[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Vou ter que discordar de você. Esses modems da technicolor são uma bela porcaria, já usei mais de um e sempre tive problema (mesmo deixando em bridge).

O primeiro eu tive a sorte dele ter queimado em uma chuva forte e o outro tive vários problemas na internet com lentidões e quedas. Foram 3 chamados pra vir um técnico resolver trocar o technicolor pelo f@st.

Hoje estou com a fibra e a onu é zte, muito boa. Zero problemas até hoje.
Minha experiência com modem technicolor também não foi boa.

Anos atrás aqui em casa tinha um Fast 3284u, modem excelente. Porém, ele começou a dar uns problema em que ele ficava resetando config de fábrica. Até ai ok, chamei um técnico e o cara trouxe um:
nPCRvpk.png


Pensa numa bomba. O Wi-fi era ruim, o ping ficava subindo e descendo. Enfim, uma bomba.

Liguei lá de novo, veio outro técnico e disse pra mim que estava tudo funcionando, ai eu mostrei pra ele na prática o ping subindo e descendo de amarelo pra vermelho bastante. Ele falou que "se chamasse eles de novo por conta de ping eles iriam cobrar a visita".

Ai a assinante ligou lá no setor de cancelamento e falou um monte. Pra não perder a cliente eles deram um jeito rapidinho, aumentaram a velocidade 30 mega pra 60 mega e diminuiram a fatura. O próximo técnico trouxe um Humax HG100R-L2, resolveu o problema do ping, o alcance do Wi-fi era top e arrisco a dizer que era até melhor que o Fast 3284u.
 
Na verdade, em minha opinião esse modem é excelente. É 3.1. Só não é Wi-Fi6.

Não está em bridge, mas com acess point. Nunca me deixou na mão. Muito estável.

Se checar a velocidade muitas vezes, uma ou outra o upload marcará corretamente. Na maioria das vezes, não. Claramente um bug do último firmware que não deixa marcar corretamente a velocidade de upload.

Como sei que está funcionando corretamente? Não percebi nada de anormal no funcionamento do dia a dia. Descobri o problema do upload por causa do canal desse técnico da Claro.

Faço muitas vídeo conferências, e sempre tudo ocorreu bem. No meu trabalho uso VPN e preciso de um pouco de upload. Sem problemas até agora.

Como esse modem é muito difundido na base de clientes, tenho certeza que haverá uma atualização de firmware. Sou de SP. Esse técnico do vídeo é do RJ.

O problema, portanto, é em larga escala.

Acredito ser inviável trocar todos 3102 da base de clientes.
quando colocam aberração dessa irmao do boing TC 7337... o que se ver é muito stress, mendigamos pra atualizar firmware ou fazer downgrade caso antes de sair espalhando em campo e nao ter serviço funcionando 99,99%. lutei muitas vezes trocar arris trambolho arris tg 862 pelo cisco, pois te digo fui único sorteado ter essa anomalia que so funciona 88,99% em bridge. Do cisco melhor de todos docis 3.0 por ter portadoras insuficientes minha velocidade sempre caia a metade ou cheio de ping alto... na pandemia chegou outro que se nao souber configurar dava merda tambem famoso ((((( Arris TG1692A )))). Demora pra carregar fica estavel ate certo ponto, pois ele entrega rede sujas, cheio de ruidos, que os tecnicos odeiam ele, pois mostra no log erros na rede externa... depois... o outra aberraçao com mesma fabricaçao do arris famoso CBN ( nao é central de noticias nacionais do sistema globo de radio ) modem que odeia tambem rede com problemas ... dai lutei pra colocar sagemcom to feliz ate hoje com ele mesmo com rede suja, funciona perfeitamente mas.... rede externa está muito poluida e ele tai como telefone, banda larga simetrico 512 kilobytes pois migrei pra tim ultracorte
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Minha experiência com modem technicolor também não foi boa.

Anos atrás aqui em casa tinha um Fast 3284u, modem excelente. Porém, ele começou a dar uns problema em que ele ficava resetando config de fábrica. Até ai ok, chamei um técnico e o cara trouxe um:
nPCRvpk.png


Pensa numa bomba. O Wi-fi era ruim, o ping ficava subindo e descendo. Enfim, uma bomba.

Liguei lá de novo, veio outro técnico e disse pra mim que estava tudo funcionando, ai eu mostrei pra ele na prática o ping subindo e descendo de amarelo pra vermelho bastante. Ele falou que "se chamasse eles de novo por conta de ping eles iriam cobrar a visita".

Ai a assinante ligou lá no setor de cancelamento e falou um monte. Pra não perder a cliente eles deram um jeito rapidinho, aumentaram a velocidade 30 mega pra 60 mega e diminuiram a fatura. O próximo técnico trouxe um Humax HG100R-L2, resolveu o problema do ping, o alcance do Wi-fi era top e arrisco a dizer que era até melhor que o Fast 3284u.
muito complicado nos usar de cobaia e empurrar lixos esses aparelhos
 
Minha experiência com modem technicolor também não foi boa.

Anos atrás aqui em casa tinha um Fast 3284u, modem excelente. Porém, ele começou a dar uns problema em que ele ficava resetando config de fábrica. Até ai ok, chamei um técnico e o cara trouxe um:
nPCRvpk.png


Pensa numa bomba. O Wi-fi era ruim, o ping ficava subindo e descendo. Enfim, uma bomba.

Liguei lá de novo, veio outro técnico e disse pra mim que estava tudo funcionando, ai eu mostrei pra ele na prática o ping subindo e descendo de amarelo pra vermelho bastante. Ele falou que "se chamasse eles de novo por conta de ping eles iriam cobrar a visita".

Ai a assinante ligou lá no setor de cancelamento e falou um monte. Pra não perder a cliente eles deram um jeito rapidinho, aumentaram a velocidade 30 mega pra 60 mega e diminuiram a fatura. O próximo técnico trouxe um Humax HG100R-L2, resolveu o problema do ping, o alcance do Wi-fi era top e arrisco a dizer que era até melhor que o Fast 3284u.
Eu tive esse "abençoado" aqui em casa há alguns anos. Instalaram ele novo, inclusive.
O tempo que fiquei com ele aqui foi de 3 dias, pois ele travava com qualquer download ou pico de uso. E olha que eu usava ele em bridge.
Eu tinha 120 Mb, que até então era o maior plano da NET.
Se nem 30 Mb ele aguenta (baseado no seu relato), imagina 120.
 
Olá pessoal, uma pergunta aos especialistas: tenho Claro HFC modem Kaon CG3000 e tenho notado, por meio do status da conexão RF da página do modem, que sempre tem aparecido agumas palavras-chave corrigidas e incorrigíveis (na média 500 palavras) para algumas frequências de downstream (geralmente perto dos 849 MHz). Ocorre que estes valores aparecem de uma só vez. Fiz um teste: resetei o modem e segui o monitoramento da conexão RF e às vezes fica até dias com tudo zerado, mas de repente aparece os valores como mencionei acima. Não tenho experimentado quedas de sinal e de conexão, pelo site niveis.virtua.com.br está tudo ok. Na minha instalação tenho além do modem dois pontos de TV com seus respectivos decoders. Alguém conseguiria me explicar o que pode estar havendo e quais as possíveis implicações disso? Obrigado.
 
Olá pessoal, uma pergunta aos especialistas: tenho Claro HFC modem Kaon CG3000 e tenho notado, por meio do status da conexão RF da página do modem, que sempre tem aparecido agumas palavras-chave corrigidas e incorrigíveis (na média 500 palavras) para algumas frequências de downstream (geralmente perto dos 849 MHz). Ocorre que estes valores aparecem de uma só vez. Fiz um teste: resetei o modem e segui o monitoramento da conexão RF e às vezes fica até dias com tudo zerado, mas de repente aparece os valores como mencionei acima. Não tenho experimentado quedas de sinal e de conexão, pelo site niveis.virtua.com.br está tudo ok. Na minha instalação tenho além do modem dois pontos de TV com seus respectivos decoders. Alguém conseguiria me explicar o que pode estar havendo e quais as possíveis implicações disso? Obrigado.
normal numa rádio frequência, se tiver muitos incorrigíveis , sinal que sua rede está "suja" (interferências). log é pra mostrar monitoramento da rede
 
Olá pessoal, uma pergunta aos especialistas: tenho Claro HFC modem Kaon CG3000 e tenho notado, por meio do status da conexão RF da página do modem, que sempre tem aparecido agumas palavras-chave corrigidas e incorrigíveis (na média 500 palavras) para algumas frequências de downstream (geralmente perto dos 849 MHz). Ocorre que estes valores aparecem de uma só vez. Fiz um teste: resetei o modem e segui o monitoramento da conexão RF e às vezes fica até dias com tudo zerado, mas de repente aparece os valores como mencionei acima. Não tenho experimentado quedas de sinal e de conexão, pelo site niveis.virtua.com.br está tudo ok. Na minha instalação tenho além do modem dois pontos de TV com seus respectivos decoders. Alguém conseguiria me explicar o que pode estar havendo e quais as possíveis implicações disso? Obrigado.
Se não está tendo problemas e os níveis estão normais, desconsidere.
 
Eu tive esse "abençoado" aqui em casa há alguns anos. Instalaram ele novo, inclusive.
O tempo que fiquei com ele aqui foi de 3 dias, pois ele travava com qualquer download ou pico de uso. E olha que eu usava ele em bridge.
Eu tinha 120 Mb, que até então era o maior plano da NET.
Se nem 30 Mb ele aguenta (baseado no seu relato), imagina 120.
Em geral, tecnicolor é problemático, no entanto, meu último modem no coaxial era um tecnicolor TC3102, era bom.
 
Recentemente tive muitos problemas com a Claro, várias quedas aqui na região, a última fiquei quase 24hrs sem internet. Uma operadora local me ofereceu um plano pagando o mesmo que a Claro (meu plano na Claro era 600mb), sendo que a operadora local é FTTH e a Claro aqui é HFC, mesma velocidade, roteador Wi-Fi 6 mais Paramount, Max e Watch. Resolvi assinar e usar os 7 dias pra testar. Liguei pra cancelar a Claro e me ofereceram 750mb com roteador Wi-Fi 6 e Globoplay por R$99,90. Como a oferta foi sem fidelidade, resolvi aceitar e testar as duas. O roteador da Claro é um Sagemcom F@st3896, sinal muito bom em todo o meu apt, o da operadora local é um Huawei EG8145X6-10 sinal fica fraco no meu quarto (não fica horrível, mas mais fraco que o da Claro). Agora testou na dúvida, o modem da Claro é melhor, mas no restante a operadora local parece ser melhor, sem contar que ela oferece algo raro, mesma velocidade de download e upload (no meu caso 600mb de down e 600mb de up). Tem algum site ou programa que eu possa fazer um teste mais completo e comparar as duas? Tipo, ping, rotas, etc. Pq o SpeedTest só mede a velocidade e nesse aspecto ambas estão me entregando até mais que o contratado. A local, por ser FTTH, tende a ser mais estável, mas não necessariamente tem rotas melhores que a Claro.
 
Recentemente tive muitos problemas com a Claro, várias quedas aqui na região, a última fiquei quase 24hrs sem internet. Uma operadora local me ofereceu um plano pagando o mesmo que a Claro (meu plano na Claro era 600mb), sendo que a operadora local é FTTH e a Claro aqui é HFC, mesma velocidade, roteador Wi-Fi 6 mais Paramount, Max e Watch. Resolvi assinar e usar os 7 dias pra testar. Liguei pra cancelar a Claro e me ofereceram 750mb com roteador Wi-Fi 6 e Globoplay por R$99,90. Como a oferta foi sem fidelidade, resolvi aceitar e testar as duas. O roteador da Claro é um Sagemcom F@st3896, sinal muito bom em todo o meu apt, o da operadora local é um Huawei EG8145X6-10 sinal fica fraco no meu quarto (não fica horrível, mas mais fraco que o da Claro). Agora testou na dúvida, o modem da Claro é melhor, mas no restante a operadora local parece ser melhor, sem contar que ela oferece algo raro, mesma velocidade de download e upload (no meu caso 600mb de down e 600mb de up). Tem algum site ou programa que eu possa fazer um teste mais completo e comparar as duas? Tipo, ping, rotas, etc. Pq o SpeedTest só mede a velocidade e nesse aspecto ambas estão me entregando até mais que o contratado. A local, por ser FTTH, tende a ser mais estável, mas não necessariamente tem rotas melhores que a Claro.
Aqui a operadora local tem me surpreendido com o bônus de 300 MEGAS de down e Up. Contratei 500/500 chegando aqui no meu Ap com cabo CAT5e. A fibra chega até um TP-Link no andar de baixo que distribui para os assinantes.
 
Recentemente tive muitos problemas com a Claro, várias quedas aqui na região, a última fiquei quase 24hrs sem internet. Uma operadora local me ofereceu um plano pagando o mesmo que a Claro (meu plano na Claro era 600mb), sendo que a operadora local é FTTH e a Claro aqui é HFC, mesma velocidade, roteador Wi-Fi 6 mais Paramount, Max e Watch. Resolvi assinar e usar os 7 dias pra testar. Liguei pra cancelar a Claro e me ofereceram 750mb com roteador Wi-Fi 6 e Globoplay por R$99,90. Como a oferta foi sem fidelidade, resolvi aceitar e testar as duas. O roteador da Claro é um Sagemcom F@st3896, sinal muito bom em todo o meu apt, o da operadora local é um Huawei EG8145X6-10 sinal fica fraco no meu quarto (não fica horrível, mas mais fraco que o da Claro). Agora testou na dúvida, o modem da Claro é melhor, mas no restante a operadora local parece ser melhor, sem contar que ela oferece algo raro, mesma velocidade de download e upload (no meu caso 600mb de down e 600mb de up). Tem algum site ou programa que eu possa fazer um teste mais completo e comparar as duas? Tipo, ping, rotas, etc. Pq o SpeedTest só mede a velocidade e nesse aspecto ambas estão me entregando até mais que o contratado. A local, por ser FTTH, tende a ser mais estável, mas não necessariamente tem rotas melhores que a Claro.
Vai muito do uso de cada um. Por exemplo, se você joga o negócio é testar principalmente em horário de pico as duas conexões, comparar o ping, se está tendo perda de pacotes ou algo que atrapalhe. Outra coisa que eu verificaria é se está ou não em CGNAT, em geral quem é afetado por isso já sabe que está sendo afetado (conexão recusada em algum servidor, desconexão em jogos, se chega a precisar de conexão remota e por aí vai). Não é de todo mal, tem muita gente que está em CGNAT e até hoje nem percebeu nem faz diferença. Mas pra algumas é um inferno.

Do resto, eu imagino que... Redes sociais? Youtube? Abre o CMD e dê tracert e ping para os sites que você mais visita e compare os resultados, ou baixe o winmtr (tem a versão redux que permite ping via ipv6 caso queira conferir também, acredite ou não as vezes a diferença é grande via IPV4 ou IPV6) ele é uma mistura de ping + tracert. Deixe ele por um tempo, o ideal é ter um comparativo tipo horário de pico e horário "normal", pra ver se deu muita diferença na conexão. Eu pelo menos deixo dar mais de 100 testes, para ter uma media mais razoável. Aí avalie se está tendo muita variação, perda de pacotes (vários saltos no meio do caminho vão dar perda de pacote, isso é normal já que muitos são configurados para NÃO responder a teste de ping mesmo, avalie o último salto). Geralmente eu dou um print, recorto pelo paint mesmo e deixo salvo com a data, pra ter de referência.

Outro "teste" mesmo seria testar esses serviços via streaming, se em horário de pico você realmente consegue assistir legal, se não começa a picotar a conexão, baixar a resolução do nada e por aí vai
 
Vai muito do uso de cada um. Por exemplo, se você joga o negócio é testar principalmente em horário de pico as duas conexões, comparar o ping, se está tendo perda de pacotes ou algo que atrapalhe. Outra coisa que eu verificaria é se está ou não em CGNAT, em geral quem é afetado por isso já sabe que está sendo afetado (conexão recusada em algum servidor, desconexão em jogos, se chega a precisar de conexão remota e por aí vai). Não é de todo mal, tem muita gente que está em CGNAT e até hoje nem percebeu nem faz diferença. Mas pra algumas é um inferno.

Do resto, eu imagino que... Redes sociais? Youtube? Abre o CMD e dê tracert e ping para os sites que você mais visita e compare os resultados, ou baixe o winmtr (tem a versão redux que permite ping via ipv6 caso queira conferir também, acredite ou não as vezes a diferença é grande via IPV4 ou IPV6) ele é uma mistura de ping + tracert. Deixe ele por um tempo, o ideal é ter um comparativo tipo horário de pico e horário "normal", pra ver se deu muita diferença na conexão. Eu pelo menos deixo dar mais de 100 testes, para ter uma media mais razoável. Aí avalie se está tendo muita variação, perda de pacotes (vários saltos no meio do caminho vão dar perda de pacote, isso é normal já que muitos são configurados para NÃO responder a teste de ping mesmo, avalie o último salto). Geralmente eu dou um print, recorto pelo paint mesmo e deixo salvo com a data, pra ter de referência.

Outro "teste" mesmo seria testar esses serviços via streaming, se em horário de pico você realmente consegue assistir legal, se não começa a picotar a conexão, baixar a resolução do nada e por aí vai
Aparentemente o ip da operadora local é CGNAT. O IPv4 address mostrado na página do modem começa com 100 que é diferente do IP externo mostrado no site meuip.com que começa com 138.
 
Última edição:
O Ip da operadora local começa com 138. Seria ele CGNAT?
GERALMENTE, começa com 100. Já ouvi relato começando com outros números, mas 138 eu não lembro pelo menos. O modem da operadora local (a Claro também aplica em algumas regiões, então talvez vale conferir) te reporta qual ip? Aqui pela bOi pelo menos, no HG8145 me reporta assim:
KVW85xj.png
Aí compare esse IP com o que o speedtest reporta embaixo do nome da operadora. Se for igual não está em CGNAT.
F9rFikG.png
 
GERALMENTE, começa com 100. Já ouvi relato começando com outros números, mas 138 eu não lembro pelo menos. O modem da operadora local (a Claro também aplica em algumas regiões, então talvez vale conferir) te reporta qual ip? Aqui pela bOi pelo menos, no HG8145 me reporta assim:
KVW85xj.png
Aí compare esse IP com o que o speedtest reporta embaixo do nome da operadora. Se for igual não está em CGNAT.
F9rFikG.png
Pelo jeito é sim CGNAT.


 
Pelo jeito é sim CGNAT.



A super internet bOi fibra não queria abrir os links, mas pelo primeiro parece realmente ser CGNAT. Como disse, isso pode ou não te afetar e infelizmente é comum em provedores regionais pela falta de endereços IPV4. Se isso vai te afetar ou não, precisa testar nos sites, serviços e servidores que você mais costuma acessar. Pelo menos o IPV6 parece estar funcionando corretamente. No mais acho que é uma questão de uso pessoal mesmo, vai fazendo esses testes que sugeri, como que cada link vai se comportando, teste o máximo que puder dentro desses 7 dias pra decidir o que que te atende melhor.

É aquela desgraça, eu não dependo de upload o dia inteiro, mas nas horas que preciso, eu realmente preciso. O HFC nunca vai dar esses 600 MB de up que o provedor local está dando (aliás nem na fibra a maioria dos provedores "grandes" tem plano com isso de upload, pelo menos não oficialmente) agora o quanto isso vai te afetar ou te dar vantagem é com você. Não sei também qual é o provedor local, mas vale também dar uma pesquisada/conversada no tópico dos provedores regionais se alguém conhece (https://forum.adrenaline.com.br/thr...-fibra-optica.608251/page-384#post-1076963860), se tem algum histórico, se o suporte presta e funciona :haha:
 
Aqui eu tenho a Globoplay e usava 3 dependentes pra conectar as 4 tvs
E hoje do nada todas tvs foram desconectadas. Ao entrar em contato com a globoplay me falaram que a Claro só permite 2 dependentes.

aplicativo lixo :cereal:
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E no site Minha Claro Residencial nao aparece mais a globoplay na seção de assinaturas
 
Aqui eu tenho a Globoplay e usava 3 dependentes pra conectar as 4 tvs
E hoje do nada todas tvs foram desconectadas. Ao entrar em contato com a globoplay me falaram que a Claro só permite 2 dependentes.

aplicativo lixo :cereal:
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E no site Minha Claro Residencial nao aparece mais a globoplay na seção de assinaturas
Pela Claro são dois dependentes mesmo, quando troquei a minha assinatura percebi isso no momento da troca. Quando assina direto, daí são 4 dependentes.
 

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