[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Coloca tudo no low 720p, o máximo de fps que você atingir é o máximo que seu CPU vai conseguir empurrar uma placa. Se conseguiu 200fps, pouco importa se uma futura 5090 conseguir entregar 250 fps em 4K e 500 fps em FHD, vc vai ficar limitado a 200 em qualquer resolução. Pelo menos é o que eu entendo sobre a teoria do gargalo de CPU, mas posso tá falando besteira…
Basicamente isso mesmo, eu também citei botar em resolução baixa e tudo no low mas aí editei pra baixar só a resolução, como alguns settings acabam usando CPU em alguns jogos talvez o 720p low tenha certa discrepância de 720p high/ultra, tentaria manter os settings padrões que a pessoa usa e só baixar a resolução por via das dúvidas, mas um teste de config padrão da pessoa vs low seria válido e interessante também, não deve ser nada tão grande na maioria dos casos mas possivelmente aconteça isso dependendo do jogo

Não jogo tanto os AAA e afins mas em MMO por exemplo mesmo se tiver tudo no mínimo de textura/shaders etc se subir o número de player models na tela é um negócio que arregaça a CPU kkkkk, testei ontem no Guild Wars 2 aqui e a 4080 puxando seus 50-60w com uso lá em baixo e o 7800x3D ali na faixa dos 55-60fps por causa dos player models, é um caso extremo mas apenas pra citar mesmo já que alguns jogos/settings são brutos pra CPU mesmo
 
Um Battlefield da vida consome muita CPU também. 2042 mesmo é um, mas o último update tirou o acesso ao Riva, então vou por o V que consome bastante para testar, também.
 
Um Battlefield da vida consome muita CPU também. 2042 mesmo é um, mas o último update tirou o acesso ao Riva, então vou por o V que consome bastante para testar, também.
Esse é um bom exemplo acho, BF2042 e Escape from Tarkov são 2 jogos que eu vejo povo citar que maceta a CPU e um upgrade geralmente é bem-vindo kkkkk mas é aquela coisa, mesmo que um upgrade melhore se a pessoa já joga a >100fps as vezes a diferença na prática pode não ser tão perceptível (ir de 120fps pra 150-160fps por exemplo), apesar que pra jogos competitivos assim qualquer ganho tende a ser bem-vindo também, e as vezes a estabilidade e frames mínimos são mais importantes que o fps médio
 
Esse é um bom exemplo acho, BF2042 e Escape from Tarkov são 2 jogos que eu vejo povo citar que maceta a CPU e um upgrade geralmente é bem-vindo kkkkk mas é aquela coisa, mesmo que um upgrade melhore se a pessoa já joga a >100fps as vezes a diferença na prática pode não ser tão perceptível (ir de 120fps pra 150-160fps por exemplo), apesar que pra jogos competitivos assim qualquer ganho tende a ser bem-vindo também, e as vezes a estabilidade e frames mínimos são mais importantes que o fps médio
Eu não sei porque, mas escape from tarkov abaixo de 100fps parece que to jogando com 60hz no monitor.
Só melhora se deixar o gsync ligado, mas ele é o único game que dá essa sensação. Ele é muito mal otimizado.
Um colega pegou um 5800x3d com uma 1070, ele tem mais fps que eu com um 5600x + 3070, papo de 20-30 a mais.
 
Esse é um bom exemplo acho, BF2042 e Escape from Tarkov são 2 jogos que eu vejo povo citar que maceta a CPU e um upgrade geralmente é bem-vindo kkkkk mas é aquela coisa, mesmo que um upgrade melhore se a pessoa já joga a >100fps as vezes a diferença na prática pode não ser tão perceptível (ir de 120fps pra 150-160fps por exemplo), apesar que pra jogos competitivos assim qualquer ganho tende a ser bem-vindo também, e as vezes a estabilidade e frames mínimos são mais importantes que o fps médio
O BF tu pelo menos pode tacar uns cores a mais, pular de um 5600 pra um 5700x e ver um resultado (não vai ser um absurdo, mas vai ver rs). A engine escala bem com mais cores, assim como a red engine. O tarkov é quebrado mesmo kk. Dizem que o cache dos 3D é game changer pro jogo, mas não cheguei a ver testes.
 
Última edição:
Bf tá bem legal. Tava jogando e penso em comprar enquanto rola a promo da steam. Tenho um ryzen 5600 e ele faz bastante uso do processador. Mas acho que o gargalo maior é minha placa de vídeo.
 
Boa noite
Estou montando um pc do zero, e só pretendo trocar ele depois de uns 6 anos. Considerando o custo benefício e a improbabilidade de algum upgrade nesse meio tempo, qual a melhor combinação?
Ryzen 5 5500 + A520m ou Ryzen 5 5600 + B550m?
Pretendo usar apenas um SSD m.2
A placa de vídeo será uma RX 6600
 
Última edição:
Boa noite
Estou montando um pc do zero, e só pretendo trocar ele depois de uns 6 anos. Considerando o custo benefício e a improbabilidade de algum upgrade nesse meio tempo, qual a melhor combinação?
Ryzen 5 5500 + A520m ou Ryzen 5 5600 + B550m?
Pretendo usar apenas um SSD m.2
A placa de vídeo será uma RX 6600
Pra 6 anos eu já pensaria em um 5700x+B550
 
CP 2077 pega no máx 130 FPS aqui em 1024x768, com 90% de uso na CPU e 50% na GPU com tudo ligado.

Sem RT o uso cai para 35% e CPU lá em cima ainda. CoD MW2 se manteve equilibrado.
 
CP 2077 pega no máx 130 FPS aqui em 1024x768, com 90% de uso na CPU e 50% na GPU com tudo ligado.

Sem RT o uso cai para 35% e CPU lá em cima ainda. CoD MW2 se manteve equilibrado.
Como te falei ontem, eu já tive um 5700X com o Cyberpunk, e hoje com a 4070, os meus frames com o PT não estão muito diferentes dos sues, o que não deveria acontecer. Então, sim, em alguns casos, são coisas de 20 FPS, que são muito bem vindos em jogos mais pesados que rodam perto do limiar mínimo pro jogável.

Aqui tive ótimos ganhos com o Cyberpunk e Forza Horizon 5. Agora, Starfield, que é da AMD, ironicamente foi o que menos melhorou, e só o mod do FG salvou :thinking: CS2 é outro que o 58003XD faz uma boa diferença. Enfim, aqui eu achei que valeu a pena demais, estou bem feliz, mas siga a sugestão dos amigos e analise os jogos que realmente estão precisando disso. Porque melhorar até vai, mas tem que ver se é uma melhoria que você vai aproveitar de verdade, pra justificar o gasto.
 
Amigos, pro 5700X, e já considerando um upgrade daqui uns 2 anos pro 5800X3D, qual a melhor frequência de ram pra esses processadores? Eu tava pensando em pegar a Kingston Fury Beast ou a Kingston Fury Renegade, ambas na configuração de 2x16 3200mhz ou 3600mhz.

Mas não sei qual delas eh melhor ou se pegar alguma outra marca seria mais interessante, ou se tanto faz de fato. Se alguem puder dar una luz, agradeço! :)
 
Amigos, pro 5700X, e já considerando um upgrade daqui uns 2 anos pro 5800X3D, qual a melhor frequência de ram pra esses processadores? Eu tava pensando em pegar a Kingston Fury Beast ou a Kingston Fury Renegade, ambas na configuração de 2x16 3200mhz ou 3600mhz.

Mas não sei qual delas eh melhor ou se pegar alguma outra marca seria mais interessante, ou se tanto faz de fato. Se alguem puder dar una luz, agradeço! :)
3800mhz "mas não existe esse kit".
Overclock, depois tunning.
Tem memória de 3600mhz CL18, 16 e 14. Se vc tem uma placa de vídeo boa e precisa extrair o máximo dela, vai ter que ir pra CL14. Quanto menor latência da memória e maior a taxa de transferência dela, maior a chance de você ter estabilidade em joguinho.
Por outro lado, se você usa para trabalho, tanto faz. Dependendo do trabalho, mais memória e disco mais rápido melhor.
 
Editado por um moderador:
5600x batendo 92° em jogos

com um cooler master hyper :pepe2:
meu gabinete fechado aquario da isso, tive que destampar. pode ser mal contato do cooler tb com o die.

to vendo muita gente falando em desfazer do 5600x, será que chegou o fim de vida desse processador com os jogos atuais? o investimento pro 5800x3d nao me estimula ainda...
 
Última edição:
Se baseia só pelo 5700x mesmo. Pelo grande cache do 5800x3D o impacto de memórias com baixas latência e altas frequências deve ser bem menor que o 5700x.
 
Como te falei ontem, eu já tive um 5700X com o Cyberpunk, e hoje com a 4070, os meus frames com o PT não estão muito diferentes dos sues, o que não deveria acontecer. Então, sim, em alguns casos, são coisas de 20 FPS, que são muito bem vindos em jogos mais pesados que rodam perto do limiar mínimo pro jogável.

Aqui tive ótimos ganhos com o Cyberpunk e Forza Horizon 5. Agora, Starfield, que é da AMD, ironicamente foi o que menos melhorou, e só o mod do FG salvou :thinking: CS2 é outro que o 58003XD faz uma boa diferença. Enfim, aqui eu achei que valeu a pena demais, estou bem feliz, mas siga a sugestão dos amigos e analise os jogos que realmente estão precisando disso. Porque melhorar até vai, mas tem que ver se é uma melhoria que você vai aproveitar de verdade, pra justificar o gasto.

Não é algo substancial, mas, ficarei de olho nesse upgrade de CPU. Por hora, do que testei, o 5600X tem me atendido ainda que tenha essa limitação. Irei seguir com outros testes.

Sinceramente, por hora, se está me entregando mais do que 80 FPS, pra mim tá perfeito. :haha3:
 
Fala pessoal blz?
Estou fazendo um upgrade e não conheço muito sobre placa mãe então estou em dúvida de qual devo pegar.

Config atual

I5 -760
Mobo aleatória da china
8gb ram Kingston
Gt1030
Fonte rise mode atomic 500w
Ssd 480 Kingston

Config do upgrade

Ryzen 5 3600
16gb ram juhor
Gtx1660 super ou rx5500xt

As mobos que eu vi são: a320 gigabyte, a520 gigabyte, a520 asrock e b450 msi.

Posso gastar no máximo 490 na placa mãe.
Alguma luz de qual placa devo pegar?
 
Não é algo substancial, mas, ficarei de olho nesse upgrade de CPU. Por hora, do que testei, o 5600X tem me atendido ainda que tenha essa limitação. Irei seguir com outros testes.

Sinceramente, por hora, se está me entregando mais do que 80 FPS, pra mim tá perfeito. :haha3:
Só não esquece de testar sem o Frame Gen. Os 80 FPS do FG não passam pelo processador. Pra isso, testa sem ele e vai testando.

Mas o DLSS3.5 também tem a característica de mitigar gargalo de CPU. Então é algo a se considerar pra vc, se joga games com isso e curte a tecnologia.
 
Boa tarde a todos! Tenho o PC da Assinatura e estou pensando em um UP nele. Inicialmente pensei em trocar a placa de vídeo por uma 4060 ou similar, e colocar 32GB de RAM. Pretendo jogar mesmo em 1080p, jogo bastante Escape From Tarkov. Minha dúvida é, esse meu 2700X aguenta a bronca ou preciso pensar em mudar? Sei que Tarkov consome bastante CPU. Gostaria da ajuda de vocês, obrigado! :)
 
Boa tarde a todos! Tenho o PC da Assinatura e estou pensando em um UP nele. Inicialmente pensei em trocar a placa de vídeo por uma 4060 ou similar, e colocar 32GB de RAM. Pretendo jogar mesmo em 1080p, jogo bastante Escape From Tarkov. Minha dúvida é, esse meu 2700X aguenta a bronca ou preciso pensar em mudar? Sei que Tarkov consome bastante CPU. Gostaria da ajuda de vocês, obrigado! :)
Eu pra te ser MUITO sincero começaria pelo processador
Bota um 5800x3d que só nisso tu vai sentir uma diferença absurda.


Caso se manter 100-110 fps estáveis na customs no online com tua 970, tu upa memória.
Depois de upar proc e memória, tu mete a 4060.
 
Isso não quer dizer necessariamente que o airflow tá bom, independente de tamanho se o airflow estiver adequado (e não depende sempre de quantidade de fan) o ar acaba sendo reciclado rápido o suficiente pra tamanho as vezes não fazer nenhuma diferença, assim como não adianta um gabinete entupido de fan aí ter uma frente fechada com uns furinhos minusculo pra passagem de ar, o fan nem sempre vai ter pressão suficiente pra sugar ar frio pra dentro do case dessa forma, se tiver um gabinete com frente muito fechada o que eu costumo recomendar é testar tirar o painel frontal pros fans frontais conseguirem respirar direito, aí é testar mexer na rotação pra ver se alguma temperatura reage e possivelmente abrir o painel lateral também se tirando só o frontal não mudar nada

EDIT: Vou pegar um caso extremo pra exemplificar mas bom lembrar que cada caso é único, mas a regra de que fans não geram ar frio do nada (principalmente se tiver obstrução) continua sendo válido, no caso abaixo é um gabinete gigante com 12 fans com temperaturas horríveis


estava lendo seu post, e me deu um estalo no seguinte, filtro de ar frontal, será que é isso que atrapalha um pouco o fluxo do meu gabinete? eu recentemente troquei uns fans de 120mm do meu gabinete por 4 fans noctua redux de 140mm e mudou 2 graus apenas, porém será que isso é por causa do gabinete ter filtro de ar na entrada frontal? já ouvi dizer que esses filtros pioram de 2 a 3 graus, chega a tudo isso?
 
estava lendo seu post, e me deu um estalo no seguinte, filtro de ar frontal, será que é isso que atrapalha um pouco o fluxo do meu gabinete? eu recentemente troquei uns fans de 120mm do meu gabinete por 4 fans noctua redux de 140mm e mudou 2 graus apenas, porém será que isso é por causa do gabinete ter filtro de ar na entrada frontal? já ouvi dizer que esses filtros pioram de 2 a 3 graus, chega a tudo isso?
Teoricamente atrapalha, acho que se se for calcular o airflow no papel provavelmente reduz mas cada caso acaba sendo bem único já que depende da obstrução individual do gabinete, do filtro, dos fans utilizados e a rotação deles e por aí vai, sem contar que não tem linearidade em aumento de cfm/pressão pra temperatura, aqui se eu deixo os fans frontais a 800rpm ou 1800rpm não reduzo as temps de CPU/GPU (tanto no Montech 903 quanto no Lancool 2 Mesh) mas ambos são mesh e sem filtro, e ainda deve variar a depender do calor gerado pelo hardware, as vezes obstruir parte do airflow com só 200-250w não muda nada mas talvez com 400-500w afete mais

Infelizmente é algo que eu diria que não tem como estimar só na teoria/chutômetro, mas pelo menos é algo simples e rápido de testar na prática, 10min rodando algum benchmark de jogo com filtro vs sem filtro por exemplo já deve dar pra tirar a dúvida, o que mais recomendo aqui pro povo aqui é esse teste mas no caso tirando o painel frontal pros que tem case bem fechadão, se for simples de tirar apenas o filtro acho que é um teste interessante de fazer
 
Teoricamente atrapalha, acho que se se for calcular o airflow no papel provavelmente reduz mas cada caso acaba sendo bem único já que depende da obstrução individual do gabinete, do filtro, dos fans utilizados e a rotação deles e por aí vai, sem contar que não tem linearidade em aumento de cfm/pressão pra temperatura, aqui se eu deixo os fans frontais a 800rpm ou 1800rpm não reduzo as temps de CPU/GPU (tanto no Montech 903 quanto no Lancool 2 Mesh) mas ambos são mesh e sem filtro, e ainda deve variar a depender do calor gerado pelo hardware, as vezes obstruir parte do airflow com só 200-250w não muda nada mas talvez com 400-500w afete mais

Infelizmente é algo que eu diria que não tem como estimar só na teoria/chutômetro, mas pelo menos é algo simples e rápido de testar na prática, 10min rodando algum benchmark de jogo com filtro vs sem filtro por exemplo já deve dar pra tirar a dúvida, o que mais recomendo aqui pro povo aqui é esse teste mas no caso tirando o painel frontal pros que tem case bem fechadão, se for simples de tirar apenas o filtro acho que é um teste interessante de fazer
vou fazer o teste, o brabo é que também não to muito na vibe de ficar limpando com mais frequência, trabalho a semana toda e só ligo o pc no fds, se juntar isso a limpar pc com frequência lá se vai o lazer que tenho nele que é só fds e feriados, imagino que a diferença nem vai chegar a 2 graus isso, meu gabinete é bom, antigo mas bom, o único mal é que ele ainda tinha suporte pra dvd e por isso não botaram fan ali, mas ainda assim é gradeado na frente pra passar ar e cabe 2 frontais de 140mm e 2 no teto de 140mm tb

o que acho bizarro é os totalmente fechados, amigo meu pagou 1200 reais em um gabinete lá da coolermaster que é totalmente fechado na frente e no teto, tem encaixe pra fans mas são fechados, não faz nem sentido isso
 
Fala pessoal blz?
Estou fazendo um upgrade e não conheço muito sobre placa mãe então estou em dúvida de qual devo pegar.

Config atual

I5 -760
Mobo aleatória da china
8gb ram Kingston
Gt1030
Fonte rise mode atomic 500w
Ssd 480 Kingston

Config do upgrade

Ryzen 5 3600
16gb ram juhor
Gtx1660 super ou rx5500xt

As mobos que eu vi são: a320 gigabyte, a520 gigabyte, a520 asrock e b450 msi.

Posso gastar no máximo 490 na placa mãe.
Alguma luz de qual placa devo pegar?
Alguém pode ajudar aqui?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo