[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
para saber o ip somente se conseguir acessar o modem

se você resetar vai ficar sem internet, por não ter o pppoe. mas vai conseguir mexer.
pode ligar no atendimento e pedir ou pode tentar um brute force que vai demorar muito tempo mesmo conseguindo burla o bloqueio de tentativa.

quando o técnico terminar você pede para deixa o usuário e senha padrão do roteador (não esquece de mudar depois) e se possível o pppoe.

Vou tentar fazer isso para ver, mas pensando em outras operadoras quando eu fazia isso (Vivo e NET) as conexões e configurações voltavam ao normal, será que a desktop não faz isso!? rs
Final do dia vou fazer esse teste e ver se ao menos consigo acessar ele, tiro a fibra dele ou faço direto e já era?

Vou tentar fazer isso para ver, mas pensando em outras operadoras quando eu fazia isso (Vivo e NET) as conexões e configurações voltavam ao normal, será que a desktop não faz isso!? rs
Final do dia vou fazer esse teste e ver se ao menos consigo acessar ele, tiro a fibra dele ou faço direto e já era?
Vivo, claro... utiliza autenticação vlan-id é a autenticação do equipamento diferente do pppoe que a autenticação é do cliente
Por isso a Internet volta, no seu caso não vai voltar pq é pppoe e você não tem usuário e senha. Antigamente quem fazia o desbloqueio da ont da vivo tinha que configurar o pppoe que o usuário era vivo@vivo senha vivo. Mas o pessoal já pegar uma controladora que tem configuração vlan-id e clona SLID da ont aí liga direto pelo conector sfp

Vivo, claro... utiliza autenticação vlan-id é a autenticação do equipamento diferente do pppoe que a autenticação é do cliente
Por isso a Internet volta, no seu caso não vai voltar pq é pppoe e você não tem usuário e senha. Antigamente quem fazia o desbloqueio da ont da vivo tinha que configurar o pppoe que o usuário era vivo@vivo senha vivo. Mas o pessoal já pegar uma controladora que tem configuração vlan-id e clona SLID da ont aí liga direto pelo conector sfp

É então, esse servidores locais não vão fazer isso, infelizmente vai ter que ser duplo nat e uma rede e na outra normal

Galera qual o melhor repetidor 5g? Tava olhando esse repetidor xiaomi mi wifi range extender ac1200 mais parece se o wi-fi tiver em um canal com 3 dígitos ele não funciona o 5g e eu não tenho acesso pra mudar isso.

Acho que eu ficaria uns 8m longe dele, será que chega o sinal 5g bom?

A internet caiu e eu aproveitei para dar o reset no modem, mesmo no reset eu não tenho liberdade de desabilitar o dhcp, pode isso? To usando o usuário e senha abaixo do modem:

@SrCupuaçu

dhcp.PNG

Porque esse usuário da etiqueta é nível user e não superadmin.
não existe ainda isso. quando se da o reset de fabrica tudo volta ao padrão o usuário e senha que se usa para acessar são todos superuser " a menos que seja uma FW modificada''
nos modelos da zte multilaser so acontece se tiver uma regra no service control e no user admistrator que se aconteceu o reset ele some também
digo isso pq ja ultilizei O modelo F670L das vezes que eu dava reset aparecia a aba administration, mas quando o técnico terminava ela sumia e eu so tinha acesso de user comum
uma pergunta você ainda tem internet ?

Última edição:
não existe ainda isso. quando se da o reset de fabrica tudo volta ao padrão o usuário e senha que se usa para acessar são todos superuser " a menos que seja uma FW modificada''
nos modelos da zte multilaser so acontece se tiver uma regra no service control que se aconteceu o reset ele some também
Existem N possibilidades, a mais comum é que o usuário da etiqueta geralmente vem com permissão nivel user enquanto existe outro usuário com permissão "superadmin". De fato nunca usei essa ONT, agora como ele não tem permissão nem para desativar o DHCP, então claramente esse usuário da etiqueta está com permissão nível user.

Quanto ao reset para os padrões de fabrica, existem meios de bloquear e ao pressionar o botão de reset o mesmo não irá apagar as configurações ou ele manteve a fibra conectada e ONT recebeu as configs novamente seja via OLT ou TR-069.

Existem N possibilidades, a mais comum é que o usuário da etiqueta geralmente vem com permissão nivel user enquanto existe outro usuário com permissão "superadmin". De fato nunca usei essa ONT, agora como ele não tem permissão nem para desativar o DHCP, então claramente esse usuário da etiqueta está com permissão nível user.

Quanto ao reset para os padrões de fabrica, existem meios de bloquear e ao pressionar o botão de reset o mesmo não irá apagar as configurações ou ele manteve a fibra conectada e ONT recebeu as configs novamente seja via OLT ou TR-069.
concordo, alguma coisa aconteceu que ele so tem permissão user

quanto ao botão reset eu desconheço de conseguir manter informações por alguma configuração ser ocorreu isso possivelmente é uma FW modificada 9 (pq não faz sentido se o cara que tava configurando errou um caractere do superuser ele teria que jogar fora o equipamento). mas tem a possibilidade do TR-069... como voce disse são N possibilidades so fazendo teste após teste para verificar.

nos modelos da zte multilaser so acontece se tiver uma regra no service control e no user admistrator que se aconteceu o reset ele some também
digo isso pq ja ultilizei O modelo F670L das vezes que eu dava reset aparecia a aba administration, mas quando o técnico terminava ela sumia e eu so tinha acesso de user comum

A internet tinha caído a PON ficou down, agora voltou ao verde e eu não consigo mais acessar com o usuário user/user mesmo sem internet, algum bloqueio vindo direto deles?

@tecpix a diferença de desempenho e de sinal é muito grande entre o Tplink AX50 a AX73 ?

O @SrCupuaçu me enviou um video e consegui acessar como admin, tive que tirar o cabo de fibra para fazer isso.

@xShARkx e @SrCupuaçu

Tem duas opção de dhcp, deixo desabilitado só o enable dhcp server ou aquele "assign ispdns" também? Amanhã o técnico vem ai, vou tentar manter desabilitado

dhcp3.PNG

O técnico chegou para arrumar a internet, bati um papo com ele e ele me de uma conexão separada com a ONT :yeah:

O técnico super gente boa, ele comentou que geralmente eles colocam o outro (integrado), agora eu consigo colocar no asus

pon.jpeg

Tentei ligar a ONT diretamente na porta WAN do Asus e não conectou, a autenticação deve ser feita pelo roteador?

Conectei na porta LAN1 do Roteador da Desktop na WAN do Asus e foi, mas ai vai permanecer o duplo nat por conta dos dois DHCP

Uma forma simples e geralmente suportada pelos roteadores das operadoras é colocar o segundo roteador em DMZ. Apesar do segundo roteador ainda receber um IP "interno", esse processo elimina o duplo NAT. Isso funciona bem para IPv4, para IPv6 é um pouco mais complicado.

Ele transmite 3 streams de 433mbps simultaneamente (MiMo 3x3).. Se o cliente for capaz de se conectar em duas simultaneamente, ele conseguiria conectar a 866mbps teóricos, uns 650 na prática..

Lembre-se que não só o roteador tem que ser capaz de fornecer tais velocidades. O Cliente também precisa ter essa capacidade.. Muitos equipamentos só se conectam numa única stream, deixando a velocidade máxima de 433mbps teóricos, uns 350mbps na prática...
Opa obrigado pela ajuda. Tipo uma placa wi-fi ax201 conseguiria conectar em duas (pegando os 600mb)? ou depende da antena do notebook em si?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Recebi hoje o Redmi AX6S (RB03). Comprei na Aliexpress para instalar o OpenWRT. Como selecionei o plug Europeu (padrão compatível tomadas brasilieiras), eles me mandaram o modelo internacional que é o AX3200 (RB01). Esse modelo em específico por default não dá para instalar o OpenWRT, mas fui felizardo pois o AX3200 que recebi veio com a porta telnet aberta e com isso consegui já instalar o OpenWRT.

Então instalei o OpenWRT direto (nem configurei com o firmware original). Ainda vou precisar testar, mas com OpenWRT (colocando PA como country code) libera 27dBm (~500mW) como potência para ambos os rádios (2.4 e 5.0Ghz). Por hoje foi tudo que fiz, quando der vou terminar a configuração e fazer mais testes. Mas por enquanto acho que para quem quer usar OpenWRT o AX6S (RB03) é uma excelente relação custo/benefício, não só pela potência do Wifi mas também pela CPU (mt7622/Arm Cortex-A53 dual core@1350Mhz) como também pelo tamanho da memória flash (128MB) e RAM (512MB).

👍
Desculpe a ignorância, mas qual a vantagem em utilizar o open wrt?

Última edição:
@tecpix a diferença de desempenho e de sinal é muito grande entre o Tplink AX50 a AX73 ?
Pouca coisa.. o AX73 tem processamento melhor, mas a potencia do Wifi é próxima.. diria uns 5% de diferença no alcance..

Wireless classAX10-AX1500AX20-AX1800AX50-AX3000AX73-AX5400
CPU1Broadcom BCM6750Broadcom BCM6755Intel (Lantiq) GRX350A3Broadcom BCM6750
CPU1 Speed1.5 GHz ( 3 cores )1.5 GHz ( 4 cores )800 MHz ( 2 cores )1.5 GHz ( 3 cores )
Flash1 ChipWinbond W25Q128JVSQESMT F50L1C41AASY1-104RESMT F59L1G81MA-25TWinbond W25Q128JVSQ
Flash1 Size16 MiB16 MiB128 MiB16 MiB
RAM1 Size256 MiB256 MiB256 MiB512 MiB
RAM1 ChipSamsung K4B2G1646F-BYMASamsung K4B2G1646F-BYMASamsung K4B2G1646F-BYMAESMT M15T4G16256A-DEB
2.412-2.462 GHz195 mW522.9 mW952.8 mW811 mW
5.18-5.24 GHz403.6 mW511.7 mW935.4 mW818.5 mW
5.745-5.825 GHz401.8 mW522.4 mW833.7 mW993.1 mW

Tentei ligar a ONT diretamente na porta WAN do Asus e não conectou, a autenticação deve ser feita pelo roteador?

Conectei na porta LAN1 do Roteador da Desktop na WAN do Asus e foi, mas ai vai permanecer o duplo nat por conta dos dois DHCP
Galera, sei que as explicações estão sendo ótimas, mas esse tópico era pra tirar dúvidas sobre qual roteador comprar, comparativos, etc..

Pra configurações, já existe o tópico https://forum.adrenaline.com.br/thr...tidores-dicas-duvidas-e-configuracoes.682601/

Digo isso pois tem muita gente que vem tirar dúvida e a postagem acaba se perdendo no meio desse vai-e-volta de configuração..

Inclusive esse tópico foi criado justamente pra que a dúvida da galera não se perdesse no limbo de conversas de configuração..

Esse roteador ASUS rt-ac66r ainda vale a pena
Depende para qual a utilização, velocidade da internet, velocidade desejada nos extremos, área de cobertura esperada, clientes e principalmente: Preço...

Última edição:
Opa obrigado pela ajuda. Tipo uma placa wi-fi ax201 conseguiria conectar em duas (pegando os 600mb)? ou depende da antena do notebook em si?
Sim, ele teoricamente possui duas antenas para fechar conexão MiMo 2x2 e se conectar no Wifi 5 do C9 a 866mbps teóricos, uns ~650mbps reais próximos ao roteador.

A título de comparação do potencial dessa placa AX210, se usasse um roteador Wifi 6 com 160MHz de largura, a velocidade máxima teórica seria de 2400mbps.

Desculpe a ignorância, mas qual a vantagem em utilizar o open wrt?
OpenWRT é recomendado para usuários avançados (por exemplo, segmentar a rede em VLANs ou rodar um servidor de VPN mais avançado como Wireguard no roteador, apenas como exemplos).

Para usos "normais" o OpenWRT é mais complicado e mais difícil de usar, então recomendado mesmo somente para quem realmente precisar e tiver um bom domínio de Linux e conceitos de redes em geral.

Pouca coisa.. o AX73 tem processamento melhor, mas a potencia do Wifi é próxima.. diria uns 5% de diferença no alcance..

Wireless classAX10-AX1500AX20-AX1800AX50-AX3000AX73-AX5400
CPU1Broadcom BCM6750Broadcom BCM6755Intel (Lantiq) GRX350A3Broadcom BCM6750
CPU1 Speed1.5 GHz ( 3 cores )1.5 GHz ( 4 cores )800 MHz ( 2 cores )1.5 GHz ( 3 cores )
Flash1 ChipWinbond W25Q128JVSQESMT F50L1C41AASY1-104RESMT F59L1G81MA-25TWinbond W25Q128JVSQ
Flash1 Size16 MiB16 MiB128 MiB16 MiB
RAM1 Size256 MiB256 MiB256 MiB512 MiB
RAM1 ChipSamsung K4B2G1646F-BYMASamsung K4B2G1646F-BYMASamsung K4B2G1646F-BYMAESMT M15T4G16256A-DEB
2.412-2.462 GHz195 mW522.9 mW952.8 mW811 mW
5.18-5.24 GHz403.6 mW511.7 mW935.4 mW818.5 mW
5.745-5.825 GHz401.8 mW522.4 mW833.7 mW993.1 mW

Galera, sei que as explicações estão sendo ótimas, mas esse tópico era pra tirar dúvidas sobre qual roteador comprar, comparativos, etc..

Pra configurações, já existe o tópico https://forum.adrenaline.com.br/thr...tidores-dicas-duvidas-e-configuracoes.682601/

Digo isso pois tem muita gente que vem tirar dúvida e a postagem acaba se perdendo no meio desse vai-e-volta de configuração..

Inclusive esse tópico foi criado justamente pra que a dúvida da galera não se perdesse no limbo de conversas de configuração..

Depende para qual a utilização, velocidade da internet, velocidade desejada nos extremos, área de cobertura esperada, clientes e principalmente: Preço...

Muito boas essas tuas tabelas aí! 👍 Tens algum site onde vc consolida todas essas informações (talvez uma ferramenta de comparação)? Geralmente eu acesso esse tipo de dados na WikiDevi mas não tem um comparador direto assim.

Outra coisa: nem todos fabricantes divulgam, mas seria interessante colocar também a sensibiliade/ganho das antenas. Potênica de transmissão como o nome diz é transmissão. De nada adianta um AP "falar alto" (alta potência) se não "ouvir direito" (baixa sensibilidade na recepção).

Última edição:
Se eu colocar o vídeo aqui seria abusar muito de vocês pra me ajudarem a posicionar os roteadores? Rsrs

Não quero quebrar paredes nem passar fios por canaletas

Sim, ele teoricamente possui duas antenas para fechar conexão MiMo 2x2 e se conectar no Wifi 5 do C9 a 866mbps teóricos, uns ~650mbps reais próximos ao roteador.

A título de comparação do potencial dessa placa AX210, se usasse um roteador Wifi 6 com 160MHz de largura, a velocidade máxima teórica seria de 2400mbps.
Showwww muito obrigado. Meu irmão tem notebook ax201 porém ele mora fora quando vir aqui ver se consigo emprestar o notebook dele para testar.. Se der já vou tentar caçar a ax201 e ax210, caso a diferença não seja muito grande tento lançar a ax210 hehehehehe. Muito obrigado, ajudou pakas.

OpenWRT é recomendado para usuários avançados (por exemplo, segmentar a rede em VLANs ou rodar um servidor de VPN mais avançado como Wireguard no roteador, apenas como exemplos).

Para usos "normais" o OpenWRT é mais complicado e mais difícil de usar, então recomendado mesmo somente para quem realmente precisar e tiver um bom domínio de Linux e conceitos de redes em geral.

Muito boas essas tuas tabelas aí! 👍 Tens algum site onde vc consolida todas essas informações (talvez uma ferramenta de comparação)? Geralmente eu acesso esse tipo de dados na WikiDevi mas não tem um comparador direto assim.

Outra coisa: nem todos fabricantes divulgam, mas seria interessante colocar também a sensibiliade/ganho das antenas. Potênica de transmissão como o nome diz é transmissão. De nada adianta um AP "falar alto" (alta potência) se não "ouvir direito" (baixa sensibilidade na recepção).
Obrigado.

Dei uma caçada no forum vi pessoas perguntarem sobre o dir 853 mas não vi responderem ou relato deles. O que vocês acham? um outro colega meu está querendo colocar na casa dele para 150 mb de internet, falei para ele pegar um ax no aliexpress mas ele não está querendo. DIR 853 está 189 reais com frete gratis, tem algum melhor nessa faixa de preço? ou acham que nem vale a pena pegar ele e de fato é melhor partir para outro.

Faço na unha mesmo.. Pego os dados da WikiDevi e techinfodepot e os dados de potencia na FCC.

Sobre as antenas, as vezes até encontro algumas informações nos testes de homologação, mas são pouquíssimos os equipamentos que eu pesquisei que possuem mais de 5dBi de ganho..
PS: Os valores dos testes de potência já levam em consideração os ganhos das antenas.

Dei uma caçada no forum vi pessoas perguntarem sobre o dir 853 mas não vi responderem ou relato deles. O que vocês acham?
Falando de potencia, a dele até que é boa.. 876mW em 2.4GHz e 622mW em 5.2Ghz. Só evite usar a banda de 5GHz com canais acima do 48, pois a potencia cai pra 232mW.

png.php

Users who are viewing this thread

Voltar