[TÓPICO OFICIAL] Alan Wake II

Estava olhando umas screenshots do Bioshock e lembrei que o mesmo também foi um divisor de aguas, se não me falhe eram os Pixel Shader 3.0, placas sem o suporte tinham algumas gambiarras para funcionarem.

Logo depois vai ficando mais difícil, os devs de games devem aproveitar mais os recursos e o poder que o hardware tem a oferecer.
O que me incomoda no cenário de hj é que os games já colocarem como requisito do DLSS/ FSR e o gerador de quadros.

AW2 é feito para rodar já com o DLSS ou FSR, quando não ativo, não apresenta a qualidade final.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Creio que dá para rodar muito bem em 1440p, logico com o DLSS e abrindo mão de algumas coisas.

Alan-Wake2-2023-11-03-20-36-37-445.png

Segue screenshot com os FPS na parte de caldron lake, julgo a mais pesada. 1080p médio com traços indiretos (baixo) e otimizado (texturas médio/baixo). Abrindo mão de um ou outro o game roda liso e muito bonito.
Julgo eu que não precisa esperar um up p curtir este game.
 
Última edição:
Estava olhando umas screenshots do Bioshock e lembrei que o mesmo também foi um divisor de aguas, se não me falhe eram os Pixel Shader 3.0, placas sem o suporte tinham algumas gambiarras para funcionarem.

Logo depois vai ficando mais difícil, os devs de games devem aproveitar mais os recursos e o poder que o hardware tem a oferecer.
O que me incomoda no cenário de hj é que os games já colocarem como requisito do DLSS/ FSR e o gerador de quadros.

AW2 é feito para rodar já com o DLSS ou FSR, quando não ativo, não apresenta a qualidade final.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Creio que dá para rodar muito bem em 1440p, logico com o DLSS e abrindo mão de algumas coisas.

Alan-Wake2-2023-11-03-20-36-37-445.png

Segue screenshot com os FPS na parte de caldron lake, julgo a mais pesada. 1080p médio com traços indiretos (baixo) e otimizado (texturas médio/baixo). Abrindo mão de um ou outro o game roda liso e muito bonito.
Julgo eu que não precisa esperar um up p curtir este game.
Errado.

O jogo não e feito pra ser jogado com FG, muito menos com Path tracing ou Ray tracing.

Galera que tem que tirar isso da cabeça.

Isso são tecnologias de ponta que vão chegar só em 2020+ nos consoles.
 
Estava olhando umas screenshots do Bioshock e lembrei que o mesmo também foi um divisor de aguas, se não me falhe eram os Pixel Shader 3.0, placas sem o suporte tinham algumas gambiarras para funcionarem.

Logo depois vai ficando mais difícil, os devs de games devem aproveitar mais os recursos e o poder que o hardware tem a oferecer.
O que me incomoda no cenário de hj é que os games já colocarem como requisito do DLSS/ FSR e o gerador de quadros.

AW2 é feito para rodar já com o DLSS ou FSR, quando não ativo, não apresenta a qualidade final.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Creio que dá para rodar muito bem em 1440p, logico com o DLSS e abrindo mão de algumas coisas.

Alan-Wake2-2023-11-03-20-36-37-445.png

Segue screenshot com os FPS na parte de caldron lake, julgo a mais pesada. 1080p médio com traços indiretos (baixo) e otimizado (texturas médio/baixo). Abrindo mão de um ou outro o game roda liso e muito bonito.
Julgo eu que não precisa esperar um up p curtir este game.
Sou chato com upscaller, costumo usar apenas o FG, mas é verdade sobre o DLSS nesse game, fiz algumas comparações entre o modo nativo com DLAA, DLSS qualidade e DLSS balanceado, e a diferença é praticamente nula. Estou usando no modo balanceado mesmo + FG para ficar com uma taxa de FPS bem alta com o Path Tracing.

Que jogo maravilhoso, em todos os aspectos...
 
Última edição:
Errado.

O jogo não e feito pra ser jogado com FG, muito menos com Path tracing ou Ray tracing.

Galera que tem que tirar isso da cabeça.

Isso são tecnologias de ponta que vão chegar só em 2020+ nos consoles.
FG, não está disponivel nas RTX 3000, alias como citei em alguns posts e screenshot, na 3060Ti roda muito bem apenas com DLSS.
Indepentende do modo desempenho/qualidade, preciso habilitar para rodar liso o game.
Raytrace aqui configurei apenas o modo INDIRETO, se tem o recurso e posso habilitar, vou utilizar.
Considerando que ele vai de trazer algum recurso extra. POSSO USAR DLSS + RT INDIRETO
Agora tenho consciência que na minha config não roda FULL raytrace e nem me sinto com vontade de upgrade p isso.
:pense:
Alan-Wake2-2023-11-04-17-04-09-372.png
 
Não tem respawn infinito.

A parte que estou jogando com o Alan, aqueles inimigos das sombras, toda vez que saio de uma sala/área que tem uns inimigos, e eu retorno a essa sala/área, eles estão todos lá novamente. Isso não é respaw infinito?
 
A parte que estou jogando com o Alan, aqueles inimigos das sombras, toda vez que saio de uma sala/área que tem uns inimigos, e eu retorno a essa sala/área, eles estão todos lá novamente. Isso não é respaw infinito?
Sim, é.

Joguei justamente essa parte hj, e tem respawn sim, ainda mais se vc não avançar a história.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estava olhando umas screenshots do Bioshock e lembrei que o mesmo também foi um divisor de aguas, se não me falhe eram os Pixel Shader 3.0, placas sem o suporte tinham algumas gambiarras para funcionarem.

Logo depois vai ficando mais difícil, os devs de games devem aproveitar mais os recursos e o poder que o hardware tem a oferecer.
O que me incomoda no cenário de hj é que os games já colocarem como requisito do DLSS/ FSR e o gerador de quadros.

AW2 é feito para rodar já com o DLSS ou FSR, quando não ativo, não apresenta a qualidade final.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Creio que dá para rodar muito bem em 1440p, logico com o DLSS e abrindo mão de algumas coisas.

Alan-Wake2-2023-11-03-20-36-37-445.png

Segue screenshot com os FPS na parte de caldron lake, julgo a mais pesada. 1080p médio com traços indiretos (baixo) e otimizado (texturas médio/baixo). Abrindo mão de um ou outro o game roda liso e muito bonito.
Julgo eu que não precisa esperar um up p curtir este game.
Aqui eu estou jogando com o dlss no modo performance (resolução 1440p do monitor, e 720p do dlss). Noto alguns artefatos, principalmente em cercas, assoalhos no chão como se fossem aqueles ralos de água, etc. Mas são raros e bem poucos no game, e dessa maneira posso deixar o resto no alto juntamente com o rt e o pt ativados.

Espero q futuramente o fsr3 chegue nesse game junto com o frame generation da amd pra dar uma testada.
 
Obrigado?

Meu amigo, coloca a PS5 settings aí que tu pega 100fps pra mais.

PC tá com problema de ego e acha que tem que jogar em ultra.

Desliga Path tracing e reduz a qualidade do rtx.

claro que é obrigado, o jogo tem settings, se eu por elas no maximo da 30 frames morrendo com o melhor setup do mercado, para de maluquice de achar que tá tudo normal.
provavelmente é player de videogame acostumado a low res + settings no low pra ter seus incriveis 60fps em qualidade e 100 no desempenho e que cai em paraquedas em topico de jogo de pc e acha que o padrão de um é padrão do outro kkkkk

quem tem a regua baixa não encherga na frente do nariz.
 
FG, não está disponivel nas RTX 3000, alias como citei em alguns posts e screenshot, na 3060Ti roda muito bem apenas com DLSS.
Indepentende do modo desempenho/qualidade, preciso habilitar para rodar liso o game.
Raytrace aqui configurei apenas o modo INDIRETO, se tem o recurso e posso habilitar, vou utilizar.
Considerando que ele vai de trazer algum recurso extra. POSSO USAR DLSS + RT INDIRETO
Agora tenho consciência que na minha config não roda FULL raytrace e nem me sinto com vontade de upgrade p isso.
:pense:
Alan-Wake2-2023-11-04-17-04-09-372.png

Qual resolução a 3060 Ti ta levando ai?
 
fui inventar de jogar com controle e como sou ruim, gastei muita bala para matar dois caras juntos uahuahaauh
 
claro que é obrigado, o jogo tem settings, se eu por elas no maximo da 30 frames morrendo com o melhor setup do mercado, para de maluquice de achar que tá tudo normal.
provavelmente é player de videogame acostumado a low res + settings no low pra ter seus incriveis 60fps em qualidade e 100 no desempenho e que cai em paraquedas em topico de jogo de pc e acha que o padrão de um é padrão do outro kkkkk

quem tem a regua baixa não encherga na frente do nariz.
É cada uma :limo:
 
Master reici é master reice, né, pae
 
Obrigado?

Meu amigo, coloca a PS5 settings aí que tu pega 100fps pra mais.

PC tá com problema de ego e acha que tem que jogar em ultra.

Desliga Path tracing e reduz a qualidade do rtx.
Ué, meu PS5 roda no ultra com tudo incluso, se em 4k nativo com path tracing/ray tracing ultra numa placa de 11000 reais não rodar a 60fps o PC gaming é muito mal otimizado!


:coolface:
 
Pior q eu li uma análise hj dizendo q não compensa usar o PT considerando o ganho pela perda no desempenho. Sugerindo inclusive q o melhor é só ir no RT no baixo.
 
Chateado eu ficaria é se o jogo não tivesse RT, PT e nem nenhum motivo pra ser pesado assim.
mas o jogo não é pesado por ser mal otimizado, o jogo é pesado porque oferece visual next-gen (mesmo sem RT e PT), é muito bem trabalhado graficamente e tem detalhes gráficos ao extremo, mesmo assim se o player tiver hardware compatível (digo com Mesh Shader) rodará muito bem o jogo mesmo com placas mais fracas desde que abra mão do RT e faça adequação da qualidade gráfica dentro daquilo que sua placa de video oferece, já o PT nem vou falar nada...é uma bigorna desnecessária pro hardware carregar apenas pra fazer um trabalho que o RT faria muito bem afinal reflexos no espelho só funciona com o PT ligado...wtf??? isso foi capricho e manobra da nvidia que já prepara o terreno para sua próxima geração de GPU RTX, afinal Alan Wake II é o jogo que será a referência para vender RTX 5000 tenho 99% de certeza de que nessa próxima geração de GPU's da nvidia o papo não vai ser mais o RT, mas sim o Path Tracing e assim como CP 2077 foi a referência para vender RTX 4000 com RT+FG, AW 2 será a isca para vender RTX 5000, a nvidia preparou já o terreno pra sua próxima geração de preços absurdos, aguardem!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pior q eu li uma análise hj dizendo q não compensa usar o PT considerando o ganho pela perda no desempenho. Sugerindo inclusive q o melhor é só ir no RT no baixo.
se ligar o PT no baixo o impacto ainda existe, mas dá pra jogar ainda na casa dos 60fps.

Sabe o que é foda em um game dessa magnitude e nível de qualidade?
É foda vc parar de frente a um espelho e nÃo ver reflexo nenhum e só vê o espelho com aspecto embaçado e fosco só pq vc nÃo habilitou o PT, o RT poderia fazer o trabalho, mas...é a nvidia atacando denovo!
 
Última edição:
mas o jogo não é pesado por ser mal otimizado, o jogo é pesado porque oferece visual next-gen (mesmo sem RT e PT), é muito bem trabalhado graficamente e tem detalhes gráficos ao extremo, mesmo assim se o player tiver hardware compatível (digo com Mesh Shader) rodará muito bem o jogo mesmo com placas mais fracas desde que abra mão do RT e faça adequação da qualidade gráfica dentro daquilo que sua placa de video oferece, já o PT nem vou falar nada...é uma bigorna desnecessária pro hardware carregar apenas pra fazer um trabalho que o RT faria muito bem afinal reflexos no espelho só funciona com o PT ligado...wtf??? isso foi capricho e manobra da nvidia que já prepara o terreno para sua próxima geração de GPU RTX, afinal Alan Wake II é o jogo que será a referência para vender RTX 5000 tenho 99% de certeza de que nessa próxima geração de GPU's da nvidia o papo não vai ser mais o RT, mas sim o Path Tracing e assim como CP 2077 foi a referência para vender RTX 4000 com RT+FG, AW 2 será a isca para vender RTX 5000, a nvidia preparou já o terreno pra sua próxima geração de preços absurdos, aguardem!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


se ligar o PT no baixo o impacto ainda existe, mas dá pra jogar ainda na casa dos 60fps.

Sabe o que é foda em um game dessa magnitude e nível de qualidade?
É foda vc parar de frente a um espelho e nÃo ver reflexo nenhum e só vê o espelho com aspecto embaçado e fosco só pq vc nÃo habilitou o PT, o RT poderia fazer o trabalho, mas...é a nvidia atacando denovo!
Eu já não acho que seja mão da Nvidia. Na minha opinião e só questão de facilidade e rapidez de implementar reflexos.
Pelo que entendi no vídeo da DF, dá um trabalho da porra implementar reflexos sem RT. Então invés de gastar 1 mês implementando reflexo sem RT, e mais fácil eles adicionarem umas linhas de código para RT e voilà está tudo funcionando.
 
A parte que estou jogando com o Alan, aqueles inimigos das sombras, toda vez que saio de uma sala/área que tem uns inimigos, e eu retorno a essa sala/área, eles estão todos lá novamente. Isso não é respaw infinito?
Os inimigos que você pode matar, não renascem.

Por exemplo, numa área tem 10 "sombras", 2 dessas são ativas Você mata as 2.

Se você voltar na mesma área, salvar ou o caralho a 4. Os 2 ativos não voltam. Agora o resto volta assim pra dar uma trolada e fazer você gastar atoa a lanterna.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

claro que é obrigado, o jogo tem settings, se eu por elas no maximo da 30 frames morrendo com o melhor setup do mercado, para de maluquice de achar que tá tudo normal.
provavelmente é player de videogame acostumado a low res + settings no low pra ter seus incriveis 60fps em qualidade e 100 no desempenho e que cai em paraquedas em topico de jogo de pc e acha que o padrão de um é padrão do outro kkkkk

quem tem a regua baixa não encherga na frente do nariz.
Perai, tu tá me dizendo que o próprio Sam Lake, aponta uma arma na tua cabeça e fala:
Tem que jogar no ULTRA.

Tu é o tipo de cara que ve um placa dizendo "Pule"e tu tem que pular porque leu?

E tu percebe que tu nem sabe o que tá falando quando diz:
Código:
provavelmente é player de videogame acostumado a low res + settings no low pra ter seus incriveis 60fps em qualidade e 100 no desempenho

O problema não é querer jogar com tudo no talo, o problema é sugerir que de alguma forma, você tem uma OBRIGAÇÃO MORAL de jogar com tudo no ULTRA. Se é para ataque pessoal, não seria uma boa ídeia criar um pouco de maturidade não? Desenvolvemento pessoal ajuda muito nesse tipo de coisa.

E do mais, eu fiz upgrade de uma 2080 para uma 3080 quando saiu (comprei no começo da pandemia, usei um bot inclusive para boletar assim que ficasse disponivel), depois quando saiu a série 4X, peguei uma 4080. Pretendo pegar uma 5080.


Tu ficava chorando quando saiu o Crysis também?

É cada doidera que tenho que ler aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

mas o jogo não é pesado por ser mal otimizado, o jogo é pesado porque oferece visual next-gen (mesmo sem RT e PT), é muito bem trabalhado graficamente e tem detalhes gráficos ao extremo, mesmo assim se o player tiver hardware compatível (digo com Mesh Shader) rodará muito bem o jogo mesmo com placas mais fracas desde que abra mão do RT e faça adequação da qualidade gráfica dentro daquilo que sua placa de video oferece, já o PT nem vou falar nada...é uma bigorna desnecessária pro hardware carregar apenas pra fazer um trabalho que o RT faria muito bem afinal reflexos no espelho só funciona com o PT ligado...wtf??? isso foi capricho e manobra da nvidia que já prepara o terreno para sua próxima geração de GPU RTX, afinal Alan Wake II é o jogo que será a referência para vender RTX 5000 tenho 99% de certeza de que nessa próxima geração de GPU's da nvidia o papo não vai ser mais o RT, mas sim o Path Tracing e assim como CP 2077 foi a referência para vender RTX 4000 com RT+FG, AW 2 será a isca para vender RTX 5000, a nvidia preparou já o terreno pra sua próxima geração de preços absurdos, aguardem!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


se ligar o PT no baixo o impacto ainda existe, mas dá pra jogar ainda na casa dos 60fps.

Sabe o que é foda em um game dessa magnitude e nível de qualidade?
É foda vc parar de frente a um espelho e nÃo ver reflexo nenhum e só vê o espelho com aspecto embaçado e fosco só pq vc nÃo habilitou o PT, o RT poderia fazer o trabalho, mas...é a nvidia atacando denovo!
tinfoil-hat.gif
 
Última edição:
Sabe o que é foda em um game dessa magnitude e nível de qualidade?
É foda vc parar de frente a um espelho e nÃo ver reflexo nenhum e só vê o espelho com aspecto embaçado e fosco só pq vc nÃo habilitou o PT, o RT poderia fazer o trabalho, mas...é a nvidia atacando denovo!
Man, mesmo com pt e rt no talo infelizmente não é possível se ser com plena nitidez nos espelhos, mas mostra muito bem a silhueta, eu achei falho isso de não ter a imagem do personagem perfeita no espelho também, mas isso não se dá por usar ou não usar rt + pt, é do jogo mesmo.
Até nos quadros dá pra ver o reflexo perfeitamente e no espelho não rsrsrsrs. Vacilo total isso.

Eu no espelho



Eu no vidro do carro, melhor que no espelho rsrsrs
 
Qual resolução a 3060 Ti ta levando ai?
1080, DLSS -> Qualidade (720p), mas para quem acompanha as postagens entre qualidade, desempenho e performance eu sinceramente não vi diferença de FPS significativa. Mas precisa habilitar para o game ficar mais suave.

Modo performance e desempenho vez ou outra da um artefatinho perdido da textura que buga, mas enfim DLSS q fala. Ligo Vsync trava nos 60fps pq meu monitor não tem G-sync e aqueles Shuttering (efeito quebrado de tela) me incomoda.
Tive esses problemas desde o primeiro AW 1 RE.
 
Ué, meu PS5 roda no ultra com tudo incluso, se em 4k nativo com path tracing/ray tracing ultra numa placa de 11000 reais não rodar a 60fps o PC gaming é muito mal otimizado!


:coolface:

kkkkkkkkk

É aquilo, não é sobre no meu pc tá "ruim", é sobre olhar fora da caixa, SE com um pc desse tá assim, o pc normal vai tá como? e os videos games? e daqui uns meses ou anos? era apenas reflexão, continuo não achando certo, mas tem quem acha, anyway.


sobre outros quotes, pátria educadora tá forte :limo:
 
kkkkkkkkk

É aquilo, não é sobre no meu pc tá "ruim", é sobre olhar fora da caixa, SE com um pc desse tá assim, o pc normal vai tá como? e os videos games? e daqui uns meses ou anos? era apenas reflexão, continuo não achando certo, mas tem quem acha, anyway.


sobre outros quotes, pátria educadora tá forte :limo:
A poxa, tu precisa ser desonesto assim? Na real?

A digital foundry já fez um vídeo sobre a otimização de raster do jogo:


Para com essa choradeira cara, tá feio já.

Pensa só, é melhor não lançar o jogo com features de ponta, pois não vai rodar no ultra no teu PC. Faz sentido esse tipo de argumentação? Sério mesmo?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo