Muro das Lamentações (Desabafo cotidiano do dia a dia)

Mais uma consequência da "excelente" privatização da CEB (antiga companhia pública de energia elétrica aqui do DF). Além da qualidade do serviço ter piorado bastante, agora vem mais essa.

Ontem o condomínio em que moro recebeu uma notificação da Neoenergia (empresa que assumiu após a privatização) informando que agora o condomínio tem que pagar uma nova taxa de iluminação pública relativa à área privada do condomínio, porque, segundo o funcionário da companhia, uma coisa é a taxa de iluminação pública geral da cidade, outra é a taxa de iluminação dentro do condomínio.

Ou seja, já pagamos a taxa de iluminação pública que vem todo mês embutida na conta de luz, mas agora tem que pagar mais uma taxa de iluminação pública relativa à área privada do condomínio por causa dos postes de luz existentes dentro do condomínio.

Outro detalhe: qualquer tipo de manutenção nos postes de iluminação dentro do condomínio permanecem 100% sob a responsabilidade do condomínio. Daí vamos pagar mais essa taxa apenas por pagar e continuaremos bancando quaisquer manutenções nos postes de iluminação dentro do condomínio.

E, como se já não bastasse esse absurdo, ainda estão cobrando o pagamento retroativo a 36 meses da taxa, sendo R$2.464,70 por mês, totalizando mais de R$88.700 a pagar (isso pagando à vista, porque se pagar parcelado ainda tem acréscimo de juros de 1,5% ao mês).
Pelo que eu entendi, cada unidade consumidora paga CIP, e a lógica da empresa de luz é que o condomínio é uma unidade consumidora e por isso deve pagar CIP também.

Isso daí que eles querem fazer é ridículo e absurdo, caracteriza bitributação, isso fora que ao meu ver, é um absurdo pagar CIP proporcional ao consumo.

A real é que essa história de iluminação pública proporcional ao consumo é uma forma absurda de gerar lucro a prefeitura e a cia elétrica.

Enfim, fico na torcida para que seu condomínio entre na justiça e ganhe.
 
Sim. A notificação chegou ontem, mas o síndico informou que o jurídico do condomínio já está atuando nisso, porque inclusive já há outros condomínios que receberam o mesmo comunicado e conseguiram decisão judicial favorável em primeira instância tomando como base a Súmula Vinculante nº 41 do STF, entendendo que caracterizaria bitributação, tendo em vista que cada morador do condomínio já paga a taxa de iluminação pública em suas contas individuais das casas ou apartamentos.

O que a companhia quer a qualquer custo é incluir uma nova taxa de iluminação referente à área privada do condomínio na conta geral de energia do condomínio (conta que já engloba todo o consumo de energia das áreas comuns e dos postes de iluminação) para que os moradores paguem em duplicidade a taxa de iluminação, sendo que a companhia não faz qualquer tipo de manutenção nos postes de iluminação dentro do condomínio e a responsabilidade pela manutenção dos postes fica 100% a cargo do condomínio, ou seja, querem que os moradores paguem uma taxa em duplicidade sem obter nenhum tipo de retorno, afinal a companhia continuará sem fazer nenhum tipo de manutenção nos postes existentes dentro do condomínio.

Em resumo:
Taxa de iluminação pública = já é paga nas contas individuais de cada imóvel pertencente ao condomínio;
Postes de iluminação dentro condomínio = são ligados em relógio específico do condomínio, o consumo é pago normalmente à parte na conta geral do condomínio e a manutenção fica 100% a cargo do condomínio, a companhia não realiza qualquer tipo de manutenção nos referidos postes dentro do condomínio.

Então o que justificaria pagar para a companhia nova taxa de iluminação de R$2.464,70 por mês referente apenas à área privada do condomínio?
Isso aí é o famoso "vai que cola".
 
Pelo que eu entendi, cada unidade consumidora paga CIP, e a lógica da empresa de luz é que o condomínio é uma unidade consumidora e por isso deve pagar CIP também.

Isso daí que eles querem fazer é ridículo e absurdo, caracteriza bitributação, isso fora que ao meu ver, é um absurdo pagar CIP proporcional ao consumo.

A real é que essa história de iluminação pública proporcional ao consumo é uma forma absurda de gerar lucro a prefeitura e a cia elétrica.

Enfim, fico na torcida para que seu condomínio entre na justiça e ganhe.

Exatamente. Estão simplesmente ignorando que todos os apartamentos ou casas pertencentes ao condomínio já pagam CIP (Contribuição de Iluminação Pública) proporcional aos seus respectivos consumos e querem enquadrar a conta geral do condomínio como uma nova unidade consumidora para colocar uma nova CIP proporcional ao consumo geral do condomínio que, claro, será bem maior, afinal o condomínio possui, além dos postes de iluminação, as demais áreas comuns como portaria, administração, salão de festas, salão de jogos, churrasqueiras, academia, piscinas etc.
 
  • Curtir
Reações: YO!
Exatamente. Estão simplesmente ignorando que todos os apartamentos ou casas pertencentes ao condomínio já pagam CIP (Contribuição de Iluminação Pública) proporcional aos seus respectivos consumos e querem enquadrar a conta geral do condomínio como uma nova unidade consumidora para colocar uma nova CIP proporcional ao consumo geral do condomínio que, claro, será bem maior, afinal o condomínio possui, além dos postes de iluminação, as demais áreas comuns como portaria, administração, salão de festas, salão de jogos, churrasqueiras, academia, piscinas etc.

Mas entendi que essa taxa nova é pra iluminação dentro do condomínio. A CIP , em tese, já deve estar vindo na conta da UC do condomínio.

Que bizarro. Ninho de mafagafos isso. É bom tentar achar alguma normativa da ANEEL a respeito, regulação em cima desse setor é bem forte.
 
Mas entendi que essa taxa nova é pra iluminação dentro do condomínio. A CIP , em tese, já deve estar vindo na conta da UC do condomínio.

Que bizarro. Ninho de mafagafos isso. É bom tentar achar alguma normativa da ANEEL a respeito, regulação em cima desse setor é bem forte.

Sim. A suposta taxa é relativa à iluminação dentro da área privada do condomínio, porém a companhia não é responsável pela iluminação dentro do condomínio, tendo em vista que é o próprio condomínio que cuida da manutenção dos postes de iluminação e a companhia deixou claro que, mesmo com a nova taxa, não fariam qualquer tipo de manutenção nos postes de dentro do condomínio e que a responsabilidade continuaria sendo 100% do condomínio.

Estou buscando regulamentações da ANEEL para entender mais a fundo essa questão.
 
Última edição:
madrugar pra ir na porra do postinho só pra saber que acordei em vão, já tinha mais gente que vaga naquela budega :mesa:
 
Minha mãe fazia um bico de faxineira uma vez por semana e a véia mandou ela embora por que ela não queria ficar depois das 18h da tarde, detalhe que ela entra as 7:00. As vezes entendo esquerdista que taxa todo rico como burguês filho da puta, maioria é mesmo.
 
Aqui eu percebi que meu nariz sangrava muito quando eu bebia pouca água, ainda mais aqui em Brasília que tem épocas do ano em que o tempo é bastante seco e a umidade do ar fica bem baixa. Depois que passei a beber mais água/me hidratar melhor, os sangramentos do nariz passaram a ser bem menos frequentes.
eu também tinha isso, a cada 3 ou 6 meses eu (normalmente ao acordar) tinha o nariz sangrando bastante, mas só pelo lado esquerdo. Nunca fui de tomar muita agua, nos ultimos tempos venho tomando muito mais do que eu era acostumado, e faz um tempinho que não tenho esse sangramento.
 
Minha mãe fazia um bico de faxineira uma vez por semana e a véia mandou ela embora por que ela não queria ficar depois das 18h da tarde, detalhe que ela entra as 7:00. As vezes entendo esquerdista que taxa todo rico como burguês filho da puta, maioria é mesmo.
Uma pergunta amigão, minha mãe tb faz uns bicos de faxina e geralmente entra quase o mesmo horário 7:00 / 7:30 e termina o serviço por volta de 17:00 / 17:30, sua mãe termina perto desse horário tb ? pq eu acho muito tempo e cansativo.
 
Uma pergunta amigão, minha mãe tb faz uns bicos de faxina e geralmente entra quase o mesmo horário 7:00 / 7:30 e termina o serviço por volta de 17:00 / 17:30, sua mãe termina perto desse horário tb ? pq eu acho muito tempo e cansativo.
Sim, ela tem muitas amigas no ramo, que cobram mais e saem antes, ela diz que a maioria entra as 7:00 e sai as 16:30. Ela não tem amizade com nenhuma bacana dai faz sempre "horário CLT" que é das 7h até as 17:30/18h
 
As vezes entendo esquerdista que taxa todo rico como burguês filho da puta, maioria é mesmo.
Os esquerdinhas que são os burgueses filhos da puta.

Mas acho estranho um bico de faxina ter horário fixo. Se for em ambiente comercial ok, horário de faxina de casa/condomínio costuma durar só o tempo da faxina mesmo.
 
Mas acho estranho um bico de faxina ter horário fixo. Se for em ambiente comercial ok, horário de faxina de casa/condomínio costuma durar só o tempo da faxina mesmo.
Te digo o por quê do horário fixo, ela pedia pra minha mãe fazer um monte de coisa que não é função de faxineira nenhuma, limpar ar-condicionado, lavar pilha gigante de louça fora que passava a semana inteira sem limpar nada ou lavar louça só pra acumular pro dia da faxina, ainda dispensou minha mãe por mensagem dizendo que ela deixou coisa pra fazer, minha mãe tinha compulsão por limpeza quando mais nova a ponto da minha tia ter que ficar policiando ela em casa pra não fazer duas faxinas por dia enquanto meu pai trabalhava, sou suspeito de falar afinal é minha mãe mas que a véia que empregou ela é uma filha da puta isso ela é.
 
Minha mãe fazia um bico de faxineira uma vez por semana e a véia mandou ela embora por que ela não queria ficar depois das 18h da tarde, detalhe que ela entra as 7:00. As vezes entendo esquerdista que taxa todo rico como burguês filho da puta, maioria é mesmo.
Sua mãe deveria ter avisado a ex patroa que a escravidão acabou em 13/05/1888...

Aproveitando minha mãe descobriu uma espécie de nódulo debaixo do pescoço(pelo que pesquisei no dr google não parece ser grave) mas isso acabou com resto do meu dia e agora estou pensando em muita coisa ruim e estou tentando não transparecer isso...
 
Te digo o por quê do horário fixo, ela pedia pra minha mãe fazer um monte de coisa que não é função de faxineira nenhuma, limpar ar-condicionado, lavar pilha gigante de louça fora que passava a semana inteira sem limpar nada ou lavar louça só pra acumular pro dia da faxina, ainda dispensou minha mãe por mensagem dizendo que ela deixou coisa pra fazer, minha mãe tinha compulsão por limpeza quando mais nova a ponto da minha tia ter que ficar policiando ela em casa pra não fazer duas faxinas por dia enquanto meu pai trabalhava, sou suspeito de falar afinal é minha mãe mas que a véia que empregou ela é uma filha da puta isso ela é.
Nd vdd ela botava sua mãe na função de empregada doméstica, típico de dondoca mesmo.
 
Sua mãe deveria ter avisado a ex patroa que a escravidão acabou em 13/05/1888...
Nd vdd ela botava sua mãe na função de empregada doméstica, típico de dondoca mesmo.
Eu fico puto da cara por que eu já discuti mto com patrão folgado, alguns até deixei sem resposta e dps fui demitido mas ela não é assim, pessoal da velha guarda engole mto sapo cara, tudo bem que mtos Gen Z reclamam e levam no pau na justiça por pouca coisa, mas o pessoal das antigas só falta deixar montar em cima, ela ainda diz que não se deve discutir com patrão e que levar na justiça te deixa mal falado e dai ninguém te contrata mais.
 
Karl Marx intensifies

Minha avó trabalhou bastante como faxineira e doméstica e sofreu muita humilhação de rico filho da puta, só quem convive e sabe do cotidiano consegue entender a revolta

Especialmente nesse fim de mundo de interior de SP que até hoje tem gente que lamenta a Lei Áurea
 
Especialmente nesse fim de mundo de interior de SP que até hoje tem gente que lamenta a Lei Áurea
Real, fatasso isso aqui, o que já ouvi de gente mais velha principalmente fazendeiro faria um standup do Léo Lins parecer politicamente correto.
 
Pior que no interior ainda existe coronelismo indiretamente.

Tenta montar um comércio e concorrer com os "coronéis" da cidade para ver o que acontece.
Na sua cidade de veraneio favorita tmb tem um pouco disso.
Especificamente envolvendo um certo político aí que manda e desmanda em tudo lá, já até apareceu no Fantástico, nome envolvido em tráfico humano, amigo pessoal do marido da ex-primeira dama Marcela...
 
Na sua cidade de veraneio favorita tmb tem um pouco disso.
Especificamente envolvendo um certo político aí que manda e desmanda em tudo lá, já até apareceu no Fantástico, nome envolvido em tráfico humano, amigo pessoal do marido da ex-primeira dama Marcela...
caramba, quem é a figura?
 
E pior ainda é o bostileiro do Bostil que pega condução.

Grazadeus eu não pego mais esta merda. Nunca tive problema com transporte público em si mas a galera me irrita.
Pior que essa velharada abusa pq pega ônibus de graça. Ficam a noite inteira dançando no bailinho da terceira idade mas não aguentam ir em pé 5 minutos.
Já vi gente subindo em um ponto e descendo no próximo que era a dois quarteirões pq não queria andar debaixo de sol.
Povo no transporte público é uma merda. Quando sou obrigado a usar, no desembarque aqui já saio pronto pra sair esbarrando e levando quem não esperar pra entrar. Porra, eles sabem que o pessoal vai sair, e mesmo assim querem entrar ao mesmo tempo.

Ainda tem uns que querem reclamar "Noooossssa... pra que empurrar" :br: Oporra, como que a galera vai descer se vcs não esperam e entram na contramão, caceta :fuu:

Melhor coisa que tem aqui é andar de bike. Não fica preso no trânsito, pega um ventinho, não tem que lidar com gente sem noção fedendo a leite azedo, velho chato nem estudante gritando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu pego ônibus e barca para trabalhar presencialmente (2 vezes na semana). É mais rápido que ir de carro e não fico preocupada com o trânsito e o estacionamento.

Tem muita gente mal educada dentro do transporte público.

Nem comento os vendedores... "poderia estar aqui te roubando, mas não. Tenho um produto para mostrar a vocês hoje"; "caiu do caminhão gente, olha só essa barra de chocolate KitKat da Nestlé que tenho aqui, uma por 3 e 2 barras por 5 reais"

:bem:
Aqui quando não é bala, é só os produtinho chinês. O do momento é o massageador elétrico com carregamento via USB.

"Aqui, pessoal, esse é o massageador DO MOMENTO!! Novidade no mercado.

Se você for procurar no shopping, não acha por menos de R$ 70 um desse, pessoal.

Pode pesquisar aí no google agora, na internet também não acha por menos de R$ 40 - 50 pessoal.

Agora, APROVEITANDO A PROMOÇÃO, na minha mão, vocês levam por A P E N A S R$ 10.

Isso mesmo, apenas 10 reais o massageador que é o QUERIDINHO DA INTERNET.

Aceito pix, cartão de débito, cartão de crédito, dinheiro, telessena, só não aceito fiado, pessoal. 10 reaisinhos"
 
Povo no transporte público é uma merda. Quando sou obrigado a usar, no desembarque aqui já saio pronto pra sair esbarrando e levando quem não esperar pra entrar. Porra, eles sabem que o pessoal vai sair, e mesmo assim querem entrar ao mesmo tempo.

Ainda tem uns que querem reclamar "Noooossssa... pra que empurrar" :br: Oporra, como que a galera vai descer se vcs não esperam e entram na contramão, caceta :fuu:

Melhor coisa que tem aqui é andar de bike. Não fica preso no trânsito, pega um ventinho, não tem que lidar com gente sem noção fedendo a leite azedo, velho chato nem estudante gritando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui quando não é bala, é só os produtinho chinês. O do momento é o massageador elétrico com carregamento via USB.

"Aqui, pessoal, esse é o massageador DO MOMENTO!! Novidade no mercado.

Se você for procurar no shopping, não acha por menos de R$ 70 um desse, pessoal.

Pode pesquisar aí no google agora, na internet também não acha por menos de R$ 40 - 50 pessoal.

Agora, APROVEITANDO A PROMOÇÃO, na minha mão, vocês levam por A P E N A S R$ 10.

Isso mesmo, apenas 10 reais o massageador que é o QUERIDINHO DA INTERNET.

Aceito pix, cartão de débito, cartão de crédito, dinheiro, telessena, só não aceito fiado, pessoal. 10 reaisinhos"
De uns tempos para cá, vejo na barca vendedor de fone de ouvido chinês, de bala de "leite ninho com nutela", ou de moedor de alho.

Imagina o cheiro dentro da barca (tem ar condicionado) depois que ele faz a apresentação do moedor umas 3 vezes, já que a barca comporta 2.000 pessoas e tem 2 andares? :bem:
 
De uns tempos para cá, vejo na barca vendedor de fone de ouvido chinês, de bala de "leite ninho com nutela", ou de moedor de alho.

Imagina o cheiro dentro da barca (tem ar condicionado) depois que ele faz a apresentação do moedor umas 3 vezes, já que a barca comporta 2.000 pessoas e tem 2 andares? :bem:
Em Campinas tinha um que subia no busão e brigava com quem conversava enquanto ele falava.
Mas não vendia nada, só pedia ajuda mesmo.
 
Melhor eu não falar, ele tem laços aí em Tugaland.
Vai que tu é da família, fala pra ele e o cara manda me matar?
não tenho familia com grana nem poderosa, pode ter certeza que não é parente nem amigo
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo