[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Galera, a Vivo tem tido muitos problemas de não ter porta disponível para os assinantes? Pergunto porque estou de mudança e solicitei a alteração na Vivo, e me disseram que no novo endereço tem a fibra mas não tem mais portas disponíveis. Pensei que esse tipo de problema era coisa do passado, mas pelo jeito não.
Qual cidade? Se for do estado de SP tenho uma consultora que consegue fazer essas manobras. Caso contrário vai ter que esperar a boa vontade da vivo em expandir
 
Qual cidade? Se for do estado de SP tenho uma consultora que consegue fazer essas manobras. Caso contrário vai ter que esperar a boa vontade da vivo em expandir
Tenho uma boa tbm, conseguiu botar fibra na minha casa mesmo com meu pai devendo 500 reais pra vivo no mesmo endereço e sem cto, 10 dias depois apareceu até CTO nova.
 
Qual cidade? Se for do estado de SP tenho uma consultora que consegue fazer essas manobras. Caso contrário vai ter que esperar a boa vontade da vivo em expandir
Tenho uma boa tbm, conseguiu botar fibra na minha casa mesmo com meu pai devendo 500 reais pra vivo no mesmo endereço e sem cto, 10 dias depois apareceu até CTO nova.
Sou de São Paulo/SP. Não sabia que haviam consultores que podem resolver. Agradeço muito pela ajuda e quem puder enviar o contato.
 
Foi mals a demora pessoal ;)
Vamos lá :D :p


Houve algum avanço em relação sobre reabilitar o acesso ao /padrao dos HGU sem ter que tirar a fibra e restar?

Tive um tempo para mexer no meu Askey, fiz o dump da memória flash (/dev/mtd* e /dev/mtdblock*) e comecei a analisar alguns arquivos. Decompilei o httpd, serviço responsável pelo acesso web das páginas, com o ghidra e notei algumas coisas que podem ser interessantes:

- Os caminhos /padrao e /instalador são "fixos" (*hardcoded*) diretamente no executável.
- Existem três parâmetros que definem se o usuário tem acesso ao /padrao:
- O primeiro é se o arquivo /var/advanceWeb existir ou não, mesmo que vazio;
- O segundo é um nível de acesso ("Access Class"), "service05", que é definido diretamente na config do modem.
- Esse nível de acesso também define se o usuário pode colocar o HGU em bridge ou não ("service04").
- O terceiro é uma variável relacionada com algum método de autenticação que ainda não decifrei.

Minha config atualmente está com acesso "service04", porém meus backups anteriores tem esse salvo como 05. Não tive tempo de investigar como definir esses através do SSH.

Meu caro!
Umas dúvidas.

Como fez o processo "flash"? Desmontou e usou alguma gravadora de EPROM para acessar a memória, ou foi direto pelo cabo RJ45, usando TFTP? Ou foi acesso via ssh normal, depois subiu o sh e ativou o comando flash?

Se você tiver acesso ao sh, você pode re-upar o arquivo de configuração antigo.
Mas a trava do /padrao tá via firmware, mesmo com o arquivo antigo de configurações, a trava ainda vai rolar. Mas pode tentar, não custa nada, além de tempo.
Essas hgus elas ao darem boot, elas rodam uma série de comandos, entre eles, umas comunicações com uns hosts via porta 80/443.

Se a sua ideia for só tentar acessar pelo serial, creio que não vai ser muito diferente do SSH. Tem alguma outra estratégia em mente?

Creio que só serviço ruim, não acho que faz sentido ser sabotagem.

Então, a ideia que eu tenho, é a mais simples do universo.
1 - Identificar os pinos certos na placa
2 - Realizar o acesso ao firmware.
3 - Copiar o firmware
4 - Estudar e alterar o firmware
5 - Regravar o firmware

Diferente do acesso ao ssh capado, terei acesso pleno via firmware, ai o céu é o limite.
Só preciso comprar umas coisas antes. E dar uma estudada nos pinos e nas paradas de alterar, montar e fechar uma imagem .bin para essa arquitetura de hardware

Já cogitou de tirar a vivo da[i hehehe.
E as quedas, ainda estão rolando?

Também tenho SSH capado sem acesso direto ao sh/bash, tive que utilizar um bug CVE-2022-47040 para conseguir acesso completo via shell, que apesar de ser para o N1 funcionou no meu N2 também.

O N1 é região Vivo 1
O N2 é região Vivo 2
Eu alterei as regiões e nas telas, do ssh e na web, onde era N1, tinha virado N2, e vice-versa. É o mesmo hardware na prática, com o base do firmware , sendo muito semelhante no Mitrastar e Askey.
Mas ai!
Se rodou um exploit na sua HGU mesmo, igual nesse bug do link acima? Nem me espanta, esses Askeys tinha quase uns 300 bugs reportados, os Mitra não ficam atrás também.
Conseguiu alterar algo?

Eu tenho um dump dos block devices da RTF8115VW, posso enviar aqui se for de interesse.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Qual é o modelo da sua HGU?

Opá!
Qualquer ajuda é bem vinda.
Teve um pessoal que conseguiu acesso ao sh via ssh nesses modelos.

Interessante saber que eles ainda não patchearam essa vuln hue, pra capar o firmware eles são rápidos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Descobri uma coisa interessante, talvez seja possível triggar um rollback, a HGU tem firmware de backup.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Update: Consegui fazer o rollback, porém infelizmente o firmware que está na part0 já estava com o /padrao desativado.


Segue os comandos utilizados:

> mgmt > software > show (Exibe as informações dos firmwares armazenados na eMMC)
> activate part0 (também funciona com part1)

Dá uma verificada, qual é a versão dos firmwares gravados nessas partições.
Aqui, em um Askey, eu vi que ambas são iguais, logo, creio que eles alteraram algo, pois a alguns muitos posts pra trás, de acordo com um usuário, dava pra ver duas versões em cada partição, a mas atual e a anterior. Aqui, a anterior foi substituída pela versão atual.
Se você tiver acesso a um firmware anterior, pode tentar isso ;), mas ele tem que estar nessa partição...

Tenho uma boa tbm, conseguiu botar fibra na minha casa mesmo com meu pai devendo 500 reais pra vivo no mesmo endereço e sem cto, 10 dias depois apareceu até CTO nova.

Ela é ninja!
Essa manja de burlar os sistemas hehehe
 
1 - Identificar os pinos certos na placa
2 - Realizar o acesso ao firmware.
Então, fazendo isso vc provavelmente só vai ter acesso à um terminal como se tivesse acessado por ssh, a não ser que vc consiga algum outro meio de dar dump do firmware.
Já cogitou de tirar a vivo da[i hehehe.
E as quedas, ainda estão rolando?
Já cogitei porém tenho fidelidade, e como é meu segundo link acaba que as quedas não me afetam.
Desde o dia 28 ela tá bem mais estável, mas entre os dias 23 e 27 tava horrível. Segue o relatório de uptime do mês passado dela:
Código:
Calculation interval    : 2024-03-01 00:00:00 - 2024-04-01 00:00:00
Total Connected Time    :  29d 09:48
Total Disconnected Time :   1d 14:12
Total Availability      :     94.87%

Meu link da tim pra comparação:
Código:
Calculation interval    : 2024-03-01 00:00:00 - 2024-04-01 00:00:00
Total Connected Time    :  30d 23:56
Total Disconnected Time :   0d 00:03
Total Availability      :     99.99%
 
Sou de São Paulo/SP. Não sabia que haviam consultores que podem resolver. Agradeço muito pela ajuda e quem puder enviar o contato.
Existe sim irmao, tem consultores que sei lá o poder que eles tem. Me manda uma DM q te passo o contato, blz ? Abraço

Alguem ai da vivo ta enfrentando problema com whats?? Ta intermitante, fica no " reloginho ", volta ao normal depois fica no reloginho de novo.
 
Existe sim irmao, tem consultores que sei lá o poder que eles tem. Me manda uma DM q te passo o contato, blz ? Abraço

Alguem ai da vivo ta enfrentando problema com whats?? Ta intermitante, fica no " reloginho ", volta ao normal depois fica no reloginho de novo.

Eu também estou com problema no wpp mas é geral:

 
Existe sim irmao, tem consultores que sei lá o poder que eles tem. Me manda uma DM q te passo o contato, blz ? Abraço

Alguem ai da vivo ta enfrentando problema com whats?? Ta intermitante, fica no " reloginho ", volta ao normal depois fica no reloginho de novo.
eu estou tendo esse problema de sinal indo e voltando em todos os aparelhos da minha casa após colocar a internet da vivo tem 2 dias, me disseram ser o roteador novo deles q é wifi 6 e ja solicitei a troca
 
Eu também estou com problema no wpp mas é geral:

Opa, bom saber! Valeeeu
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

eu estou tendo esse problema de sinal indo e voltando em todos os aparelhos da minha casa após colocar a internet da vivo tem 2 dias, me disseram ser o roteador novo deles q é wifi 6 e ja solicitei a troca
é o novo askey com wifi 6?
 
eu estou tendo esse problema de sinal indo e voltando em todos os aparelhos da minha casa após colocar a internet da vivo tem 2 dias, me disseram ser o roteador novo deles q é wifi 6 e ja solicitei a troca
Pergunta cretina, mas... Essa intermitência acontece tanto no cabo de rede quanto no wifi? Ou só nos aparelhos que estão na wifi? Eu só lembro que você mencionou speedtest no cabo no seu primeiro post, não lembro na parte de desconexões.
 
Existe sim irmao, tem consultores que sei lá o poder que eles tem. Me manda uma DM q te passo o contato, blz ? Abraço
Muito obrigado meu amigo, mas acho que vão resolver. Hoje à tarde recebi um contato da Vivo inesperado dizendo que liberou a porta no novo endereço e que poderiam marcar a instalação. Agendei para essa sexta-feira e vamos ver se vai dar tudo certo. Dou um retorno aqui.
Te agradeço a atenção e também ao @j4nus que me deu um suporte em relação a consultora.
 
Fala turma, alguém já colocou o Askey RTF8225VW em modo bridge? É tranquilo? Algo a se configurar antes de colocar em modo bridge?

Grato.
 
Muito obrigado meu amigo, mas acho que vão resolver. Hoje à tarde recebi um contato da Vivo inesperado dizendo que liberou a porta no novo endereço e que poderiam marcar a instalação. Agendei para essa sexta-feira e vamos ver se vai dar tudo certo. Dou um retorno aqui.
Te agradeço a atenção e também ao @j4nus que me deu um suporte em relação a consultora.
Depois da um feedback pra nós se ocorreu tudo certo, valeu.
 
é o novo askey com wifi 6?
é sim o novo deles

Pergunta cretina, mas... Essa intermitência acontece tanto no cabo de rede quanto no wifi? Ou só nos aparelhos que estão na wifi? Eu só lembro que você mencionou speedtest no cabo no seu primeiro post, não lembro na parte de desconexões.
fica no cabo, no wi-fi em tudo q esta conectado, inclusive uso um segundo roteador para mandar um sinal mais logo pq a casa é grande e a internet n funciona nesse roteador
 
Copiando e colando oq falei no tópico da vivo pq é relevante aqui também:
Tô há duas horas sem energia aqui na minha região porém ambos os meus links seguem de pé, aparentemente tá tudo certo na questão de energia da central aqui e não roubaram as coisas de baterias/geradores, como alguns tinham comentado que acontecia na região deles kkkkk
 
Copiando e colando oq falei no tópico da vivo pq é relevante aqui também:
Tô há duas horas sem energia aqui na minha região porém ambos os meus links seguem de pé, aparentemente tá tudo certo na questão de energia da central aqui e não roubaram as coisas de baterias/geradores, como alguns tinham comentado que acontecia na região deles kkkkk
tópico da Tim? Você tá no tópico da Vivo aqui :haha:
 
Askeyrozo em router é complicado kkkkk Tive que vender meu ax23 ...

Vontade de voltar pros HGU antigo viu
 
Desde o dia 28 ela tá bem mais estável
Falei cedo demais:
Código:
Connected (UTC)    Connected for    Disconnected (UTC)    Disconnected for
2024-04-05 19:23:55    1h 9m    Still Connected   
2024-04-05 18:53:44    0h 25m    2024-04-05 19:19:33    0h 4m
2024-04-03 20:05:10    1d 17h 52m    2024-04-05 13:57:10    4h 56m

Incrível como ela ficou de pé ontem debaixo de uma tempestade e com falta de energia, mas consegue cair em momentos super aleatórios kkkkk
 
Pessoal, quando vou mudar o modo de segurança do wifi do askeyrozo wifi 6 pro wpa3 aparece uma mensagem que vou perder o roaming wifi, o que seria isso ?
 
Pessoal, dando um retorno sobre a mudança de endereço. Hoje o técnico foi na nova casa e fez a instalação. Levei o roteador que eu já tinha no endereço antigo e o técnico fez a ativação no novo endereço. Mas nem tudo está 100%: nos testes de velocidade está batendo 250/100 pelo wi-fi, sendo que tenho 600/300 e no endereço antigo funcionava legal. Vou fazer nesse fim de semana o teste na rede cabeada. Creio que com a mudança deve ter zuado aquela questão do perfil. Nesse fim de semana eu me mudo e vou ter tempo para testar com mais calma e entrar em contato com a Vivo se for o caso.
Por fim, o técnico disse que tem um problema no sistema quando se pede a alteração de endereço em que depois de umas 24 horas o sinal cai e tem que entrar em contato com a central para pedir a reconfiguração... Enfim, vamos ver o que vai dar.
 
Pessoal, quando vou mudar o modo de segurança do wifi do askeyrozo wifi 6 pro wpa3 aparece uma mensagem que vou perder o roaming wifi, o que seria isso ?

acho q é um aviso p/ caso vc tenha aqueles "access point"/repetidores da própria vivo (uns redondinhos).... eles não são compatíveis com wpa3 aí vc perderia o salto/transferencia dos seus dispositivos entre a hgu e os repetidores espalhados pela casa (em suma, a rede mesh entre a hgu e os repetidores da vivo deixaria de funcionar)

acho o q eu disse antes pq teoricamente wpa3 é compatível com roaming/mesh e tbm com as 2 frequências de wifi 6 (2.4ghz e 5ghz)
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo