Basicamente isso mesmo, eu também citei botar em resolução baixa e tudo no low mas aí editei pra baixar só a resolução, como alguns settings acabam usando CPU em alguns jogos talvez o 720p low tenha certa discrepância de 720p high/ultra, tentaria manter os settings padrões que a pessoa usa e só baixar a resolução por via das dúvidas, mas um teste de config padrão da pessoa vs low seria válido e interessante também, não deve ser nada tão grande na maioria dos casos mas possivelmente aconteça isso dependendo do jogoColoca tudo no low 720p, o máximo de fps que você atingir é o máximo que seu CPU vai conseguir empurrar uma placa. Se conseguiu 200fps, pouco importa se uma futura 5090 conseguir entregar 250 fps em 4K e 500 fps em FHD, vc vai ficar limitado a 200 em qualquer resolução. Pelo menos é o que eu entendo sobre a teoria do gargalo de CPU, mas posso tá falando besteira…
Não jogo tanto os AAA e afins mas em MMO por exemplo mesmo se tiver tudo no mínimo de textura/shaders etc se subir o número de player models na tela é um negócio que arregaça a CPU kkkkk, testei ontem no Guild Wars 2 aqui e a 4080 puxando seus 50-60w com uso lá em baixo e o 7800x3D ali na faixa dos 55-60fps por causa dos player models, é um caso extremo mas apenas pra citar mesmo já que alguns jogos/settings são brutos pra CPU mesmo