[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

fala galera!

depois de uns 15 dias, ontem finalmente consegui eliminar o modem da vivo
quase chorei quando vi pegando o ip kkk
vou detalhar mais ou menos aqui que pode ajudar quem ta quebrando a cabeça como eu tava

minha config é:
vivo1 fibra - sp capital
modem VIVO ASKEY RTF8115VW
substituido pelo DFP-34X-2C2 (fw: V1.0-220923) com um UDM PRO

tinha começado com outro modem da vivo, o GPT-2731GN2A4P
mas no meio dos testes deu alguma merda e meu modem vivo parou de autenticar
achei que eles tinham bloqueado meu modem dps de tantos testes
tive que acionar o suporte tecnico da vivo e eles trocaram para o ASKEY RTF8115VW
e era um problema no conector da fibra no modem

começei a saga da troca com um TPLINK XZ000-G3 e nao tive sucesso
fui pro UF-LOCO, tb nao tive sucesso
ai parti pro DFP-34X-2C2
peguei ele no aliexpress, e chegou bem rapido, em 1 semana

testei inumeras configuracoes com os 3, quase numa tentativa e erro de várias combinacoes
e quase sempre tinha o pon status O5
mas travava na hora de fazer o scan das vlans
nunca retornava nada

a config dos modems da vivo sao uma zona
tem valores que mostram uma coisa na interface web
valores diferentes no /padrao
ai via ssh/telnet vc consegue alguns deles corretamente
mas tive que ir debugando e tentando

o 1o pulo do gato foi essa config, assim como o @guuhzin falou no ultimo post dele:

Código:
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02

com ela consegui autenticar e fazer o scan das vlans
já tinha visto alguns posts antigos falando dessa config
mas achava que era alguma config especifica pro modem da pessoa
entao nunca tinha tentado

o 2o pulo do gato é a vlan id
dps de debugar vários comandos no ssh/telnet do modem da vivo
descobri que minha vlan era 3444
um comando no ssh/telnet que me retornou a vlan id correta no modem da vivo foi vlantable
ai confirmei isso dps que consegui fazer o scan das vlans com omcicli mib get 84

ai foi só configurar o pppoe e a vlan tagging no udm pro e ja era!
eu optei por fazer a vlan tagging no udm pro ao inves de fazer no DFP-34X-2C2
nao sei se muda a performance
vou testar dps mudar pra ver e posto aqui

vou colocar aqui a config final que fiz no meu DFP-34X-2C2:

Código:
flash set ELAN_MAC_ADDR ????????????
flash set GPON_ONU_MODEL RTF8115VW
flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ????????????????????
flash set GPON_SN INVP????????
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02
flash set HW_SERIAL_NO ????????????
flash set MAC_KEY ????????????????????????????????
flash set OMCC_VER 128
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set OMCI_TM_OPT 1
flash set OUI ??????
flash set PON_VENDOR_ID INVP

os valores com ? sao os valores especificos pro meu modem vivo
importante a config OMCI_OLT_MODE ser 21 para manter a config OMCI_SW_VER* ao rebootar

obs: to com um TPLINK XZ000-G3 e um UF-LOCO moscando aqui e to vendendo
quem tiver interesse só entrar em contato

abracos!
Boaaaa amigo, tudo certo?
Tenho um UDM Pro também com um modem da Vivo... sou novo nisso e não tenho muito conhecimento..
Será que consegue dar um help no que eu preciso para fazer essa troca?
Obrigado
 
Que o modulo SFP da ODI nao funciona se a velocidade nao estiver como 2.5gb na porta SFP+, pelo menos foi o que aconteceu aqui comigo ...
Ah sim. Nesse caso pode ser que sua ODI estava configurada para negociar em 2.5 Gb (resultado do comando flash set LAN_SDS_MODE [4-6]), e como o UDM-Pro não tem suporte a 2.5 Gb na SFP+ ele parou de enxergar a ODI (e vice-versa).

Eu já tenho uma ODI na SFP+ do UDM-Pro e funciona perfeitamente a internet.
 
Qual firmware você está utilizando
1.1.7, se não me engano ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ah sim. Nesse caso pode ser que sua ODI estava configurada para negociar em 2.5 Gb (resultado do comando flash set LAN_SDS_MODE [4-6]), e como o UDM-Pro não tem suporte a 2.5 Gb na SFP+ ele parou de enxergar a ODI (e vice-versa).

Eu já tenho uma ODI na SFP+ do UDM-Pro e funciona perfeitamente a internet.
Negociando a 1gb apenas certo? Meu plano aqui já é de 1gb, então teria que negociar a 2.5 gb mesmo ...
 
1.1.7, se não me engano ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Negociando a 1gb apenas certo? Meu plano aqui já é de 1gb, então teria que negociar a 2.5 gb mesmo ...
Ah sim, negociando 1 Gb mesmo. Aqui tenho 700 mega, mas queria tirar o HGU pra ficar mais clean.
 
Boaaaa amigo, tudo certo?
Tenho um UDM Pro também com um modem da Vivo... sou novo nisso e não tenho muito conhecimento..
Será que consegue dar um help no que eu preciso para fazer essa troca?
Obrigado
fala @BGrejo
tudo certo e voce?

detalha um pouco mais sobre os equipamentos que vc tem
qual modem da vivo?
e qual modem que vc quer trocar?

Abs!
 
poste feito via VSOL/ALGAR :yeah::yeah::yeah::yeah::yeah:

consegui subir a vsol na ALGAR FTTH aqui em BH AGORA!

literalmente to com 2 notebooks pendurados aqui na mão, depois posto com mais detalhes o que fiz e configurei hahahaha
 
@RiX @_Piccini_ @KILLME

Vamos la, o que configurei na vsol:

Já coloquei logo de cara o FW do tripleoxygen 1.9.G
  • GPON Serial Numbe
  • OMCI OLT Mode no modo Huawei olt
Dados OMCI clonados na onu original:
  • OMCI Vendor ID
  • OMCI software version 1
  • OMCI software version 2 (o mesmo colocado no campo version 1)
  • OMCC version: 0x86
  • HW version

LOID mantive o que veio da vsol: 123456789
LOID Password mantive o que veio da vsol: 123456
PLOAM Password mantive o que veio da vsol: 1234567890

Configuração da WAN
  • VLAN 100 internet
  • VLAN 200 telefone
ainda estou tentando passar as duas vlan ao mesmo tempo pra frente na vsol, mas não estou conseguindo, ou passo uma ou a outra.
quando configuro as duas em em bridge na vsol, simplesmente para o acesso as duas vlans.

image.png

image.png

image.png

image.png
 
@dudu1505

Entendido.

Caso deixa as vlan´s para o router aí fica de boa a internet + fixo?
então pensei em fazer isso, mas sinceridade não entendi como configurar pra deixar passar as vlans pra frente e o router administrar.

to tentando configurar aqui desse jeito mas não consegui ate agora, ate to pensando em comprar uma placa de rede com 2 ou 4 nics pra colocar no host hyper-v e passar em cada uma das portas da vsol uma vlan diferente.

se alguém ae tiver alguma dica de como configurar a vsol pra passar as vlan pra frente agradeceria e muito.
 
Última edição:
então pensei em fazer isso, mas sinceridade não entendi como configurar pra deixar passar as vlans pra frente e o router administrar.

to tentando configurar aqui desse jeito mas não consegui ate agora, ate to pensando em comprar uma placa de rede com 2 ou 4 nics pra colocar no host hyper-v e passar em cada uma das portas da vsol uma vlan diferente.

se alguém ae tiver alguma diga de como configurar a vsol pra passar as vlan pra frente agradeceria e muito.
Você não é o primeiro que necessita disso e ninguém sabe. :gabe:
 
Você não é o primeiro que necessita disso e ninguém sabe. :gabe:
então fiz o seguinte, porta LAN1 que é a gigabit da vsol passando vlan bridge 200 mesmo do sip
na porta LAN2 a 2.5Gb da vsol, passando vlan bridge 100

subi 3 nics e 2 vswitch no hyperv, 1 vswitch pra cada porta fisica da vsol e nic dedicado no pc.
os nics na vm: 1 nic só para acessar a vsol passando pela lan2 da vsol, 1 nic dedicado para pppoe indo para a lan2 e 1 nic dedicado indo para lan1 da vsol.

dessa forma consegui acesso ao painel da vsol, pppoe da internet e mais o dhcp da rede do sip.
agora depois remoto mesmo vo ver configuração de um 3cx.
 
Última edição:
então fiz o seguinte, porta LAN1 que é a gigabit da vsol passando vlan bridge 200 mesmo do sip
na porta LAN2 a 2.5Gb da vsol, passando vlan bridge 100

subi 3 nics e 3 vswitch no hyperv, 1 vswitch pra cada porta fisica da vsol e nic dedicado no pc.
os nics na vm: 1 nic só para acessar a vsol passando pela lan2 da vsol, 1 nic dedicado para pppoe indo para a lan2 e 1 nic dedicado indo para lan1 da vsol.

dessa forma consegui acesso ao painel da vsol, pppoe da internet e mais o dhcp da rede do sip.
agora depois remoto mesmo vo ver configuração de um 3cx.
:naza:
 
@_Piccini_

Consegui configurar o SIP.
fiz alguma cagada que não ta chamando mas estou recebendo ligações hahahahhah

Usando o programa MicroSIP pra testar, antes de instalar o 3cx server
 
@_Piccini_

Consegui configurar o SIP.
fiz alguma cagada que não ta chamando mas estou recebendo ligações hahahahhah

Usando o programa MicroSIP pra testar, antes de instalar o 3cx server
Para eu ter na operadora Vivo, tenho de fazer tudo isso para ter o telefone com a Vsol? :naza:

Comprei um adaptador ATA que está a caminho.
 
Para eu ter na operadora Vivo, tenho de fazer tudo isso para ter o telefone com a Vsol? :naza:

Comprei um adaptador ATA que está a caminho.

mais ou menos igual.

o principal de tudo, conseguir extrair as configurações do SIP no modem da vivo, se não conseguir simplesmente a ideia de usar vsol/stick sfp da odi/qual quer outra onu e ter as linhas de telefone funcionando vai pro espaço.

depois de conseguir essas configs do sip, tb tem que ver se a operadora faz alguma configuração especial na rede dela pra se conectar com o servidor SIP, tipo a algar aqui que o trafego de dados do sip é pela VLAN 200

estando com esses 2 passos anteriores, é usar um programa ou ate mesmo telefone de mesa que sejá cliente sip para conectar com o servidor da operadora e já fazer as chamadas.
meu caso aqui vou subir o nivel um pouco a mais, vo subir um servidor pabx e ter vários ramais internos para usar essas linhas, os ramais vão ser os pcs do escritorio e uns celulares com programa sip.
 


esse seria interessante.... porta 2.5gb
 
@RiX @_Piccini_ @KILLME

Vamos la, o que configurei na vsol:

Já coloquei logo de cara o FW do tripleoxygen 1.9.G
  • GPON Serial Numbe
  • OMCI OLT Mode no modo Huawei olt
Dados OMCI clonados na onu original:
  • OMCI Vendor ID
  • OMCI software version 1
  • OMCI software version 2 (o mesmo colocado no campo version 1)
  • OMCC version: 0x86
  • HW version

LOID mantive o que veio da vsol: 123456789
LOID Password mantive o que veio da vsol: 123456
PLOAM Password mantive o que veio da vsol: 1234567890

Configuração da WAN
  • VLAN 100 internet
  • VLAN 200 telefone
ainda estou tentando passar as duas vlan ao mesmo tempo pra frente na vsol, mas não estou conseguindo, ou passo uma ou a outra.
quando configuro as duas em em bridge na vsol, simplesmente para o acesso as duas vlans.

image.png

image.png

image.png

image.png
Show! Parabéns!
Eu vou tentar fazer aqui no final de semana. A minha única pendência é como extrair os dados SIP do modem da Nokia. Veremos.
 


esse seria interessante.... porta 2.5gb
Finalmente...

Ficou com inveja da VSOL? Kkk
 
mais ou menos igual.

o principal de tudo, conseguir extrair as configurações do SIP no modem da vivo, se não conseguir simplesmente a ideia de usar vsol/stick sfp da odi/qual quer outra onu e ter as linhas de telefone funcionando vai pro espaço.

depois de conseguir essas configs do sip, tb tem que ver se a operadora faz alguma configuração especial na rede dela pra se conectar com o servidor SIP, tipo a algar aqui que o trafego de dados do sip é pela VLAN 200

estando com esses 2 passos anteriores, é usar um programa ou ate mesmo telefone de mesa que sejá cliente sip para conectar com o servidor da operadora e já fazer as chamadas.
meu caso aqui vou subir o nivel um pouco a mais, vo subir um servidor pabx e ter vários ramais internos para usar essas linhas, os ramais vão ser os pcs do escritorio e uns celulares com programa sip.
Esta questão de subir as duas VLANs na mesma porta da VSOL não teria algo relacionado a esta configuração?

2024-01-31-21-16-36-Router-Mozilla-Firefox.png


Embora eu tinha linha de telefone ativo aqui eu nunca usei e portanto nem me preocupei em tentar fazer funcionar na VSOL.
 
@RiX @_Piccini_ @KILLME

Vamos la, o que configurei na vsol:

Já coloquei logo de cara o FW do tripleoxygen 1.9.G
  • GPON Serial Numbe
  • OMCI OLT Mode no modo Huawei olt
Dados OMCI clonados na onu original:
  • OMCI Vendor ID
  • OMCI software version 1
  • OMCI software version 2 (o mesmo colocado no campo version 1)
  • OMCC version: 0x86
  • HW version

LOID mantive o que veio da vsol: 123456789
LOID Password mantive o que veio da vsol: 123456
PLOAM Password mantive o que veio da vsol: 1234567890

Configuração da WAN
  • VLAN 100 internet
  • VLAN 200 telefone
ainda estou tentando passar as duas vlan ao mesmo tempo pra frente na vsol, mas não estou conseguindo, ou passo uma ou a outra.
quando configuro as duas em em bridge na vsol, simplesmente para o acesso as duas vlans.

image.png

image.png

image.png

image.png
Parabéns Dudu, show de bola meu parceiro!
E novamente parabéns por compartilhar conosco msm que alguns não tenham Algar, pode ajudar se tiverem o msm problema
 
Esta questão de subir as duas VLANs na mesma porta da VSOL não teria algo relacionado a esta configuração?

2024-01-31-21-16-36-Router-Mozilla-Firefox.png


Embora eu tinha linha de telefone ativo aqui eu nunca usei e portanto nem me preocupei em tentar fazer funcionar na VSOL.
provavelmente deve ser nessa tela mesmo a configuração pra passar vlan pra frente.

pena que agora que configurei passando as vlans individualmente por cada porta pra frente, já configurei o hyper-v e o pfsense, bate preguiça de mexer com isso ae agora :haha:

fora que teria que voltar la no escritório pra mexer com isso, e meus planos é só de voltar la no mínimo depois de final de março :limo:
 
Show! Parabéns!
Eu vou tentar fazer aqui no final de semana. A minha única pendência é como extrair os dados SIP do modem da Nokia. Veremos.
o Anderson, e qual quer outro que for querer passar telefone pra frente nesse tipo de cenário com onu propria.

tenham muita, mas muita paciência mesmo, pq pqp, consegui conectar no sip diretamente mais cedo como falei anteriormente ne, são praticamente 23h da noite e no sistema de pabx(tive que mudara ideia inicial de usar 3cx e ir pro freepbx por questão de licenciamento) ate o momento só consegui criar 2 ramais de teste, 1 grupão pra direcionar chamadas recebidas de fora, conectar as 2 linhas sip da algar e mais nada.

estado atual do freepbx aqui, 2 linhas sip vindas da algar, e 2 ramais internos que só recebem ligações mas não conseguem fazer chamadas externas de qual quer tipo
nem o identificador de chamadas consegui colocar pra funcionar ainda
:limo::limo::limo::limo::limo::limo:

enfim, a parada funciona, mas digamos que chegar nesse nivel de mexer com sip e pabx já não vale apena nem um pouco pra uma residencial, só se a pessoal realmente querer e muito passar por essa tortura de configuração pra valer a pena :limo:

Captura-de-tela-2024-01-31-222444.png

Captura-de-tela-2024-01-31-222517.png
 
o Anderson, e qual quer outro que for querer passar telefone pra frente nesse tipo de cenário com onu propria.

tenham muita, mas muita paciência mesmo, pq pqp, consegui conectar no sip diretamente mais cedo como falei anteriormente ne, são praticamente 23h da noite e no sistema de pabx(tive que mudara ideia inicial de usar 3cx e ir pro freepbx por questão de licenciamento) ate o momento só consegui criar 2 ramais de teste, 1 grupão pra direcionar chamadas recebidas de fora, conectar as 2 linhas sip da algar e mais nada.

estado atual do freepbx aqui, 2 linhas sip vindas da algar, e 2 ramais internos que só recebem ligações mas não conseguem fazer chamadas externas de qual quer tipo
nem o identificador de chamadas consegui colocar pra funcionar ainda
:limo::limo::limo::limo::limo::limo:

enfim, a parada funciona, mas digamos que chegar nesse nivel de mexer com sip e pabx já não vale apena nem um pouco pra uma residencial, só se a pessoal realmente querer e muito passar por essa tortura de configuração pra valer a pena :limo:

Captura-de-tela-2024-01-31-222444.png

Captura-de-tela-2024-01-31-222517.png
Geralmente os PBX são chatos de configurar mesmo. O 3CX eu não uso faz anos! hahahahhah. O último que compilei aqui foi o SNEP, que é uma GUI de um PBX nacional bem legal e fácil de configurar. Eu acabei compilando ele pra ARM pq tinha um Odroid C2 parado aqui e quero usar ele. Tem uma outra versão que gosto bastante que é o https://www.astlinux-project.org/, simples e funcional.
Sobre as chamadas aí: provavelmente problemas de codec. Tente usar o G711 ou G729 (esse último eu acho que vai funcionar melhor).
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo