• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Eu tenho percebido que o site https://www.mercadolivre.com.br/ demora para entrar de tempos em tempos, já tem 1 mês isso. Depois que carrega a primeira vez ele funciona normalmente, aí algumas horas se passam e o primeiro acesso volta a ser demorado novamente.
Testei aqui e entra normal, carrega tudo bem rápido. Acesso muito o Mercado Livre.
10ms tá ótimo. Aqui em Porto Alegre tá dando 25ms para a TIM de São Paulo, mas normal aqui, aqui qquer coisa para São Paulo é sempre em torno de 20ms... :(

Código:
tracert spetstspo03.timbrasil.com.br

Tracing route to spetstspo03.timbrasil.com.br [186.231.1.201]
over a maximum of 30 hops:

  1     1 ms    <1 ms    <1 ms  router.home [192.168.1.1]
  2     3 ms     3 ms     2 ms  c925a801.virtua.com.br [201.37.168.1]
  3     3 ms     3 ms     3 ms  c915e52d.virtua.com.br [201.21.229.45]
  4     3 ms     3 ms     3 ms  embratel-H0-5-0-0-4004-agg02.pae.embratel.net.br [189.3.69.9]
  5    26 ms    22 ms    21 ms  ebt-B5101-tcore01.pae.embratel.net.br [200.230.3.173]
  6    30 ms    30 ms    30 ms  ebt-B1511-tcore01.ctamc.embratel.net.br [200.230.251.218]
  7    21 ms    22 ms    21 ms  ebt-B4101-core01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.22]
  8    25 ms    30 ms    30 ms  ebt-B1171-tcore01.spolp.embratel.net.br [200.244.212.69]
  9    24 ms    25 ms    24 ms  ebt-B113-agg02.spolp.embratel.net.br [200.230.130.6]
 10    21 ms    21 ms    21 ms  189.52.153.222
 11    26 ms    26 ms    25 ms  10.213.247.29
 12    22 ms    22 ms    21 ms  10.223.238.174
 13     *        *        *     Request timed out.
 14     *        *        *     Request timed out.
 15    25 ms    25 ms    25 ms  186-231-1-201.ded.intelignet.com.br [186.231.1.201]

Trace complete.
É que fazendo a comparação entre Vivo e Claro, a Vivo tá entregando 3ms pra TIM né? Não que isso vá fazer uma diferença pro meu uso, só se eu realmente precisasse me conectar com a TIM todo dia, mas em quesito comparação, já mostra que a Claro precisa melhorar em alguns aspectos. Ali em cima eu mostrei que a Claro dá uma capada na conexão com YouTube por exemplo, isso pode atrapalhar a qualidade da imagem, principalmente em conteúdo 4K HDR. Vou testar a Twitch também e outros apps com um analisador de bitrate pra ver se o problema é só com YouTube ou se é com geral. Por enquanto estou com as duas, mas vou ficar fazendo testes e mais testes, pra definir com qual ficar. A Claro ainda é recente e não vou julgar tão rápido, mas até o momento, Vivo seria a escolha certa. Vou testar jogos online esse fim de semana e fazer lives também pra ver a diferença de delay.
 
Testei aqui e entra normal, carrega tudo bem rápido. Acesso muito o Mercado Livre.

É que fazendo a comparação entre Vivo e Claro, a Vivo tá entregando 3ms pra TIM né? Não que isso vá fazer uma diferença pro meu uso, só se eu realmente precisasse me conectar com a TIM todo dia, mas em quesito comparação, já mostra que a Claro precisa melhorar em alguns aspectos. Ali em cima eu mostrei que a Claro dá uma capada na conexão com YouTube por exemplo, isso pode atrapalhar a qualidade da imagem, principalmente em conteúdo 4K HDR. Vou testar a Twitch também e outros apps com um analisador de bitrate pra ver se o problema é só com YouTube ou se é com geral. Por enquanto estou com as duas, mas vou ficar fazendo testes e mais testes, pra definir com qual ficar. A Claro ainda é recente e não vou julgar tão rápido, mas até o momento, Vivo seria a escolha certa. Vou testar jogos online esse fim de semana e fazer lives também pra ver a diferença de delay.
YouTube aqui na Claro Fibra funciona normal,o buffering é sempre praticamente instantâneo

Lt5VNuX.png
 
YouTube aqui na Claro Fibra funciona normal,o buffering é sempre praticamente instantâneo

Lt5VNuX.png
Eu tô tentando desativar o IPv6 no ZTE mas nem nas configs avançadas ele deixa, a Claro meio que escondeu algumas funções, porque ele tem entrada USB por exemplo, mas não vi nenhuma opção pra eu configurar um servidor interno. Depois que eu desativei no PC, o YouTube foi para um pico igual o seu. Ficou super rápido, testei com vídeos 4K pesados e fico avançando e ele nem mostra o carregamento. Preciso descobrir se tem como acessar outras telas avançadas no ZTE F6645P pra chegar nas funções que eu quero, sem depender da operadora.
 
Eu tô tentando desativar o IPv6 no ZTE mas nem nas configs avançadas ele deixa, a Claro meio que escondeu algumas funções, porque ele tem entrada USB por exemplo, mas não vi nenhuma opção pra eu configurar um servidor interno. Depois que eu desativei no PC, o YouTube foi para um pico igual o seu. Ficou super rápido, testei com vídeos 4K pesados e fico avançando e ele nem mostra o carregamento. Preciso descobrir se tem como acessar outras telas avançadas no ZTE F6645P pra chegar nas funções que eu quero, sem depender da operadora.
Aqui o ipv6 está ligado,ont aqui é a Huawei hg8245w5-6t,mas ela está em bridge e estou usando um Xiaomi AX3000T para gerenciar a rede,esses equipamentos das operadoras são todos capados não tem jeito,aqui no Huawei eu conseguia desativar o ipv6 mas não conseguia se quer mudar o dns por exemplo.
 
Como eu uso DNS local com filtro (AdguardHome), eu deixo IPv6 habilitado na minha rede/roteador mas desativo a resolução DNS em IPv6 no Adguardhome. Dessa maneira todos dispositivos recebem IPv6, mas como o DNS resolve os hostnames/FQDNs somente para IPv4, então todas as conexões são feitas via IPv4 (mesmo que os dispositivos tenham endereço IPv6 válido e funcionando).

Tenho essa solução para acessar meu roteador no "mato" que está atrás de CGNAT, então uso o endpoint IPv6 no Wireguard para estabelecer o túnel (uso o endereço IPv6 direto mesmo que não muda nunca...).


Código:
[Interface]
PrivateKey = xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Address = 192.168.9.11/32
DNS = 192.168.2.1, home

[Peer]
PublicKey = xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
PresharedKey = xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
AllowedIPs = 192.168.2.0/24, 0.0.0.0/1, 128.0.0.0/1, ::/1, 8000::/1
Endpoint = [2804:xxx:xxx:xxx:xxx:xxx:xxx:xxx]:51820
PersistentKeepalive = 25

EDITADO: para quem usa PiHole não existe uma configuração semelhante (um dos motivos que anos atrás migrei do PiHole para o AdGuardHome). Mesmo assim a princípio seria possível adicionando a expressão regex .*;querytype=AAAA na blacklist do PiHole. Porém não testei isso, apenas achei na web essa possível solução (fonte: discussão sobre isso no Reddit).
 
Última edição:
Eu tô tentando desativar o IPv6 no ZTE mas nem nas configs avançadas ele deixa, a Claro meio que escondeu algumas funções, porque ele tem entrada USB por exemplo, mas não vi nenhuma opção pra eu configurar um servidor interno. Depois que eu desativei no PC, o YouTube foi para um pico igual o seu. Ficou super rápido, testei com vídeos 4K pesados e fico avançando e ele nem mostra o carregamento. Preciso descobrir se tem como acessar outras telas avançadas no ZTE F6645P pra chegar nas funções que eu quero, sem depender da operadora.
vai na parte LAN ipv6 e desativa tudo que estiver ativo nesse modem... ainda nao vi setup de configuração dele pra fibra
 
Aqui o ipv6 está ligado,ont aqui é a Huawei hg8245w5-6t,mas ela está em bridge e estou usando um Xiaomi AX3000T para gerenciar a rede,esses equipamentos das operadoras são todos capados não tem jeito,aqui no Huawei eu conseguia desativar o ipv6 mas não conseguia se quer mudar o dns por exemplo.
Sim, são capados, usei Huawei na Oi e pelo menos na parte de servidor ela me permitia criar, mas bridge e outras configs mais avançadas eram bloqueados.
Como eu uso DNS local com filtro (AdguardHome), eu deixo IPv6 habilitado na minha rede/roteador mas desativo a resolução DNS em IPv6 no Adguardhome. Dessa maneira todos dispositivos recebem IPv6, mas como o DNS resolve os hostnames/FQDNs somente para IPv4, então todas as conexões são feitas via IPv4 (mesmo que os dispositivos tenham endereço IPv6 válido e funcionando).

Tenho essa solução para acessar meu roteador no "mato" que está atrás de CGNAT, então uso o endpoint IPv6 no Wireguard para estabelecer o túnel (uso o endereço IPv6 direto mesmo que não muda nunca...).


Código:
[Interface]
PrivateKey = xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Address = 192.168.9.11/32
DNS = 192.168.2.1, home

[Peer]
PublicKey = xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
PresharedKey = xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
AllowedIPs = 192.168.2.0/24, 0.0.0.0/1, 128.0.0.0/1, ::/1, 8000::/1
Endpoint = [2804:xxx:xxx:xxx:xxx:xxx:xxx:xxx]:51820
PersistentKeepalive = 25
Eu tô pensando aqui em colocar a ONT da Claro em bridge e usar meu Deco para administrar livremente tudo. Mas vou esperar um pouco porque eu quero testar mais a funcionalidade Wi-Fi 6.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vai na parte LAN ipv6 e desativa tudo que estiver ativo nesse modem... ainda nao vi setup de configuração dele pra fibra
Depois eu te mando os prints das telas dele no privado.
 
Eu tenho percebido que o site https://www.mercadolivre.com.br/ demora para entrar de tempos em tempos, já tem 1 mês isso. Depois que carrega a primeira vez ele funciona normalmente, aí algumas horas se passam e o primeiro acesso volta a ser demorado novamente.
esta ocorrendo o mesmo aqui com migo no acesso ao ML, mas só notei esse comportamento estranho no load do site de coisa de 2 semanas pra ca, só que não dei muita importância.
detalhe, ate o load dos dados no app do ML estão demorando pra carregar.

que eu sei é que o ML usa amazon cloudfront pra entregar as paginas e os conteúdos.
vai que a claro implodiu alguma coisa de rota com a amazon pra variar.
 
Por qual canal vc pediu a troca? Portal ou telefone?
Bom, como o colega ainda não respondeu, liguei pra Claro no 10621 e o furo é mais embaixo:

- Troca de aparelho, se não há problema algum, gera cobrança de R$ 99,90, e nada garante que o técnico vai trazer o modelo que vc quer.
- O atendente até citou que se eu tiver comprado um aparelho específico eles habilitam na rede da Claro....achei estranho.
- Ele citou também que o ideal seria fazer o upgrade pro plano de 1Gbps/500Mbps, mas mesmo assim nada garante que haverá a troca do aparelho, haja visto que este plano sobe de boas no Humax velhote aqui, claro que com a limitação da porta de rede 1Gbps.

Ao meu ver o jeito seria aguardar novas velocidades (1,2Gbps ou +) para aí sim forçar a Claro a uma troca de aparelho na casa do cliente, por enquanto ficamos assim no WiFi via celular:


9866980370.png
 
tô tentando trocar o tcg2232 e todo dia remarcam, cansei e mandei cancelar, quem sabe daqui um ano eles não mudam esses aparelhos...
Abre Anatel e consumidor.gov aqui trocaram depois de reclamar.

Eles marcavam visita como ‘TROCA EQUIPAMENTO WI-FI’ e por algum motivo a ordem de serviço ia pro pessoal do coaxial e aí ficavam remarcando sempre, depois da reclamação mesmo assim ainda vieram dois técnicos do coaxial, aí eu reabri a reclamação na Anatel e veio o pessoal da fibra e realizou a troca. É cansativo!
 
Bom, como o colega ainda não respondeu, liguei pra Claro no 10621 e o furo é mais embaixo:

- Troca de aparelho, se não há problema algum, gera cobrança de R$ 99,90, e nada garante que o técnico vai trazer o modelo que vc quer.
- O atendente até citou que se eu tiver comprado um aparelho específico eles habilitam na rede da Claro....achei estranho.
- Ele citou também que o ideal seria fazer o upgrade pro plano de 1Gbps/500Mbps, mas mesmo assim nada garante que haverá a troca do aparelho, haja visto que este plano sobe de boas no Humax velhote aqui, claro que com a limitação da porta de rede 1Gbps.

Ao meu ver o jeito seria aguardar novas velocidades (1,2Gbps ou +) para aí sim forçar a Claro a uma troca de aparelho na casa do cliente, por enquanto ficamos assim no WiFi via celular:


9866980370.png
Eu pedi a troca após os 30 dias de instalação e não cobraram a visita.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tô tentando trocar o tcg2232 e todo dia remarcam, cansei e mandei cancelar, quem sabe daqui um ano eles não mudam esses aparelhos...
No modo router até que não é ruim mas no modo bridge todo mundo sabe que é uma bomba (perde o IPv4). No meu caso, eu vou deixar passar uns meses para pedir a troca caso ele volte a me dar dor de cabeça. Por enquanto o IPv4 está de boa.
 
Última edição:
Bom, como o colega ainda não respondeu, liguei pra Claro no 10621 e o furo é mais embaixo:

- Troca de aparelho, se não há problema algum, gera cobrança de R$ 99,90, e nada garante que o técnico vai trazer o modelo que vc quer.
- O atendente até citou que se eu tiver comprado um aparelho específico eles habilitam na rede da Claro....achei estranho.
- Ele citou também que o ideal seria fazer o upgrade pro plano de 1Gbps/500Mbps, mas mesmo assim nada garante que haverá a troca do aparelho, haja visto que este plano sobe de boas no Humax velhote aqui, claro que com a limitação da porta de rede 1Gbps.

Ao meu ver o jeito seria aguardar novas velocidades (1,2Gbps ou +) para aí sim forçar a Claro a uma troca de aparelho na casa do cliente, por enquanto ficamos assim no WiFi via celular:


9866980370.png
Foi na forca bruta pela Anatel (nem perdi tempo entrando em contato com o atendimento da Claro).

A troca demorou um pouco, pois estava complicado achar o modelo... o Tecnico foi atras do equipamento.

Mas no final deu tudo certo, a troca foi feita.

F689 retirado


F6645P instalado


Nao fiz testes de velocidade no WI-FI, nem nada... meu foco é unica e exclusivamente a porta 2.5Gb.
 
Alguem saberia dizer como identificar o armario ou caixa da claro que fica nos postes da rua?
 
Foi na forca bruta pela Anatel (nem perdi tempo entrando em contato com o atendimento da Claro).

A troca demorou um pouco, pois estava complicado achar o modelo... o Tecnico foi atras do equipamento.

Mas no final deu tudo certo, a troca foi feita.

F689 retirado


F6645P instalado


Nao fiz testes de velocidade no WI-FI, nem nada... meu foco é unica e exclusivamente a porta 2.5Gb.
Tô com esse aí também, se descobrir algo interessante dele, agradeço se compartilhar aqui. Tô gostando do Wi-Fi dele, mesmo para aparelhos não Wi-Fi 6, entrega o limite que os aparelhos aguentam.
 
F6645P instalado


Nao fiz testes de velocidade no WI-FI, nem nada... meu foco é unica e exclusivamente a porta 2.2.5Gb.
Nos conte mais sobre a sua rede da foto. Estou montando uma semi-profissional que poderia servir para um pequeno escritório. É um Hobbe (se é que escrevi certo).
 
Boa noite a todos.


Acabei não relatando aqui, mas a Claro, após quase 2 meses de tratativas, reembolsou o valor do meu Mini PC que teve a porta ethernet queimada e não tinha conserto. As tratativas se iniciaram em novembro e terminaram agora no início de janeiro (pra variar, a Claro ainda atrasou o pagamento em 1 semana).

Enfim, entre idas e vindas, como recusa inicial dos laudos, o parecer dado foi válido, o reembolso emitido e a infra aqui já recuperada, com a compra de outro Mini PC de mesmas características. Foi um valor considerável, tendo em vista que o equipamento queimado tinha um custo global de mais de 3k reais, e o que a Claro reembolsou ficou em +- 95% do valor original gasto com o produto - valor este que agora em janeiro, foi suficiente para repor o mesmo equipamento, devido ao custo ligeiramente mais baixo.
 
tô tentando trocar o tcg2232 e todo dia remarcam, cansei e mandei cancelar, quem sabe daqui um ano eles não mudam esses aparelhos...
tens microondas?
Boa noite a todos.


Acabei não relatando aqui, mas a Claro, após quase 2 meses de tratativas, reembolsou o valor do meu Mini PC que teve a porta ethernet queimada e não tinha conserto. As tratativas se iniciaram em novembro e terminaram agora no início de janeiro (pra variar, a Claro ainda atrasou o pagamento em 1 semana).

Enfim, entre idas e vindas, como recusa inicial dos laudos, o parecer dado foi válido, o reembolso emitido e a infra aqui já recuperada, com a compra de outro Mini PC de mesmas características. Foi um valor considerável, tendo em vista que o equipamento queimado tinha um custo global de mais de 3k reais, e o que a Claro reembolsou ficou em +- 95% do valor original gasto com o produto - valor este que agora em janeiro, foi suficiente para repor o mesmo equipamento, devido ao custo ligeiramente mais baixo.
via judicial ou ouvidoria?
 
Boa noite a todos.


Acabei não relatando aqui, mas a Claro, após quase 2 meses de tratativas, reembolsou o valor do meu Mini PC que teve a porta ethernet queimada e não tinha conserto. As tratativas se iniciaram em novembro e terminaram agora no início de janeiro (pra variar, a Claro ainda atrasou o pagamento em 1 semana).

Enfim, entre idas e vindas, como recusa inicial dos laudos, o parecer dado foi válido, o reembolso emitido e a infra aqui já recuperada, com a compra de outro Mini PC de mesmas características. Foi um valor considerável, tendo em vista que o equipamento queimado tinha um custo global de mais de 3k reais, e o que a Claro reembolsou ficou em +- 95% do valor original gasto com o produto - valor este que agora em janeiro, foi suficiente para repor o mesmo equipamento, devido ao custo ligeiramente mais baixo.
Ótima notícia! Feliz por você ter conseguido.
Seu relato pode encorajar outros colegas a irem atrás do prejuízo em situações semelhantes.
Eu passei situação parecida em 2017, e infelizmente não tive iniciativa de procurar meus direitos na época. Me arrependo disso demais e não encorajo ninguém a fazer isso.
Durante uma chuva forte com raios nesse ano que citei, uma descarga elétrica entrou pelo coaxial vindo da rua, fritou o receptor de TV e o modem da Claro, e saiu queimando tudo que estava interligado: Receiver do meu home theater, uma das caixas de som do home, duas entradas HDMI da minha TV, placa mãe e memórias do meu PC, telefone sem fio e a impressora laser que estava conectada via usb no PC.
Foi um baita prejuízo e demorei um bom tempo pra me recuperar disso.
 
Para alguns, é tão importante a troca de IPv4 no MODEM da Claro e não conseguem. Eu aqui, com o meu Techno_BOMBA tenho o IPv4 trocado de mês em mês. E como o MODEM é uma bomba, fico aqui tentando usar as dicas dos colegas para que ele volte a funcionar o BRIDGE. Na real, não sei quanto tempo irei suportar isso. Mês passado e até ontem era 179.XXX.XX.28 e agora mudou para 179.XXX.XX.22 mas não fica ONLINE em bridge, é uma briga até eu conseguir. PUTZZZ

ER605_Claro_em_BRIDGE_Off-line.jpg
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo