O Pentium E5200 é um processador baixo custo de R$150,esse Phenom II 955 é um proc que custa R$415+-,2,7x mais(mas vc não recebeu 2,7x mais performance),é TOTALMENTE previsível ser bem melhor mesmo(mesmo a 3,2Ghz,são 4 cores!),não fez nada mais que a obrigação
MAs sabe o curioso,é que um monte de jogo que vc falou,já rodava relativamente bem no e5200@3.8Ghz,como o Cod MW 2(35 Fps MIN ~70FPs) e o NFS Shift(35~60FPS) e o Dirt 2 com 39FPs mínimos,o único que tava realmente limitado,pelo que vc falou,foi o Avatar Demo.
Pq sinceramente,com 35Fps no PIOR caso(fps mín) ,quer dizer que o sistema ta rodando bem o jogo,e qualquer upgrade vai melhorar bem os fps(principalmente fps máximo) mas não mto a fluidez(só pra gamer hardcore,mas não vamos esquecer que a imensa maioria dos LCDs só exibem 60Fps de qq modo)
Acho que vc tem que reconsiderar o que é "gargalo",pelo que sei é quando um componente(Cpu no caso) limita BASTANTE a VGA a ponto de prejudicar a jogabilidade,o que ocorre por exemplo no meu 2º PC com a hd4670 no x2 939.
Pq se for seguir o que vc tá falando,então o seu phenom II x4 a 3,2Ghz está segurando a sua GTX260,afinal,com um Core i7 Gulftown a 4Ghz
COM CERTEZA vai ficar muito mais rápido em vários jogos
Enfim,achei legal o relato é que mostra como é grande o CxB desses E5xxx,que a 3,8gHz pelo jeito
não limita(ou se limitar,talvez só em GTA4,etc) uma "simples" GTx260
Sobre o Phenom II X4,é um ótimo proc,mas na minha opinião,bem menos do que o pessoal fala,mtas vezes é mais negócio esperar mais ou gastar mais um pouco num i5 750(que o preço do combo pelo jeito vai cair bastante ainda).
Eu prefiro mais um x3 720,bem mais barato(R$280 ou menos) e dependendo da mb e sorte,dá pra transformar em X4,CxB imbatível
Edit:
Exemplo: De 60Fps min pra 120Fps min é o dobro,mas pergunto,é uma diferença prática enorme?
Nem vou entrar naquele blablabla de "olho humano e fps",mas uma coisa é FATO,99,99% dos LCDs atuais são limitados a 60Fps ou 75fps(minoria,a maioria vc coloca a 75hz e dá frame "skip" e exibe 60fps).
Pode-se falar em "reserva de framerate",mas quanto mais aumenta a resolução e detalhes,mais o gargalo passa ser da GPU e não da CPU....