Venho narrar um erro bizarro com a ONT ZTE F6645P da Claro Fibra, abaixo:
Quando é modificada para funcionar em bridge, tem um bug que simplesmente não gera IP válido pro roteador particular. Mesmo que você resete a ONT para funcionar como router, ela não funciona mais, ficando a luz "internet" apagada.
Abri um chamado técnico ontem, hoje o técnico veio, disse que está tendo reclamações diárias dessa ONT e desse mesmo defeito, e substituiu a unidade por outra que estava em modo router. Eu disse que devido à configuração de vários equipamentos aqui de casa não poderia de forma nenhuma usar em router, somente em bridge. Ele disse que não se responsabilizaria.
Mudei a ONT para bridge novamente, e ocorreu a mesma coisa: o Wifi não desabilita, a luz de internet não acende, e ele não gera IP válido para o roteador.
Foi aí então que eu conectei meu PC diretamente à ONT, forcei o IP em 192.168.100.2, e consegui acesso às configurações pelo IP 192.168.100.1.
Uma vez nas configurações, escolhi novamente o modo bridge, e depois de reiniciado, desativei a Wifi manualmente em "Configurações avançadas > Wifi > Rádio > desligado", nas duas opções.
Assim que desativei o Wifi o modem começou a fornecer IP válido pro meu roteador.
Sinceramente não sei se isso se deveu ao fato de eu colocar pra ser bridge duas vezes, ou se porque desativei o Wifi manualmente, o que já deveria ocorrer no momento em que se seleciona o modo bridge, ou se não foi nada disso.
Apesar de estar tudo funcionando por enquanto, a luz "internet" da ONT permanece apagada, e o "status" na página de configuração da ONT permanece como "offline".