20 anos após a Endeavour, americanos começam a construir nova nave espacial tripulada

Acompanhei por partes o teste em função do trabalho, mas pude perceber algumas coisas interessantes do teste. O foguete Delta levou o conjunto a cerca de 700 Km de altura, num certo momento o narrador falava que o conjunto tinha atingido Mach 5. Esta é aproximadamente a distancia entre Porto Alegre e Curitiba . Quando vi outra vez já estava próximo a costa da Africa e aí inicio o descarte da carapaça e do foguete auxiliar no nariz do conjunto e subindo um pouco a altitude.
A terceira vez que observei , a narração da TV NASA utilizando imagens da própria nave mostrando a terra e uma animação, mostrava o acionamento dos pequenos foguetes direcionais colocando a nave num inclinação de 28 graus. A seguir foi acionado o motor principal. Nesta altura , passando sobre o Cabo Canaveral com uma altitude de aproximadamente 1300 Km. ( um pouco mais que Porto Alegre- S. Paulo por exemplo), rapidamente a altitude foi subindo, quando foi cortado o motor já estava acima de 2000 Km.
Uma outra olhada mais tarde, a nave já esta sobre a Africa e ai foi acionado novamente o motor principal fazendo com que ela ultrapassasse o cinturarão de Van Allen e depois na descida já em velocidade, passando novamente pelo cinturão para descer no Pacifico. Os caras são Pho...da em um lançamento fizeram vários testes.:magico:
 
Última edição:
Novo vídeo gravado durante o retorno de Orion da NASA pela atmosfera terrestre deste mês proporciona um sabor das condições intensas a nave espacial e os astronautas que ela carrega perdurará quando eles retornam de destinos no espaço profundo sobre a viagem a Marte .
Entre os primeiros dados a serem removidos do Orion seguinte ao da sua uncrewed teste de voo 05 de dezembro foi o vídeo gravado através de janelas no módulo da tripulação da Orion . Embora grande parte do vídeo foi transmitido para a Terra e mostrado em tempo real na NASA Television , que não estava disponível na sua totalidade. Além disso, o blecaute causado pelo plasma superaquecido em torno do veículo , uma vez que suportou os picos de temperatura de sua descida impediu downlink de qualquer informação nesse ponto chave. No entanto, as câmeras foram capazes de gravar a vista e agora o público pode ter um olhar de perto , no ambiente extremo uma nave espacial experiências como ele viaja de volta através de meio ambiente da Terra do além órbita baixa da Terra .
O vídeo começa 10 minutos antes de 11:29 EST splashdown de Orion , no Oceano Pacífico , assim como a nave espacial estava começando a experimentar a atmosfera da Terra . Aquecimento de pico do atrito causado pela atmosfera esfregando contra escudo térmico da Orion vem menos de dois minutos depois, eo filme mostra o plasma criado pela mudança interação do branco ao amarelo para lavanda para magenta quando a temperatura aumenta .
Como Orion emerge a salvo do outro lado de sua prova de fogo , a câmara continua a gravar a implantação da série de pára-quedas , o que atrasava -lo a um 20 mph seguro para pouso e o splash final como Orion aterrissou na Terra.
Orion foi depois recuperado por um NASA, Marinha dos EUA e Lockheed Martin equipe combinada e levado de volta para terra a bordo da Marinha USS Anchorage. Depois de voltar para terra , ele foi carregado em um caminhão e levados de volta ao Centro Espacial Kennedy da NASA , na Flórida, onde chegou na quinta-feira .
Orion viajou 3.600 milhas acima da Terra em seu teste de vôo 4,5 horas - mais do que qualquer nave espacial construída por seres humanos tem sido em mais de 40 anos. Em voltando àquela distância , também viajou mais rápido e experiente temperaturas mais quentes - 20,000 mph e cerca de 4.000 graus Fahrenheit , para ser exato. Orion vai viajar experiência ainda mais rápido e temperaturas mais elevadas em missões futuras , quando ele retorna a partir de distâncias maiores , mas esta altitude permitiu aos engenheiros para realizar um bom check-out de sistemas críticos de Orion - em particular o seu escudo térmico .
Teste de voo de Orion foi um passo crítico na viagem da NASA a Marte. O trabalho já começou na próxima cápsula Orion, que será lançado pela primeira vez em cima do novo foguete de Lançamento Espacial Sistema da NASA e viajar para uma órbita retrógrada distante em torno da lua .
[video=youtube_share;MtWzuZ6WZ8E]http://youtu.be/MtWzuZ6WZ8E[/video]

Fonte: http://www.nasa.gov/press/2014/dece...-nasa-s-orion-spacecraft/index.html#.VJTbUsAA
 
A Space X fez um teste de retorno de com o foguete Falcon 9 e não deu muito certo.

Foguete explode na aterrissagem e causa estragos;
19jan2015---o-ceo-da-spacex-elon-musk-compartilhou-nas-redes-sociais-um-video-que-acompanha-a-aterrissagem-do-foguete-falcon-9-que-lancou-a-capsula-dragon-com-sucesso-rumo-a-iss-estacao-espacial-1421699822352_615x470.jpg


CEO da SpaceX, Elon Musk, compartilhou nas redes sociais um vídeo que acompanha a aterrissagem do foguete Falcon 9, que lançou a cápsula Dragon com sucesso rumo à ISS (Estação Espacial Internacional). Nas imagens pode-se ver o foguete explodindo após se chocar contra uma plataforma no oceano Atlântico. Ninguém ficou ferido.

A falha ocorreu na manobra de pouso. O foguete não conseguiu manter a estabilidade necessária para atingir a plataforma, acabou perdendo força e chegou ao solo inclinado. Algumas partes do Falcon 9 acabaram explodindo, assim como equipamentos da plataforma. Apesar do choque, a balsa da SpaceX não registrou nenhum prejuízo.

A empresa não informou de quanto foi o prejuízo. A SpaceX tinha reconhecido anteriormente a grande dificuldade dessa manobra e o próprio Elon Musk afirmou que desconhecia as chances de sucesso. No entanto, a companhia já tem o lançamento de mais um foguete marcado para 31 de janeiro e tentará fazer com que desta vez o foguete retorne sem prejuízos.

A empresa californiana trabalha há dois anos no desenvolvimento de tecnologias para permitir a recuperação do chamado primeiro estágio de seu lançador com a finalidade de baratear enormemente os custos da operação, o que seria uma revolução nos lançamentos desses foguetes, já que a SpaceX é concorrente da europeia Arianespace.

Missão bem sucedida

A SpaceX foi totalmente bem sucedida no lançamento da cápsula Dragon que, após ser colocada em órbita, ativou suas duas antenas solares para iniciar jornada rumo à ISS.

A cápsula transportou 2,2 toneladas de carga para a estação orbital, incluindo suprimentos para os seis membros da tripulação, equipamentos para experiências científicas e uma câmera IMAX, assim como peças de reposição.

Trata-se da quinta missão de abastecimento da ISS realizada pela empresa por encargo da Nasa (agência espacial americana), das 12 previstas no âmbito de um contrato por US$ 1,6 bilhão.

Entre os elementos transportados pela Dragon está um instrumento para medir a distribuição das nuvens da atmosfera.

Este lançamento da SpaceX chama atenção particularmente após a explosão, em outubro passado, do foguete Antares, da companhia Orbital Sciences.

A Orbital e a SpaceX são as duas únicas empresas privadas com as quais a Nasa firmou acordos para reabastecer a estação orbital.

O lançamento da SpaceX, previsto inicialmente para janeiro, tinha sido adiado em duas oportunidades por anomalias técnicas. O segundo adiamento ocorreu um minuto antes da ativação dos motores.

A Dragon foi a primeira nave espacial a se acoplar à ISS, em 2012, e é a única cápsula capaz de trazer carga para a Terra.

(Com agências internacionais)
Imagens:
http://tvuol.uol.com.br/video/criad...ada-de-reciclar-foguete-04020C99376AD0995326/

http://noticias.uol.com.br/ciencia/...-na-aterrissagem-e-causa-estragos-assista.htm
Num teste anterior tiveram sucesso; Até parece uma simulação.:hmm:
[video=youtube_share;ZwwS4YOTbbw]http://youtu.be/ZwwS4YOTbbw[/video]
 
12/01/2015


Falha tentativa da SpaceX de recuperar foguete


020130150112-base-foguete-falcon-9.jpg



Espaçoporto flutuante


A tentativa da empresa privada SpaceX de recuperar o primeiro estágio do seu foguete Falcon 9 esteve muito próximo do sucesso.

O primeiro estágio separou-se do foguete e, em vez de cair no mar, como acontece com todos os foguetes atuais, iniciou uma descida controlada, com o objetivo de pousar sobre um "espaçoporto flutuante" - uma barcaça de 100 metros de comprimento.

Em Outubro passado, a SpaceX tentou pousar outro Falcon 9, mas ele espiralou de forma descontrolada e caiu como qualquer outro foguete.

Desta vez, o primeiro estágio do foguete acertou a barcaça, mas chegou com uma velocidade maior do que a prevista, atingindo a embarcação com força e caindo no mar. A barcaça sofreu danos e "algumas peças precisarão ser substituídas", segundo a SpaceX, mas conseguiu retornar ao porto.

Ainda segundo a empresa, "estava tudo muito escuro e cheio de fumaça para que um vídeo pudesse mostrar" detalhes da descida, mas o mais provável é que a empresa não queira seu nome atrelado a um vídeo que viralize mostrando um fracasso.

A SpaceX já havia feito testes de descida controlada, mas com os foguetes chegando até a superfície do mar e depois sendo deixados cair e descartados.

Nesses testes, o objetivo era atingir um alvo virtual de 10 km de largura. Acertar a barcaça com apenas 100 metros é um grande feito, e agora os engenheiros da empresa se debruçarão sobre os dados de telemetria em busca de explicações para o excesso de velocidade.


020130150112-plataforma-spacex.jpg

O foguete acertou o espaçoporto flutuante, mas chegou rápido demais e caiu no mar.


Foguetes reutilizáveis


Reutilizar o primeiro estágio de um foguete, com todos os seus motores, tem o potencial para diminuir muito o custo dos lançamentos. A agência francesa CNES anunciou na semana passada que também está trabalhando no desenvolvimento de um foguete reutilizável.

A SpaceX fez até agora um único teste com 100% de sucesso na descida controlada de um foguete, com o protótipo Grasshoper.

O restante do foguete lançado agora, levando a cápsula Dragon com suprimentos para a Estação Espacial Internacional continuou seu caminho e chegou à ISS no início desta manhã, sendo capturada por seu braço robótico.


http://www.inovacaotecnologica.com....igo=falha-tentativa-spacex-recuperar-foguete5
 
Duas dúvidas. Na atmosfera da Terra, como funciona o "direcional" destes foguetes, como que eles não saem girando, sendo a propulsão na traseira e sem "asas" com leme, etc como nos aviões?

Outra dúvida. O termo combustível solido é qualquer tipo de combustível sólido, especificamente o que é?
 
Aproveitando o tópico, lançamento do cargueiro russo progress ...
000_dv2013857.jpg

Nave 'perdida' deve retornar à Terra entre 5 e 7 de maio, diz agência russa
Roscosmos monitora a Progress M-27M e descarta acoplagem na ISS.
Nave não-tripulada transportava 2,5 toneladas de suprimentos.


A agência espacial russa, a Roscosmos, divulgou na tarde desta quarta (29) que monitora a nave-cargueiro Progress M-27M, que apresentou problemas horas depois de decolar rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), e informou que o foguete deve reentrar a atmosfera da Terra entre 5 e 7 de maio.
Em comunicado publicado em seu site, a Roscosmos descartou qualquer chance de reaproximação do foguete com suprimentos com a plataforma onde estão os astronautas.
O texto diz que o voo desde o Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, até o espaço ocorreu normalmente. Porém, 1,5 segundo antes da separação da nave do veículo lançador, houve perda de dados do sistema de telemetria (responsável por enviar informações para a Terra).:cereal::feelbad:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude...ra-entre-5-e-7-de-maio-diz-agencia-russa.html
 
o tópico totalmente ignorou o último teste da SpaceX tentando pousar o primeiro estágio do Falcon 9...




 
SpaceX testa sistema para salvar tripulação de foguetão em caso de desastre.

ng4208470.JPG


Veja o vídeo do teste do inovador mecanismo de segurança que pode vir a salvar astronautas.
A empresa aeroespacial SpaceX testou esta quarta-feira um novo mecanismo de segurança para a cápsula Dragon, que poderá ser usada no futuro para viagens tripuladas ao espaço. A cápsula está preparada para se separar de um foguetão em caso de emergência.
O lançamento da cápsula Dragon, que deverá ser integrada no modelo do foguetão Falcon 9 da SpaceX, teve lugar esta quarta-feira a partir das instalações da NASA, a agência espacial norte-americana, no Cabo Canaveral, no estado da Florida. A cápsula foi ser experimentada usando um boneco de teste e sem o foguetão Falcon 9.
[video]https://youtu.be/OpH684lNUB8[/video]
[video=youtube;OpH684lNUB8]https://www.youtube.com/watch?v=OpH684lNUB8#t=1072[/video]
O sistema é inovador relativamente ao usado pela NASA há vários anos visto que funciona mesmo quando a nave já descolou há algum tempo. A cápsula Dragon para a tripulação tem oito foguetes que podem ser ativados em caso de emergência para a separar do Falcon 9, sendo depois ativado um conjunto de paraquedas. "A Crew Dragon vai ter capacidade de ejeção desde o local do lançamento até estar em órbita"

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4551891
 
Num teste anterior tiveram sucesso; Até parece uma simulação.:hmm:
[video=youtube_share;ZwwS4YOTbbw]http://youtu.be/ZwwS4YOTbbw[/video]

a diferença é que esse aí entrou na atmosfera há 28 mil km por hora, precisando frear pra zero e acertar o alvo :)


mas tem mais diferenças. O primeiro estágio reutilizavel não é exatamente igual ao F9R... a principal diferença é que o estágio que retorna não tem a capacidade de "ficar suspenso" e mirar... como o F9R faz nos testes.

em outras palavras ele tem que ir descendo e frear pra "zero" no momento certo. Ele não pode frear pra zero 100m acima da barcaça e então pousar...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo