[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
É uma vantagem vc ter a sua ONU em bridge ?

Mesmo pagando hoje por 920mb 149.....estou querendo abandonar a Sumicity.

Moro no interior do RJ....na cidade tem mais dois provedores locais....sendo que nos dois conseguimos colocar ONU em Bridge. Tudo na Sumicity é dificil...fora que é muito dificil você conseguir a velocidade máxima contratada.

Nos outros dois provedores o valor é o mesmo mas com 500mb.

É uma vantagem vc ter a sua ONU em bridge ?
Eu acho que depende muito da necessidade de cada um..
Eu rodei por uns 8 anos seguidos com a HGU roteando e meus roteadores (tive TP-Link, Tenda, Redmi) em AP..
Perdia algumas funções do meu roteador, como configurações pelo App, QOS, mas ganhava as outras portas ethernet do HGU pra deixar plugado o NAS, TV e o AX6 em AP, que pôde ficar mais centralizado na casa.

Mudei de casa e estou testando o equipamento da operadora em Bridge, roteando tudo pelo AX6.. Vou te falar que eu nao sinto nenhuma diferença no meu uso, com exceção da falta de porta LAN pra plugar algumas coisas.. Por ter 700mbps, não uso QOS e meus filhos que jogam também nunca reclamaram.. O App eu abro de vez em nunca pra saber o IP de algum equipamento recem instalado..

Então, ao meu ver, só se houver uma necessidade muito específica de controlar a rede pelo roteador próprio, ou se a HGU estiver abrindo o bico (apesar que as operadoras grandes oferecem HGUs com excelente processamento/ram)..

Eu acho que depende muito da necessidade de cada um..
Eu rodei por uns 8 anos seguidos com a HGU roteando e meus roteadores (tive TP-Link, Tenda, Redmi) em AP..
Perdia algumas funções do meu roteador, como configurações pelo App, QOS, mas ganhava as outras portas ethernet do HGU pra deixar plugado o NAS, TV e o AX6 em AP, que pôde ficar mais centralizado na casa.

Mudei de casa e estou testando o equipamento da operadora em Bridge, roteando tudo pelo AX6.. Vou te falar que eu nao sinto nenhuma diferença no meu uso, com exceção da falta de porta LAN pra plugar algumas coisas.. Por ter 700mbps, não uso QOS e meus filhos que jogam também nunca reclamaram.. O App eu abro de vez em nunca pra saber o IP de algum equipamento recem instalado..

Então, ao meu ver, só se houver uma necessidade muito específica de controlar a rede pelo roteador próprio, ou se a HGU estiver abrindo o bico (apesar que as operadoras grandes oferecem HGUs com excelente processamento/ram)..

Minha HGU aqui é uma Fiberhome com wifi...gostava quando eles colocavam aquele HGU sem wifi pequena.

Se eu colocar o vídeo aqui seria abusar muito de vocês pra me ajudarem a posicionar os roteadores? Rsrs

Não quero quebrar paredes nem passar fios por canaletas

embaixo ta facil pq pode passar por dentro do forro de gesso e colocar um access point daqueles ubiquiti unifi, fica legal, tem de ver um modelo que atenda a area toda.
agora em cima tem que testar colocar um de boa antena em um quarto e ver se pega o sinal no outro, 24ghz deve pegar, mas o ideal seria o 5ghz pela velocidade. Os tplink archer são muito bons, tenho um archer c6 e o sinal é muito forte, mas meu apto é pequeno e 1 andar somente.

Prezados fiz um upgrade pra 300mega, tenho um TPLINK ARCHER C6 V3 e a operadora aqui quer me mandar um Multilaser Pro - MESH H199A | ZTE - RE942, pela marca já fiquei com uma pé atras, compensa ou deixo o meu mesmo?

Prezados fiz um upgrade pra 300mega, tenho um TPLINK ARCHER C6 V3 e a operadora aqui quer me mandar um Multilaser Pro - MESH H199A | ZTE - RE942, pela marca já fiquei com uma pé atras, compensa ou deixo o meu mesmo?
O C6 v3 é capaz de fornecer até 866mbps no Wifi 5 em 5.2GHz. Mas ele tem uma potencia básica de 200mW nessa banda..
Resta saber qual a potencia desse H199A.. No FCCID eu encontrei a versão 198A que fica em torno de 300mW..

Quanto à marca, evite generalizar. A Multilaser provavelmente apenas faz o rebrand para a ZTE aqui no Brasil, assim como ela e a intelbrás fazem com outros equipamentos de outras marcas chinesas..

Pegue o ZTE e faça um teste comparando a potencia do sinal com o C6..

embaixo ta facil pq pode passar por dentro do forro de gesso e colocar um access point daqueles ubiquiti unifi, fica legal, tem de ver um modelo que atenda a area toda.
agora em cima tem que testar colocar um de boa antena em um quarto e ver se pega o sinal no outro, 24ghz deve pegar, mas o ideal seria o 5ghz pela velocidade. Os tplink archer são muito bons, tenho um archer c6 e o sinal é muito forte, mas meu apto é pequeno e 1 andar somente.
Não sei pq falei do forro visto que não dá pra passar cabo lá pra cima rsrs, não tem conduíte e não quero fazer buraco no forró pra achar o fio (se fosse passar pelo conduíte de energia) então o forro não serve pra nada ali kkk

dei uma lida aqui no topico e não cheguei a muitas conclusões... hj tenho um AX6 solitário e queria fazer um mesh. Qual que é a boa, já que não "existe" mais o AX6?
- ax6000 2022
- ax6000 2021
- ax3000
ou o ax6s? vi que ele é bem menos parrudo e pode vir global, é pra pegar a outra metade da casa... vale a pena mesmo assim?

tem algum outro pra fazer um mesh legal?
vlw!

Não sei pq falei do forro visto que não dá pra passar cabo lá pra cima rsrs, não tem conduíte e não quero fazer buraco no forró pra achar o fio (se fosse passar pelo conduíte de energia) então o forro não serve pra nada ali kkk
Junto com emergia voce pode passar fibra que não tem interferência, o cabo é ate mais fino, so não pode dobrar 90 graus.

dei uma lida aqui no topico e não cheguei a muitas conclusões... hj tenho um AX6 solitário e queria fazer um mesh. Qual que é a boa, já que não "existe" mais o AX6?
- ax6000 2022
- ax6000 2021
- ax3000
ou o ax6s? vi que ele é bem menos parrudo e pode vir global, é pra pegar a outra metade da casa... vale a pena mesmo assim?

tem algum outro pra fazer um mesh legal?
vlw!
Depende da área que voce precisa cobrir.. O AX6000 tem uns 10% a mais de alcance que o AX3000. O AX6S tb tem um pouco mais de alcance que o AX3000, uns 5%..
Mas se vale a pena pagar quase o dobro no AX6000 que um AX3000, aí é com vc.. Eu uso um AX6 com um AX5 cabeado e funciona muito bem pros 500mbps no sobrado.

De qualquer forma, dependendo da velocidade que vc pretende espalhar, recomendo já ir começando a passar o cabo de rede para que o Wifi seja usado apenas para os clientes, não para intercomunicação entre os pontos.

Depende da área que voce precisa cobrir.. O AX6000 tem uns 10% a mais de alcance que o AX3000. O AX6S tb tem um pouco mais de alcance que o AX3000, uns 5%..
Mas se vale a pena pagar quase o dobro no AX6000 que um AX3000, aí é com vc.. Eu uso um AX6 com um AX5 cabeado e funciona muito bem pros 500mbps no sobrado.

De qualquer forma, dependendo da velocidade que vc pretende espalhar, recomendo já ir começando a passar o cabo de rede para que o Wifi seja usado apenas para os clientes, não para intercomunicação entre os pontos.
Boa! O AX3000 parece valer mais a pena então... eu passei cabo de rede (CAT6) e tô precisando de um roteador pra poder pegar a outra metade mesmo. Não quero velocidade máxima no apartamento inteiro, hoje estou com 500 Mbps e não penso em aumentar. O problema maior é que tem um lugar no segundo andar que não tem sinal de Wi-Fi (no ponto mais longe do roteador).

A ideia é colocar um roteador MESH na parede mais próxima desse ponto, cabeado e puxar o cabo pro PC desse roteador. Tem aumento de latência usando mesh? O PC está no cômodo abaixo desse segundo roteador.

A área é de 274m², mas o AX6 empurra muito bem o primeiro andar inteiro, obviamente não com o sinal perfeito, mas pra gente 300 mbps mesmo com o ping mais alto não é um problema, dá pra trabalhar tranquilo. O problema maior hoje é o ponto que não tem sinal mesmo.

Sobre o AX6000 2022 e 2021, tem muita diferença? O AX3000 tem o mesmo risco de vir o global no lugar do chinês? A minha maior preocupação com o AX6S é essa... :/

vlwzão mestre @tecpix

Pessoal, vê se voces conseguem me dar um help, dei uma pesquisada ontem e não achei nada tão relacionado.

Comprei um Xiaomi AX3000, chegou ontem, instalei pra substituir meu tenda ac6 ( usava 60mb até recentemente de internet, agora migrei pra vivo fibra 300mb), nos testes que vi por aí, o pessoal chegava a tirar muito próximo da velocidade máxima da rede no 2,4ghz e no 5ghz. No meu caso, o máximo do máximo, com o celular "encostado" no roteador, eu to tirando 170mbps no 5ghz e na 2ghz male male bate 100mb.. dei uma mexida nas configurações (é o modelo chines, to usando tradutor pra "entender" o que to fazendo) mexi nos canais e tals, mas sem melhorias.

No cabo, direto pro pc, bate os 300mb ( até mais, em torno de uns 360mb, nos testes)

Unica coisa que passou dos 200 mb, foi o upload em alguns testes no celular, mas o dowm mesmo, geralmente fica na casa dos 150mb, isso me desanimou um pouco, sendo que to literalmente na cara do roteador. Alguma luz? Atualização de Firmware ou etc.. pode ajudar?

Obs: cheguei até a colocar o modem da vivo em bridge, pra ver se ajudava em algo, mas sem sucesso.

Pessoal, vê se voces conseguem me dar um help, dei uma pesquisada ontem e não achei nada tão relacionado.

Comprei um Xiaomi AX3000, chegou ontem, instalei pra substituir meu tenda ac6 ( usava 60mb até recentemente de internet, agora migrei pra vivo fibra 300mb), nos testes que vi por aí, o pessoal chegava a tirar muito próximo da velocidade máxima da rede no 2,4ghz e no 5ghz. No meu caso, o máximo do máximo, com o celular "encostado" no roteador, eu to tirando 170mbps no 5ghz e na 2ghz male male bate 100mb.. dei uma mexida nas configurações (é o modelo chines, to usando tradutor pra "entender" o que to fazendo) mexi nos canais e tals, mas sem melhorias.

No cabo, direto pro pc, bate os 300mb ( até mais, em torno de uns 360mb, nos testes)

Unica coisa que passou dos 200 mb, foi o upload em alguns testes no celular, mas o dowm mesmo, geralmente fica na casa dos 150mb, isso me desanimou um pouco, sendo que to literalmente na cara do roteador. Alguma luz? Atualização de Firmware ou etc.. pode ajudar?

Obs: cheguei até a colocar o modem da vivo em bridge, pra ver se ajudava em algo, mas sem sucesso.

bridge só serve para quem tem SERVIDOR e precisa ter controle das PORTAS da conexão PPoE.
Brigde não faz nenhum milagre com velocidade e ping, 0 diferenças...

Celular NENHUM usa mais que 40mb/s, então não tem necessida de vc atingir algo acima dos 50mb/s, é INUTIL para os celulares e tablets.
Se você abri um video em 4K na netflix ou youtube, vai consumir 40mb/s
Se você for fazer um Streaming com o celular você vai usar no maximo do maximo 20mb/s

E galera, VOCÊS NÃO POSTAM prints das configurações dos roteadores e modens de vocês.
Como vamos ajudar se NÃO SABEMOS COMO VOCÊS CONFIGURAM ?
Tem que ter print de TODAS AS TELAS

bridge só serve para quem tem SERVIDOR e precisa ter controle das PORTAS da conexão PPoE.
Brigde não faz nenhum milagre com velocidade e ping, 0 diferenças...

Celular NENHUM usa mais que 40mb/s, então não tem necessida de vc atingir algo acima dos 50mb/s, é INUTIL para os celulares e tablets.
Se você abri um video em 4K na netflix ou youtube, vai consumir 40mb/s
Se você for fazer um Streaming com o celular você vai usar no maximo do maximo 20mb/s

E galera, VOCÊS NÃO POSTAM prints das configurações dos roteadores e modens de vocês.
Como vamos ajudar se NÃO SABEMOS COMO VOCÊS CONFIGURAM ?
Tem que ter print de TODAS AS TELAS
Entendi. Mas mesmo que não utilize, isso não invalida o fato de que não esta chegando nem perto da velocidade contratada, se na cara do roteador chega a metade da velocidade, até a ponta da minha casa (sobrado de 2 andares) vai chegar meio mb rs.. por isso a preocupação.
Sobre as configurações, infelizmente só posso enviar a noite. Estou no serviço agora, só perguntei aqui para ver se alguém pode me dar um norte e quando chegar lá, eu realizo novos testes.

Atualmente as duas redes, 2.4ghz e 5hz, eu acabei setando no canal automático, o mesmo pra frequencia, fiz uns testes setando frequencia fixa e canais fixos mas o resultado foi até pior. Modo Wifi 6 ta ativo normal ( tem como desativar, até testei, mas não notei diferença, visto que por enquanto também não utilizo nada que já utiliza o Wifi 6, peguei pensando em futuros ups, principalmente que em breve vou pegar um notebook e vou precisar de toda velocidade possível nele) E tem o modo de mesclar as redes 2 e 5ghz em uma, que esta desativado.

Se precisar de alguma outra info, posso fornecer a noite..

nos testes que vi por aí, o pessoal chegava a tirar muito próximo da velocidade máxima da rede no 2,4ghz e no 5ghz.
Cuidado que alguns roteadores da Vivo criam uma rede em 5GHz com o mesmo SSID da rede 2.4GHz, o que fez muita gente pensar que estava conseguindo velocidades acima de 100mbps em 2.4GHz, quando na verdade estava usando a banda de 5GHz.

Em 2.4Ghz a velocidade é em torno de 70mbps com um pouco de interferencia.. quando em situações excelentes, pode chegar nos 90mbps.. Vc pode tentar aumentar a largura pra 40MHz, mas dependendo de quantas outros sinais 2.4Ghz no ambiente, pode ter mais interferencia e dropar a velocidade.

Sobre a velocidade de 170mbps em 5GHz, vc vai conseguir algo maior aumentando a largura pra 80MHz e usando um canal que não tenha uso nos canais adjacentes..

Placa Wifi que comprei pro PC;

Internet aqui é só de 100mb/50mb...

gdfddf.jpg

gasdsd.jpg

Faço na unha mesmo.. Pego os dados da WikiDevi e techinfodepot e os dados de potencia na FCC.

Sobre as antenas, as vezes até encontro algumas informações nos testes de homologação, mas são pouquíssimos os equipamentos que eu pesquisei que possuem mais de 5dBi de ganho..
PS: Os valores dos testes de potência já levam em consideração os ganhos das antenas.

Falando de potencia, a dele até que é boa.. 876mW em 2.4GHz e 622mW em 5.2Ghz. Só evite usar a banda de 5GHz com canais acima do 48, pois a potencia cai pra 232mW.

png.php
Muito obrigado.

Boa tarde amigos, estou precisando da indicação de um bom repetidor wifi. Tenho uma casa no interior e consegui na camaradagem a senha do wifi do meu vizinho, a internet dele é de 40mb de velocidade. No meu iphone 12 consigo acessar a rede dele com um sinal bem fraco e isso no andar de cima da minha casa, no maximo 2 pontinhos de sinal somente, mas é o suficiente pra conseguir entre 7 a 10mb de velocidade, o que pra mim ja é suficiente. Passar o cabo de rede de uma casa para outra ficaria inviável, gostaria de repetir o sinal dele via wifi e que ficasse com sinal melhor do que no iphone, pra eu poder usar em casa. Quais modelos voces me recomendam?

Boa tarde amigos, estou precisando da indicação de um bom repetidor wifi. Tenho uma casa no interior e consegui na camaradagem a senha do wifi do meu vizinho, a internet dele é de 40mb de velocidade. No meu iphone 12 consigo acessar a rede dele com um sinal bem fraco e isso no andar de cima da minha casa, no maximo 2 pontinhos de sinal somente, mas é o suficiente pra conseguir entre 7 a 10mb de velocidade, o que pra mim ja é suficiente. Passar o cabo de rede de uma casa para outra ficaria inviável, gostaria de repetir o sinal dele via wifi e que ficasse com sinal melhor do que no iphone, pra eu poder usar em casa. Quais modelos voces me recomendam?
Repetido só repete o sinal que ele recebe, se ele já chega defasado fica difícil. Ele não vai fazer milagre, recomendo puxa um cabo mesmo e colocar um roteador na sua casa

Última edição:
Cuidado que alguns roteadores da Vivo criam uma rede em 5GHz com o mesmo SSID da rede 2.4GHz, o que fez muita gente pensar que estava conseguindo velocidades acima de 100mbps em 2.4GHz, quando na verdade estava usando a banda de 5GHz.

Em 2.4Ghz a velocidade é em torno de 70mbps com um pouco de interferencia.. quando em situações excelentes, pode chegar nos 90mbps.. Vc pode tentar aumentar a largura pra 40MHz, mas dependendo de quantas outros sinais 2.4Ghz no ambiente, pode ter mais interferencia e dropar a velocidade.

Sobre a velocidade de 170mbps em 5GHz, vc vai conseguir algo maior aumentando a largura pra 80MHz e usando um canal que não tenha uso nos canais adjacentes..
Cara de fato ajudou suas dicas. Muito obrigado. No 2.4ghz consegui deixar mais estável o sinal passando até uns ~110mb, já no 5ghz consegui deixar bem mais próximo da velocidade do plano, ta girando em torno de 220~270mb, valeu!

por que não usa um power line pra passar o sinal pra cima ai vc não faz buraco e ainda aproveita o cabo elétrico pra isso

Galera o ax3 pro indica que tem atualização para firmware 10.0.5.55 (não sei se após atualizar ai que vai mostrar se tem a mais atual ou essa já seria a mais atual), enfim. Minha dúvida é se alguém que tenha o ax3 pro usa tal versão de firmware ou mais atual (se tiver), se sim como está a estabilidade e afins? alguma melhorada na velocidade de boot do mesmo (quando cai interne ou energia ele volta rápido e tals)?

Tô na dúvida aqui entre um Xiaomi AX3000 ou esse Redmi AX5400 Gamer novo.

O que vocês acham ?

Users who are viewing this thread

• Voltar