[TÓPICO OFICIAL] 171

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Catos
  • Data de Início Data de Início
Bem, então a maioria dos youtubers que cobriram o jogo não merecem ser levados a sério. TODO mundo vai comparar com GTA pois é assim que o jogo foi promovido. A maior parte dos vídeos, até de grandes canais, colocaram como "GTA Brasileiro", "Brazilian GTA-like", "O GTA do Brasil".
A expectativa e benchmark do genero é o GTA, e não há nada que possa ser feito. as comparações infelizmente irão existir...
Mas é um fato que a maioria dos youtubers que cobrem jogos não merecem ser levados a sério :olar:
E sim, uma coisa é falar que é o "GTA brasileiro", "jogo que se baseia em GTA", etc. É uma forma de passar rapidamente a ideia do gênero, e é estritamente por causa do gênero/estilo do jogo.
Outra é querer comparar aspectos técnicos do jogo indie brasileiro com qualquer GTA, que é um dos jogos mais caros da indústria.
Acredito que ele se refira a questão de qualidade de produção.
Isso

Unreal é meio foda pra jogo open-world. Acho que essa escolha não vai pegar bem

Vi umas gameplay para um jogo de orçamento pequeno tá muito bom, vi que tá bem mal otimizado e limitações em gameplay. Jogo tem muito potencial, se tivesse apoio de um estúdio maior esse jogo acho que ia chamar mais atenção e na parte de ambientação tá realmente bem a cara de periferia brasileira.

Comprei na Nuuvem e, usando saldo que tinha lá, paguei R$ 36,00 e poucos.

Ainda limitado... não dá para ligar vsync in game, controle não funciona, mas está no caminho. Brasil tem entrado de forma mais presente na produção de jogos. Esquadrão 51, por exemplo, a julgar pelos vídeos, está muito bem acabado.

Tem coisas pra fazer? Conquistar e ganhar dinheiro com boca de fumo, guerra de gangues, ganhar dinheiro com outras coisas além de missões de entrega?
Tem uma dominacao de territorio, fiz ontem e fui dormir... nao sei o que vem depois disso (perdao a falta de acentuacao, no trampo o teclado eh us)

O jogo ta mal otimizado demais (11700k +rtx3070), a fisica dos carros eh ridicula... mesmo sendo indie, equipe pequena, dava pra fazer melhor...

Pensando em comprar pra ver, mas temo não rodar decentemente na configuração da assinatura, tendo em vista os relatos acima.

Não achei a física dos carros tão ruim não, foi o que mais me surpreendeu aliás. Tem lá suas bizzarices, mas tá muito melhor que Watch Dogs, por exemplo.
Outra coisa que gostei foram as frases que os pedestres e os policiais acabam soltando por ai, brasileirice pura. O nome dos carros também ficaram legais. Botei um Micto branco na garagem igual a vida real (se bem que o real tá bem mais acabado que o ingame :bem: ).

O que tá pegando mesmo é a performance e os pop-ins exagerados. Fui backer na última campanha do catarse e comparado com a build que eles liberaram lá, o jogo evoluiu bastante. Mas é aquilo que vocês já disseram: projeto ambicioso e equipe pequena. Dá pra fazer algo legal, mas vão precisar de paciência e muita perseverança, o que pode ser complicado tendo em vista o comportamento da grande maioria das pessoas que é pegar o jogo, querer comparar com jogo grande e acabar sentando o sarrafo em cima. Enfim, como diriam os grandes filósofos:

yPgTYuX.jpg

Talvez projeto ambicioso demais pro tamanho da equipe e pro know-how deles...
Muito comum entre os desenvolvedores indies. Criam uma idéia, recebem mais apoio do que esperavam, começam adicionar coisa, aí o jogo não sai nunca do papel tipo Star Citizen (10 anos de desenvolvimento). Ou lançam um jogo completamente bugado.

Subiu a cabeça dos caras, todo mundo falando que seria um gta do brasil e bla bla bla, deram um passo maior que a perna, jogo ta clu de tudo, creio eu que faltou dinheiro pra continuar o desenvolvimento, criaram esse alpha (🤮) as pressas pra conseguir uma verba, não vou passar pano só pq é desenvolvido no brasil, isso para um pre alpha ta muito ruim

Última edição:
Achei o mapa pequeno tambem, nao consigo atribuir comandos do controle....

pagaria uns 20tão pra ver como é...:bem:

Até tentei rodar, e olha antes de soltar o demo(alpha) deveriam ter olhado com atenção a otimização.
Parece que fizeram pra ver o que iam falar.

Jogo tá bom demais pra um alpha, e tá ficando cada vez melhor.

Última edição:
Jogo tá bom demais pra um alpha, e tá ficando cada vez melhor.

Uma coisa que detesto de youtubers brasileiros é que eles poderiam fazer um video simples sem comentário mas esses pnc sempre fazer um escarcéu pra aparecer. Boa comparação, péssimo vídeo

Surgiu uma "Polêmica" nos fóruns do jogo que os devs usaram assets pagos e gratuitos da unreal que juntos, somados, não passam de 3k pra fazer o jogo, e eles arrecadaram mais de 300k, de fato é estranho alguns pedidos que eles fizeram, como nesse trecho aqui: "Havia uma meta de 85 mil reais para criar um sistema de dia e noite, pegaram o dinheiro e compraram um asset de 39 dólares (200 reais) na Unreal Marketplace: Ultra Dynamic Sky. Há inclusive chuva, mas por algum motivo, eles propositalmente desativaram ainda." Mas muitos jogos da unreal usam pelo menos alguma textura com megascans: um exemplo é Metro Exodus.
O que vocês acham? Tá cheirando a falcatrua ou inveja? Eu ainda não acho que seja falcatrua, porque 300k para manter 10 funcionários ainda dura mais ou menos 1 ano, pagando um salário minimamente decente, principalmente pagando por alguns assets, e nem inveja porque realmente tá meio estranho esse negócio, principalmente porque os devs não responderam nenhum tópico na steam até agora, mas queria saber da opinião da galera...

Link da "Denúncia" completa: https://www.mixmods.com.br/2020/05/jogo-171-ainda-nao-era-o-bastante/

Última edição:
Lembrando pessoal que o jogo tá em estágio A L P H A, dá uma googlada pra saber o que é
Uma coisa que detesto de youtubers brasileiros é que eles poderiam fazer um video simples sem comentário mas esses pnc sempre fazer um escarcéu pra aparecer. Boa comparação, péssimo vídeo

Surgiu uma "Polêmica" nos fóruns do jogo que os devs usaram assets pagos e gratuitos da unreal que juntos, somados, não passam de 3k pra fazer o jogo, e eles arrecadaram mais de 300k, de fato é estranho alguns pedidos que eles fizeram, como nesse trecho aqui: "Havia uma meta de 85 mil reais para criar um sistema de dia e noite, pegaram o dinheiro e compraram um asset de 39 dólares (200 reais) na Unreal Marketplace: Ultra Dynamic Sky. Há inclusive chuva, mas por algum motivo, eles propositalmente desativaram ainda." Mas muitos jogos da unreal usam pelo menos alguma textura com megascans: um exemplo é Metro Exodus.
O que vocês acham? Tá cheirando a falcatrua ou inveja? Eu ainda não acho que seja falcatrua, porque 300k para manter 10 funcionários ainda dura mais ou menos 1 ano, pagando um salário minimamente decente, principalmente pagando por alguns assets, e nem inveja porque realmente tá meio estranho esse negócio, principalmente porque os devs não responderam nenhum tópico na steam até agora, mas queria saber da opinião da galera...

Link da "Denúncia" completa: https://www.mixmods.com.br/2020/05/jogo-171-ainda-nao-era-o-bastante/

Eu acho que rola um preconceito com youtubers brasileiros, nesse vídeo em sua maior parte, a que interessa, não tem comentário, minuto 2:00 ao 7:40.
É absolutamente normal usar assets, arrecadar dinheiro, tudo certo, não entendi qual é a desse cara, ridículo, quem financiou lá pelo catarse, em 2020 no meu caso, está curtindo o que foi feito até agora, e o jogo nem foi finalizado ainda, e quem comprou na Steam e não curtiu, tem reembolso, não precisa chorar. Na minha opinião isso aí é inveja e hate, muita falta do que fazer.

O que vocês acham? Tá cheirando a falcatrua ou inveja?

Eu tava levando a sério, até ver que o cara dessa "denúncia" tem um jogo no estilo do 171, aí caiu a ficha que é inveja lavada.

Tem que ser MUITO burro pra ficar criando sistema que já existe pronto, gastar tempo e dinheiro fazendo coisa que já tem... praticamente todo software usa coisa que já existe, justamente pq é uma burrice sem tamanho pagar X devs por X meses pra fazer algo que já existe disponível pra uso

Edit: o maluco da "denúncia" ainda teve coragem de falar que fazer mod pra jogo pronto é mais difícil que criar um jogo do 0 em alguma engine kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk piada pronta

Mesmo depois desses anos o projeto ainda não me tras segurança, a boca ta Muito maior que a barriga. Em 2016 vi esse projeto, composto por 8 pessoas, 2 delas modder de cs e o resto de gta, todos eles modders de visual, no portifolio de nenhum vi algo relacionado a compor uma game, nem mesmo aqueles projeto de faculdade. Anos se passaram e nao vi nenhum deles indo atrás de preparo ou expandir o time com gente nova competente pro tipo de serviço mesmo que amadora, vi campanhas pra arrecadar e adicionar recursos pro game, promessas, marketing(camisa, copo e etc), mas nenhum envolvia algo mais tecnico pro game.

Do inicio ao fim eu sabia que se tratava de um jogo cheio pre pressets/ assets, dava pra ver de cara, imagem, video e depois no alpha fechado, nao seria algo do 0 não, mas eles sempre venderam a ideia como se fosse tudo original. Lembro deles postando os modelos dos carros e objetos no site/blog(inclusive ta offline) como se fosse modelo original construido do 0, todos os posts até 2019 foram só de modelos 3d repintados, pensar na gameplay veio só agora. O que temos do pre alpha se nao expandir a equipe pra gente que sabe sobre o mercado de video game, esse vai ser o produto final, pode dar uma polida aqui e ali e mais nada, pois até agora sao modders fazendo mod com modelo pronto polido pra ficar apresentavel.

Eu tava levando a sério, até ver que o cara dessa "denúncia" tem um jogo no estilo do 171, aí caiu a ficha que é inveja lavada.

Tem que ser MUITO burro pra ficar criando sistema que já existe pronto, gastar tempo e dinheiro fazendo coisa que já tem... praticamente todo software usa coisa que já existe, justamente pq é uma burrice sem tamanho pagar X devs por X meses pra fazer algo que já existe disponível pra uso
Eu não acho burrice, se não todo mundo iria usar Unreal pro resto da vida, quando você cria seus assets voce tem controle das coisas que tem no jogo e, inclusive, pode ter uma otimização melhor, já que você mesmo aponta os endereços das memórias que vão "guardar" os assets (vide ponteiros em C++). São duas possibilidades com suas vantagens e desvantagens. Já dizia o poeta: "Cada escolha, uma renúncia".

Mas concordo, esse post tá fedendo cada vez que pesquiso mais a fundo sobre isso, andei uma pesquisada e parece que essa história dos 85k era o objetivo total do catarse, não uma meta para implementar a mecânica. Isso tá me cheirando a "Folhismo"

Asset flip usando comparação de "GTA BRASILEIRO MEOOO"
Quero ver daqui a algum tempo, vão citar "haters" e afins (Brasileiro adora usar essa desculpa, lá fora só vejo isso rolando com golpitas de kickstarter)e sumir com a grana, depois vão xingar quem apontou que o jogo usa asset comprado da unreal sem nem mudar o nome ou uma textura.
É tão jogo quanto aqueles "remakes" horríveis usando Unreal 5.
O foda é que tem uma caralha de jogo brasileiro bom, que deu sucesso só lá fora e não vejo ninguém falando e não precisaram de anos e anos de financiamento para lançar.
Se começassem com um estilo GTA chinatown wars ou até mesmo os gta 2d, já teriam lançado em 2015 e já seria uma boa base para os próximos.

2 desenvolvedores foram no Flow Games. Eu pensei que iam esclarecer toda essa polêmica, mas foi o episódio mais chapa branca possível: Só elogios, chato, sem emoção.
Quem quiser se torturar:

E não, não respondem nada e fingem que nada aconteceu. Só mencionam que o jogo teve muitos gastos em 33:58

:limo: :limo: :limo: :limo: :limo: :limo: :limo: :limo: :limo: :limo: :limo: :limo:

Que Elden Ring, God of War, ja temos o GOTY 2022

Como eu disse, quiseram dar um passo maior que a perna alcança e se fuderam, todos programadores, desenvolvedores amadores, tivesse começado com um projeto mais simples, ganhando experiência, ldepois partindo para uma coisa complexa, rockstar não começou já desenvolvendo um gta3.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar