[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Falando com um amigo que está em uma área nova aqui da Claro Fibra (provavelmente OLT ZTE, ele vai confirmar), ele não consegue consultar o (http://niveis.virtua.com.br/). Parece que o não funcionamento da consulta deve estar atrelado a marca da OLT.
Não são as areas de sobreposição que o niveis não funciona na Fibra?
 
Será que estão liberando pra todo mundo?
Todos os planos com TV recentes (de 2022 pra cá) tem o Globoplay +Canais incluso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Opa pessoal, solicitei a migraçao do meu plano que era 500mb de internet para o plano de 500+globoplay, no site o plano ficou como Bl 500m Gplay Migracao Fid, mas ainda não liberaram o app pra mim, o prazo que me passaram seria de 24h que já passaram inclusive, sabem se demora realmente mais que isso? to pensando em ligar lá pra ver sobre isso mas falta paciencia pra fiar ouvido as trocentas opções do robô antes de falar com o atendente.
Comigo demoraram 2 dias para aparecer a opção de ativação no Minha Claro Residencial.
Um dia depois ainda recebi um SMS avisando da inclusão do Globoplay, com um link para ativação.
 
Venho narrar um erro bizarro com a ONT ZTE F6645P da Claro Fibra, abaixo:

fe237869-9a48-420b-8399-f59dcfc8bff9.png


Quando é modificada para funcionar em bridge, tem um bug que simplesmente não gera IP válido pro roteador particular. Mesmo que você resete a ONT para funcionar como router, ela não funciona mais, ficando a luz "internet" apagada.

Abri um chamado técnico ontem, hoje o técnico veio, disse que está tendo reclamações diárias dessa ONT e desse mesmo defeito, e substituiu a unidade por outra que estava em modo router. Eu disse que devido à configuração de vários equipamentos aqui de casa não poderia de forma nenhuma usar em router, somente em bridge. Ele disse que não se responsabilizaria.

Mudei a ONT para bridge novamente, e ocorreu a mesma coisa: o Wifi não desabilita, a luz de internet não acende, e ele não gera IP válido para o roteador.

Foi aí então que eu conectei meu PC diretamente à ONT, forcei o IP em 192.168.100.2, e consegui acesso às configurações pelo IP 192.168.100.1.

Uma vez nas configurações, escolhi novamente o modo bridge, e depois de reiniciado, desativei a Wifi manualmente em "Configurações avançadas > Wifi > Rádio > desligado", nas duas opções.

Assim que desativei o Wifi o modem começou a fornecer IP válido pro meu roteador.

Sinceramente não sei se isso se deveu ao fato de eu colocar pra ser bridge duas vezes, ou se porque desativei o Wifi manualmente, o que já deveria ocorrer no momento em que se seleciona o modo bridge, ou se não foi nada disso.

Apesar de estar tudo funcionando por enquanto, a luz "internet" da ONT permanece apagada, e o "status" na página de configuração da ONT permanece como "offline".
 
Venho narrar um erro bizarro com a ONT ZTE F6645P da Claro Fibra, abaixo:

fe237869-9a48-420b-8399-f59dcfc8bff9.png


Quando é modificada para funcionar em bridge, tem um bug que simplesmente não gera IP válido pro roteador particular. Mesmo que você resete a ONT para funcionar como router, ela não funciona mais, ficando a luz "internet" apagada.

Abri um chamado técnico ontem, hoje o técnico veio, disse que está tendo reclamações diárias dessa ONT e desse mesmo defeito, e substituiu a unidade por outra que estava em modo router. Eu disse que devido à configuração de vários equipamentos aqui de casa não poderia de forma nenhuma usar em router, somente em bridge. Ele disse que não se responsabilizaria.

Mudei a ONT para bridge novamente, e ocorreu a mesma coisa: o Wifi não desabilita, a luz de internet não acende, e ele não gera IP válido para o roteador.

Foi aí então que eu conectei meu PC diretamente à ONT, forcei o IP em 192.168.100.2, e consegui acesso às configurações pelo IP 192.168.100.1.

Uma vez nas configurações, escolhi novamente o modo bridge, e depois de reiniciado, desativei a Wifi manualmente em "Configurações avançadas > Wifi > Rádio > desligado", nas duas opções.

Assim que desativei o Wifi o modem começou a fornecer IP válido pro meu roteador.

Sinceramente não sei se isso se deveu ao fato de eu colocar pra ser bridge duas vezes, ou se porque desativei o Wifi manualmente, o que já deveria ocorrer no momento em que se seleciona o modo bridge, ou se não foi nada disso.

Apesar de estar tudo funcionando por enquanto, a luz "internet" da ONT permanece apagada, e o "status" na página de configuração da ONT permanece como "offline".

Essa parada do IPV4 é o drama das novas regiões com OLT ZTE. Quando vc instala a Claro o MAC ADDRESS cadastrado lá é o da ONT, pois está em modo roteador. Quando você coloca em bridge o MAC passa a ser o do device conectado na ONT, logo parece que gera algum tipo de bloqueio momentâneo. Depois desse MAC registrado e funcionando o problema para de ocorrer.
 
Essa parada do IPV4 é o drama das novas regiões com OLT ZTE. Quando vc instala a Claro o MAC ADDRESS cadastrado lá é o da ONT, pois está em modo roteador. Quando você coloca em bridge o MAC passa a ser o do device conectado na ONT, logo parece que gera algum tipo de bloqueio momentâneo. Depois desse MAC registrado e funcionando o problema para de ocorrer.

Aconteceu isso comigo aqui na 6645, segundo o técnico houve um problema no datacenter com o registro do novo MAC a ser autorizado pra operar com a ONT da ZTE em bridge.

O atalho que utilizei pra se evitar isso para as próximas vezes, tendo em vista que já atualizei o roteador externo 1x pra um modelo superior é sempre usar/clonar o MAC adress que já foi previamente autorizado do primeiro roteador externo, funciona de boa e evita essa baita dor de cabeça de ficar sem ipv4.

Até liberei o load o ipv6 aqui ao preço de uns 5-10Mbps de velocidade a menos, parece mesmo que a limitação atual dos endereços ipv4 podem estar afetando a operadora, pois pelo menos aqui, apesar de não estar em contrato, é praticamente ipv4 fixo, não muda nunca.

Resumindo: Anote o MAC Adress do primeiro router externo autorizado a rodar com essa ONT em bridge em algum lugar e use-o para sempre, digite-o nas opções de Clone MAC Adress do novo roteador no modo Automatic IP.
 
Última edição:
Meus problemas nos últimos anos tem sido com interconexões internas de rede Ethernet para vídeo.

No últimos tempos (semanas, meses) tenho tido intermitências no sinal da rede que vai do computador, onde ficam e ficarão os arquivos, para a sala e para o dormitório, onde ficam os aparelhos que precisam do sinal de internet e de rede interna.

Quando foi instalada, que aconteceu durante a reforma elétrica total que fiz no apartamento, mais uma vez cometi o erro de não usar cano elétrico de pvc para fazer as interconexões de sinal. E foram feitas usando as malditas mangueiras que não permitiram trocar os fios internos na medida que estes foram precisando ser trocados.

Mas fora isso acho que o fio em isso, que era Cat5, deveria ter sido trocado para um de categoria superior, que suponho ser mais confiável no longo prazo.

Resultado: após 15 anos desde a obra, comecei a ter intermitências cada vez mais longas que estou vendo que vou ter que resolver de vez.

A primeira coisa a fazer é saber para que fio mudar, porque os conectores atendem todas as categoria, segundo parece. Me confirmem se estou falando a coisa certa, ou não, antes de começar a discutir como resolver.
 
Opa pessoal, solicitei a migraçao do meu plano que era 500mb de internet para o plano de 500+globoplay, no site o plano ficou como Bl 500m Gplay Migracao Fid, mas ainda não liberaram o app pra mim, o prazo que me passaram seria de 24h que já passaram inclusive, sabem se demora realmente mais que isso? to pensando em ligar lá pra ver sobre isso mas falta paciencia pra fiar ouvido as trocentas opções do robô antes de falar com o atendente.
Bem-vindo ao clube. Já faz mais de 1 mês que fiz essa migração também e até agora nada de acesso a GloboPlay.

Na app da Claro mostra como GloboPlay ativada, mas ao entrar na GloboPlay dá um erro dizendo que os canais pagos não estão disponíveis para meu provedor, e continua com acesso apelas das coisas normalmente gratuitas.

Já entrei em contato com o suporte, que infelizmente são pessoas que não tem condições de ajudar em p%#$%$% nenhuma (mal e mal devem ter ensino fundamental completo e apenas seguem scripts de atendimento). Se quiser pode tentar ligar, mas já vai com a expectativa baixa que não vão resolver nada.

Quando tiver tempo vou numa loja da Claro num shopping aqui perto para ver se consigo.



 
Meus problemas nos últimos anos tem sido com interconexões internas de rede Ethernet para vídeo.

No últimos tempos (semanas, meses) tenho tido intermitências no sinal da rede que vai do computador, onde ficam e ficarão os arquivos, para a sala e para o dormitório, onde ficam os aparelhos que precisam do sinal de internet e de rede interna.

Quando foi instalada, que aconteceu durante a reforma elétrica total que fiz no apartamento, mais uma vez cometi o erro de não usar cano elétrico de pvc para fazer as interconexões de sinal. E foram feitas usando as malditas mangueiras que não permitiram trocar os fios internos na medida que estes foram precisando ser trocados.

Mas fora isso acho que o fio em isso, que era Cat5, deveria ter sido trocado para um de categoria superior, que suponho ser mais confiável no longo prazo.

Resultado: após 15 anos desde a obra, comecei a ter intermitências cada vez mais longas que estou vendo que vou ter que resolver de vez.

A primeira coisa a fazer é saber para que fio mudar, porque os conectores atendem todas as categoria, segundo parece. Me confirmem se estou falando a coisa certa, ou não, antes de começar a discutir como resolver.
Prezado, creio que este tópico não seja o local mais adequado para este tipo de dúvida;

Existe um tópico dedicado para tratar de redes domesticas, creio que lá o pessoal vai conseguir te ajudar melhor:
 
Venho narrar um erro bizarro com a ONT ZTE F6645P da Claro Fibra, abaixo:

fe237869-9a48-420b-8399-f59dcfc8bff9.png


Quando é modificada para funcionar em bridge, tem um bug que simplesmente não gera IP válido pro roteador particular. Mesmo que você resete a ONT para funcionar como router, ela não funciona mais, ficando a luz "internet" apagada.

Abri um chamado técnico ontem, hoje o técnico veio, disse que está tendo reclamações diárias dessa ONT e desse mesmo defeito, e substituiu a unidade por outra que estava em modo router. Eu disse que devido à configuração de vários equipamentos aqui de casa não poderia de forma nenhuma usar em router, somente em bridge. Ele disse que não se responsabilizaria.

Mudei a ONT para bridge novamente, e ocorreu a mesma coisa: o Wifi não desabilita, a luz de internet não acende, e ele não gera IP válido para o roteador.

Foi aí então que eu conectei meu PC diretamente à ONT, forcei o IP em 192.168.100.2, e consegui acesso às configurações pelo IP 192.168.100.1.

Uma vez nas configurações, escolhi novamente o modo bridge, e depois de reiniciado, desativei a Wifi manualmente em "Configurações avançadas > Wifi > Rádio > desligado", nas duas opções.

Assim que desativei o Wifi o modem começou a fornecer IP válido pro meu roteador.

Sinceramente não sei se isso se deveu ao fato de eu colocar pra ser bridge duas vezes, ou se porque desativei o Wifi manualmente, o que já deveria ocorrer no momento em que se seleciona o modo bridge, ou se não foi nada disso.

Apesar de estar tudo funcionando por enquanto, a luz "internet" da ONT permanece apagada, e o "status" na página de configuração da ONT permanece como "offline".
to desde anos falando na época do arris (pesquisem na internet) , quando a claro injeta firmware dela, fica duas gravações ocultas no chip, dai tem que fazer o procedimento que voce fez, porque esses burros artificiais esquecem quem manda nos modens sao os fabricantes com suas firmwares, os da claro sao gambiarras capadas :thinking:
 
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Desde a contratação em junho/23 confesso que só tinha acesso ao CNA Library e McAfee e depois que contratei o Premiere ele também apareceu.
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Apesar de estar tudo funcionando por enquanto, a luz "internet" da ONT permanece apagada, e o "status" na página de configuração da ONT permanece como "offline".
Ao colocar o technobomba em bridge a luz "internet" também fica apagada.
 
Última edição:
Belo Horizonte aqui.
Modem ligado e com todas as luzes normal mas estar lento, varios sites demoram para abrir enquanto que outros abrem normal, APP diz que ta em manutenção e volta a meia noite, espero que isso não seja o que tive que enfretar com a vivo que nunca resolveu por meses
 
Claro Fibra aqui em Montes Claros MG também está ruim,aparentemente algum problema entre BH e RJ,estão jogando o tráfego para Salvador o que provavelmente sobrecarregou as rotas

TbjVbyc.png
 
Claro Fibra aqui em Montes Claros MG também está ruim,aparentemente algum problema entre BH e RJ,estão jogando o tráfego para Salvador o que provavelmente sobrecarregou as rotas

TbjVbyc.png
sei que e chato para todo mundo mas meio que me bate um alivio saber que e um problema universal e não alguma sacanagem local que exigiria eu sozinho batalhar contra a empresa inteira.
foi o que aconteceu comigo com a VIVO fibra
 
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Um dia depois ainda recebi um SMS avisando da inclusão do Globoplay, com um link para ativação.
Entendi, eu entrei em contato hoje, porque já faziam 48h, a atendente disse que iam mandar um link por whatsapp em até 1h (já passaram 3h e nada), to vendo que vou me incomodar com isso... obrigado pela resposta;
Bem-vindo ao clube. Já faz mais de 1 mês que fiz essa migração também e até agora nada de acesso a GloboPlay.

Na app da Claro mostra como GloboPlay ativada, mas ao entrar na GloboPlay dá um erro dizendo que os canais pagos não estão disponíveis para meu provedor, e continua com acesso apelas das coisas normalmente gratuitas.

Já entrei em contato com o suporte, que infelizmente são pessoas que não tem condições de ajudar em p%#$%$% nenhuma (mal e mal devem ter ensino fundamental completo e apenas seguem scripts de atendimento). Se quiser pode tentar ligar, mas já vai com a expectativa baixa que não vão resolver nada.

Quando tiver tempo vou numa loja da Claro num shopping aqui perto para ver se consigo.



Aqui nem isso aparece, só tem o claro video, mcafee e cna, vou entrar em contato com eles novamente pra ver se resolvem...


Edit: Liguei lá, disseram que atualizaram o cadastro e é pra aguardar 24h pra habilitarem a opção no aplicativo, já tô sentindo que isso vai me dar uma dor de cabeça.
 
Última edição:
Região Sul do Brasil parece estar normal. Nenhum problema aparente. Usei varias vezes hoje até pra jogar. Deve ter sido em algum local especifico no Brasil que deu BO e afetou algumas outras regiões.
 
Pra quem tá com dificuldade pra ativar o globoplay por erro após o login:
Abra na guia anônima.
Aqui tava dando erro na hora de ativar já no site da globo. Depois que abri o globoplay no anônimo e fiz o login pela operadora já ativou sozinho o globoplay e o globoplay canais.
 

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