[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Um case onde o flow "frente -> traseira" seja direto sempre vai ser melhor, não tem jeito.

Mas com uma boa orientação dos fans nos gabinetes aquários dá pra ter um flow ok, e se atender a pessoa na questão performance/noise, ainda mais com a série 40 sendo mais fria, não é nada problemático.
Perfeito!

Foi justamente isso que percebi aqui. O legal do Lancool é que ele já vem com o airflow todo pronto, é só montar o resto e usar.

Já no O11D tem o gasto e o trabalho adicional com a montagem dos demais fans.

Ambas as opções são excelentes, vai do gosto e do bolso de cada um.

O ponto em comum aí é a qualidade, somado ao custo benefício dos gabinetes da Lian Li.
 
Pra rodar agora com over vc ativou no drive de vídeo preferência por desempenho máximo e no msi afterburner, forçar tensão constante?
Assim a variação de 3165 pra 3120 fica bem menor e pw topado, pra rodar benchs assim é fantástico, caso não tenha feito assim, depois testa que deve dar ainda uma diferença.

Ontem fiz mais benchmarks e a opção de forçar tensão constante não mudou nada.

Mas consegui um OC usando modo Curva que manteve o clock mais alto - mas vou te falar que nem dá pra considerar estável rss, tá no limite, duvido que dê pra rodar benchmarks longos com esse OC, mas passou no Time Spy Extreme.

Em uma das runs o CPU performou melhor pois aumentei o flow de ar, acabei quebrando a barreira dos 17k.
Mas estranhamente a GPU teve o maior escore (21.400 cravados ) numas runs anteriores, mesmo com exatamente o mesmo OC e o average clock até menor. Coisas de benchmarks/runs né rss.
Clock 3150, average 3106. Memorias com +1978 no AB.

cwGsAtw.png


Ah, também acabei chegando a conclusão que o OC UV que eu tinha (3000Mhz com 1050mV) não estava 100% estável, depois de umas 2hs de jogatina tive crash em dois jogos.

Mudei pra 1060mV e não tive o crash, então acredito que agora esteja 100% estável.
 
Um case onde o flow "frente -> traseira" seja direto sempre vai ser melhor, não tem jeito.
Poisé, e vi esses dias alguém comentando aqui que os cases ainda tem muito o que melhorar no quesito refrigeração pra gabinetes mas sinceramente não vejo muito onde dá pra revolucionar pensando nesses casos de airflow direto front-back

Mas com uma boa orientação dos fans nos gabinetes aquários dá pra ter um flow ok, e se atender a pessoa na questão performance/noise, ainda mais com a série 40 sendo mais fria, não é nada problemático.
As RTX 4000 são bem tranquilas mesmo e sem dúvidas dá pra ter airflow legal, negócio é que por algum motivo tenho visto gente achando que o airflow nesses cases vai ser muito melhor porque as vezes cabe mais fans neles e a maioria vai na de que precisa ter 10-12 fans pra ter airflow top quando não é tão simples assim, ainda mais considerando que muita gente acaba economizando nos fans porque se for pegar 10-12 fans bons o investimento fica alto, e nessa também vejo gente dizendo que tipo um 5700x você precisa de um 240-360mm top pra segurar as temperaturas porque o gabinete/airflow as vezes tá afetando muito

No geral é mais chatice minha com essas coisas, é mais porque me dá uma dor no coração ver o povo dizer pros outros as vezes que precisa de um WC 360mm pra um CPU de 500-700 conto porque o case delas tá jogando as temps uns 15c pra cima então se baseiam 100% nisso, são muitas variáveis (case/airflow, temp ambiente, ruído/rpm dos fans etc) e a galera desconsidera várias delas muitas vezes, e como tá popular esse layout aparece umonte de opção genérica que nem sempre é a mesma coisa, as vezes é 100% fechado ou tem muita resistência tanto pra intake quanto pra exaustão, aí complica muito kkk

Então, sinceramente nunca vi uma 4070 por 3.8k, as mais baratas que já encontrei foi por 4.4k, mas aquelas com dois fans apenas, não sei se faz muita diferença pra versão de 3 fans. Já a 4070ti nunca vi por menos de 5.5k, essa é uma PNY Verto com 3 fans. E se não me engano a PNY oferece 3 anos de garantia né?
Recomendo usar esse site pra ver preços, tem por 3,8k na GK e na Alligator no momento, e quantidade de fans é apenas parte da equação, se pegar 10 placas 2 fan vai ter diferença de temperatura e ruído entre elas e 10 placas 3 fan vai ter diferença entre elas também, geralmente a 3 fan vai ser melhor sim, agora se esse melhor é por muito ou pouco depende muito, e se ele sequer impacta na prática geralmente a resposta é não, exemplo se uma 2 fan rodar a 70c e uma 3 fan rodar a 65c

A pergunta que eu costumo me fazer é: pra mim faz sentido pagar esse premium pra ter melhor refrigeração/construção/menos ruído etc? No meu caso que é cidade com temp frio/ameno e gabinete bem refrigerado quase sempre é não, tive uma 3060 single-fan que não passava de 67c~ no verão e nenhuma GPU que tive chegava nem nos 70c (e com margem de undervolt + rotação dos fans) na minha mão então não vejo muita vantagem pra mim em pagar um bom tanto extra pra isso. Por mais que a construção interna de algumas seja melhor, a garantia da maioria é igual (3 anos) e eu vou trocar antes disso de qualquer forma então basicamente qualquer modelo me atende, mas pra quem mora em lugares muito quente e/ou a refrigeração do case não ajuda muito as vezes faz sentido um modelo melhor, seja pelas menores temperaturas ou também menor ruído, ou também por buscar uma estética específica ou ser fã de alguma marca/modelo específico

Sobre a garantia da PNY acho que varia de loja, a Kabum cobre os 3 anos pelo que outros users perguntaram já mas em outras lojas não sei como fica, creio que não tenha representação nacional então no caso da Kabum a garantia é direto com a loja
 
Ontem fiz mais benchmarks e a opção de forçar tensão constante não mudou nada.

Mas consegui um OC usando modo Curva que manteve o clock mais alto - mas vou te falar que nem dá pra considerar estável rss, tá no limite, duvido que dê pra rodar benchmarks longos com esse OC, mas passou no Time Spy Extreme.

Em uma das runs o CPU performou melhor pois aumentei o flow de ar, acabei quebrando a barreira dos 17k.
Mas estranhamente a GPU teve o maior escore (21.400 cravados ) numas runs anteriores, mesmo com exatamente o mesmo OC e o average clock até menor. Coisas de benchmarks/runs né rss.
Clock 3150, average 3106. Memorias com +1978 no AB.

cwGsAtw.png


Ah, também acabei chegando a conclusão que o OC UV que eu tinha (3000Mhz com 1050mV) não estava 100% estável, depois de umas 2hs de jogatina tive crash em dois jogos.

Mudei pra 1060mV e não tive o crash, então acredito que agora esteja 100% estável.
Fazendo over pela curva a tensão tem pouquíssima variação e as vezes até nenhuma e com isso o clock fica mais estável né, ai deixa o pl no máximo e chega no limite do que a vga aguenta.
Cada hora uso de uma forma, as vezes pela curva e as vezes direto, agora mesmo deixei direto e rodando os jogos com 2950/2970mhz.
Tem over que é igual vc falou, passa em vários benchs ai deixamos pra rodar em games e descobrimos que não esta estável pra usar por horas rsrs, só pra benchs mesmo esses overs mais agressivos.
Cpu é delicado demais com vcore e temps, as vezes pontua mais com 5,2 que com 5,4 e vcore muito alto e temps altíssimas.
Calor demais mata a eficiência, até comentei isso aqui esses dias, mas sobre vga.
Quanto melhor o fluxo de ar no gabinete e sistema de refrigeração aliado a temp ambiente melhor pra subir os clocks e melhores resultados.
Rodei poucas vezes o TS Extreme, hora que tiver animado vou fazer uma nova bateria pra ver se consigo subir mais alguma coisa.
Resultados na primeira semana que peguei a vga.
 
Acho que deu um bug ai, rs.
O link que o amigo postou da loja, cujo modelo é o ST (SEM RGB) e não SG(COM RGB). Modelo 47IOM7MD6TTS.
Penso que a unica diferença entre elas seja o BIOS. Tenho ST desde FEV e ela é identica a SG incluve com com os mesmo RBG na VGA com tbm no pedestal de suporte. Não acho que haja diferença nos projetos.

Raramente ultrapassa 60c. Na imagem abaixo há o resultado após 2 horas de Ratchet and Clank

Eita... Pensei que estavão falando da 4090 kkk.
Foi mals.

Captura-de-tela-2023-07-30-185124.png
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo que vejo, um bom case mesh com 3 fans (nem precisa entupir com 6-9 fans como alguns pensam) geralmente dá resultado melhor ou no pior dos casos igual
Exatamente... mantive apenas 3x fans 120mm front in e 1x 140mm no topout @400rpm as temps continuaram iguais, apenas existe mais silêncio na minha vida qdo estou trabalhando.

O cooler da cpu é o Noctua - NH-C14S, por isso a fan no top.
 
Última edição:
Exatamente... mantive apenas 3x fans 120mm front in e 1x 140mm no topout @400rpm as temps continuaram iguais, apenas existe mais silêncio na minha vida qdo estou trabalhando.

O cooler da cpu é o Noctua - NH-C14S, por isso a fan no top.
Pra quem não liga pra estética/simetria acho que é melhor a se fazer na maioria dos casos, menos fans = menor investimento inicial, menos ruído (geralmente), menos complicação de cabos pra instalação/manutenção e limpezas futuras, menos pontos de falha, dá pra pegar algo de melhor qualidade e por aí vai
 
Então, sinceramente nunca vi uma 4070 por 3.8k, as mais baratas que já encontrei foi por 4.4k, mas aquelas com dois fans apenas, não sei se faz muita diferença pra versão de 3 fans. Já a 4070ti nunca vi por menos de 5.5k, essa é uma PNY Verto com 3 fans. E se não me engano a PNY oferece 3 anos de garantia né?

A PNY não tem garantia nacional pois não tem representação, caso queira forçar você pode pedir pra enviar internacionalmente, mas via de regra o que vale é a garantia da loja, que entra em contato com o fornecedor e te substitui uma nova placa ou te estorna o valor com juros e correção monetária. Sobre o modelo, eu confio que é bom, só ouvi coisas boas desse da PNY, é certamente melhor que a Ventus e da 4070ti a refrigeração é realmente excelente, não tem do que reclamar. Minha opinião pessoal é que 4070 é uma boa placa, mas as campeãs dessa geração são 4070ti e 4090, ambas tão em um bom CxB pelo que elas fornecem e vão te satisfazer por bastante tempo.
 
To chegando de paraquedas no topico mas é pra uma duvida relativamente tranquila

Recomendação de fonte para RTX 4070Ti alguem tem? to escolhendo aqui e to bem desatualizado (saindo de um GTX 1060 kkkk) e to viajando aqui sobre algumas placas exigindo 8 pinos e outras 16 pinos...
 
To chegando de paraquedas no topico mas é pra uma duvida relativamente tranquila

Recomendação de fonte para RTX 4070Ti alguem tem? to escolhendo aqui e to bem desatualizado (saindo de um GTX 1060 kkkk) e to viajando aqui sobre algumas placas exigindo 8 pinos e outras 16 pinos...
As placas vem com adaptador na caixa, se for usar o adaptador da caixa geralmente a galera vai de Core Reactor 850w que em promo fica na faixa dos 550-650 reais, se quiser fonte com cabo padrão novo nativo aí já sobe lá pros 900-1000 reais, ou dá pra comprar o cabo separado também, outras opções fora a Core Reactor (sem o cabo nativo) seriam MSI AxxxGF (A650GF pra 650w etc), Corsair linha RM/RMx/HX se achar preços bons, alguma Super Flower (excelente também mas menor garantia que as outras que tem 10 anos)
 
To chegando de paraquedas no topico mas é pra uma duvida relativamente tranquila

Recomendação de fonte para RTX 4070Ti alguem tem? to escolhendo aqui e to bem desatualizado (saindo de um GTX 1060 kkkk) e to viajando aqui sobre algumas placas exigindo 8 pinos e outras 16 pinos...
Uma que já vem com cabo padrão PCIe de 16 pinos é essa da MSI

 
As placas vem com adaptador na caixa, se for usar o adaptador da caixa geralmente a galera vai de Core Reactor 850w que em promo fica na faixa dos 550-650 reais, se quiser fonte com cabo padrão novo nativo aí já sobe lá pros 900-1000 reais, ou dá pra comprar o cabo separado também, outras opções fora a Core Reactor (sem o cabo nativo) seriam MSI AxxxGF (A650GF pra 650w etc), Corsair linha RM/RMx/HX se achar preços bons, alguma Super Flower (excelente também mas menor garantia que as outras que tem 10 anos)
Isso nao da problema? de usar "adaptador"?
Achei uma tal de "Superframe" que á vem com esse 16 pinos. Na vdd, nem sei se é a realidade da maioria das 4070 esse pino.
 
Isso nao da problema? de usar "adaptador"?
Achei uma tal de "Superframe" que á vem com esse 16 pinos. Na vdd, nem sei se é a realidade da maioria das 4070 esse pino.
O adaptador é homologado pela nvidia, já houve alguns casos de problemas, mas na maioria das vezes ocorreu por não ter espaço no gabinete e forçar os pinos ou eles não serem inseridos corretamente, de modo que é confiável e caso qualquer coisa ocorra usando eles você está dentro da garantia. Superframe é uma marca da Terabyte, não tem tantos testes como as outras, mas até agora não existe nenhuma história de ser bomba, comprando ela você consegue um preço melhor com um risco um pouco maior e uma garantia menor, já que a maioria das fontes de renome fornece 7 ou 10 anos de garantia.
 
Isso nao da problema? de usar "adaptador"?
Achei uma tal de "Superframe" que á vem com esse 16 pinos. Na vdd, nem sei se é a realidade da maioria das 4070 esse pino.
A 4070ti vem com cabo adaptador que certamente vai dá pra ligar na sua zalman de 500w caso ela tenha dois cabos pci-e de 8 pinos independentes, mas mesmo que tenha como ligar o ideal é trocar, pois sua fonte já é mais antiga e só 500w.
No Brasil tem 3 fabricantes com fontes já no novo padrão atx 3.0 que já vem com o cabo pci-e 5.0 16 pinos de fábrica, são elas Asus, Thermaltake e MSI. Acho que até o momento só esses tem o novo padrão no Brasil.
Caso não pegue nenhuma dessas 3 marcas, te aconselho a pegar uma Corsair de pelo menos 650w ou já vai de 750w pra ficar mais uns anos tranquilo e com segurança.
Fonte é o coração do pc, invista em uma boa!
 
A 4070ti vem com cabo adaptador que certamente vai dá pra ligar na sua zalman de 500w caso ela tenha dois cabos pci-e de 8 pinos independentes, mas mesmo que tenha como ligar o ideal é trocar, pois sua fonte já é mais antiga e só 500w.
No Brasil tem 3 fabricantes com fontes já no novo padrão atx 3.0 que já vem com o cabo pci-e 5.0 16 pinos de fábrica, são elas Asus, Thermaltake e MSI. Acho que até o momento só esses tem o novo padrão no Brasil.
Caso não pegue nenhuma dessas 3 marcas, te aconselho a pegar uma Corsair de pelo menos 650w ou já vai de 750w pra ficar mais uns anos tranquilo e com segurança.
Fonte é o coração do pc, invista em uma boa!
Gigabyte também lançou um modelo na Kabum! Mas sobre a fonte não sei muito :shrug:
 
Gigabyte também lançou um modelo na Kabum! Mas sobre a fonte não sei muito :shrug:
Giga já tem até a linha Aorus nas fontes com a tela lateral igual A Asus Thor.
Não tinha visto elas ainda no Brasil e também não tenho idéia se são boas,
 
Giga já tem até a linha Aorus nas fontes com a tela lateral igual A Asus Thor.
Não tinha visto elas ainda no Brasil e também não tenho idéia se são boas,
Achei essa aqui, é a da linha UD, acho que a AORUS ATX 3.0 ainda não saiu na kabum!
 
Achei essa aqui, é a da linha UD, acho que a AORUS ATX 3.0 ainda não saiu na kabum!
Pra uma fonte de 1000w pci-e 5.0 de marca forte como a Gigabyte o valor não esta ruim, apesar de não saber nada sobre essas fontes da giga eu acredito que devem ser boas, os caras não iam sujar o nome vendendo porcaria.
 
Pra uma fonte de 1000w pci-e 5.0 de marca forte como a Gigabyte o valor não esta ruim, apesar de não saber nada sobre essas fontes da giga eu acredito que devem ser boas, os caras não iam sujar o nome vendendo porcaria.

Oooi?

Em qual caverna vcs moravam em 2021? Rss



Na descrição tem o link para a parte 2 e 3 dessa série, show de horrores.

A postura da GB depois dos primeiros reports e subsequentes respostas colocaram eles na minha lista negra para PSU pra sempre, independente do modelo.
 
Oooi?

Em qual caverna vcs moravam em 2021? Rss



Na descrição tem o link para a parte 2 e 3 dessa série, show de horrores.

A postura da GB depois dos primeiros reports e subsequentes respostas colocaram eles na minha lista negra para PSU pra sempre, independente do modelo.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu ouvi, mas não sabia que era esse modelo em específico, MEU DEUS, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
 
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu ouvi, mas não sabia que era esse modelo em específico, MEU DEUS, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Não acho que é o mesmo modelo, meu reply foi em relação ao que o Fred falou sobre "apesar de não saber nada sobre essas fontes da giga eu acredito que devem ser boas, os caras não iam sujar o nome vendendo porcaria" kkkkk

essa linha / modelo dos problemas provavelmente nem existe mais, mas eu particularmente nao sei se confiaria na GB pra fonte... tem bastante opção de fonte.
 
A 4070ti vem com cabo adaptador que certamente vai dá pra ligar na sua zalman de 500w caso ela tenha dois cabos pci-e de 8 pinos independentes, mas mesmo que tenha como ligar o ideal é trocar, pois sua fonte já é mais antiga e só 500w.
No Brasil tem 3 fabricantes com fontes já no novo padrão atx 3.0 que já vem com o cabo pci-e 5.0 16 pinos de fábrica, são elas Asus, Thermaltake e MSI. Acho que até o momento só esses tem o novo padrão no Brasil.
Caso não pegue nenhuma dessas 3 marcas, te aconselho a pegar uma Corsair de pelo menos 650w ou já vai de 750w pra ficar mais uns anos tranquilo e com segurança.
Fonte é o coração do pc, invista em uma boa!

Achei essa aqui beeem interessante no site que explode: MSI MPG A850G
Só nao sei se ela ja ta nessa pegada de alimentação pra CPU com 12 pinos
 
exatamente ela!
só nao sei com relação a esse lance de processador com 12pinos (nao sei de onde tirar esses outros 4 que tem agora)
mas até o momento é essa a fonte que devo boletar
Não existe processador 12 pinos, o que se usa nas placas mais modernas é um cabo 4+4 8 pinos e talvez nas com chipsets mais potentes outro cabo 4 pinos ou 8 pinos, mas a série 4000 só vai utilizar o novo cabo 16 pinos mesmo.
 
Oooi?

Em qual caverna vcs moravam em 2021? Rss



Na descrição tem o link para a parte 2 e 3 dessa série, show de horrores.

A postura da GB depois dos primeiros reports e subsequentes respostas colocaram eles na minha lista negra para PSU pra sempre, independente do modelo.

Gigabomba hehehe

Tive 2 fontes que explodiram com o PC ligado, uma Seventeam 750W e uma Antec 850W, pior cagaço que pode imaginar. Por sorte não levaram nenhum outro componente junto hehehe
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo