Há um problema que começa com uma saturação (excesso de jogos) cuja demanda não é suficiente para financiar tudo isso.
É fato que o escopo do mercado está mudando e começa a entrar em um declínio que advém de várias frentes (smartphones e seus jogos baratos e/ou gratuitos com micro transações) e serviços (Gamepass, Nintendo Online e Plus). A única empresa neste momento (porque isso é muito volátil) para continuar praticando o modelo tradicional com exclusividades é a Nintendo já seus jogos custam provavelmente 1/5 ou menos dos grandes AAA e seu retorno é muito alto porque ela sempre teve um grande attach rate (números de jogos vendidos x números de consoles no mercado). A Sony já começou a acenar com o PC no final da geração PS4 e tudo indica que tende a aumentar como temos visto, para além do sucesso que vem tendo Helldivers 2 (um movimento que Jim Ryan já vinha tentando com os principais estúdios, segundo rumores), sinal de que ela ainda não está satisfeita com o retorno. Por fim a Microsoft já vinha lançando jogos menores no Switch e agora está acenando com o Playstation, se vai aumentar ou não vai depender da adesão.
Eu vejo um mercado saturado de muitos jogos, caros e tabelados a US$ 70.00, lógico que a conta não vai fechar, o consumidor médio não tem recursos financeiros para custear tudo isso. A Microsoft vive uma encruzilhada, mas há um erro de análise quando se fala que seu serviço não são sustentável, pois a quantidade de adesão é que dará a tônica disto, hoje há uma estagnação (por volta de 30M, segundo dizem) pois ela não tem conseguido aumentar muito sua base de Series X/S (e tende a piorar lançando seus jogos em outras plataformas, ainda que eu acredite que um Elder Scroll VI tenha a capacidade de mudar esse panorama, pois é um system seller, coisa que eu diria que ela ainda não teve nesta geração, apesar de ótimas adições como Age of Empires, Flight Simulator, Ori, Starfield e outros subvalorizados). Mesmo com essa estagnação os serviços vieram para ficar, o streaming de músicas e filmes ao longo das últimas 2 décadas demonstra isso, não será diferente com jogos, um movimento que aliás não é novo, a Sony mesmo já faz isso com a Plus desde 2009 ainda no PS3, o que a Microsoft e a Sony fizeram posteriormente é apenas uma expansão.