• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

na verdade fecha sim. é Padrão fazer OC + UV. Simplesmente colocar o power no talo no after burner não vai te trazer o melhor overclock possível pois vai fazer a gpu esquentar mais, o que vai fazer o clock diminuir.

Para mim se subiu as frequências já é Overclock. Não tem nada de Undervolt nisso.
 
What! Como assim fez over e undervolt ao mesmo tempo? A conta não fecha.
Dá tranquilo mesmo, não tenho muitas imagens das outras GPUs salvas pra exemplificar mas depois de ter testado umas 4 GPUs e ver que stock sempre é significativamente pior que UV ou UV+OC eu passo longe de usar stock, aí acabo nem comparando mais stock vs UV/UV+OC tão detalhadamente, mas achei um print da 3060 Palit single-fan que tive aqui

N8fxefv.png


Para mim se subiu as frequências já é Overclock. Não tem nada de Undervolt nisso.
Overclock e undervolt, as GPUs vem com tanta tensão de sobra que dá pra reduzir a tensão significativamente e ainda manter o mesmo clock ou até subir, então seria undervolt + overclock mesmo

Na 3060 acima por exemplo ela rodava a 1081mv e 1940mhz em média, mexendo manualmente eu conseguia subir até um pouco além desses 2017mhz aí, coisa de 2055-2070mhz dependendo do jogo e usando só 969mv, e pra manter os 1940mhz stock só precisava de 880mv~

Nesse caso acima (Control com RTX) mesmo com o UV ainda batia no PL máximo da placa de 170w mas o consumo médio e temperatura dava uma baixada significativa

EDIT: Aqui já é de bench sintético

VZu96GC.png
 
Última edição:
Agora entendi. É que vcs contam como Undervolt só de mexer na tensão. Para mim contava como Undervolt se vc mexesse na tensão e se diminuísse as frequências.

Mas pelo visto se mexeu na tensão já é tido como Undervolt. Mesmo tendo aumentado as frequências.

Eu quando comecei a fazer essas mudanças sempre mexia na tensão e diminuía as frequências.
 
Lindo setup, mano consegue dizer se a bomba do water cooler é muito barulhenta? Eu estava pensando em pegar esse water cooler mas eu vi algumas pessoas reclamando pois ela sempre trabalha em 100%

Joguei o fim de semana inteiro e mais algumas horas ontem. A bomba não faz barulho algum, para ser sincero. O que notei apenas foi que, em determinadas partes, talvez em função de um estresse maior da CPU, as fans do radiador aceleram bastante. É claro: isso eu só percebi jogando sem headset, a título de teste, por uns 40 minutos. Como não é assim que jogo, não é um problema. E também não é um barulho "exótico", por assim dizer. É apenas as fans rodando rapidamente. De todo modo, na caixa do WC acompanha um resistor e isso deve diminuir o som delas. Dá pra controlar também o RPM pelo app da mobo, mas nisso eu não mexi.​
 
Joguei o fim de semana inteiro e mais algumas horas ontem. A bomba não faz barulho algum, para ser sincero. O que notei apenas foi que, em determinadas partes, talvez em função de um estresse maior da CPU, as fans do radiador aceleram bastante. É claro: isso eu só percebi jogando sem headset, a título de teste, por uns 40 minutos. Como não é assim que jogo, não é um problema. E também não é um barulho "exótico", por assim dizer. É apenas as fans rodando rapidamente. De todo modo, na caixa do WC acompanha um resistor e isso deve diminuir o som delas. Dá pra controlar também o RPM pelo app da mobo, mas nisso eu não mexi.​
Obrigado pela resposta, as fans da pra resolver fazendo uma curva custom, meu receio era a bomba pois nesse water cooler ela é projetada pra sempre trabalhar em 100%, pelo que eu vi se tentar diminuir a tensão dela pra abaixar o RPM ela para, a bomba ou trabalha a 100% ou não liga, estou de olho nesse water cooler ou no galahad II Trinity pra finalizar meu setup
 
Agora entendi. É que vcs contam como Undervolt só de mexer na tensão. Para mim contava como Undervolt se vc mexesse na tensão e se diminuísse as frequências.

Mas pelo visto se mexeu na tensão já é tido como Undervolt. Mesmo tendo aumentado as frequências.

Eu quando comecei a fazer essas mudanças sempre mexia na tensão e diminuía as frequências.
é então, o ideal é realmente undervolt com overclock que assim vc reduz a tensão mas compensa a perda de performance com o overclock, ficando assim na mesma em performance, mas com consumo menor
 
acho que vc confundiu os conceitos de undervolt com underclock...

Então eu faço Undervolt + Underclock. :) ;)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

é então, o ideal é realmente undervolt com overclock que assim vc reduz a tensão mas compensa a perda de performance com o overclock, ficando assim na mesma em performance, mas com consumo menor

Eu faço Undervolt + Underclock.
 
Obrigado pela resposta, as fans da pra resolver fazendo uma curva custom, meu receio era a bomba pois nesse water cooler ela é projetada pra sempre trabalhar em 100%, pelo que eu vi se tentar diminuir a tensão dela pra abaixar o RPM ela para, a bomba ou trabalha a 100% ou não liga, estou de olho nesse water cooler ou no galahad II Trinity pra finalizar meu setup
Eu acho um pouco "sonora" a bomba comparada com uma solução a ar. A menos que o controle de qualidade da deepcool seja ruim, tanto o LT520 quanto LT720 deveriam produzir a mesma quantidade de ruído, pois usam a mesma bomba.
 
What! Como assim fez over e undervolt ao mesmo tempo? A conta não fecha.

E sobre as 4060/3060, elas são no máximo equivalentes a uma 2070. As 3060Ti/4060Ti já entregam desempenho de uma 2080Ti. Para mim é sim uma boa diferença entre elas. Já as 3080/4070 nem se fala. É outro nível, patamar.

Diferença pequena era a encontrada entre as 3060Ti VS 3070. Ou entre 970 VS 980.

E já foi discutido aqui sobre Ultra. Para mim é uma perda de tempo e de desempenho usar Ultra. Tem games que vc chega a faturar 20fps em colocar no Alto. Se colocar Alto+Médio chega a faturar 40fps.

E consoles é o que eu já te disse, é Alto+Médio. Nem usam Ultra. Por isso conseguem deixar os 60fps travados/cravados.

Ou vc acha que o Xbox SS com uma RX6500(= RX580 e GTX1060) iria conseguir rodar o Alan Wake 2 e Avatar a 30fps em 1080p Dinâmicos de que jeito se não usassem Alto+Médio?

Mas é aquilo, até uma 3050 8GB já é o suficiente se a pessoa usa 1080p/Alto/60fps. Ou até mesmo 1440p/Alto+Médio/60fps a depender do game. Ela já está entregando desempenho de uma 2060. Mas tem a vantagem dos 2GB a mais de memória frente a 2060.

Portanto o que interessa é se a pessoa está satisfeita com placa X ou Y. Mas não da para falar que uma 4060(= 3060)tem pouca diferença para uma 4060Ti(= 3060Ti).

Até entre uma 4070Ti VS 4080 a diferença é menor.
Fiz meus testes aqui configurando e reduzindo as coisas, se colocar no ultra numa 3080 ele não roda da mesma maneira que a RTX 4060 não roda, isso claro em alguns jogos bugados como far cry 6 e forza motorsport, e tem sim pouca diferença , vram quando estoura nesses jogos leva junto todas as placas de 12gb de vram para baixo.
Tem que ter a placa para testar e entender.


E não estranhe isso, pois se vc pegar uma GTX 750ti antiga mesmo a GTX 770 ser muito mais potente ela não vai rodar da mesma forma que a GTx 750ti não roda.
Isso tudo porque quando temos uma placa mais potente o ultra pesa tanto que essa diferença de desempenho se torna irrelevante.


Diferença que dá é cara ter uma rtx 4060 para uma rtx 4080 ou mesmo a RTX 4070 ti super também tem 16gb de vram, aí sim vai sentir e conseguir jogar de boa no ultra os jogos comedores de vram.


Quando reduz os gráficos a Rtx 4060 aguenta 4k 60fps e a RTX 3080 acaba sobrando mais e da para ir buscar os 100fps das tv 120hz . Mas setou o ultra aí já era para ambas, a diferença é pequena sim cara, as vezes só mudando uma coisa nos gráficos some a diferença entre a RTX 4060 e rtx 4060ti , esquece testes , e vê na prática isso testando as placas

Tutorial de overclock com undervolt


Ganhos ficam em 10% a mais
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para mim se subiu as frequências já é Overclock. Não tem nada de Undervolt nisso.
Pelo visto tem muito aprender, nunca minerou e não entende hehehe
 
Última edição:
Para mim se subiu as frequências já é Overclock. Não tem nada de Undervolt nisso.
Overclock e Undervolt são coisas independentes:

- overclock é o aumento de frequência acima do padrão de fábrica

- undervolt é a diminuição da tensão de operação do chip

Dá pra fazer um, outro ou ambos. Aliás, com os algoritmos de controle atuais, o fato de fazer um undervolt leve já causa um overclock automático.
 
Aqui eu uso Undervolt + Overclock.

Minha GPU em stock fica em 1075mv e 2800mhz aprox. Eu consigo 2900 com apenas 1050mv, ou 2850 com 1025mv aprox, muito abaixo dos 1075mv. As GPUs vem com muita tensão de sobra, pq será ?

O que eu uso padrão:
Clock - 2850mhz / Voltagem - 1025mv / Temp. Core 62, Mem 65, Hot 75 / Fans 45%.

Memória vai até +1500mhz, chegando a 25.4gb/s (largura de banda 813gb/s), mas nem aumento ela, pelo menos nos jogos que jogo atualmente não mudou nada o desempenho aumentando a memória. Ja no 3DMark aumenta muito a pontuação subindo as memórias, ja nos jogos não, n sei pq.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém baixou o novo driver da Nvidia 551.76 lançado hoje? durante a instalação a tela da TV ficou piscando sem parar, aparecendo chuviscos e alternando com uma tela preta, ficou uns 20 segundos assim e depois ficou tudo preto e o PC ligado. Tive que desligar o PC esperar um pouco e reeligar novamente, aparentemente tudo Ok, mas nunca vi isso acontecer na instalação de um driver.
 
Última edição:
Alguém aqui já comprou na CIAPC? Pode me dizer se essa loja é confiável e entrega os produtos vendidos e como é o atendimento?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém baixou o novo driver da Nvidia 551.76 lançado hoje? durante a instalação a tela da TV ficou piscando sem parar, aparecendo chuviscos e alternando com uma tela preta, ficou uns 20 segundos assim e depois ficou tudo preto e o PC ligado. Tive que desligar o PC esperar um pouco e reeligar novamente, aparentemente tudo Ok, mas nunca vi isso acontecer na instalação de um driver.
No passado os drivers da AMD/ATI eram problemáticos e isso queimou a imagem da empresa até hoje. Já tem uns bons 3 ou 4 anos que os drivers são impecáveis mas o "falatório" sobre os drivers ruins continuam como se até hoje tivesse problema. É comum ver gente fugindo de GPU AMD e dizendo que não compra pq os drivers são ruins kkkk
Agora, a nVIDIA ficou com inveja, pois nos últimos drivers tenho visto muitos relatos de gente reclamando de bugs... oq essa mesma galerinha vai fazer agora? Vão fugir das GeForce? Vão usar Intel?
 

RTX 4090D PGF de 38 cm da ZOTAC: atualmente a maior GPU para desktop do mercado​


A mídia de análise técnica Expreview testa o modelo carro-chefe da ZOTAC baseado no RTX 4090D.
Ks2ujSX.png

Este ano, a NVIDIA lançou três placas gráficas baseadas na série SUPER e um SKU projetado especificamente para o mercado chinês. O RTX 4090D é uma versão reduzida do design original do RTX 4090 para atender às restrições de exportação dos EUA para a China. A ZOTAC acaba de atualizar seu modelo PGF, que atualmente é considerado o carro-chefe da empresa.

O RTX 4090D PGF é fisicamente semelhante ao modelo original, mas as especificações da GPU subjacentes são diferentes. Como lembrete, a variante D possui 14.592 núcleos CUDA e potência gráfica total limitada a 425W (um downgrade de 16.384 núcleos e 450W). Não há overclock de fábrica em nenhum RTX 4090D disponível no mercado, exceto para alguns OC de software disponíveis para modelos individuais.

4tMjfKa.jpeg


aQWtpdy.jpeg


O PGF também é vítima de limitações de energia, mas apenas nas configurações padrão. A placa oferece potência padrão de 425 W e um máximo de 530 W para overclock, potencial suficiente para vencer o RTX 4090. Como mencionamos anteriormente, o overclock do RTX 4090D era praticamente inútil quando essas placas foram lançadas porque não funcionava corretamente. Infelizmente, dois meses depois, as coisas não parecem muito diferentes.

Sz7Ctq1.jpeg


Deixando de lado o BIOS, o PGF se destaca não pelas especificações, mas pela aparência. Este design de ‘tênis’ não é algo que todos os entusiastas de placas gráficas apreciam, mas independentemente das preferências pessoais, é preciso admitir que este é o maior RTX 4090D do mercado. Ele vem com três ventoinhas de 11 cm (normalmente vemos de 9 a 10 cm). O cartão mede 38,1×15,4×7,4 cm, o que significa que não é apenas longo, mas também muito grosso. Para lhe dar uma perspectiva, o PGF é na verdade mais longo que o Gigabyte RTX 4090 AORUS Master, que tem 35 cm de comprimento.

O detalhe interessante é que desde que a RTX 4090 PGF original deixou de ser fabricada, a RTX 4090D PGF se tornou a maior GPU para desktop atualmente no mercado.

IKRhwC0.jpeg


HVc9aHv.jpeg


Q6rVJ7W.jpeg


A placa possui TGP máximo alto e um poderoso design de PCB de alimentação de 28 fases. Apesar do espaço tecnológico, a placa luta para oferecer grande parte do potencial de overclock. A equipe da Expreview só conseguiu extrair 3,7% mais desempenho desta placa. Isso apesar de 24,7% a mais de potência teoricamente disponível.

sO7HJEH.png


O ZOTAC RTX 4090D PGF já está disponível na China e não deve chegar às lojas de outros países. Este é o modelo RTX 4090D ZOTAC mais topo de linha atualmente e a maior decepção em termos de OC. Recomendamos que você verifique a análise completa para obter mais detalhes, como testes de ruído e resfriamento, e se um cooler tão grande é mesmo necessário.

Fonte: Expreview
 
Eu entendi a referência...

4tMjfKa.jpeg

absorvente-feminino-protecao-carefree-80-unidades-244.jpg
 
Fiz meus testes aqui configurando e reduzindo as coisas, se colocar no ultra numa 3080 ele não roda da mesma maneira que a RTX 4060 não roda, isso claro em alguns jogos bugados como far cry 6 e forza motorsport, e tem sim pouca diferença , vram quando estoura nesses jogos leva junto todas as placas de 12gb de vram para baixo.
Tem que ter a placa para testar e entender.


E não estranhe isso, pois se vc pegar uma GTX 750ti antiga mesmo a GTX 770 ser muito mais potente ela não vai rodar da mesma forma que a GTx 750ti não roda.
Isso tudo porque quando temos uma placa mais potente o ultra pesa tanto que essa diferença de desempenho se torna irrelevante.


Diferença que dá é cara ter uma rtx 4060 para uma rtx 4080 ou mesmo a RTX 4070 ti super também tem 16gb de vram, aí sim vai sentir e conseguir jogar de boa no ultra os jogos comedores de vram.


Quando reduz os gráficos a Rtx 4060 aguenta 4k 60fps e a RTX 3080 acaba sobrando mais e da para ir buscar os 100fps das tv 120hz . Mas setou o ultra aí já era para ambas, a diferença é pequena sim cara, as vezes só mudando uma coisa nos gráficos some a diferença entre a RTX 4060 e rtx 4060ti , esquece testes , e vê na prática isso testando as placas

Tutorial de overclock com undervolt


Ganhos ficam em 10% a mais
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pelo visto tem muito aprender, nunca minerou e não entende hehehe


Eu estou falando de usar no Alto independentemente da placa. Não estou falando de usar Ultra na mais forte e Alto na mais fraca. Aí vai acabar tendo os mesmos frames entre uma 3060/4060 VS 3060Ti/4060Ti. A resolução também é a mesma. Porque se for fazer como vc fala aí uma 4080 em 1440p no Alto vai entregar mais desempenho que uma 4090 no Ultra em 4K.

OBS: E realmente eu nunca tive interesse em mexer com mineração. Esse mercado para mim é totalmente inútil e irrelevante.

DETALHE: Um jogo que uma 4060 precisa diminuir a resolução para 1440p para conseguir travar/cravar em 60fps, com uma 4070 vc vai poder jogar em 4K Nativos ou Dinâmicos(1800p) com os mesmos 60fps travados/cravados. E ambos no Alto.

Eu falo isso por experiência propia mesmo. Pois já tive as 970, 1070, 3060Ti e 4070.

Lembro que tinha jogos que a 1070 segurava 1440p/Alto/60fps. A 970 rodava esses mesmos jogos em 1080p/Alto/60fps. Esses mesmos games rodavam a 4K Dinâmicos(1800p)ou 4K Nativos no Alto a 60fps pela 3060Ti.

Agora com a 4070 rodo a 4K Nativos/Alto/60fps com certa sobra, folga. Mas antes sobrar do que faltar né!

E isso que estou falando de rodar na raça, força bruta mesmo. Nem estou falando de usar DLSS ou algo do tipo. Porque nem vejo necessidade em usar essas técnicas por aqui. A não ser que o jogo tenha RT e eu ative ele. Aí o DLSS é sempre bem vindo. Pois vc pode deixar ele fazendo upscan de 1440p para 4K sem perda de qualidade. E se colocar no Modo Balanceado vc ganha ainda mais frames do que o Qualidade. Já o Performance eu nem curto porque perde qualidade. Ele é bom para quem joga a 120fps. Eu como só jogo em 60fps travados nem sinto necessidade em usar mais que o Qualidade.

E sobre a VRAM, isso não tem nada haver. Já foi postado placa Premium de 2017 como a 1080Ti com 11GB tomando pau de uma 2070(=4060) de 8GB. E isso que uma 1080Ti tinha o mesmo desempenho de uma 2080 no seu lançamento. Não é a toa que chamavam a 2080 de 1080Ti com RT.

E outra, se vc não joga no Ultra os 12GB da 4070 sobram. Na verdade até os 10GB da sua 3080 já são mais que o suficiente. E se for em 1440p ao invés de 4K até os 8GB das 2070/3060/4060 já são mais que o suficiente.

Eu já fiz uma analogia sobre potência no áudio e sobre a qualidade de imagem das TVS. A memória é a mesma coisa. Não passa nem perto de ser o principal quesito na hora da compra de uma VGA.

Como eu já disse, eu sou bem mais uma 3060Ti 8GB do que uma 3060 12GB. Ou uma 4070 12GB ao invés de uma 4060Ti 16GB.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aí o que eu digo. Consoles não usam Ultra.

As especificações do muito baixo a 720p/30fps nem existe nos consoles. Fizeram só para o PC mesmo.

A configuração do médio é igual o PS4 Base/Slim roda só que no PC roda a 60fps e no console a 30fps.

A configuração alta é como o PS5 roda. No caso do modo resolução do console a 4K/30fps e no caso do modo performance a 1440p/60fps.

A configuração muito alta(ou se preferir ultra) é só no PC.

A especificação de memória ram achei alta esses 16GB. A mesma coisa dos processadores. Pois é um jogo feito com o Hardware do PS4 como base. Assim como foram os Horizon 1, God de 2018 e o Ragnarok, The Last of US2, Ghost of Tsushima, Days Gone, Uncharted 4 + sua DLC, FF7 Remake Parte 1, Death Stranding, Until Dawn, Detroit e etc....

Quero ver quando forem lançar os God Ragnarok, The Last of US2 e Ghost of Tsushima se vão exagerar nas especificações como fizeram nesse Horizon 2.

Para mim não tem sentido algum essa quantidade de memória ram e muito menos desses processadores.

Aposto que com o meu Ci5 9400 eu consigo rodar ele em 4K/Alto/60fps. Ou em 1440p/Ultra/60fps. A 4070 deve sobrar.

Na verdade até uma 3060Ti e 7700XT devem dar conta com certa folga.

Agora se a pessoa não consegue jogar sem ser no máximo/ultra/muito alto, aí para conseguir 4K+60fps elas nem devem dar conta. Aí vai ter que ir para uma 4080 e 7900XT mesmo. E falo isso pela força bruta mesmo. E não por terem mais que os 12GB de uma 4070. Porque esse jogo não deve pegar mais que os 12GB das 4070 e 7700XT. Isso mesmo estando em 4K/Ultra.

Tendo jogado o Horizon 2 pelo PS4 Pro no modo Resolução eu diria que os gráficos são os mesmos do PS5 no modo Performance. Ou seja devem estar com os sets gráficos no Médio. Já os gráficos pelo PS5 no modo Resolução(que deve estar no Alto)é superior.

Já os God Ragnarok, The Last 2, Ghost of Tsushima e Gran Turismo 7 nem vi diferença do modo Resolução do PS4 Pro em relação ao mesmo modo pelo PS5.
 
Última edição:
Aqui eu uso Undervolt + Overclock.

Minha GPU em stock fica em 1075mv e 2800mhz aprox. Eu consigo 2900 com apenas 1050mv, ou 2850 com 1025mv aprox, muito abaixo dos 1075mv. As GPUs vem com muita tensão de sobra, pq será ?

Também não sei. Tem umas coisas que não da para saber. A 3060Ti com uma mera mudança sai dos seus 200W e cai para 150W. Fora que cai uns 12ºC na temperatura. E nem tive perda de frames na jogatina. Por mim tinha que vir de fábrica desse jeito. É praticamente o consumo da 1070 que já tive por aqui.

A 4070 em 2.7Ghz e com uma leve mudança na tensão cai de 190W para 150W. E com 2.6Ghz ela cai para 125/130W. A temperatura cai 12º e 15º respectivamente em relação a que vem de fábrica a 2.8Ghz e com tensão mais alta.

Em 2.7Ghz a perda é mínima. Coisa de 2fps. Já em 2.6Ghz tem jogos que vc perde uns 5fps. Mas como a 4070 sobra por aqui, aí preferi deixar em 2.6Ghz consumindo 125W/130W e com 15ºC a menos na temperatura.

Até a minha guerreira Corsair CX500 me agradece. ;) :)
 
Última edição:

RTX 4090D PGF de 38 cm da ZOTAC: atualmente a maior GPU para desktop do mercado​


A mídia de análise técnica Expreview testa o modelo carro-chefe da ZOTAC baseado no RTX 4090D.
Ks2ujSX.png

Este ano, a NVIDIA lançou três placas gráficas baseadas na série SUPER e um SKU projetado especificamente para o mercado chinês. O RTX 4090D é uma versão reduzida do design original do RTX 4090 para atender às restrições de exportação dos EUA para a China. A ZOTAC acaba de atualizar seu modelo PGF, que atualmente é considerado o carro-chefe da empresa.

O RTX 4090D PGF é fisicamente semelhante ao modelo original, mas as especificações da GPU subjacentes são diferentes. Como lembrete, a variante D possui 14.592 núcleos CUDA e potência gráfica total limitada a 425W (um downgrade de 16.384 núcleos e 450W). Não há overclock de fábrica em nenhum RTX 4090D disponível no mercado, exceto para alguns OC de software disponíveis para modelos individuais.

4tMjfKa.jpeg


aQWtpdy.jpeg


O PGF também é vítima de limitações de energia, mas apenas nas configurações padrão. A placa oferece potência padrão de 425 W e um máximo de 530 W para overclock, potencial suficiente para vencer o RTX 4090. Como mencionamos anteriormente, o overclock do RTX 4090D era praticamente inútil quando essas placas foram lançadas porque não funcionava corretamente. Infelizmente, dois meses depois, as coisas não parecem muito diferentes.

Sz7Ctq1.jpeg


Deixando de lado o BIOS, o PGF se destaca não pelas especificações, mas pela aparência. Este design de ‘tênis’ não é algo que todos os entusiastas de placas gráficas apreciam, mas independentemente das preferências pessoais, é preciso admitir que este é o maior RTX 4090D do mercado. Ele vem com três ventoinhas de 11 cm (normalmente vemos de 9 a 10 cm). O cartão mede 38,1×15,4×7,4 cm, o que significa que não é apenas longo, mas também muito grosso. Para lhe dar uma perspectiva, o PGF é na verdade mais longo que o Gigabyte RTX 4090 AORUS Master, que tem 35 cm de comprimento.

O detalhe interessante é que desde que a RTX 4090 PGF original deixou de ser fabricada, a RTX 4090D PGF se tornou a maior GPU para desktop atualmente no mercado.

IKRhwC0.jpeg


HVc9aHv.jpeg


Q6rVJ7W.jpeg


A placa possui TGP máximo alto e um poderoso design de PCB de alimentação de 28 fases. Apesar do espaço tecnológico, a placa luta para oferecer grande parte do potencial de overclock. A equipe da Expreview só conseguiu extrair 3,7% mais desempenho desta placa. Isso apesar de 24,7% a mais de potência teoricamente disponível.

sO7HJEH.png


O ZOTAC RTX 4090D PGF já está disponível na China e não deve chegar às lojas de outros países. Este é o modelo RTX 4090D ZOTAC mais topo de linha atualmente e a maior decepção em termos de OC. Recomendamos que você verifique a análise completa para obter mais detalhes, como testes de ruído e resfriamento, e se um cooler tão grande é mesmo necessário.

Fonte: Expreview
38cm já pode estrelar o comercial do Burger King
 
Alguém aqui já comprou na CIAPC? Pode me dizer se essa loja é confiável e entrega os produtos vendidos e como é o atendimento?
A uns 3 anos atrás comprei memórias da corsair e um ssd patriot lá. Chegou bem rápido e bem embaladas, mas veio sem a nota fiscal. Entrei em contato com eles pelo site e emitiram a nota fiscal no mesmo dia. Pelo menos comigo na única compra que fiz com eles não tive problemas
 
Eu estou falando de usar no Alto independentemente da placa. Não estou falando de usar Ultra na mais forte e Alto na mais fraca. Aí vai acabar tendo os mesmos frames entre uma 3060/4060 VS 3060Ti/4060Ti. A resolução também é a mesma. Porque se for fazer como vc fala aí uma 4080 em 1440p no Alto vai entregar mais desempenho que uma 4090 no Ultra em 4K.

OBS: E realmente eu nunca tive interesse em mexer com mineração. Esse mercado para mim é totalmente inútil e irrelevante.

DETALHE: Um jogo que uma 4060 precisa diminuir a resolução para 1440p para conseguir travar/cravar em 60fps, com uma 4070 vc vai poder jogar em 4K Nativos ou Dinâmicos(1800p) com os mesmos 60fps travados/cravados. E ambos no Alto.

Eu falo isso por experiência propia mesmo. Pois já tive as 970, 1070, 3060Ti e 4070.

Lembro que tinha jogos que a 1070 segurava 1440p/Alto/60fps. A 970 rodava esses mesmos jogos em 1080p/Alto/60fps. Esses mesmos games rodavam a 4K Dinâmicos(1800p)ou 4K Nativos no Alto a 60fps pela 3060Ti.

Agora com a 4070 rodo a 4K Nativos/Alto/60fps com certa sobra, folga. Mas antes sobrar do que faltar né!

E isso que estou falando de rodar na raça, força bruta mesmo. Nem estou falando de usar DLSS ou algo do tipo. Porque nem vejo necessidade em usar essas técnicas por aqui. A não ser que o jogo tenha RT e eu ative ele. Aí o DLSS é sempre bem vindo. Pois vc pode deixar ele fazendo upscan de 1440p para 4K sem perda de qualidade. E se colocar no Modo Balanceado vc ganha ainda mais frames do que o Qualidade. Já o Performance eu nem curto porque perde qualidade. Ele é bom para quem joga a 120fps. Eu como só jogo em 60fps travados nem sinto necessidade em usar mais que o Qualidade.

E sobre a VRAM, isso não tem nada haver. Já foi postado placa Premium de 2017 como a 1080Ti com 11GB tomando pau de uma 2070(=4060) de 8GB. E isso que uma 1080Ti tinha o mesmo desempenho de uma 2080 no seu lançamento. Não é a toa que chamavam a 2080 de 1080Ti com RT.

E outra, se vc não joga no Ultra os 12GB da 4070 sobram. Na verdade até os 10GB da sua 3080 já são mais que o suficiente. E se for em 1440p ao invés de 4K até os 8GB das 2070/3060/4060 já são mais que o suficiente.

Eu já fiz uma analogia sobre potência no áudio e sobre a qualidade de imagem das TVS. A memória é a mesma coisa. Não passa nem perto de ser o principal quesito na hora da compra de uma VGA.

Como eu já disse, eu sou bem mais uma 3060Ti 8GB do que uma 3060 12GB. Ou uma 4070 12GB ao invés de uma 4060Ti 16GB.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aí o que eu digo. Consoles não usam Ultra.

As especificações do muito baixo a 720p/30fps nem existe nos consoles. Fizeram só para o PC mesmo.

A configuração do médio é igual o PS4 Base/Slim roda só que no PC roda a 60fps e no console a 30fps.

A configuração alta é como o PS5 roda. No caso do modo resolução do console a 4K/30fps e no caso do modo performance a 1440p/60fps.

A configuração muito alta(ou se preferir ultra) é só no PC.

A especificação de memória ram achei alta esses 16GB. A mesma coisa dos processadores. Pois é um jogo feito com o Hardware do PS4 como base. Assim como foram os Horizon 1, God de 2018 e o Ragnarok, The Last of US2, Ghost of Tsushima, Days Gone, Uncharted 4 + sua DLC, FF7 Remake Parte 1, Death Stranding, Until Dawn, Detroit e etc....

Quero ver quando forem lançar os God Ragnarok, The Last of US2 e Ghost of Tsushima se vão exagerar nas especificações como fizeram nesse Horizon 2.

Para mim não tem sentido algum essa quantidade de memória ram e muito menos desses processadores.

Aposto que com o meu Ci5 9400 eu consigo rodar ele em 4K/Alto/60fps. Ou em 1440p/Ultra/60fps. A 4070 deve sobrar.

Na verdade até uma 3060Ti e 7700XT devem dar conta com certa folga.

Agora se a pessoa não consegue jogar sem ser no máximo/ultra/muito alto, aí para conseguir 4K+60fps elas nem devem dar conta. Aí vai ter que ir para uma 4080 e 7900XT mesmo. E falo isso pela força bruta mesmo. E não por terem mais que os 12GB de uma 4070. Porque esse jogo não deve pegar mais que os 12GB das 4070 e 7700XT. Isso mesmo estando em 4K/Ultra.

Tendo jogado o Horizon 2 pelo PS4 Pro no modo Resolução eu diria que os gráficos são os mesmos do PS5 no modo Performance. Ou seja devem estar com os sets gráficos no Médio. Já os gráficos pelo PS5 no modo Resolução(que deve estar no Alto)é superior.

Já os God Ragnarok, The Last 2, Ghost of Tsushima e Gran Turismo 7 nem vi diferença do modo Resolução do PS4 Pro em relação ao mesmo modo pelo PS5.
Para mim, QHD com HDR já é suficiente!

Também acho exagero essa quantidade de memória exigida, se não sair igual o TLoU, já vai ser benefício.
 
Acho que por pelo menos 10 anos também sempre usava as minhas placas com oc no talo, depois dessa série 40 percebi que não tem mais benefício pelo menos para mim, a minha 4090 rog bate 3100 mhz com oc no talo, tanto em benchmark como em jogos, em jogos ela fica full Time +3070mhz qualquer jogo mesmo com Ray tracing e etc, no portroyal do 3d Mark que é um teste bem puxado, ficou average 3083mhz, mas para isso acontecer o consumo e temperatura vai para caso do chapéu.


Recentemente peguei um gabinete Aquário ou seja não tem as fans frontais para ajudar a gpu só nessa brincadeira senti 3-5 graus de diferença. Mesmo antes desse gabinete já usava a 4090 com undervolt e clock fixo com oc só na memória. Tenho um fps bem melhor que stock e temperatura e consumo bem mais baixo que stock, aqui na maioria dos jogos não passa de 350w ultra 4k, clock fixo em 2790mhz e 0.96v, zero crash rodando perfeito.

Prefiro deixar a placa assim do que meter um oc no talo para jogos e ganhar sei lá 5%? Estourando em algum jogo específico uns 8%.

Fora que a placa está sobrando em 90% dos jogos, se tivesse faltando "poder" poderia até pensar nisso mas tô super satisfeito com a placa fora que paguei uma pechincha num rolo que eu fiz.

A 4090 foi uma placa fora da curva, se a nvidia for esperta cobra 3000 dólares numa futura 5090 e não duvido nada disso rsrsrs
Ja tem especulações da 5090 70% mais forte que a 4090, e provavelmente pelo mesmo valor das 4090. O problema de comprar XX90 é q perde mto dinheiro, passei isso com a minha 3090 geração passada, onde hj uma 4070 Ti de 5mil superando uma 3090 que paguei 16mil na época, ai tive q vender por bagatela nessa geração. Atualmente estou com uma 4080 que paguei 6.800, esta me servindo super bem com todos os jogos no talo como gosto de jogar, agora aguardar a serie 50XX, onde uma 5070 vai dar um pau na 4080 e 4090 custando 4.500, mas no caso da 4080 a perda é menor. Mas quem tem grana nem se importa com isso hahaha
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aí o que eu digo. Consoles não usam Ultra.

As especificações do muito baixo a 720p/30fps nem existe nos consoles. Fizeram só para o PC mesmo.

A configuração do médio é igual o PS4 Base/Slim roda só que no PC roda a 60fps e no console a 30fps.

A configuração alta é como o PS5 roda. No caso do modo resolução do console a 4K/30fps e no caso do modo performance a 1440p/60fps.

A configuração muito alta(ou se preferir ultra) é só no PC.

A especificação de memória ram achei alta esses 16GB. A mesma coisa dos processadores. Pois é um jogo feito com o Hardware do PS4 como base. Assim como foram os Horizon 1, God de 2018 e o Ragnarok, The Last of US2, Ghost of Tsushima, Days Gone, Uncharted 4 + sua DLC, FF7 Remake Parte 1, Death Stranding, Until Dawn, Detroit e etc....

Quero ver quando forem lançar os God Ragnarok, The Last of US2 e Ghost of Tsushima se vão exagerar nas especificações como fizeram nesse Horizon 2.

Para mim não tem sentido algum essa quantidade de memória ram e muito menos desses processadores.

Aposto que com o meu Ci5 9400 eu consigo rodar ele em 4K/Alto/60fps. Ou em 1440p/Ultra/60fps. A 4070 deve sobrar.

Na verdade até uma 3060Ti e 7700XT devem dar conta com certa folga.

Agora se a pessoa não consegue jogar sem ser no máximo/ultra/muito alto, aí para conseguir 4K+60fps elas nem devem dar conta. Aí vai ter que ir para uma 4080 e 7900XT mesmo. E falo isso pela força bruta mesmo. E não por terem mais que os 12GB de uma 4070. Porque esse jogo não deve pegar mais que os 12GB das 4070 e 7700XT. Isso mesmo estando em 4K/Ultra.

Tendo jogado o Horizon 2 pelo PS4 Pro no modo Resolução eu diria que os gráficos são os mesmos do PS5 no modo Performance. Ou seja devem estar com os sets gráficos no Médio. Já os gráficos pelo PS5 no modo Resolução(que deve estar no Alto)é superior.

Já os God Ragnarok, The Last 2, Ghost of Tsushima e Gran Turismo 7 nem vi diferença do modo Resolução do PS4 Pro em relação ao mesmo modo pelo PS5.
E la vem mais um port de PS5 com seu Hardware muito inferior a uma 4070 exigindo uma 4080 com seus 16GB Vram como recomendação máxima. Um port de PS5 deveria exigir no máximo uma 4070.

Como falei, isso é má otimização, Horizon assim como The Last e outros jogos da Sony (Santa Monica, Guerrilla…) são magníficos visualmente quando se fala de arte, mas n quando falamos de tecnologia gráfica. Olha o God Of War Ragnarok, Days Gone…por exemplo, veio bem otimizado para PC e é um jogo lindo no PS5 mas n exige uma 4080. Esses jogos citados nem RT usam e exigem uma placa High End dos PCs.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo