5800x3d esquentando muito mesmo com um AG620

PDW57

Well-Known Member
Registrado
Olá pessoal bom dia

Comprei esse cooler recentemente para o 5800x3d ( usava um gammax 400 v2 anteriormente) e infelizmente a temperatura ficou a mesma coisa

Chega nos 90 graus facilmente

Já verifiquei se alguma coisa poderia estar errado como ele mal encaixado , troca de pasta térmica ( tentei 2 vezes) e se os fans estavam ligados funcionando

Meu gabinete é um dk415m front mesh e possuo 2 fans frontais ( 1 meio , 1 inferior intake) 1 traseira (exhaust) e 3 teto (exhaust)

placa-mãe na última BIOS e tudo no default ( ASUS TUF B550M GAMING PLUS) , fonte xpg pylon 650w

Queria saber se estou fazendo algo errado pois vi em diversos vídeos que o desempenho dele era muito superior , até escolhi ele do que water coolers



Segue esse vídeo por exemplo

Ele está usando 200w em 80 graus e o meu em 120w já passa mal e chega em 87 graus facilmente ( cinebench r23)

Em jogos quando há picos o comportamento é o mesmo

Será que estou fazendo algo errado? deveria comprar um superframe isengard 360mm por exemplo?

Na cidade onde moro está fazendo uns 40 graus , mas ainda estou achando muito alta esta temperatura ( minha placa de vídeo fica em 70 graus por exemplo , 100 % de uso também)

Obrigado !
 
Não é muito bom se basear em resultados de aplicativos de stress (como o cinebench) se não utilizam aplicativos no dia a dia que demandem o CPU de forma similar. Pico de temperatura em jogos não vai danificar seu CPU. Monitore a temperatura sustentada que é aquela que você vai perceber em pelo menos 80% do uso. O fato de um CPU ter X ou Y watts não necessariamente significa que ele vai ser mais quente ou frio que outro, cada modelo tem suas peculiaridades (e a tecnologia X3D é uma delas). Não acho que esteja fazendo algo errado, a questão é que é um CPU que tende a rodar quente, o que dá pra fazer é minimizar esse problema, uma das ferramentas você já fez que é utilizar um bom cooler, outra pode ser mexer na BIOS e aplicar o Curve Optimizer - CO (dê uma lida neste link na parte que fala de CO). E na minha opinião a pressão no seu gabinente está excessivamente negativa, não há sentido em colocar tantos fans como exaustores, deixaria pelo menos 2x exhaust e no mínimo 3x intake.
 
Pois, é tire pelo menos o fan do topo que fica para frente da placa mãe, ele esta roubando parte do ar frio que entra pela frente, antes que esse ar chegue no air cooler, placa mãe. Coloque ele na frente, mais entrada de ar do que saída é melhor do que o contrário, pois cria pressão positiva dentro do gabinete. Pressão negativa = "aspirador de pó".

Vide este teste e recomendação da NZXT.
 
Última edição:
Entendi pessoal

é que não queria ficar fuçando nessas coisas de undervolt e tal

Não quero que o cpu rode a 50 graus mas gostaria talvez 80 graus no limite máximo

Vou comprar esse da isengard pra ver mas estou com pé atrás nos testes

Eu também tinha visto daquele do pipocatech e ficou 58 graus no 5800x com o ak620

Será que é defeito no meu cpu ou alguma coisa? tenho receio de não conseguir esfriar ele de maneira suficiente

Não queria comprar pra ficar testando e devolvendo etc...

No caso de water cooler , devo instalar ele na frente ou no teto do gabinete?

Vou ir nesse da isengard para ver , vale a pena a tentativa ou teria algum outro mais ''certeiro'' por assim dizer?

Obrigado
 
Tenho um 5800x3d com um ak620 e usando CO em -30 , ele pega 77 graus no blender, se nao fizer esse undervolt, ele passa de 90 graus brincando.
 
Tenho um 5800x3d com um ak620 e usando CO em -30 , ele pega 77 graus no blender, se nao fizer esse undervolt, ele passa de 90 graus brincando.
então cara to nesse dilema agora kkkkk

to pensando em devolver e voltar pro meu 5700x ou será q vale a pena manter e tentar undervolt?

Eu sei que não estraga o cpu mas eu teria risco de alguma instabilidade ou algo do tipo? ( tela azul , jogos fechando etc)

Pra ser sincero esse tipo de coisa me incomoda kkk por isso nem tentei under e afins

Eu geralmente coloco tudo no default e só uso , n gosto de ficar mexendo mas enfim

Obrigado
 
Chega nos 90 graus facilmente

...

Na cidade onde moro está fazendo uns 40 graus
A temperatura ambiente conta muito. Aqui, meu 13600k aumentou uns 10 graus nas temperaturas mínimas e máximas com essa onda de calor.

Faça os testes em dias mais amenos.

Outra coisa, tu usa o PC pra produtividade ou pra jogar? Se for pra jogar, faz mais sentido se basear nos testes feitos com os jogos do seu interesse. Vai representar melhor as especificidades do seu caso. Obviamente as temperaturas serão mais baixas porque estressam menos a CPU. Se estiver satisfeito com estas e não fizer uso de softwares que estressam a CPU para além disso, não tem porque se preocupar.
 
Outra coisa, tu usa o PC pra produtividade ou pra jogar? Se for pra jogar, faz mais sentido se basear nos testes feitos com os jogos do seu interesse. Vai representar melhor as especificidades do seu caso. Obviamente as temperaturas serão mais baixas porque estressam menos a CPU
Queria que o povo fizesse isso, as vezes a galera vê um teste de bancada aberta a 21c e se pergunta porque não tem os mesmos resultados testando a 30-35c e num gabinete de airflow fraco, ou vê o cara testar em jogo X e testam no jogo Y, ou tacam um Cinebench/P95 small fft junto com Furmark e se perguntam porque dá resultado diferente e por aí vai kkkkk, outro ponto é a pasta térmica que o povo cria um misticismo e já vi gente aqui que fez o "método da gota" e tava rodando 5-10c mais alto porque botou muito pouca pasta e tava boa parte do CPU sem pasta, ou a pessoa não aplica pressão suficiente na montagem do cooler e por aí vai

Sobre temp em jogo ser menor no geral é verdade, mas parece ter alguns jogos específicos (basicamente o BF2042 pelo que vejo das reclamações) que macetam o CPU, não testei 7800x3D ainda o CP2077 mas no 5800x costumava bater uns 65c de temp enquanto Cinebench ficava abaixo de 60c então pode acabar variando bastante isso, é verdade na maioria dos casos mas nem sempre também, acho que nos Intel de alto consumo tende a ser mais verdade ainda isso porque em jogo o CPU tem consumo baixo e esquenta pouco, enquanto nos Ryzen eles podem esquentar consideravelmente mesmo com o consumo menor, provavelmente pela maior densidade térmica que não dissipa a tempo e/ou IHS mais grosso
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo