Falando da intensidade do sinal de recepção (RSSI), deve ser o mesmo sinal que um celular receber para ter a conexão boa e estável.. mas depende do que você espera de velocidade.
Acima de -30 dBm é praticamente perfeito.
Acima de -40 dBm é excelente.
Acima de -50 dBm é ótimo.
Acima de -60 dBm é o llimite para velocidades até uns 200mbps.
Acima de -70 dBm é o lilmite para ter algum tipo de estabilidade usando velocidades baixas.
Abaixo dos -70dBm a conexão é usável, mas instável.
A intensidade do sinal vai acabar ditando o nível de conexão MCS do cliente com o roteador.
Ex.: No Wifi5, o indice MCS VHT 9 de 80MHz pode fornecer até 433mbps de conexão máxima teórica. Esse índice 9 só acontece que o RSSI estiver acima de -51dBm. Se o sinal estiver abaixo de -60dBm, a conexão não passará de 260mbps.
Veja que estou falando da "potência" de chegada nos clientes, que não é a mesma coisa da potência de saída (EIRP) do roteador que eu costumo mostrar por aqui..
Mas uma é consequência da outra. O Sinal dai de um ponto e vai se perdendo até chegar no outro ponto. Essa perda é logarítmica.
Ex.: Se um roteador tem 20dBm de potencia, essa potência vai diminuindo até chegar ao cliente.
A primeira parcela de perda acontece pela própria frequência usada e distribuição. Já de início, um sinal 5.2Ghz já perde em torno de 47dBm na transmissão.
A segunda parcela é a distancia: Para 3 metros de distancia, há uma perda de 10dBm.. Por ser logarítmico, para 10m a perda é de 20dBm.
A terceira parcela são os obstáculos. Uma parede de tijolo pode causar perda de 10dBm.. Duas, 20dBm..
Assim, se tivermos nosso roteador de 20dBm, usando 5.2Ghz (-47dBm) ligado a 10 metros de distancia (-20dBm) com duas paredes de tijolo (-20dBm) teremos 20-47-20-20 = -67dBm de RSSI, que é um sinal até aceitável, mas não sera capaz de grandes velocidadades..
Se usasse um roteador de maior potencia, 800mW por exemplo, daria uns 29dBm de potencia de saída: 29 - 47 - 20 - 20 = -58dBm de RSSI.. Com essa itensidade eu seria capaz de obter velocidades bem maiores nessa mesma condição.