[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 88 33.1%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 55 20.7%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.1%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    266
MSI-DDR5-256GB-AMD-X670.jpg
MSI teases up to 256GB memory support on AMD X670 motherboard

detalhe na figura de baixa qualidade: clock 4800MTs
 
Eu tinha esquecido desse site, peguei a 4070 por ai na epoca acompanhando as promocoes... vou acompanhar, foda que capaz de esperar mais perto de natal esses valores subirem...

tu pegou a tomahawk aqui? ou importou? pergunto pq to com uma b550 tomahawk e gostei
Peguei na Kabum por 1800 mas mobo tá complicado, de um dia pro outro some estoque em tudo que é loja kkkkk, aliás memória também, fiz umas listinhas pra acompanhar e direto some e aparece coisa nova em preços diferentes, tem que ficar de olho o tempo todo
 
Peguei na Kabum por 1800 mas mobo tá complicado, de um dia pro outro some estoque em tudo que é loja kkkkk, aliás memória também, fiz umas listinhas pra acompanhar e direto some e aparece coisa nova em preços diferentes, tem que ficar de olho o tempo todo
foi uma das primeiras que procurei e nao achei... vou ficar de olho...
 
Com 256gb a brincadeira fica interessante 👀
Parece que a MSI fez testes em uma Z790 também:
 
Melhor a X670 é, agora se isso sequer faz qualquer diferença pra você que é a questão, a X670 tem USB-C de 20 Gbps e a B650 "só" 10 Gbps, também tem 1 slot M2 a mais, tem botão interno de power e clear cmos (na B650 tem "só" de reset), VRM um tiquinho melhor (irrelevante), aí é 100% de você se vale a pena os 200 a mais ou não, pra alguns essa diferença na velocidade do USB-C ou o slot M2 extra seja algo crítico/muito importante e pra outros não, pra alguns o switch de clear cmos pode ser uma conveniência interessante e pra outros não, 200 reais não é tanta diferença, mas não dá pra dizer que vale muuuuuito mais a pena também, ainda mais sem saber a necessidade de cada um
Falei dessas duas placas mas coloquei no carrinho (ainda não comprei) a mais vendida da Amazon, assumindo que pela quantidade é feedback. Seria vantagem:



ASUS TUF Gaming B650-PLUS WiFi​


Melhor ne? Como outra pessoa comentou. Essa tem pcie 5.

Comentarios

Agora estou com uma crise existencial porque descobri que gabinete não é algo simples mais. Tem que medir se cabe o cooler a placa de vídeo. Isso barrou toda a compra. Mas vou abrir um tópico aqui no fórum. Pra isso.
 
Com 256gb a brincadeira fica interessante 👀
Parece que a MSI fez testes em uma Z790 também:
sim, e em 4400MTs, mas é uma apresentação embaçada, ainda vão mostrar mais à frente e espero que fique bem refinado isso
 
sim, e em 4400MTs, mas é uma apresentação embaçada, ainda vão mostrar mais à frente e espero que fique bem refinado isso
Eu pessoalmente não teria problema com 4400~4800mhz, praticamente não faria diferença pra mim. Acho que a maioria do pessoal que precisa de alta densidade de memória não liga tanto pra frequência.
 
Para quem quiser, Super PI Mod 2.1 WP (detalhe que o clock do processador ficou em 5050GHz durante o teste, até poderia ir mais, no entanto, foi o que o HWiNFO64 mostrava)

com hardware info
gjWuSCG.png

com o score
l5yi0xy.png


Agora 32M
5udHHCU.png
 
Última edição:
Tirei o dia hoje para fazer o negócio mais chato que eu acho que é o OVERCLOCK.
Mexi no curve optimizer do meu 7950X3D, rapaz "not bad" hein. Desceu a temp da cpu em 6ºc em iddle e jogando que ia para 65ºC+, agora tá coisa de 59~64ºc. Sem falar que ganhei uns 10~15fps.
Acho que dá para melhorar, mas encheu o saco por hoje isso. Inicia o windows, testa, dá tela azul, reseta, bios, windows, testa, reseta... PQP coisa chata do cacete.
Aproveitei e apertei os timings da memória, desceu uns 2ns. Acho que dá para melhorar, mas sem saco também.
 
Qual seria a utilidade de 256GB de memória para usuário doméstico?
Me pergunto o mesmo, pessoal deve ter uns labs violentos em casa ou leva aquela máxima do "melhor sobrar do que faltar" bem a risca :limo:
 
Me pergunto o mesmo, pessoal deve ter uns labs violentos em casa ou leva aquela máxima do "melhor sobrar do que faltar" bem a risca :limo:
Em 1981, tio Bill (Gates) fez uma entrevista onde falou que 640KB de RAM seria suficientes para a época. 4 décadas depois e já estamos achando 8.388.608 KB (leia-se 8GB) quase o limite.

Hoje com certeza, 256GB é doidera total para quem usa "civilizadamente". Montei 64GB no meu PC com ideia de expandir para 128GB, mas acho que nessa plataforma não farei isso. O máximo que ocupei de RAM foi 47GB de consumo, e forçando algo nos softwares que normalmente não faço no trabalho cotidiano.

O bom de ter esse "excesso" é deixar de depender da memória virtual, que é algo largamente usado pelo Windows em qualquer situação e tira um "desgaste desnecessário" do SSD, que não está mais gravando e lendo arquivos temporários.
 
Qual seria a utilidade de 256GB de memória para usuário doméstico?
Usuário doméstico comum? Nenhuma, por hora.

Acho que é mais pra quem usa essas plataformas como "mini-workstations" (tipo eu). Muitas vezes o salto pra um HEDT não justifica o custo caso vc não precise de tudo que essas plataformas oferecem. Pelo preço só de uma CPU TR de entrada já dá pra montar um setup todo.
 
Em 1981, tio Bill (Gates) fez uma entrevista onde falou que 640KB de RAM seria suficientes para a época. 4 décadas depois e já estamos achando 8.388.608 KB (leia-se 8GB) quase o limite.

Hoje com certeza, 256GB é doidera total para quem usa "civilizadamente". Montei 64GB no meu PC com ideia de expandir para 128GB, mas acho que nessa plataforma não farei isso. O máximo que ocupei de RAM foi 47GB de consumo, e forçando algo nos softwares que normalmente não faço no trabalho cotidiano.

O bom de ter esse "excesso" é deixar de depender da memória virtual, que é algo largamente usado pelo Windows em qualquer situação e tira um "desgaste desnecessário" do SSD, que não está mais gravando e lendo arquivos temporários.
Vale constar que você ainda trabalha no PC, então tem uma justificativa para ter essa quantidade de memória, o usuário comum mesmo consegue usar qualquer programa com muita coisa aberta com 16GB, alguém que joga lançamentos ainda vai conseguir usar 32GB por uns bons anos. Quanto à memória virtual, infelizmente ainda existem programas/jogos que exigem que ela esteja ativada para funcionar, então mesmo tendo 256GB de RAM se você não tiver 1GB de paginação o programa não abre (e quem usa alguns programas antigos, dos tempos do WinXP/Vista, se depara com esse problema com uma frequência que você nem imagina).
 
Postei no tópico de indicação de upgrades / peças avulsas, mas acredito que seja pertinente perguntar aqui também:

Mobo e RAM do meu PC da assinatura foram pro saco, então resolvi montar um kit novo aproveitando o máximo possível do que já tenho. Estou vendo minhas opções entre AM4 / AM5 e fiquei com uma dúvida quanto a memórias. A princípio, pegaria um 7600 com uma Gigabyte B650M DSH3. Andei lendo que o sweet spot pra AM5 é 6000-CL30. Isso procede mesmo? A diferença de performance em relação a memórias inferiores é relevante?

Pelo que vi dessa mobo, ela suporta DDR5 8000(OC)/ 7800(OC)/ 7600(OC)/ 7200(OC)/ 7000(OC)/ 6800(OC)/ 6600(OC)/ 6400(OC)/ 6200(OC)/ 6000(OC)/ 5600(OC)/ 5200/ 4800 MT/s memory modules. Quando a indicação da memória é 6000 MT/s, ela opera sempre com essa velocidade ou fica abaixo e atinge isso com um XMP da vida (ou até OC manual)?
 
com a introdução da IA cada vez maior, é possível que o software de IA rode na máquina do usuário, então, num futuro não tão distante, podemos nos deparar com isso de 256GB ser até pouco.
imagino que jogar o processamento e toda a carga no usuário traria menor custo para a empresa que fornece o IA
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Postei no tópico de indicação de upgrades / peças avulsas, mas acredito que seja pertinente perguntar aqui também:

Mobo e RAM do meu PC da assinatura foram pro saco, então resolvi montar um kit novo aproveitando o máximo possível do que já tenho. Estou vendo minhas opções entre AM4 / AM5 e fiquei com uma dúvida quanto a memórias. A princípio, pegaria um 7600 com uma Gigabyte B650M DSH3. Andei lendo que o sweet spot pra AM5 é 6000-CL30. Isso procede mesmo? A diferença de performance em relação a memórias inferiores é relevante?

Pelo que vi dessa mobo, ela suporta DDR5 8000(OC)/ 7800(OC)/ 7600(OC)/ 7200(OC)/ 7000(OC)/ 6800(OC)/ 6600(OC)/ 6400(OC)/ 6200(OC)/ 6000(OC)/ 5600(OC)/ 5200/ 4800 MT/s memory modules. Quando a indicação da memória é 6000 MT/s, ela opera sempre com essa velocidade ou fica abaixo e atinge isso com um XMP da vida (ou até OC manual)?
bom, se tiver sorte e pegar uma memória que rode até 6600MHz você pode deixar o sistema no 1:1:1 (controladora, FCLK e memória). Isso também depende de refinamentos para que a controladora não seja forçada inutilmente.
do que eu tenho visto, você passa a ganhar performance mesmo a partir dos 8000MHz com a controladora e o FCLK a 1/2 da velocidade da RAM, entre algo acima de 6600 e abaixo de 8000MHz você até perde desempenho.

e memória ddr5 não precisa ser 6600MHz no rótulo, pode ser 5600MHz com EXPO e dentro do QVL da placa-mãe que um overclock manual pode chegar um pouco mais pra cima. Eu já vi um chip semelhante ao meu fazer 7600MHz sendo que tenho de 6400MHz
 
Última edição:
com a introdução da IA cada vez maior, é possível que o software de IA rode na máquina do usuário, então, num futuro não tão distante, podemos nos deparar com isso de 256GB ser até pouco.
imagino que jogar o processamento e toda a carga no usuário traria menor custo para a empresa que fornece o IA
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


bom, se tiver sorte e pegar uma memória que rode até 6600MHz você pode deixar o sistema no 1:1:1 (controladora, FCLK e memória). Isso também depende de refinamentos para que a controladora não seja forçada inutilmente.
do que eu tenho visto, você passa a ganhar performance mesmo a partir dos 8000MHz com a controladora e o FCLK a 1/2 da velocidade da RAM, entre algo acima de 6600 e abaixo de 8000MHz você até perde desempenho.

e memória ddr5 não precisa ser 6600MHz no rótulo, pode ser 5600MHz com EXPO e dentro do QVL da placa-mãe que um overclock manual pode chegar um pouco mais pra cima. Eu já vi um chip semelhante ao meu fazer 7600MHz sendo que tenho de 6400MHz
Opa, muito obrigado! Cara, sendo bem sincero, eu não planejo fazer OC manualmente. Minha ideia é ativar XMP / EXPO da vida e só, hahaha. XMP é da Intel e funciona com CPU AMD também, né? É melhor?

Se pegar 5600, o ideal é casar com CL 28? E isso faz tanta diferença assim ou eu poderia pegar um kit tipo 4800-C40 se a diferença de preço for grande?
 
Opa, muito obrigado! Cara, sendo bem sincero, eu não planejo fazer OC manualmente. Minha ideia é ativar XMP / EXPO da vida e só, hahaha. XMP é da Intel e funciona com CPU AMD também, né? É melhor?

Se pegar 5600, o ideal é casar com CL 28? E isso faz tanta diferença assim ou eu poderia pegar um kit tipo 4800-C40 se a diferença de preço for grande?
EXPO é o que testaram para AMD, se for cobrar algum problema junto à AMD ou ao fabricante da placa-mãe eles vão perguntar se tem EXPO, se sim vão tentar ver como corrigir o problema, se não, vão dizer que não dão suporte por ter apenas XMP. Isso é um absurdo, mas está havendo essa separação, em DDR4 somente tem XMP até onde sei. XMP e EXPO são perfis testados na controladora de memória de cada fabricante, no caso da Intel é o XMP tão somente, no caso da AMD, o EXPO.

Quanto menor o CL, melhor, mas tem que ver nos fóruns gringos sobre overclock de DDR5 nos AM5, lá o pessoal testa muito e pode tirar essa sua dúvida. O maior problema é achar a memória que deseja dentro do QVL e com EXPO, embora tenham memórias com apenas XMP e que foram testadas também, mas veja que o EXPO geralmente vem junto com XMP, então é uma memória mais tempo testada e com chance de ser boa. E observe que esses perfis XMP ou EXPO são modos relaxados de overclock, você pode apertar mais os timings e subir o clock, a depender de cada tipo de chip, uns mais outros menos
 
A princípio, pegaria um 7600 com uma Gigabyte B650M DSH3. Andei lendo que o sweet spot pra AM5 é 6000-CL30. Isso procede mesmo? A diferença de performance em relação a memórias inferiores é relevante?
Opa, muito obrigado! Cara, sendo bem sincero, eu não planejo fazer OC manualmente. Minha ideia é ativar XMP / EXPO da vida e só, hahaha. XMP é da Intel e funciona com CPU AMD também, né? É melhor?

Se pegar 5600, o ideal é casar com CL 28? E isso faz tanta diferença assim ou eu poderia pegar um kit tipo 4800-C40 se a diferença de preço for grande?
Em CPUs não 3D as memórias influenciam mais no desempenho, mas pra ter diferença nos frames médios primeiro precisa estar tendo algum gargalo de CPU, enquanto os frames mínimos imagino que subam independente disso, se vale a pena ou não aí depende da exigência de cada um com desempenho assim como o orçamento/preços no momento da compra, eu diria que um kit 5600 CL36 já vai dar conta pra grande maioria das pessoas e são kits relativamente baratos, e vale citar também que os maiores ganhos de desempenho com memória estão justamente no tuning manual independente de ser um kit 4800 CL40, 5600 CL36 ou seja lá qual for, então usando só o XMP/EXPO a diferença acaba sendo ainda meno

Eu pessoalmente evitaria 4800 CL40, pelo menos quando olhei os preços eram praticamente a mesma coisa que 5600 CL36 então não fazem muito sentido na minha opinião, até o meu kit 6400 CL32 foi quase o preço dos 5600 CL36, então vai de olhar o preço nas lojas na data da compra

Aqui um vídeo de teste no 7700x mostrando diferentes configs de memória e o impacto tido no desempenho, lembrando que isso é usando uma RTX 4090 em 1080p, então se você usa uma GPU inferior a diferença é menor, assim como usar uma resolução maior também vai diminuir a diferença também


6BKEc9j.png


SrQUYfs.png


qSGu2qR.png


JENTIqQ.png


6uvMA38.png


UsnOICF.png
 
Última edição:
Em CPUs não 3D as memórias influenciam mais no desempenho, mas pra ter diferença nos frames médios primeiro precisa estar tendo algum gargalo de CPU, enquanto os frames mínimos imagino que subam independente disso, se vale a pena ou não aí depende da exigência de cada um com desempenho assim como o orçamento/preços no momento da compra, eu diria que um kit 5600 CL36 já vai dar conta pra grande maioria das pessoas e são kits relativamente baratos, e vale citar também que os maiores ganhos de desempenho com memória estão justamente no tuning manual independente de ser um kit 4800 CL40, 5600 CL36 ou seja lá qual for, então usando só o XMP/EXPO a diferença acaba sendo ainda meno

Eu pessoalmente evitaria 4800 CL40, pelo menos quando olhei os preços eram praticamente a mesma coisa que 5600 CL36 então não fazem muito sentido na minha opinião, até o meu kit 6400 CL32 foi quase o preço dos 5600 CL36, então vai de olhar o preço nas lojas na data da compra

Aqui um vídeo de teste no 7700x mostrando diferentes configs de memória e o impacto tido no desempenho, lembrando que isso é usando uma RTX 4090 em 1080p, então se você usa uma GPU inferior a diferença é menor, assim como usar uma resolução maior também vai diminuir a diferença também


6BKEc9j.png


SrQUYfs.png


qSGu2qR.png


JENTIqQ.png


6uvMA38.png


UsnOICF.png

percebe que os tempos tunados são os melhores, se tirarmos os tunados e deixamos os mais relaxados, porque também são os mais estáveis, apenas o clock dá um ganho bem pequeno. A questão é ter temporizações estáveis onde a impedância está bem ajustada para que a controladora não se sobrecarregue com reprocesso. Se não for assim o sistema trava, e quanto maior o clock das memórias, e do processador, maior a necessidade de refrigeração mais eficiente.

no meu caso eu sai de um Assassin III com ajuste na ventoinha para tirar o máximo de calor, para um WC de alta performance com 360mm. No Assassin III eu não conseguia manter 6400MTs nas memórias, sempre dava artefato e travamento até no BIOS, no WC de 360mm está estável 6400MTs tunado.
 
Comprei recentemente um kit pichau (ryzen 5 5600, placa gigabyte 450m gaming, 2x8gb ddr4 3200 mhz) por R$ 1.601. Coloquei as peças num computador HP que uso na casa dos meus pais que já tava velho demais (um i5-650). Tinha também uma gtx 1060 gb sobrando que taquei junto.
Gostei de brincar com o Ryzen Master e o Curve Optimizer (ele disse pra por -30 em todos os cores, mas só fica estável com -20, mas fui testando só de 5 em 5).

Decidi trocar o PC principal também que já com certa idade (i7-7700k, 2x16gb DDR4 2400mhz), pro começo do ano que vem.
Tô considerando essas peças:
Placa mãe: ASUS TUF 650M Wifi, AsRock B650M PRO RS wifi ou MSI MAG Mortar Wi-Fi (tem que ser MATX e ter Wifi). No momento, só achei a MSI em estoque, por R$ 1536. As outras parecem que custam na mesma faixa mas tá tudo esgotado. Prefiro ASUS mas não é essencial que seja.
Processador: Ryzen 7 7700 ou 7700x. Mais para o Ryzen 7700 pq poderia aproveitar o Wraith Prism e colocar no 5600 que tá com o stock.
Memória: 2x24 gb Corsair Vengeance ddr5 6000mhz.
Cooler: Pichau Darkstar P1 Extreme (meio que um hyper 212 de 2 ventoinhas, só que mais bonito). Poderia tentar um Thermalright peerless assassin 120 mas ficaria muito apertado.

Itens mantidos:
Gabinete MATX Xigmatek Aquila (tipo cubo com placa mãe na horizontal).
Fonte Corsair RM650x
GALAX RTX 4070

O que acham? E tem algum lugar com essas placas mãe em conta?
 
Memória: 2x24 gb Corsair Vengeance ddr5 6000mhz.
Vai pegar onde essas memórias? Pensava que ainda tava difícil de achar as memórias de 24/48gb por aqui.
Placa mãe: ASUS TUF 650M Wifi, AsRock B650M PRO RS wifi ou MSI MAG Mortar Wi-Fi (tem que ser MATX e ter Wifi). No momento, só achei a MSI em estoque, por R$ 1536. As outras parecem que custam na mesma faixa mas tá tudo esgotado. Prefiro ASUS mas não é essencial que seja.
MSI é a única mobo no BR com 3 anos de garantia, então pode ser uma boa.
 
Vai pegar onde essas memórias? Pensava que ainda tava difícil de achar as memórias de 24/48gb por aqui.

MSI é a única mobo no BR com 3 anos de garantia, então pode ser uma boa.

Achei nesse site https://www.novaliderinformatica.co...ce-rgb-48gb-2-x-24gb-288-pin-pc-ram-ddr5-6000
É uma loja da Santa Efigênia. Mas não pesquisei muito ainda os preços, pode ter oferta melhor.
Tá um pouco estranho pq o anúncio diz que é RGB, mas as fotos e o modelo CMK48GX5M2E6000C36 não são.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Alguém usa esses frames para não sujar o socket AM5 com pasta térmica?
Sai em torno de 40-42 com frete grátis e ICMS.

Pedi esse da ID Cooling, é de alumínio e vem pasta térmica junto:
S555cc940b10841b6b25668e9a43e7aa0W.jpg



E tem da Deep Cooling, de cobre mas não acompanha pasta térmica:
S212c9bbace734d73a505acfed91932ebA.jpg



Nos sites dos fabricantes diz que ajuda a melhorar as temperaturas devido à maior área de contato.

Tem também um da Noctua, bem mais caro e que não passa de um pedacinho de plástico (tipo PET de garrafa de refrigerante). Vi nuns testes do youtube que é bem fininho mesmo.

Os frames completos como da Thermalright prefiro não usar porque provavelmente violaria a garantia da placa-mãe ao trocar:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo