesquisando sobre o AX6000 e vi que a Xiaomi lançou um novo modelo do AX6000 com processador quad-core, mas com 4 antenas. Alguém sabe sobre? Obrigado!
saiu o desmonte e review dele nesse site chinês: https://www.acwifi.net/19676.html

resumindo: o hardware é muito bom e o CPU quad core de 2GHz é um dos melhores considerando a concorrência
 
Última edição:
Usando o seu Asus como AP realmente você evita a criação do DuploNat (uma rede dentro da outra).
E realmente usar o mesmo SSID entre o Nokia e o Asus vai trazer a sensação de que o roaming é automático.

Mas cuidado. O Roaming (troca de AP) só vai acontecer quando o sinal do roteador que você estiver conectado se tornar inviável, coisa de uma barrinha pra zero...

Está correto porém não é uma verdade universal. Pelo menos para os dispositivos Apple o roaming é bem otimizado mesmo sem 802.11r usando o que é chamado "PMKID caching" - supostamente funciona apenas com Cisco, mas na minha experiência funciona bem em roaming com mesmos SSIDs/Senhas e sem 802.11r/k/v em equipamentos não-Cisco com OpenWrt.

Nos laptops pelo menos com Wifi Intel também é possivel configurar a opção de "Roaming aggressiveness", que permite fazer o roaming assim que tiver um sinal mais forte.

Nos Androids também tem algumas soluções para facilitar roaming sem 802.11r. Porém em minha experiência os Androids novos fazem roaming de boa mesmo sem 802.11r.

De qquer maneira o ideal é mesmo usar 802.11r, mas aí é mais para usuários avançados (que necessita de pontos de acesso categoria "enterprise" ou então o uso de firmwares tipo OpenWrt).

Referências abaixo:

PKMID caching: https://www.cisco.com/c/en/us/suppo...wlan/116493-technote-technology-00.html#anc12
Apple Wifi Roaming (1): https://support.apple.com/en-us/HT202628 (ver seção "PKMID caching")
Configuração "Roaming aggressiveness" em laptops com Wifi Intel: https://www.intel.com/content/www/u.../wireless/legacy-intel-wireless-products.html
Configuração "Roaming aggressiveness" no Android: https://community.cisco.com/t5/smal...roid-devices-do-not-roam-on-wifi/td-p/2681921

(1) Observações:
A Apple reescreveu a sessão desse documento na parte de PKMID caching. No passado tinha bem mais detalhes, felizmente tenho o texto salvo do site da Apple que tinha esses detalhes adicionais:​
(...) This is possible because, every time a client is fully EAP-authenticated, the client and Authentication Server derive an MSK, which is used in order to derive the PMK. This is used as the seed for the WPA2 4-Way handshake in order to derive the final unicast encryption key (PTK) that is used for the session (until the client roams to another AP or the session expires); hence, this method prevents the EAP authentication phase when roaming because it reutilizes the original PMK cached by the client and the AP. The client only has to go through the WPA2 4-Way handshake in order to derive new encryption keys.
(...)
This method is optional and is not supported by all WPA2 devices, because the purpose of the 802.11i amendment does not concern fast-secure roaming, and the IEEE was already working on another amendment to standardize fast-secure roaming for WLANs (802.11r, which is covered later in this document).(...)
(...)

Mais detalhes sobre esse assunto num tópico que criei um tempo atrás no forum do OpenWrt em https://forum.openwrt.org/t/rekeying-issue-driver-can-t-safely-do-that/106579

👍
 
Última edição:
e ai pessoal, eu gostaria de alguma recomendação de roteadores bons e robustos, tenho plano de internet de 1giga download / 500mb upload, porém não tenho ideia de roteadores bons pra mim, minha casa tem 3 quartos, e não tenho primeiro andar, não importa o preço dos roteadores, agradeço quem tiver um bom conhecimento sobre e puder me recomendar.
 
Será que esse novo modelo Redmi AX6000 2022 tem uma pouco mais de potencia que o TP Link AX73?
 
Até onde eu sei, se eles forem da mesma região (chines com chines, global com global) fazem Mesh sim..
Salve!

Quer dizer que versões diferentes não "conversam" para fazer mesh? Possuo 2 "torres" do Roteador Huawei Wifi WS5800 Mesh e gostaria de adquiri um Huawei AX3 para ser o roteador principal. Mas tem aquela questão do AX3 pro versão chinesa ser melhor e etc, mais força no sinal. Estava quase comprando no aliexpress até ver a sua mensagem. Então não funcionaria o mesh nessa configuração? Teria que comprar um AX versão global?


Valeu!
abs
 
Será que esse novo modelo Redmi AX6000 2022 tem uma pouco mais de potencia que o TP Link AX73?
Eu chuto pouca coisa mais.. Não temos informação de potencia no novo Redmi AX6000.. mas no acwifi tem um comparativo que o esse router possui um alcance igual ao Redmi AX5400 Gamer (que deve ter em torno de 1000mW por usar os mesmos amplificadores QPF 4588 do AX6000)..
Como referencia, o AX73 possui 818mW nos canais 36 a 64 e 993mW nos canais 149 a 165.

Quer dizer que versões diferentes não "conversam" para fazer mesh? Possuo 2 "torres" do Roteador Huawei Wifi WS5800 Mesh e gostaria de adquiri um Huawei AX3 para ser o roteador principal. Mas tem aquela questão do AX3 pro versão chinesa ser melhor e etc, mais força no sinal. Estava quase comprando no aliexpress até ver a sua mensagem. Então não funcionaria o mesh nessa configuração? Teria que comprar um AX versão global?
O que é sabido é aquilo que comentei: se eles forem da mesma região (chines com chines, global com global) o sucesso é garantido..

algo fora disso eu não tenho como garantir pois nunca tive esses equipamentos em mãos. Ambos meus Redmi são chineses.

O que eu me baseei pra comentar é que eu li relatos em foruns da Xiaomi/Redmi de que não foi possível fechar o Mesh com aparelhos de regiões diferentes pois os servidores de sincronia e autenticação eram diferentes. Porém as postagens eram datadas pouco depois do lançamento.
Então não sei se houve algum ajuste de firmware para resolver esses problemas, e também não procurei saber sobre os roteadores da Huawei.
 
Última edição:
Galera até uns 500 reais (pode ser no BR, paraguai ou aliexpress) qual melhor opção de roteador custo-beneficio com wifi 6 de preferencia, e preciso que tenha um bom alcance, será utilziado em um ap de 43m², porém a saida da internet fica bem na sala, em baixo do painel da tv, e o pc fica no quarto.
estava olhando o ax3 pro porém fiquei confuso, tem uma versão ws7200 e uma ws7206, e também estava olhando o xiaomi ax3000.
 
Última edição:
e ai pessoal, eu gostaria de alguma recomendação de roteadores bons e robustos, tenho plano de internet de 1giga download / 500mb upload, porém não tenho ideia de roteadores bons pra mim, minha casa tem 3 quartos, e não tenho primeiro andar, não importa o preço dos roteadores, agradeço quem tiver um bom conhecimento sobre e puder me recomendar.
Quanto voce espera receber nos cantos da casa? Qual o tamanho da casa? quer usar um roteador só pra 1gbps ou espera aumentar pra algo mais rapido no futuro?
 
Quanto voce espera receber nos cantos da casa? Qual o tamanho da casa? quer usar um roteador só pra 1gbps ou espera aumentar pra algo mais rapido no futuro?
espero receber ao menos 200~300mb+ mesmo que nem todos dispositivos consigam puxar isso tudo, tamanho da casa n tenho ideia, mas os quartos são bem próximos mesmo, só pra 1gbps, não acho que meu provedor vá fazer planos além de 1gb tão cedo.
 
Olá amigos, tenho aqui em casa internet da Oi e em um dos quartos o sinal WiFi chega bem fraco, as vezes some, qual aparelho vocês indicam para eu ter um bom sinal nesse cômodo? Não busco nada muito sofisticado, apenas que funcione bem em uma internet de 500 megas.
 
espero receber ao menos 200~300mb+ mesmo que nem todos dispositivos consigam puxar isso tudo, tamanho da casa n tenho ideia, mas os quartos são bem próximos mesmo, só pra 1gbps, não acho que meu provedor vá fazer planos além de 1gb tão cedo.
Eu uso um AX6 com 750mbps de internet e consigo uns 250mbps em todo os quartos após duas paredes e uns 10metros.
O fato da conexão entrante ser 1gbps não fará diferença nesse caso. ele irá fornecer 250mbps sendo minha internet 250, 500, 750 ou 1000mbps..

Infelizmente o AX6 saiu de linha, mas em termos de alcance, o AX6S possui desempenho bem proximo, e esta sainro por menos de R$365 com frete incluso.

Olá amigos, tenho aqui em casa internet da Oi e em um dos quartos o sinal WiFi chega bem fraco, as vezes some, qual aparelho vocês indicam para eu ter um bom sinal nesse cômodo? Não busco nada muito sofisticado, apenas que funcione bem em uma internet de 500 megas.
Sem saber qual a potencia que você tem de Wifi hoje, quantas paredes, distancia, qual a velocidade que você gostaria de receber no destino, não dá pra dar uma recomendação certeira.

De qualquer forma, acredito minha postagem acima pode valer para você também..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo