[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 87 33.0%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.4%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    264
Achei nesse site https://www.novaliderinformatica.co...ce-rgb-48gb-2-x-24gb-288-pin-pc-ram-ddr5-6000
É uma loja da Santa Efigênia. Mas não pesquisei muito ainda os preços, pode ter oferta melhor.
Tá um pouco estranho pq o anúncio diz que é RGB, mas as fotos e o modelo CMK48GX5M2E6000C36 não são.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Alguém usa esses frames para não sujar o socket AM5 com pasta térmica?
Sai em torno de 40-42 com frete grátis e ICMS.

Pedi esse da ID Cooling, é de alumínio e vem pasta térmica junto:
S555cc940b10841b6b25668e9a43e7aa0W.jpg



E tem da Deep Cooling, de cobre mas não acompanha pasta térmica:
S212c9bbace734d73a505acfed91932ebA.jpg



Nos sites dos fabricantes diz que ajuda a melhorar as temperaturas devido à maior área de contato.

Tem também um da Noctua, bem mais caro e que não passa de um pedacinho de plástico (tipo PET de garrafa de refrigerante). Vi nuns testes do youtube que é bem fininho mesmo.

Os frames completos como da Thermalright prefiro não usar porque provavelmente violaria a garantia da placa-mãe ao trocar:
eu acho que isso é útil e necessário para processador da Intel, embora somente testando um sem ele e com é que poderia ter certeza da possível vantagem, tenho visto que não há qualquer menção a um ganho com isso. Pesquisem sobre AMD CPU Bending Corrector frame review
 
Linha 3D da AMD humilha a concorrencia de forma brutal kkk

 
Em CPUs não 3D as memórias influenciam mais no desempenho, mas pra ter diferença nos frames médios primeiro precisa estar tendo algum gargalo de CPU, enquanto os frames mínimos imagino que subam independente disso, se vale a pena ou não aí depende da exigência de cada um com desempenho assim como o orçamento/preços no momento da compra, eu diria que um kit 5600 CL36 já vai dar conta pra grande maioria das pessoas e são kits relativamente baratos, e vale citar também que os maiores ganhos de desempenho com memória estão justamente no tuning manual independente de ser um kit 4800 CL40, 5600 CL36 ou seja lá qual for, então usando só o XMP/EXPO a diferença acaba sendo ainda meno

Eu pessoalmente evitaria 4800 CL40, pelo menos quando olhei os preços eram praticamente a mesma coisa que 5600 CL36 então não fazem muito sentido na minha opinião, até o meu kit 6400 CL32 foi quase o preço dos 5600 CL36, então vai de olhar o preço nas lojas na data da compra

Aqui um vídeo de teste no 7700x mostrando diferentes configs de memória e o impacto tido no desempenho, lembrando que isso é usando uma RTX 4090 em 1080p, então se você usa uma GPU inferior a diferença é menor, assim como usar uma resolução maior também vai diminuir a diferença também


6BKEc9j.png


SrQUYfs.png


qSGu2qR.png


JENTIqQ.png


6uvMA38.png


UsnOICF.png

Caramba, muito obrigado pelas dicas. Você teve o trabalho até de tirar print dos resultados. D:

Como eu falei, não tenho a menor intenção de ficar fazendo tuning nas memórias. Meu entusiasmo nesse nível com PC morreu na época do meu Q6600 com memórias OCZ Gold de 1066 MHz, hahahahaha.

Pelo que andei pesquisando, uma lista de prioridade a seguir é 6000-CL30 > 5600-CL28 > 6000-CL32 > 6000-CL36 > 5600-CL36. Os preços (e as performances) não são tão diferentes, então vou ver o mais barato que conseguir dentre as marcas Corsair, Crucial, G.Skill, Kingston, Patriot e Team Group. Alguma indicação?

A princípio, eu planejava ver um kit AM4 também (5600 ou 5700X com B450M ou B550M) e ver se a diferença de preço é tão relevante assim. Poderia aproveitar pra investir em outras peças, como gabinete e armazenamento. Ou vocês acham que vale ir logo de AM5? O argumento que mais vejo pra isso é que eu poderia fazer futuros upgrades, porém, normalmente, eu fico com o mesmo computador durante 6-7 anos e, nesses períodos, nunca troquei CPU.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

EXPO é o que testaram para AMD, se for cobrar algum problema junto à AMD ou ao fabricante da placa-mãe eles vão perguntar se tem EXPO, se sim vão tentar ver como corrigir o problema, se não, vão dizer que não dão suporte por ter apenas XMP. Isso é um absurdo, mas está havendo essa separação, em DDR4 somente tem XMP até onde sei. XMP e EXPO são perfis testados na controladora de memória de cada fabricante, no caso da Intel é o XMP tão somente, no caso da AMD, o EXPO.

Quanto menor o CL, melhor, mas tem que ver nos fóruns gringos sobre overclock de DDR5 nos AM5, lá o pessoal testa muito e pode tirar essa sua dúvida. O maior problema é achar a memória que deseja dentro do QVL e com EXPO, embora tenham memórias com apenas XMP e que foram testadas também, mas veja que o EXPO geralmente vem junto com XMP, então é uma memória mais tempo testada e com chance de ser boa. E observe que esses perfis XMP ou EXPO são modos relaxados de overclock, você pode apertar mais os timings e subir o clock, a depender de cada tipo de chip, uns mais outros menos
Muito obrigado pelas dicas! Eu ando bem desatualizado. Tava ligado que que EXPO é da AMD enquanto XMP é da Intel, porém vi bastante gente no reddit falando de XMP em conjunto com AMD, inclusive até alguns falando mal de EXPO.
 
Pelo que andei pesquisando, uma lista de prioridade a seguir é 6000-CL30 > 5600-CL28 > 6000-CL32 > 6000-CL36 > 5600-CL36. Os preços (e as performances) não são tão diferentes, então vou ver o mais barato que conseguir dentre as marcas Corsair, Crucial, G.Skill, Kingston, Patriot e Team Group. Alguma indicação?

Eu recomendaria entrar no site do fabricante da placa mãe e ver se o modelo específico de RAM (um código de uns 20 caracteres) está na lista de compatibilidade.
Essas DDR5 são bem sensíveis quanto à compatibilidade, especialmente em velocidades ou capacidades altas.
Bom, se for um pente de 16GB 6000 Mhz, acho que "provavelmente" não terá problemas mesmo se não estiver na lista mas já que o preço não deve variar muito, pq não escolher um da lista?
 
A princípio, eu planejava ver um kit AM4 também (5600 ou 5700X com B450M ou B550M) e ver se a diferença de preço é tão relevante assim. Poderia aproveitar pra investir em outras peças, como gabinete e armazenamento. Ou vocês acham que vale ir logo de AM5? O argumento que mais vejo pra isso é que eu poderia fazer futuros upgrades, porém, normalmente, eu fico com o mesmo computador durante 6-7 anos e, nesses períodos, nunca troquei CPU.
Se for passar muito tempo e quiser economizar, um 5800X3D seria uma ótima opção. Daqui que vc vá mudar já teria o AM6, então ir no AM5 pensando em upgrades não seria tão útil.
 
Muito obrigado pelas dicas! Eu ando bem desatualizado. Tava ligado que que EXPO é da AMD enquanto XMP é da Intel, porém vi bastante gente no reddit falando de XMP em conjunto com AMD, inclusive até alguns falando mal de EXPO.
pessoal fala muita besteira também, a vantagem deles é ter maior acesso ao hardware, aqui a gente paga o frete do frete e o lucro do distribuidor com o lucro das lojas.

falam mal do EXPO porque tem muita memória que vem com esse perfil mas não está no QVL do fabricante da placa-mãe, ou até está, mas num dado momento em alguma atualização do BIOS, deixa de funcionar no clock e timings mais rápidos. Já vi acontecer com uma galera, principalmente quando passaram da AGESA 1.0.7.0c para a 1.0.8.0

boa parte desses problemas é também culpa dos fabricantes de placas que teimam em deixar a marca menos favorita do público de lado, porque vende menos e tem a pressão para baixar o preço, ainda que o processador seja o mais eficiente de todos. Do outro lado tem a culpa da AMD por não ter um time de software capaz de otimizar rapidamente e deixando de lançar firmware alpha bugado para muito tempo depois corrigir. Deixar tudo na mão dos fabs de placas dá problema. O perfil XMP é o mais comum de se encontrar e está com preço menor, então é fatal que os usuários sejam forçados a comprar algo com apenas esse perfil, então, com o EXPO os fabricantes de placas quando reportamos problemas jogam na cara do usuário que ele adquiriu algo que não é EXPO e não tem suporte ou que não está no QVL, ainda que seja EXPO também. Isso só vai ser arrumado 100% com o tempo, se a AMD vendesse melhor, isso ajudaria a incentivar nesse processo, mas tem a galera bancando o terrorismo contra a marca para favorecer o produto requentado da Intel.
 
Se for passar muito tempo e quiser economizar, um 5800X3D seria uma ótima opção. Daqui que vc vá mudar já teria o AM6, então ir no AM5 pensando em upgrades não seria tão útil.
Eu fiz uns comparativos e pegar 5800X3D, cooler, B550M e 2x8GB 3600-CL16 daria quase o mesmo que 7600, B650M e 2x16GB 5600-CL36. O 5800X3D é mais caro do que o 7600. Uma B550M não é muito mais barata do que uma B650M. O que acaba tendo diferença boa é nas memórias, mas seriam 16 GB DDR4 contra 32 GB DDR5 também... Melhor ir de AM5 logo nesse caso, não?

Relevância mesmo com AM4 teria pegando um 5600G (ou até 5700X) com uma B550M mATX ou B450M, mas sei lá se vale a pena... Sou indeciso demais e fico MUITO tempo estudando as opções antes de tomar uma decisão, hahaha. Pelo menos acho bacana esse processo, principalmente porque acabo aprendendo bastante coisa.
 
Usuário doméstico comum? Nenhuma, por hora.

Acho que é mais pra quem usa essas plataformas como "mini-workstations" (tipo eu). Muitas vezes o salto pra um HEDT não justifica o custo caso vc não precise de tudo que essas plataformas oferecem. Pelo preço só de uma CPU TR de entrada já dá pra montar um setup todo.
Acho que a linha Threadripper e Xeon-W se justificam não pelas CPUs, mas pela quantidade de pistas PCIe, memória quad/octachannel e entrada/saída (USB, Ethernet, SATA, NVMe etc). Só pela contagem de núcleos em si, quem já tem um um Ryzen 5000/7000 e Intel 12ª/13ª geração acima de 8 núcleos (P-cores no caso de Intel), já tá mais do que bem servido se não for profissional.
 
Última edição:
Eu fiz uns comparativos e pegar 5800X3D, cooler, B550M e 2x8GB 3600-CL16 daria quase o mesmo que 7600, B650M e 2x16GB 5600-CL36. O 5800X3D é mais caro do que o 7600. Uma B550M não é muito mais barata do que uma B650M. O que acaba tendo diferença boa é nas memórias, mas seriam 16 GB DDR4 contra 32 GB DDR5 também... Melhor ir de AM5 logo nesse caso, não?
Se o preço é quase o mesmo então melhor ir de AM5 mesmo.
Relevância mesmo com AM4 teria pegando um 5600G (ou até 5700X) com uma B550M mATX ou B450M, mas sei lá se vale a pena... Sou indeciso demais e fico MUITO tempo estudando as opções antes de tomar uma decisão, hahaha. Pelo menos acho bacana esse processo, principalmente porque acabo aprendendo bastante coisa.
Se for pra ir de AM4 é melhor ir logo com o 5800X3D, caso contrário repito pra só ir nas AM5 mesmo.

Acho que a linha Threadripper e Xeon-W se justificam não pelas CPUs, mas pela quantidade de pistas PCIe, memória quad/octachannel e entrada/saída (USB, Ethernet, SATA, NVMe etc). Só pela contagem de núcleos em si, quem já tem um um Ryzen 5000/7000 e Intel 11ª/12ª/13ª acima de 8 núcleos (P-cores no caso de Intel), já tá mais do que bem servido.
Sim, mas o salto de preço de um TR/Xeon-W pra uma plataforma consumer é muito gritante :(
 
uma coisa interessante nesses ajustes de PBO, quando usamos o ALL CORE e colocamos um valor, por exemplo, -35 (negativo), nem todos os núcleos vão pegar esse nível e a máquina pode até dar boot normal e funcionar tranquilamente. Se ajustar PER CORE já é diferente, se houver um núcleo que não consegue trabalhar com -35 a máquina pode travar. E obviamente o PBO só é interessante se você não apenas tem boa refrigeração, mas também não vai ficar fritando a máquina com aplicativos de benchmark pesados apenas para ver se fica estável, até porque tudo aqui depende da temperatura, se começar a subir é melhor rever o que está errado, se é por que o Air Cooler não dá conta, se falta um fluxo melhor de ar, se o WC está mal posicionado e etc. Então, quem for testar e ver que a temperatura não está estabilizando, melhor parar a brincadeira.

WC de 360mm no Ryzen é outro nível, com 5450GHz a máquina dá coices absurdos, uma pena que é forçar demais já que consumo e temperatura vão para o espaço.
 
Se o preço é quase o mesmo então melhor ir de AM5 mesmo.

Se for pra ir de AM4 é melhor ir logo com o 5800X3D, caso contrário repito pra só ir nas AM5 mesmo.


Sim, mas o salto de preço de um TR/Xeon-W pra uma plataforma consumer é muito gritante :(
Sim, o custo é desproporcional. Outra grande desvantagem desse segmento HEDT é a baixíssima oferta de placas-mães por ser nicho do nicho, se der defeito após alguns anos, eu duvido encontrar outra mobo do mesmo soquete, até lá fora é complicado.
Eu fiz uns comparativos e pegar 5800X3D, cooler, B550M e 2x8GB 3600-CL16 daria quase o mesmo que 7600, B650M e 2x16GB 5600-CL36. O 5800X3D é mais caro do que o 7600. Uma B550M não é muito mais barata do que uma B650M. O que acaba tendo diferença boa é nas memórias, mas seriam 16 GB DDR4 contra 32 GB DDR5 também... Melhor ir de AM5 logo nesse caso, não?

Relevância mesmo com AM4 teria pegando um 5600G (ou até 5700X) com uma B550M mATX ou B450M, mas sei lá se vale a pena... Sou indeciso demais e fico MUITO tempo estudando as opções antes de tomar uma decisão, hahaha. Pelo menos acho bacana esse processo, principalmente porque acabo aprendendo bastante coisa.
A patifaria de encarecer peças antigas já tá afetando a plataforma AM4 também? Ou a AM5 que caiu de preço drasticamente? Queria entender qual a lógica de lojas e vendedores de OLX sem noção cobrarem caro em coisa antiga.
 
AMD oferecerá suporte à plataforma AM5 com novos produtos até 2025 e além
A AMD continua lançando novos modelos de processadores da série Ryzen 5000 para a plataforma Socket AM4 até hoje, com lançamento de novos processadores previsto para o próximo mês. São mais de 6 anos de longevidade para a plataforma, considerando que a AMD estendeu o suporte oficial da série Ryzen 5000 até sua primeira linha de placas-mãe AM4 baseadas no chipset da série 300. A empresa planeja uma longevidade semelhante para o Socket AM5. Em entrevista à Overclockers UK, o chefe de negócios de canais de clientes da AMD, David McAfee, disse: “Acho que certamente reconhecemos que a longevidade das plataformas AM4 foi uma das maiores razões que levaram ao sucesso do Ryzen e como pensamos e como pensamos sobre o futuro, 2025 e além, essa decisão de mudar para uma próxima geração de soquete será pensada com muito cuidado. Sabemos o impacto que a mudança para um novo soquete traz e queremos permanecer no AM5 enquanto pudermos. Estamos firmemente comprometidos com 2025 e além e veremos quanto tempo essa promessa durará além de 2025."

O AMD Socket AM5 foi projetado para fornecer até 230 W de potência de pacote e possui E/S contemporânea que inclui uma interface de memória DDR5 de canal duplo (4x subcanais de 40 bits); e 28 pistas PCIe Gen 5 (x16 PEG, dois x4 NVMe e barramento de chipset x4), além da usual conectividade SoC. Com as próximas APUs Ryzen 8000G “Phoenix”, poderíamos esperar ver que o soquete conecta E/S de tela moderna, como DisplayPort 2.1 com USB tipo C, e largura de banda para HDR de 12 bits de até 68 bilhões de cores. A AMD estreou o Socket AM5 com a microarquitetura “Zen 4”, com lançamento do “Zen 5” previsto para 2024. É concebível que a arquitetura cliente da empresa em 2025, “Zen 6”, também possa ver sua presença de desktop no AM5, visto que a memória DDR5 e PCIe Gen 5 permanecerão relevantes pelo menos até então.

U79o4HF.png
 
AMD oferecerá suporte à plataforma AM5 com novos produtos até 2025 e além
A AMD continua lançando novos modelos de processadores da série Ryzen 5000 para a plataforma Socket AM4 até hoje, com lançamento de novos processadores previsto para o próximo mês. São mais de 6 anos de longevidade para a plataforma, considerando que a AMD estendeu o suporte oficial da série Ryzen 5000 até sua primeira linha de placas-mãe AM4 baseadas no chipset da série 300. A empresa planeja uma longevidade semelhante para o Socket AM5. Em entrevista à Overclockers UK, o chefe de negócios de canais de clientes da AMD, David McAfee, disse: “Acho que certamente reconhecemos que a longevidade das plataformas AM4 foi uma das maiores razões que levaram ao sucesso do Ryzen e como pensamos e como pensamos sobre o futuro, 2025 e além, essa decisão de mudar para uma próxima geração de soquete será pensada com muito cuidado. Sabemos o impacto que a mudança para um novo soquete traz e queremos permanecer no AM5 enquanto pudermos. Estamos firmemente comprometidos com 2025 e além e veremos quanto tempo essa promessa durará além de 2025."

O AMD Socket AM5 foi projetado para fornecer até 230 W de potência de pacote e possui E/S contemporânea que inclui uma interface de memória DDR5 de canal duplo (4x subcanais de 40 bits); e 28 pistas PCIe Gen 5 (x16 PEG, dois x4 NVMe e barramento de chipset x4), além da usual conectividade SoC. Com as próximas APUs Ryzen 8000G “Phoenix”, poderíamos esperar ver que o soquete conecta E/S de tela moderna, como DisplayPort 2.1 com USB tipo C, e largura de banda para HDR de 12 bits de até 68 bilhões de cores. A AMD estreou o Socket AM5 com a microarquitetura “Zen 4”, com lançamento do “Zen 5” previsto para 2024. É concebível que a arquitetura cliente da empresa em 2025, “Zen 6”, também possa ver sua presença de desktop no AM5, visto que a memória DDR5 e PCIe Gen 5 permanecerão relevantes pelo menos até então.

U79o4HF.png
O engraçado é que a AMD só reforçou algo que ela já tinha dito desde o lançamento do AM5, de que ele iria para no mínimo até 2025. O que realmente queremos saber é se o Zen6 virá nesse socket ou não, pois com uma cadência de até 1 ano e meio entre gerações, e o Zen5 aparecendo/sendo anunciado em Março/Abril do ano que vem, teremos que o socket chegará facilmente ao final de 2026. Coloquemos na equação que a AMD costuma mudar de socket apenas com o surgimento de uma geração nova de memória e temos que o AM6 só deverá aparecer em 2027 (não escuto falar do DDR6, apenas uma demonstração da Samsung e uma meta da JEDEC de entregar a especificação em 2024, logo no desktop não deve aparecer antes de 2026/2027 mesmo).

Se adicionarmos o fato de que a AMD está complementando a cadência anual com modelos distintos, então podemos supor o seguinte no socket AM5:
- 2022: CPUs Zen4 + Zen4 não-X;
- 2023: CPU Zen4 X3D;
- 2024: CPU Zen5 + APU Phoenix;
- 2025: CPUs Zen5 não-X + Zen5 X3D;
- 2026: APU StrixPoint*** + CPU Zen6;
- 2027: CPUs Zen6 não-X + Zen6 X3D.

Percebam que coloquei o Zen6 como sendo AM5, caso não venha neste socket realmente fica difícil imagina-lo indo além de 2026, com o socket AM6 sendo anunciado/lançado no final deste mesmo ano. Claro, assim como o AM4 ainda verá processadores sendo lançados para ele mesmo com o AM5 sendo a plataforma principal, o mesmo acontecerá com o AM5 quando o AM6 surgir e permanecer no mercado, pois se de fato ele for exclusivamente DDR6 o seu custo será tão mais alto quanto foi o AM5 em seu lançamento.

PS: Não há certezas se o StrixPoint (Zen5+Zen5c com RDNA3.5) aparecerá no desktop, a AMD poderá lançar os HawkPoint (refresh do Phoenix1 com uma XDNA mais avançada) no lugar, entregando assim um pequeno ganho em processamento e gráficos mas com um grande ganho em IA e afins, mas ainda é muito incerto e com poucas informações sobre.
 
O engraçado é que a AMD só reforçou algo que ela já tinha dito desde o lançamento do AM5, de que ele iria para no mínimo até 2025. O que realmente queremos saber é se o Zen6 virá nesse socket ou não, pois com uma cadência de até 1 ano e meio entre gerações, e o Zen5 aparecendo/sendo anunciado em Março/Abril do ano que vem, teremos que o socket chegará facilmente ao final de 2026. Coloquemos na equação que a AMD costuma mudar de socket apenas com o surgimento de uma geração nova de memória e temos que o AM6 só deverá aparecer em 2027 (não escuto falar do DDR6, apenas uma demonstração da Samsung e uma meta da JEDEC de entregar a especificação em 2024, logo no desktop não deve aparecer antes de 2026/2027 mesmo).

Se adicionarmos o fato de que a AMD está complementando a cadência anual com modelos distintos, então podemos supor o seguinte no socket AM5:
- 2022: CPUs Zen4 + Zen4 não-X;
- 2023: CPU Zen4 X3D;
- 2024: CPU Zen5 + APU Phoenix;
- 2025: CPUs Zen5 não-X + Zen5 X3D;
- 2026: APU StrixPoint*** + CPU Zen6;
- 2027: CPUs Zen6 não-X + Zen6 X3D.

Percebam que coloquei o Zen6 como sendo AM5, caso não venha neste socket realmente fica difícil imagina-lo indo além de 2026, com o socket AM6 sendo anunciado/lançado no final deste mesmo ano. Claro, assim como o AM4 ainda verá processadores sendo lançados para ele mesmo com o AM5 sendo a plataforma principal, o mesmo acontecerá com o AM5 quando o AM6 surgir e permanecer no mercado, pois se de fato ele for exclusivamente DDR6 o seu custo será tão mais alto quanto foi o AM5 em seu lançamento.

PS: Não há certezas se o StrixPoint (Zen5+Zen5c com RDNA3.5) aparecerá no desktop, a AMD poderá lançar os HawkPoint (refresh do Phoenix1 com uma XDNA mais avançada) no lugar, entregando assim um pequeno ganho em processamento e gráficos mas com um grande ganho em IA e afins, mas ainda é muito incerto e com poucas informações sobre.
correto, entretanto a AMD gosta de associar alguns números como DDR5/AM5 e talvez DDR6/AM6 e sendo que algumas notícias espalhadas por aí diziam "DDR6 virá logo" não dando muito tempo para DDR5 evoluir ou que nem valia a pena por ser uma mudança que ficaria melhor na geração seguinte. Bom, DDR5 tem muito chão para evoluir e não é ruim, eu vejo que o maior problema é das controladoras de memória não alcançarem bem o desempenho total dela e falta muito ajuste de sincronismo, do contrário a controladora de memória do processador pede mais tensão e foi isso o que provocou a queima dos AMD nos AGESA onde tensão da controladora era ilimitado, quem procurar vai achar vídeo de overclock onde o BIOS menciona que a tensão do SoC poderia ir até 1.7v na Asustek, sendo provável que o valor máximo seguro seria 1.50v sem mais um centavo. No vídeo do Gamers Nexus falando sobre isso, percebam que detonaram as fabricantes de placas-mãe e acho que eles dariam umas alfinetadas na AMD se o problema tivesse origem com eles, além disso, não houve revisão do IOD até o momento, o que poderia indicar um problema.


de toda forma, o silício não aguenta tanta tensão e corrente assim, vai degradando ou queima. Por isso é bom ir com calma e quem quiser fritar o processador para ver se está estável, primeiro verifique Soluções de resfriamento para processadores AMD Ryzen sendo que boa parte das instabilidade vêm dessa falta de refinamento entre o sinal enviado pela memória e a controladora do processador.
DDR5 tem ainda promessas para serem cumpridas, como maior densidade e clocks estratosféricos. Na verdade, compensa pegar DDR5 até 6600MHz para quem tem sorte com uma controladora boa e uma AGESA afinada ou subir a partir dos 8000MHz com a controladora na metade da frequência, nesse último caso vem funcionando razoavelmente bem.
 
O engraçado é que a AMD só reforçou algo que ela já tinha dito desde o lançamento do AM5, de que ele iria para no mínimo até 2025. O que realmente queremos saber é se o Zen6 virá nesse socket ou não, pois com uma cadência de até 1 ano e meio entre gerações, e o Zen5 aparecendo/sendo anunciado em Março/Abril do ano que vem, teremos que o socket chegará facilmente ao final de 2026. Coloquemos na equação que a AMD costuma mudar de socket apenas com o surgimento de uma geração nova de memória e temos que o AM6 só deverá aparecer em 2027 (não escuto falar do DDR6, apenas uma demonstração da Samsung e uma meta da JEDEC de entregar a especificação em 2024, logo no desktop não deve aparecer antes de 2026/2027 mesmo).

Se adicionarmos o fato de que a AMD está complementando a cadência anual com modelos distintos, então podemos supor o seguinte no socket AM5:
- 2022: CPUs Zen4 + Zen4 não-X;
- 2023: CPU Zen4 X3D;
- 2024: CPU Zen5 + APU Phoenix;
- 2025: CPUs Zen5 não-X + Zen5 X3D;
- 2026: APU StrixPoint*** + CPU Zen6;
- 2027: CPUs Zen6 não-X + Zen6 X3D.

Percebam que coloquei o Zen6 como sendo AM5, caso não venha neste socket realmente fica difícil imagina-lo indo além de 2026, com o socket AM6 sendo anunciado/lançado no final deste mesmo ano. Claro, assim como o AM4 ainda verá processadores sendo lançados para ele mesmo com o AM5 sendo a plataforma principal, o mesmo acontecerá com o AM5 quando o AM6 surgir e permanecer no mercado, pois se de fato ele for exclusivamente DDR6 o seu custo será tão mais alto quanto foi o AM5 em seu lançamento.

PS: Não há certezas se o StrixPoint (Zen5+Zen5c com RDNA3.5) aparecerá no desktop, a AMD poderá lançar os HawkPoint (refresh do Phoenix1 com uma XDNA mais avançada) no lugar, entregando assim um pequeno ganho em processamento e gráficos mas com um grande ganho em IA e afins, mas ainda é muito incerto e com poucas informações sobre.
Porquê a AMD não lança os processadores X3D antes dos processadores não X3D?
 
correto, entretanto a AMD gosta de associar alguns números como DDR5/AM5 e talvez DDR6/AM6 e sendo que algumas notícias espalhadas por aí diziam "DDR6 virá logo" não dando muito tempo para DDR5 evoluir ou que nem valia a pena por ser uma mudança que ficaria melhor na geração seguinte. Bom, DDR5 tem muito chão para evoluir e não é ruim, eu vejo que o maior problema é das controladoras de memória não alcançarem bem o desempenho total dela e falta muito ajuste de sincronismo, do contrário a controladora de memória do processador pede mais tensão e foi isso o que provocou a queima dos AMD nos AGESA onde tensão da controladora era ilimitado, quem procurar vai achar vídeo de overclock onde o BIOS menciona que a tensão do SoC poderia ir até 1.7v na Asustek, sendo provável que o valor máximo seguro seria 1.50v sem mais um centavo. No vídeo do Gamers Nexus falando sobre isso, percebam que detonaram as fabricantes de placas-mãe e acho que eles dariam umas alfinetadas na AMD se o problema tivesse origem com eles, além disso, não houve revisão do IOD até o momento, o que poderia indicar um problema.


de toda forma, o silício não aguenta tanta tensão e corrente assim, vai degradando ou queima. Por isso é bom ir com calma e quem quiser fritar o processador para ver se está estável, primeiro verifique Soluções de resfriamento para processadores AMD Ryzen sendo que boa parte das instabilidade vêm dessa falta de refinamento entre o sinal enviado pela memória e a controladora do processador.
DDR5 tem ainda promessas para serem cumpridas, como maior densidade e clocks estratosféricos. Na verdade, compensa pegar DDR5 até 6600MHz para quem tem sorte com uma controladora boa e uma AGESA afinada ou subir a partir dos 8000MHz com a controladora na metade da frequência, nesse último caso vem funcionando razoavelmente bem.

"DDR6 virá logo"... pessoal que fala disso esquece que a tecnologia de memória demora uns 5 anos para amadurecer e só depois de 2 anos após o draft da JEDEC que começam a produção "em massa":
- DDR3: Especificação inicial em 2005, lançamento servidores em 2007;
- DDR4: Especificação inicial em 2012, lançamento servidores em 2014;
- DDR5: Especificação inicial em 2017, lançamento servidores em 2020;
- DDR6: Especificação inicial planejada para 2024, lançamento para servidores provavelmente em 2026 ou 2027.

Quanto à evolução, as memórias em si já estão bem encaminhadas, temos módulos de 8400MT/s já, que é o limite que o JEDEC oficializou então daqui para frente só com OC, mas até seu final de vida ela deve amadurecer na questão de tensão, pois para atingir esses 8400 estão sendo necessários quase 1.5v, quando a tensão padrão é 1.2v. Já os controladores de memória, esses sim, precisam evoluir e muito, principalmente do lado AMD, e espero que os Ryzen 8000 venham com um suporte bem melhor nesse sentido (tanto as APUs quanto os CPUs).


Porquê a AMD não lança os processadores X3D antes dos processadores não X3D?
Resposta curta: Porque assim não dá dinheiro xD

Resposta longa: Porque os Ryzens são as sobras das sobras dos servidores, e nos EPYCs as versões com V-Cache são específicos para áreas de nicho, áreas essas que por serem assim a AMD dá uma prioridade menor na ordem de lançamento, ficando para depois. Outro motivo é a maior complexidade na construção do chip, que como sabemos é uma camada de cache em cima de um silício já funcional, então porque não vender essa parte de baixo separada, enquanto é feita/acumulada a parte da cache? Mas o principal motivo mesmo é que os chips X3D precisam de um binning melhor que as versões comum justamente por esquentarem mais (na verdade, dissiparem menos seu calor por causa da V-Cache), e como sabemos esses binning são mais fáceis de aparecerem conforme o processo vai se maturando, logo aparecem depois de meses das primeiras fornadas.

Ou seja, é uma soma de fatores para os X3D saírem depois, não é apenas "porque a AMD quer lucrar em dobro", tem toda uma linha de produção a ser respeitada ;)
 
"DDR6 virá logo"... pessoal que fala disso esquece que a tecnologia de memória demora uns 5 anos para amadurecer e só depois de 2 anos após o draft da JEDEC que começam a produção "em massa":
- DDR3: Especificação inicial em 2005, lançamento servidores em 2007;
- DDR4: Especificação inicial em 2012, lançamento servidores em 2014;
- DDR5: Especificação inicial em 2017, lançamento servidores em 2020;
- DDR6: Especificação inicial planejada para 2024, lançamento para servidores provavelmente em 2026 ou 2027.

Quanto à evolução, as memórias em si já estão bem encaminhadas, temos módulos de 8400MT/s já, que é o limite que o JEDEC oficializou então daqui para frente só com OC, mas até seu final de vida ela deve amadurecer na questão de tensão, pois para atingir esses 8400 estão sendo necessários quase 1.5v, quando a tensão padrão é 1.2v. Já os controladores de memória, esses sim, precisam evoluir e muito, principalmente do lado AMD, e espero que os Ryzen 8000 venham com um suporte bem melhor nesse sentido (tanto as APUs quanto os CPUs).
eu noto que essa controladora da AMD não consegue, muito provavelmente pelo software, encontrar valores ótimos nesse processo de training que tem é muito fraco, praticamente depende de terem ajuda das fabricantes de memórias para ajustar e, depois, colocam uma colinha para dar certo. Até o usuário comum ter tempo e malícia em como encontrar alguma coisa minimamente estável demora bastante. E ainda demoram pra caramba lançar alguma nova AGESA resolvendo, estão tb deixando muito na mão do fabricante de placa-mãe, acho isso um absurdo podendo não haver uniformidade no suporte aos diversos modelos disponíveis. Fora o terrorismo que o fabricante de placa coloca: Ah, você não tem um modelo nosso QVL, então é incompatível, se vira aí sozinho que eu não dou suporte nisso. Daí eu questiono: então porque raios não vendem a placa-mãe juntamente com a memória compatível?
Até hoje há modelos recêm-lançados de memória com apenas XMP, isso também não ajuda.

3057031
 
Última edição:
Fala pessoal, ando meio “encucado” com meu desktop. Tenho um Ryzen 7700x + 4090 e em jogos que utilizam bastante da CPU, como MW3 e EAFC24, sinto alguns engasgos (não sempre), com o MW3 chegando até a crashar, porém, quando diminuo a qualidade, roda de boa. O mesmo vale para jogos que não demandam tanto da CPU, como Alan Wake 2, roda de boa com tudo no talo.

Fiquei achando que era bug dos jogos, já que não são tão bem otimizados para PC, porém tbm tenho um Notebook com a 4080 e i9 de 13 geração, tirei um dia para testar os mesmos jogos e rodando com tudo no talo não tive nenhum crash ou engasgo.

Com isso, venho suspeitando que seja o processador que não está “acompanhando” o poderio da 4090, estou até cogitando em trocá-lo.

Estou equivocado? O que acham que pode ser?
 
Fala pessoal, ando meio “encucado” com meu desktop. Tenho um Ryzen 7700x + 4090 e em jogos que utilizam bastante da CPU, como MW3 e EAFC24, sinto alguns engasgos (não sempre), com o MW3 chegando até a crashar, porém, quando diminuo a qualidade, roda de boa. O mesmo vale para jogos que não demandam tanto da CPU, como Alan Wake 2, roda de boa com tudo no talo.

Fiquei achando que era bug dos jogos, já que não são tão bem otimizados para PC, porém tbm tenho um Notebook com a 4080 e i9 de 13 geração, tirei um dia para testar os mesmos jogos e rodando com tudo no talo não tive nenhum crash ou engasgo.

Com isso, venho suspeitando que seja o processador que não está “acompanhando” o poderio da 4090, estou até cogitando em trocá-lo.

Estou equivocado? O que acham que pode ser?

Quando você se refere a crashar, o que acontece exatamente? O jogo fecha mas o Windows continua operando normalmente? Se for isso dê uma olhada no Visualizador de Eventos pra checar se há algum registro de falha de hardware. O que você pode fazer também é deixar o HWInfo aberto enquanto joga, se houver problemas ele vai registrar lá na última linha "(Windows Hardware Errors (WHEA)".
 
Quando você se refere a crashar, o que acontece exatamente? O jogo fecha mas o Windows continua operando normalmente? Se for isso dê uma olhada no Visualizador de Eventos pra checar se há algum registro de falha de hardware. O que você pode fazer também é deixar o HWInfo aberto enquanto joga, se houver problemas ele vai registrar lá na última linha "(Windows Hardware Errors (WHEA)".
Sim, continua operando normalmente, aparece um erro do próprio Cod pedindo para diminuir a qualidade gráfica, daí diminui para o equilibrado e rodou de boa, sem mais erros, o que não deveria acontecer, pois meu notebook roda em extremo com dlss no qualidade em 4k a 110 fps e nunca deu nenhum bo. Ja no FIFA as vezes da algumas engasgadas
 
pessoal fala muita besteira também, a vantagem deles é ter maior acesso ao hardware, aqui a gente paga o frete do frete e o lucro do distribuidor com o lucro das lojas.

falam mal do EXPO porque tem muita memória que vem com esse perfil mas não está no QVL do fabricante da placa-mãe, ou até está, mas num dado momento em alguma atualização do BIOS, deixa de funcionar no clock e timings mais rápidos. Já vi acontecer com uma galera, principalmente quando passaram da AGESA 1.0.7.0c para a 1.0.8.0

boa parte desses problemas é também culpa dos fabricantes de placas que teimam em deixar a marca menos favorita do público de lado, porque vende menos e tem a pressão para baixar o preço, ainda que o processador seja o mais eficiente de todos. Do outro lado tem a culpa da AMD por não ter um time de software capaz de otimizar rapidamente e deixando de lançar firmware alpha bugado para muito tempo depois corrigir. Deixar tudo na mão dos fabs de placas dá problema. O perfil XMP é o mais comum de se encontrar e está com preço menor, então é fatal que os usuários sejam forçados a comprar algo com apenas esse perfil, então, com o EXPO os fabricantes de placas quando reportamos problemas jogam na cara do usuário que ele adquiriu algo que não é EXPO e não tem suporte ou que não está no QVL, ainda que seja EXPO também. Isso só vai ser arrumado 100% com o tempo, se a AMD vendesse melhor, isso ajudaria a incentivar nesse processo, mas tem a galera bancando o terrorismo contra a marca para favorecer o produto requentado da Intel.
Obrigado pelas dicas! Andei enrolado demais esses dias e só consegui para responder de volta agora. Saudades de quando eu tinha recesso de final de ano, haha.

Eu tava planejando pegar uma Gigabyte DS3H, mas esgotou pelo preço que tinha visto, então acho que vou de Asus TUF Gaming. Já até dei uma olhada no QVL e as memórias que considerei estão listadas. :) Eu já devia ter comprado logo isso, mas tá tudo muito corrido.
 
quase foi, tem que sair nova AGESA para conseguir, mas com Air Cooler Assassin III não chegava a carregar o windows
sFPV243.png
 
Máquina montada em Abril/Maio e acho que é a 2ª vez que uso uma bios que não seja beta.

1703350163893.png


Tempo de boot parece ter dado uma melhorada mas pode ser apenas impressão (+/- 15s entre apertar o botão e chegar à tela de pin do Windows).
So far, so good :joia:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo